- ID
- 2614522
- Banca
- COPERVE - UFSC
- Órgão
- UFSC
- Ano
- 2018
- Provas
- Disciplina
- Português
- Assuntos
Entre os instrumentos de medição mecânica, o relógio comparador pode ser utilizado de diversas formas. Assinale a alternativa que lista exemplos de aplicação desse instrumento.
Com relação ao Sistema Internacional de Unidades (SI), atribua V (verdadeiro) ou F (falso) às grandezas físicas expressas a partir de unidades de base do SI e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
( ) Força: m kg s-2
( ) Pressão, tensão: m kg s-2
( ) Potência, fluxo de energia: m2 kg s-2
( ) Resistência elétrica: m2 kg s-3 A-2
( ) Energia, trabalho, quantidade de calor: m2 kg s-2
Analise as afirmativas a seguir, referentes a circuitos elétricos, e atribua-lhes V (verdadeiro) ou F
(falso). Em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para
baixo.
( ) A potência complexa é a soma algébrica da potência ativa e da potência reativa.
( ) O fator de potência é alterado com a variação da potência reativa.
( ) A potência complexa não permite interpretação geométrica.
( ) Uma fonte senoidal com valor eficaz de 10 V fornece a mesma potência a um resistor do que uma fonte contínua de 10 V.
( ) A impedância na condição de ressonância responde como se fosse um resistor.
Existem três tipos básicos de manutenção: corretiva, preventiva e preditiva. A seguir, a coluna 1 apresenta os tipos de manutenção, e a coluna 2, os conceitos. Assinale a alternativa que apresenta a correta relação entre o tipo de manutenção e seu respectivo conceito, de cima para baixo.
Coluna 1
I. Manutenção corretiva
II. Manutenção preditiva
III. Manutenção preventiva
Coluna 2
( ) Realizada para evitar ou reduzir falhas e baseada num plano de manutenção.
( ) Caracterizada pela ação de uma equipe em fatos que já ocorreram.
( ) Caracterizada pela tentativa de definir o estado futuro do
equipamento, utilizando dados de instrumentos específicos.
Com relação aos motores automotivos de combustão interna, atribua V (verdadeiro) ou F (falso) às sentenças a seguir e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
( ) O ciclo de um motor de combustão interna possui dois ou quatro estágios (ou ciclos).
( ) São partes fixas do motor: bloco, cárter e cabeçote.
( ) Os motores de combustão interna são assim chamados por transformarem energia térmica gerada pela queima do combustível em energia mecânica.
( ) Existem dois tipos de anéis: de vedação, na parte de cima do pistão, e de lubrificação (ou raspagem), na parte de baixo do pistão.
( ) A biela é a parte do motor que liga o pistão ao virabrequim.
( ) Um motor de combustão interna de quatro tempos é assim definido pelo fato de o seu ciclo de funcionamento ser realizado em quatro fases: admissão, compressão, explosão ou combustão e escape.
Sejam dois circuitos elétricos ideais, A e B, constituídos de um conjunto de resistências e de uma fonte de tensão contínua, Va e Vb, respectivamente, com a mesma magnitude de tensão (Va = Vb). O circuito A possui 20 resistências de valor Ra em paralelo com uma fonte de tensão Va e o circuito B possui 10 resistências de valor Rb em série com a fonte de tensão Vb. As resistências podem ser representadas por resistências equivalentes, identificadas como ReqA e ReqB, respectivamente para os circuitos A e B. Com base nessas informações, atribua V (verdadeiro) ou F (falso) às sentenças a seguir e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
( ) A resistência equivalente do circuito A, ReqA, é calculada pela expressão matemática ReqA = Ra/20.
( ) A resistência equivalente do circuito B, ReqB, é calculada pela expressão matemática ReqB=Rb/10.
( ) Mantendo-se fixos os valores de Ra e Rb de resistência e variando-se a tensão contínua Va ou Vb em cada circuito, são obtidos valores diferentes para as resistências equivalentes ReqA e ReqB.
( ) Conhecido o valor da resistência Ra, para que as resistências equivalentes sejam iguais nos circuitos A e B é necessário que Rb = 2Ra.
( ) No circuito A, a resistência equivalente ReqA é sempre menor que o valor de Ra
Analise as afirmativas a seguir, referentes a circuitos elétricos, e atribua-lhes V (verdadeiro) ou F (falso). Em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
( ) Uma fonte de tensão real mantém a tensão nos seus terminais independentemente da corrente que a atravesse.
( ) As fontes ideais de tensão e corrente podem ser divididas em dependentes e independentes.
( ) Os resistores, indutores e capacitores são elementos passivos.
( ) Uma fonte de tensão ideal dependente pode ser controlada por corrente elétrica.
( ) Em um circuito elétrico, as tensões e correntes são dependentes da fonte de energia.
Analise as afirmativas a seguir, referentes a circuitos elétricos monofásicos e trifásicos, e atribua-lhes V (verdadeiro) ou F (falso). Em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
( ) Em uma ligação em “Y”, a corrente de fase é igual à de linha.
( ) Em uma ligação em delta, a tensão de fase é diferente da de linha.
( ) A corrente trifásica pode ser gerada a partir de três geradores monofásicos.
( ) Em uma ligação em “Y” desequilibrada, a corrente de neutro é zero.
( ) É impossível estabelecer um circuito monofásico a partir de um circuito trifásico.
Analise as afirmativas a seguir, referentes a circuitos elétricos de corrente alternada, e atribua-lhes V (verdadeiro) ou F (falso). Em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
( ) A unidade de reatância é o ohm.
( ) A reatância não varia com período.
( ) O efeito resistivo de uma impedância aumenta quando é submetido ao aumento da frequência.
( ) A frequência é um fator determinante na identificação da reatância capacitiva.
( ) A impedância é a própria reatância quando o efeito resistivo é nulo.
Em relação à segurança em instalações elétricas desenergizadas, analise as afirmativas a seguir e atribua-lhes V (verdadeiro) ou F (falso). Em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
( ) Somente serão consideradas desenergizadas as instalações elétricas liberadas para trabalho, mediante os procedimentos apropriados, incluindo a instalação de aterramento temporário com equipotencialização dos condutores dos circuitos.
( ) O estado de instalação desenergizada deve ser mantido até a autorização para reenergização, a qual deve respeitar uma sequência padrão de procedimentos. O primeiro procedimento a ser realizado para reenergização é a remoção da sinalização de impedimento de reenergização.
( ) Nos serviços a serem executados em instalações elétricas desligadas, mas com possibilidade de energização, por qualquer meio ou razão, as instalações devem ser consideradas como energizadas.
Considere as seguintes afirmativas acerca dos cabos, portas e conectores utilizados para a conexão de periféricos a computadores. Entenda como “conector” a extremidade de um cabo que deve ser conectado ao computador e como “porta” a entrada do computador na qual o conector é encaixado. Em seguida, assinale a alternativa correta.
I. As portas USB do computador são utilizadas para a conexão de teclado, mouse e outros dispositivos periféricos compatíveis com o padrão USB. A porta USB possui formato retangular, o que permite o encaixe do conector à porta em duas posições diferentes, com a rotação em 180 graus do conector.
II. A porta VGA do computador permite a conexão de um monitor utilizando um cabo VGA. O formato da porta VGA impede o encaixe do conector na posição incorreta.
III. A porta HDMI do computador permite a conexão de um monitor ao computador utilizando um cabo HDMI. A porta HDMI possui formato retangular, o que permite o encaixe do conector à porta em duas posições diferentes, com a rotação em 180 graus do conector.