-
GABARITO: LETRA D
Ransomware é um tipo de código malicioso que torna inacessíveis os dados armazenados em um equipamento, geralmente usando , e que exige pagamento de resgate (ransom) para restabelecer o acesso ao usuário.
O pagamento do resgate geralmente é feito via bitcoins.
FONTE: https://cartilha.cert.br/ransomware/
-
GABARITO -D
O Ransomware/Locker -> Impede o acesso ao EQUIPAMENTO.
Ransomware/Crypto -> Impede o acesso aos DADOS.
Segundo o CERT.br (Grupo de Respostas a Incidentes de Segurança para a Internet no Brasil), Ransomware é um tipo de código malicioso que torna inacessíveis dados armazenados em um equipamento, geralmente utilizando criptografia, e que exige pagamento de resgate (ransom) para restabelecer o acesso ao usuário.
-
GABARITO D
Ransomware: código malicioso, que torna inacessíveis os dados armazenados em um equipamento, geralmente usando criptografia, e que exige pagamento de resgate (ransom) para restabelecer o acesso ao usuário.
O pagamento do resgate geralmente é feito com a utilização de algum tipo de moeda virtual como o bitcoin.
· Ransomware Crypto: Impede que você acesse os dados armazenados no equipamento infectado, geralmente usando criptografia.
· Ransomware Locker: Impede que você acesse o equipamento infectado.
Além de infectar o equipamento também costuma buscar outros dispositivos conectados, locais ou em rede, e criptografá-los também. Não se propaga sozinho.
-
GABARITO: D
Rootkit: é um software, na maioria das vezes malicioso, criado para esconder ou camuflar a existência de certos processos ou programas de métodos normais de detecção e permitir acesso exclusivo a um computador e suas informações.
Worm: é um programa independente (standalone), do tipo malware, que se replica com o objetivo de se espalhar para outros computadores.
Backdoor: é um tipo de malware que nega os procedimentos normais de autenticação para acessar um sistema. Em outras palavras, é a forma de permitir que os cibercriminosos acessem computadores de forma remota.
Ronsomware: é um tipo de software nocivo (conhecido também como malware) que restringe o acesso ao sistema infectado com uma espécie de bloqueio e cobra um resgate em criptomoedas (como em um sequestro) para que o acesso possa ser restabelecido. Caso não ocorra o mesmo, arquivos podem ser perdidos e até mesmo publicados.
Adware: é qualquer programa de computador que executa automaticamente e exibe uma grande quantidade de anúncios sem a permissão do usuário.
-
Não consigo memorizar isso!
-
GABARITO: D
Quando falar em Ransomware tu deves associar ao outro R, mas que R Bruno???????? R de Resgate do sistema.
Ransom em inglês significa Resgate.
Tá, mas de graça? Não, normalmente os atacantes exigem uma quantia em dinheiro. Logo, esse tipo de ataque é como se fosse uma extorsão virtual - exige-se uma quantia em dinheiro do usuário para que o sistema volte a funcionar corretamente. Entretanto, pessoal, o pagamento não irá garantir a volta do sistema, uma vez que o hacker pode muito bem fazer qualquer outro tipo de ataque ou explorar outras vulnerabilidades no seu pc, visto que ele já conseguiu o acesso não autorizado para ingressar no teu sistema..
Temos, basicamente, dois tipos de ransomware:
Ransomware Locker - impede que o usuário acesse o próprio equipamento infectado.
Ransomware Crypto - impede que o usuário acesse os dados da máquina infectada.
Não pare até que tenha terminado aquilo que começou. - Baltasar Gracián.
-Tu não podes desistir.
-
RANSOMWARE
↳ É um tipo de código malicioso que torna inacessíveis os dados armazenados em um equipamento, geralmente usando criptografia, e que exige pagamento de resgate (ransom) para restabelecer o acesso ao usuário.
# O ataque de Phishing é o mais utilizado para viabilizar ataques de Ransomware.
[...]
☛ O ransomware pode se propagar de diversas formas, embora as mais comuns sejam:
- Através de e-mails com o código malicioso em anexo ou que induzam o usuário a seguir um link;
- Explorando vulnerabilidades em sistemas que não tenham recebido as devidas atualizações de segurança.
---
☛Existem dois tipos de ransomware:
✓ Ransomware Locker →impede que você acesse o equipamento infectado.
✓ Ransomware Crypto → impede que você acesse aos dados armazenados no equipamento infectado, geralmente usando criptografia.
LOCKER ⇒ BLOQUEIA o CELULAR
CRYPTO ⇒ Criptografa -- ARQUIVOS
___
Ataques ransomware que ficaram famosos aqui no Brasil:
- WannaCry, Mamba e Erebus!
#Importante! → Além de infectar o equipamento, o ransomware também costuma buscar outros dispositivos conectados, locais ou em rede, e criptografá-los.
[...]
Mas então, como solucionar os ataques?
↳ Um ataque de ransomware comumente ocorre por meio da exploração de vulnerabilidades de sistemas e protocolos; a forma mais eficaz de solucionar um ataque desse tipo e recuperar os dados “sequestrados” (criptografados) é fazendo o Becape.
↳ Ou seja, fazendo a cópia de segurança dos arquivos frequentemente, solucionaria este ataque, uma vez que os arquivos estariam seguros.
[...]
Questões Cespianas:
1} Ransomware é um tipo de malware que cifra os arquivos armazenados no computador da vítima e solicita um resgate para decifrá-los.(CERTO)
2} Praga virtual que informa, por meio de mensagem, que o usuário está impossibilitado de acessar arquivos de determinado equipamento porque tais arquivos foram criptografados e somente poderão ser recuperados mediante pagamento de resgate denomina-se ransomware.(CERTO)
3} O malware que, por meio de criptografia, torna inacessíveis os dados armazenados em um equipamento e exige pagamento de resgate para restabelecer o acesso ao usuário é do tipo ransomware.(CERTO)
4} Formatos comuns de arquivos, como, por exemplo, .docx ou .xlsx, são utilizados como vetor de infecção por ransomware, um tipo de software malicioso que encripta os dados do usuário e solicita resgate.(CERTO)
[...]
RESUMO
↳ Ransomware → ENCRIPTA dados → EXIGE RESGATE!!!
[...]
____________
Fontes: Techtudo; Questões da CESPE; Colegas do QC.
-
Gabarito D
O ransomware é um tipo de código malicioso que torna inacessíveis os dados armazenados em um equipamento, geralmente usando criptografia, e que exige pagamento de resgate (ransom) para restabelecer o acesso ao usuário. O pagamento do resgate geralmente é cobrado em bitcoins.
-
Lista de Programas e Ataques Maliciosos
Adware → Exibe Propagandas.
Backdoor → Permite retorno Futuro, pelas Portas.
Bot → Comunicador Remoto, Explorador.
Botnet → Rede de comunicação Remota.
Boot → Atinge a área de Inicialização do SO.
Defacement → Pichação, Altera o conteúdo visual do site.
DoS → Ataque que visa Travar um Sistema.
DdoS → Ataque Coordenado de negação de serviço.
Exploit → Pedaço de Software, Comandos executáveis.
Força Bruta → Advinhação de Senha por Tentativa e Erro.
Hijacker → Altera o funcionamento do Navegador.
Hoax → Boato qualquer.
Jamming → Sinais de Rádio Frequência, tipo de DoS.
Keylogger → Captura Teclas digitadas.
Kinsing → Minerador de Criptomoedas.
Pharming → Redireciona o DNS, Página Falsa.
Phishing → Pescador, Engana a vítima.
Ransomware → Encripta Dados, Exige Resgate. (GABARITO)
Rogue → Mentiroso, Instala programas Maliciosos.
Rootkit → Se Esconde, Mantém acesso ao PC.
Screenlogger → Espiona o Cursor, a Tela do PC.
Spoofing → Ataque que Falsifica endereços IP.
Spyware → Monitor, Coletor de Informações.
Sniffing → Fareijador, Registra e Intercepta o Tráfego.
Time Bomb → Fragmento de Código, Carga ativa.
Trackware → Cookie do Mal, Monitor de Atividades.
Trojan → Executa diversas funções Escondido.
Vírus → Infecta Arquivos, precisa ser Executado.
Vírus de Macro → Desordena Funções (Excel, Word).
Vírus de script → Auto Executável.
Vírus Flooder → Inunda, Sobrecarrega uma Conexão.
Vírus Stealth → Camuflador, Torna o malware Invisível.
Worm → Explorador Automático, Execução Direta.
Zumbi → PC Infectado, Controlado por 3°os.
-
A questão aborda conhecimentos acerca das funções dos tipos de malwares, mais especificamente quanto ao malware responsável por tornar os dados do usuário inacessíveis e pedir o pagamento do resgate das informações.
A) Incorreta – O malware “Rootkits” tem como objetivo, enquanto permanece oculto ao usuário, permitir ao invasor o controle da máquina da vítima para executar códigos maliciosos ou roubar dados.
B) Incorreta – O malware “Worms” é um malware que se autoenvia e se autorreplica sem a necessidade, ao contrário do vírus, da interação do usuário, prejudicando o desempenho da máquina.
C) Incorreta – O malware Backdoor tem como função fornecer ao cracker portas de acesso a máquina da vítima para que o cracker consiga realizar o controle remoto da máquina, porém pode ser eliminado pelo antivírus.
D) Correta – O malware “Ransonware” é um código malicioso que torna inacessíveis os arquivos e dados do computador através da criptografia. Os dados são liberados após o pagamento de resgate.
E) Incorreta – O malware “Adware” é o malware que tem como função exibir, na tela do usuário, diversos anúncios sem a autorização do usuário.
Gabarito – Alternativa D.