- ID
- 2614522
- Banca
- COPERVE - UFSC
- Órgão
- UFSC
- Ano
- 2018
- Provas
- Disciplina
- Português
- Assuntos
Em relação a ensaios de transformadores de potência, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.
I. No ensaio de perdas em carga e impedância de curto-circuito, os terminais do transformador, em geral do secundário, são curto-circuitados, e no primário é aplicada uma tensão alternada na frequência nominal, de modo que a corrente atinja seu valor nominal. Esta é a tensão de curto curto-circuito do enrolamento, e nesse ensaio são medidas a tensão no primário, a corrente e a potência no secundário.
II. No ensaio a vazio, em geral, o lado do primário fica em vazio, enquanto a tensão nominal é aplicada no lado secundário. Nesse ensaio são medidas a tensão, a corrente e a potência no primário.
III. A partir do ensaio a vazio pode-se determinar a perda do núcleo, e a partir do ensaio de curto-circuito, as perdas no cobre e, portanto, o rendimento do transformador.
IV. A partir do ensaio a vazio pode-se determinar as perdas no cobre, e a partir do ensaio de curto-circuito, as perdas do núcleo e, portanto, o rendimento do transformador.
Sobre um wattímetro, é correto afirmar que:
Em relação a pontos de tomada em instalações elétricas de baixa tensão, de acordo com a NBR 5410, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.
I. Os pontos de tomada de uso específico devem ser localizados no máximo a 1,5 m do ponto previsto para a localização do equipamento a ser alimentado.
II. Em halls de serviço, salas de manutenção e salas de equipamentos, tais como casas de máquinas, salas de bombas, barriletes e locais análogos, deve ser previsto no mínimo um ponto de tomada de uso geral. Aos circuitos terminais respectivos deve ser atribuída uma potência de no mínimo 1000 VA.
III. A carga a considerar para um equipamento de utilização é a potência nominal por ele absorvida, dada pelo fabricante ou calculada a partir da tensão nominal, da corrente nominal e do fator de potência.
IV. Nos casos em que for dada a potência nominal fornecida pelo equipamento (potência de saída) e não a absorvida, devem ser considerados o rendimento e o fator de potência.
Dado um condutor de cobre com resistividade de 1,5 x 10-8 Ω∙m, de comprimento igual a 100 m e seção de 0,25 m2 , qual é a resistência do condutor?
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna abaixo.
Cobre e alumínio são os materiais mais utilizados na fabricação de condutores elétricos. Sabe-se
que a razão entre as resistividades do cobre e do alumínio a 20 o
C é, aproximadamente, igual
a 0,6. Aproximando-se a razão entre a densidade volumétrica do cobre e aquela do alumínio por
3, é possível afirmar que um condutor cilíndrico de cobre com a mesma resistência e
comprimento de um condutor cilíndrico de alumínio terá uma massa aproximadamente igual a
_________ vezes a massa do condutor de alumínio.
De acordo com a NBR 5410, o uso de dispositivos de proteção contra corrente diferencial-residual de alta sensibilidade (DR), com corrente diferencial-residual nominal Ian igual ou inferior a 30 mA, é reconhecido como proteção adicional contra choques elétricos. Em relação a esses dispositivos, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.
I. A utilização de tais dispositivos é uma medida de proteção completa e dispensa o emprego de outras medidas de proteção.
II. O uso de dispositivo diferencial-residual de alta sensibilidade como proteção adicional é obrigatório em circuitos que alimentem tomadas de corrente situadas em áreas externas à edificação.
III. O uso de dispositivo diferencial-residual de alta sensibilidade como proteção adicional só é obrigatório em circuitos que alimentem áreas internas molhadas em uso normal ou sujeitas a lavagens.
IV. No que se refere a tomadas de corrente, a exigência de proteção adicional por DR de alta
sensibilidade se aplica somente às tomadas com corrente nominal de até 15 A.
Em relação a quadros de distribuição e à divisão da instalação elétrica em circuitos, identifique, entre os itens abaixo, qual(is) corresponde(m) a aspectos preconizados pela NBR 5410 e assinale a alternativa correta.
I. Prever circuitos independentes exclusivos para cada equipamento com corrente nominal superior a 10 A.
II. Prever circuitos de iluminação separados dos circuitos de tomadas de uso geral (TUGs).
III. Prever em quadros de distribuição pelo menos o espaço para três circuitos de reserva para até
seis circuitos efetivos.
Considerando a NBR 5410 em relação aos circuitos alimentadores e de comando para motores elétricos, motores de indução com rotor de gaiola, de potência nominal unitária não superior a 150 kW, operados em regime S1, excluídas as aplicações de motores com potência não superior a 1,5 kW que acionem aparelhos eletrodomésticos e eletro-profissionais, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.
I. O dimensionamento dos condutores que alimentam motores deve ser tal que, durante a partida do motor, a queda de tensão nos terminais do dispositivo de partida não ultrapasse 10% da respectiva tensão nominal e a queda nos demais pontos da instalação não ultrapasse o limite de 7%, calculados a partir dos terminais secundários do transformador MT/BT, no caso de transformador de propriedade da(s) unidade(s) consumidora(s).
II. Os circuitos de comando de motor devem ser concebidos de modo a garantir o religamento automático do motor após parada decorrente de queda ou falta de tensão.
III. Dispositivos que limitem a corrente de arranque do motor não devem ser utilizados para motores
com potência superior a 5 CV.
A respeito dos indutores, é correto afirmar que:
Em relação à partida estrela-triângulo, é correto afirmar que: