- ID
- 2614522
- Banca
- COPERVE - UFSC
- Órgão
- UFSC
- Ano
- 2018
- Provas
- Disciplina
- Português
- Assuntos
J.L.P., 44 anos, masculino, com diagnóstico recente de diabetes mellitus, iniciou tratamento com insulina há duas semanas. Nos últimos dois dias, não está se alimentando adequadamente e teve dois episódios de tremores, sudorese, taquicardia e visão turva. Quanto ao quadro clínico apresentado por J.L.P., analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.
I. Os sinais de tremores, taquicardia e sudorese são manifestações de hipoglicemia.
II. Deve-se administrar ao paciente alimentos contendo açúcar.
III. A hipoglicemia caracteriza-se por níveis glicêmicos superiores a 70 mg/dL.
IV. O exame de hemoglobina glicada (HbA1c) é o mais indicado para a detecção e o controle do
diabetes mellitus, porque mensura a glicemia de cerca de três meses anteriores à coleta.
Um paciente em pós-operatório de cirurgia abdominal relata dor intensa. A técnica de enfermagem já havia administrado a medicação analgésica prescrita, mas o paciente continua com dor. Considerando que a dor é definida pela International Association for the Study of Pain (IASP) como uma “experiência sensitiva e emocional desagradável associada ou relacionada à lesão real ou potencial dos tecidos”, analise as condutas abaixo e identifique quais podem ser adotadas para aliviar a dor do paciente. Em seguida, assinale a alternativa correta.
I. Solicitar ao paciente para definir a intensidade da dor, utilizando uma escala.
II. Qualificar a dor, solicitando que o paciente descreva o local e o tipo, se ela tem irradiação para alguma outra parte do corpo e se a movimentação no leito a intensifica.
III. Observar a posição do paciente no leito para avaliar se não está interferindo na ocorrência da dor.
IV. Solicitar ao paciente para aguardar o próximo horário da medicação, tendo em vista que só está prescrito um analgésico de oito em oito horas.
Antes de administrar o medicamento, o profissional de Enfermagem deve observar algumas regras básicas, como o medicamento certo, a dose certa, a via certa, a hora certa, o paciente certo, a forma certa, a orientação certa, o monitoramento certo e o registro certo. A esse respeito, associe os locais listados na coluna 1 aos locais relacionados à aplicação de medicamento por via intramuscular da coluna 2 e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
Coluna 1
1. Quadrante superior lateral do glúteo
2. Anterolateral da coxa, terço médio
3. Hochstetter
4. Aproximadamente 4 cm abaixo do acrômio
Coluna 2
( ) Deltoide
( ) Dorsoglúteo
( ) Ventroglúteo
( ) Vasto lateral
Em relação ao atendimento de pacientes politraumatizados, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.
I. O mecanismo do trauma é fator fundamental na anamnese do traumatizado. São considerados traumatizados de risco para lesões graves os pacientes que foram atropelados, vítimas de quedas de mais de seis metros de altura e os que foram vítimas de ferimentos penetrantes em tronco.
II. No atendimento à vítima politraumatizada, a sondagem nasogástrica está contraindicada na suspeita de fratura de base de crânio, pelo risco de penetração da sonda no encéfalo durante a sua introdução pela narina.
III. O edema peniano e o sangramento no meato uretral não contraindicam a passagem de sonda vesical de demora em casos de politraumatizados.
IV. O uso da prancha rígida e do colar cervical em vítima de acidente com trauma na coluna é fundamental somente no paciente que não tenha sinais/sintomas de lesão.
Aranhas e escorpiões são animais encontrados muitas vezes no interior das casas, com uma tendência crescente a se adaptarem ao ambiente urbano, devido à facilidade de encontrarem alimento, como baratas. Inseticidas domésticos têm utilidade limitada no combate às aranhas e escorpiões; além de não impedirem que entrem nas casas, existe o risco de causarem intoxicação. Nesse sentido, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.
I. A aranha-marrom é muito comum no sul do país. Não é agressiva e só pica quando comprimida contra a pele. No momento da picada pode ocorrer uma leve dor e, após algumas horas, o local fica vermelho.
II. Lavar o local da picada com água ou água e sabão.
III. O soro antiaracnídico é utilizado para neutralizar a ação do veneno da aranha-marrom, da aranha-armadeira, e o do escorpião. Somente deve ser administrado com indicação médica.
IV. Torniquete, incisão e sucção no local da picada ajudam a evitar a disseminação do veneno.
Conforme a Associação Brasileira de Enfermeiros de Centro Cirúrgico, Recuperação Anestésica e Centro de Material e Esterilização - SOBECC (2009), as infecções do sítio cirúrgico têm se destacado dentre os demais sítios de infecção devido às altas taxas de mortalidade e morbidade apresentadas e aos relevantes custos atribuídos ao tratamento. Consideram-se também os danos causados ao paciente com o afastamento do convívio familiar, da atividade profissional e os prejuízos econômicos, por manifestarem-se, na maioria das vezes, numa faixa etária em que o indivíduo é economicamente produtivo. Nesse sentido, em relação às fontes de microrganismos e agentes infecciosos causadores de infecções do sítio cirúrgico, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.
I. As fontes de microrganismos pouco variam e nem sempre é possível identificar ao certo a sua origem.
II. A principal fonte de microrganismo é a inoculação direta da microbiota do próprio paciente, principalmente da pele e do sítio manipulado.
III. Dentre os principais microrganismos destacam-se os gram-negativos aeróbicos e anaeróbicos que são mais comuns em procedimentos assépticos.
IV. Em geral, a infecção do sítio cirúrgico é causada por microrganismos que colonizam a pele ou as mucosas do próprio paciente, sendo frequentemente polimicrobiana, em especial após as cirurgias abdominais.
Na ausência ou na indefinição diagnóstica, o paciente pode ser considerado transmissor de infecção e, ainda que desconhecida, isso justifica a importância de utilizar medidas de proteção. Acerca das precauções respiratórias, numere a coluna 2 de acordo com a coluna 1 e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
Coluna 1
I. Precaução por gotícula
II. Precaução por aerossol
Coluna 2
( ) A máscara cirúrgica é a proteção satisfatória.
( ) Previne a transmissão de microrganismos que permanecem suspensas no ar e podem ser dispersas a longas distâncias.
( ) É aplicado aos profissionais de saúde durante a assistência a pacientes que necessitam de isolamento respiratório, como varicela e sarampo.
( ) A máscara tipo N95 ou PFF2 é a proteção apropriada.
( ) Previne a transmissão de microrganismos que podem ser geradas por tosse, espirro ou conversação.
( ) É aplicado aos profissionais de saúde, durante a
assistência a pacientes que necessitam de isolamento
respiratório, como meningite meningocócica, rubéola e
caxumba.
As unidades de terapia intensiva (UTIs) trabalham de modo constante para melhorar os métodos de otimização do atendimento e minimizar os riscos de segurança para os pacientes. Associe os incidentes listados na coluna 1, comuns nessas unidades, às respectivas medidas preventivas da coluna 2 e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
Coluna 1
1. Pneumonia associada à ventilação mecânica
2. Infecção da corrente sanguínea
3. Infecção do trato urinário
4. Lesão por pressão
5. Erro de medicação
Coluna 2
( ) Evitar interrupções durante o preparo.
( ) Fazer a higiene oral com antissépticos.
( ) Utilizar técnicas de posicionamento no leito segundo o plano de assistência.
( ) Manter o sistema de drenagem fechado e estéril.
( ) Utilizar cobertura estéril para cateter periférico.
Para a melhor compreensão das variáveis hemodinâmicas, o coração pode ser dividido em direito e esquerdo. Essas duas bombas, apesar de funcionarem sincronicamente, possuem diferenças estruturais. A esse respeito, numere a coluna 2 de acordo com a coluna 1 e assinale a sequência correta que identifica a melhor associação.
Coluna 1
I. Coração direito
II. Coração esquerdo
Coluna 2
( ) Recebe sangue desoxigenado.
( ) Caracteriza-se por altas pressões.
( ) Caracteriza-se por baixas pressões.
( ) Caracteriza-se por bomba de pressão (Pós-Carga).
( ) Recebe sangue oxigenado.
( ) Caracteriza-se por bomba de volume (Pré-Carga).