SóProvas



Prova ESAF - 2014 - MTur - Engenheiro


ID
1072141
Banca
ESAF
Órgão
MTur
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Entre as opções abaixo, não deve ser requisito para a execução de estaca pré-moldada de concreto:

Alternativas
Comentários
  • Não compreendi porque a letra d é a correta, pois o critério de parada pela nega é bastante utilizado na cravação de estacas pré-moldadas.

  • Acho que ele está querendo diferenciar execução (fabricação) da estaca e sua cravação.


  • Antes de liberar as estacas para a cravação, é importante que as peças sejam examinadas individualmente em relação aos seguintes quesitos:
    - Isenção de fissuras;
    - Retilineidade do eixo;
    - Perpendicularidade da superfície do topo em relação ao eixo;
    - Indicação dos pontos previstos para içamento e manuseio;
    - Indicação do fck do concreto e armação utilizada.

    fonte: http://construcaomercado.pini.com.br/negocios-incorporacao-construcao/149/artigo301970-2.aspx

    A questão pergunta exatamente isso: requisitos para a utilização. A nega é critério, mas já na cravação, o que não vem ao caso, pois estamos falando de inspeção pré-cravação.


  • Pessoal,

    a) não se deve montar/executar uma peça pré-moldada contendo fissura sem ter sido colocada em "serviço". Sendo assim há presença de fissuras é pré requisito para sua execução.

    b) Retilineidade do eixo é fundamental, pois não gera esforços adicionais devido ao desaprumo da peça.

    c) A perpendicularidade da superficie é fundamental para o perfeito encocntro com o martelo, a fins de evitar danos maiores na cabeça da estaca durante a cravação.

    d) Vai depender do terreno, cada caso é um caso. Logo, não é pré requisito para a execução da estaca.

    e) Propriedades básicas para qualquer peça independente de ser pré-moldada ou in loco.

  • Questão estranha...

     

    Acredito que o enunciado quer nos dizer quanto aos requisitos que dependem só da estaca (caracteristica da estaca - algo relacionado com a ESTACA propriamente dita). Assim, todos os parâmetros exceto o item do gabarito deve ser verificado antes da execução da cravação (ou no momento da fabricação).

  • Concordo com o Moacir Diniz!


ID
1072147
Banca
ESAF
Órgão
MTur
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Entre os termos abaixo, não tem impacto a partir do layout do canteiro de obra:

Alternativas
Comentários
  • Retrabalho não tem relação com layout, explico abaixo:
    Por exemplo: Um layout mal projetado não vai obrigar você a refazer (retrabalho) uma viga.

    Vai diminuir sua produtividade, aumentar os custos e gerar perda de materiais com um transporte por um caminho inadequado.

  • O retrabalho citado pela banca seria uma possível alteração do próprio canteiro, caso este proporcione algum inconveniente ao decorrer da execução da obra. Já na sustentabilidade pode sim causar impactos, pois caso as áreas de vivência sejam posicionadas de modo a não aproveitar ao máximo a luminosidade natual, aumentando assim o consumo de energia, entre outras hipóteses.

  • Layout mal executado pode gerar retrabalho sim, porque pode ser a causa de problemas durante a execução. Por exemplo, um layout que não se atenha aos movimentos horizontais pode gerar desconfiguração de algumas etapas. Exemplo prático: layout mal executado fez com que a movimentação horizontal desordenada derramasse uma lata de tinta em um local já pintado. Pronto: retrabalho. Isso aconteceu em uma obra da qual participei.


ID
1072150
Banca
ESAF
Órgão
MTur
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Sobre fundações, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • a) Estaca tipo franki é moldada in loco e não pré-moldada. FALSA

    b) Imediatamente após a perfuração da estaca Strauss é feita a drenagem da água usada para fazer a perfuração. FALSA

    c) A armadura na estaca tipo hélice é colocada após a concretagem, por gravidade ou com auxílio de um pilão ou com vibrador. FALSA

    d) Na estaca raiz a armadura é envolvida por argamassa injetada por pressão preenchendo toda a perfuração. FALSA

    e) Definição perfeita das estacas metálicas. VERDADEIRA.


ID
1072153
Banca
ESAF
Órgão
MTur
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Sobre Estruturas de concreto armado, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Letra A: Correta.

    Letra B: Errada. 

    Letra C: Errada. Os desmoldantes são agentes que, aplicados na superfície de moldes, evitam que a peça moldada tenha aderência.  Seu funcionamento pode ser como desmoldante de sacrifício, onde a película do produto forma um filme que sai junto com a peça retirada ou como desmoldante fixo ou semi-fixo, onde a superfície é tratada para ter uma baixa tensão e baixa porosidade, evitando assim que haja "agarre" da peça no molde (fonte: http://www.silaex.com.br/desmoldantes.htm). Ou seja, o desmoldante DEVE alterar a superfície do elemento de concreto.

    Letra D. Errada. A estrutura do molde é formada por gravatas, sarrafos acoplados aos painéis e travessões. O sistema de cimbramento é constituído por guias, pontaletes e pés-direitos.

    Letra E. Errada. O acabamento plastificado em fôrmas pode ser reutilizado de 10 a 40 vezes.

    Gabarito: Letra A

  • Alternativa B: ERRADA:  Por questão de racionalização do sistema de fôrmas pode-se empregar travessas de maior inércia (como por exemplo uma tábua de cutelo ou duas meias tábuas associadas) ou treliças (madeira, metálica telescópica) para redução ou eliminação da necessidade de LONGARINAS;

    Alternativa C: ERRADA:  está errada nao pelo desmoldante mas sim pelo início da frase pois:

    A fôrma NÃO deve influenciar nas características do concreto: os seja, não deve apresentar absorção d'água que comprometa a necessidade de água para a hidratação do cimento do concreto e além disto, o desmoldante, quando utilizado, não dever  afetar a superfície do elemento de concreto que está sendo produzido;

    Alternativa D: ERRADA:

    Escoramento (cimbramento) é‚ o que dá apoio á estrutura da fôrma. É o elemento destinado a transmitir os esforços da estrutura do molde para algum ponto de suporte no solo ou na própria estrutura de concreto [Fajersztajn, 1987].  constituído genericamente por guias, pontaletes e pés-direitos.  

    Estrutura do Molde - ‚ o que dá sustentação e travamento ao molde e, segundo Fajersztajn [1987], ‚ destinada a enrijecer o molde, garantindo que ele não se deforme quando submetido aos esforços originados pelas atividades de armação e concretagem, podendo ter diferentes configurações em função do sistema de fôrmas e da peça considerada. é constituído comumente por gravatas, sarrafos acoplados aos painéis e travessões.

    Alternativa E: ERRADA:  

     ACABAMENTO RESINADO, cuja proteção ‚ dada apenas por uma camada de resina permeável, o que limita sua reutilização em duas ou três vezes, no máximo; e os de ACABAMENTO PLASTIFICADO, cuja resina aplicada em sua superfície possibilita maior número de reutilizações dos painéis, que pode variar de 10 a 40 vezes em função da espessura da película da resina aplicada.

  • Alternativa C também está correta. Cabível de recurso

  • A letra C diz que que a forma pode influenciar no concreto e pode sim, nao deve, mas pode, cabivel de recurso

  • Na alternativa C, atenção sobre o que está dizendo sobre os desmoldantes.


ID
1072159
Banca
ESAF
Órgão
MTur
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • concreto autoclavado São utilizados como um agente de ligação a areia de sílica, cal, cimento e água.

  • Porque a Alternativa "a" está errada? Segue a Definição do Prof. Deivis Marinoski.
    "Tijolo Cerâmico Laminado: Utilizado para alvenaria aparente. Massa mais homogênea e compacta. Mais caro. Não recomendado para receber revestimentos, ou, usar chapisco. 2,3,4,6,10,21 furos. Menor peso."

    O erro da alternativa está em somente pelo modo uso da vírgula, alterando o sentido? Dando a entender que o tijolo é utilizado em alvenaria aparente que possui massa mais homogênea  e compacta, destituindo esta propriedade do tijolo e dando a alvenaria em si?

  • Sobre a Letra "A"

    "Em alvenarias destinadas a receber revestimentos não é recomenda aplicação de alvenaria de tijolo laminado, porque a sua superftcie lisa oferece dificuldades à aderência da argamassa. Em casos excepcionais se poderá revestir uma alvenaria de tijolos laminados, utilizando-se primeiramente, um chapiscado (revestlmentn áspero de argamassa). Sobre esse chapiscado aplica-se em seguida a argamassa de regularização, emboço."

    Livro: O Edificio até sua cobertura

  • Sobre a aternativa A, entendo que ele é não recomendado pra receber revestimento. Isso é uma verdade, agr se há uma excessao aqui acula q ele pode ser utilizado eh outra coisa. E q nem jogador q eh ruim, não é recomendavel botar ele, mas vai q faz o gol. Sei q nao se pode separa sujeito e predicado por virgula, mas quem sabe ne, vai q eh esse o erro. O q acham amigos?

     

     

    Em busca da 5ª BOLA de ouro.


ID
1072162
Banca
ESAF
Órgão
MTur
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Sobre revestimentos em argamassa, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Massa única ou emboço paulista: Camada de argamassa única aplicada sobre o chapisco, cumprindo as funções de emboço e reboco.

    A cal hidratada aporta várias qualidades a argamassa como boa aderência, plasticidade, elasticidade, impermeabilidade, economia.

    Retentores de água: reduzem a evaporação e a exsudação de água da argamassa fresca e conferem capacidade de retenção de água frente à sucção por bases muito absorventes.

  • GAB. C.

    ITEM B - ERRO (reduzindo a capacidade de absorver deformações). A cal aumenta a capacidade de absorver deformações!

  • Os aditivos HIDROFUNGANTES reduzem a absorção de água da argamassa, mas não a tornam impermeável e permitem a passagem de vapor d’água.


ID
1072165
Banca
ESAF
Órgão
MTur
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

É produzida através da emulsificação em água do asfalto CAP (cimento asfáltico de petróleo):

Assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Emulsão asfática é obtida através da adição de água ao CAP ( cimento asfáltico de Petróleo). É geralmente ultilizada em pintura de ligação.

  • tao obvia q a gnt fica ate com medo de marcar


ID
1072168
Banca
ESAF
Órgão
MTur
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Sobre materiais de construção, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Brita nº 0 ou Pedrisco:

    A malha é de 12 mm e ela é bem pequena, sendo muito usada na produção de vigas, lajes pré-moldadas, tubos, blocos de concreto para construção e fundação, paralelepípedos de concreto moldados, aqueles de encaixe, para a produção de chapisco, blocos e manilhas.

    Brita 1

    Amalha é 24 mm, o dobro da brita 0 e é a mais usada em todos os processos da construção civil, pois é a mais usada na produção de concreto para as colunas, que não parte crucial quando se trata de qualidade necessária, vigas e lajes, ou seja, quase tudo. Nas construções de grande porte como prédios e grandes espaços comerciais ela é ainda mais usada.

    Brita 2

    Tem malha 30 mm e é utilizada somente quando há necessidade de um concreto mais resistente, normalmente em construções de porte maior e que tenha que suportar mais peso. O concreto é chamado de concreto bruto, e é requerido em pisos de maior espessura.

    Brita 3

    A malha é ainda maior, dessa vez com 38 mm, e já não é mais usada em processos normais de construção, mas em obras de base, como aterramento, nivelamento ferroviário e na instalação de drenos.


  • Letra A - ERRADA - ??? Não faz sentido a soma das massas específicas dos agregados resultarem num valor menor de peso do concreto.

    Letra B - ERRADA - Com certeza faz diferença, pois haverá mais água que o esperado, por conta da umidade, o que altera a relação A/C

    Letra C - CORRETA - Física simples. Se a pasta liga os agregados, quanto mais espaço vazio, mais pasta para preencher até ligar os agregados.

    Letra D - ERRADA - A Brita 3 é a maior de todas, sem noção usar em chapisco. Não faz o menor sentido.

    Letra E - ERRADA

  • a) Quanto menor for a massa específica dos agregados, maior será o peso do concreto.

    ERRADO - quanto MAIOR for MAIS PESADO será o concreto


ID
1072171
Banca
ESAF
Órgão
MTur
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Sobre aglomerantes, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • a) Algomerantes inertes são os que endurecem apenas por secagem. Não é o caso do cimento nem da cal (seja aérea ou hidráulica)
    b) A reação  é exotérmica.
    c) Gabarito
    d) O C2S  é o que menos libera calor.
    e) O correto seria escória de alto forno

  • Basicamente, na calcinação do calcário natural, o carbonato de cálcio, subemetido à ação do calor à temperatura de aproximadamente 900º C, decompõe-se em óxido de cálcio e anidridos carbônicos, processo que é representado pela seguinte equação química:

     

    CaCo3 + calor -> CaO + CO2

     

    O produto dessa calcinação, que contém predominantemente óxidos de cálcio, exibe estrutura porosa e formatos idênticos aos dos grãos da rocha originária, recebendo a denominação de "cal virgem".

    O óxido de cálcio ou magnésio deve ser hidratado previamente, transformando-se em hidróxido, que é o constituinte básico de tal aglomerante.

     

    CaO + H2O -> Ca(OH)2

  • a) Como exemplo de aglomerantes quimicamente inertes, pode-se citar a argila e o betume.

    b) O gesso, ao ser misturado com água, torna-se plástico e enrijece rapidamente, retornando à sua composição original. Essa combinação faz-se com a produção de uma fina malha de cristais de sulfato hidratado, interpenetrada, responsável pela coesão do conjunto. Esse fenômeno conhecido como pega é acompanhado de elevação de temperatura, tratando- se de uma reação exotérmica .

    c) Alternativa Correta.

    d) Determinados componentes do cimento, como o C3S, possuem calor de hidratação mais elevado que outros e cimentos com grandes proporções desse componente tendem a desprender mais calor em seus processos de hidratação.

    e) Escória de Alto Forno é um produto resultante da fabricação de ferro gusa que se forma pela fusão das impurezas contidas no minério de ferro dentro dos altos-fornos, juntamente com a adição de fundentes (calcário e dolomita) e as cinzas do coque (combustível usado na fusão).

  • CaO + H2O -> Ca(OH)2

  • Só para adicionar mais sobre a cal:

     

    A cal extinta endurece por recombinação do hidróxido com o gás carbônico presente na atmosfera, reconstituindo o carbonato original. O endurecimento é lento, se processa de fora para dentro e exige uma certa porosidade para a evaporação da água em excesso e a penetração do gás carbônico.

     

    Ca(OH)2 + CO2 -> CaCO3 + H2O

     

    "Nossos feitos moldam o futuro!" - Garen


ID
1072177
Banca
ESAF
Órgão
MTur
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Sobre Tecnologia de concreto, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • A)fluência é carga a longo prazo.
    B) conceito de "fadiga do concreto"
    C) não só a/c
    D) correto
    E) 28 dias.

  • NBR NM 33

    3.3.1 A coleta de amostras deve ser realizada durante a

    operação de descarga, após a retirada dos primeiros 15%

    e antes de completar a descarga de 85% do volume total

    da betonada, devendo ser realizada em dois ou mais

    períodos regularmente espaçados e dentro do limite de

    tempo indicado em 3.1.3.

  • a) Fluência são deformações ao longo do tempo após o carregamento. 
    b) Resistência à tração simples é a avaliação da resistência do concreto quando submetido a ação de cargas de tração. 
    c) O termo "exclusiva" está errado. Depende da quantidade de agregados e cimento também. 
    d) Certo. 
    e) aos 28 dias, e não 21.


ID
1072180
Banca
ESAF
Órgão
MTur
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Sobre materiais cerâmicos, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • a) fusíveis
    b) gabarito
    c) Extrusão seguido de prensagem ou diretamente por prensagem
    d) compostas por pinos, ou pinos e furos de amarração
    e) Quanto menor a absorção de água, MAIOR é a resistência do revestimento cerâmico contra quebra.

  • Primeiro passa pela extrusora, para pegar forma, depois é prensada (Telha)


ID
1072183
Banca
ESAF
Órgão
MTur
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Sobre recebimento e armazenamento de materiais, assinale a opção correta

Alternativas
Comentários
  • a) devem ser mantidos
    b) não pode haver contato direto
    c) máximo 15 sacos
    d) posição horizontal
    e) gabarito

  • Armazenamento cerâmica:

    Caixas empilhadas cuidadosamente até uma altura máxima de 1,5 m tomando-se o cuidado para que as peças em seu interior fiquem na posição vertical.

    Pilhas entrelaçadas, para garantir sua estabilidade.

    Separado por tipo de peça, espessura e tonalidade e lote. Identificar com placas.

    Durante o manuseio, deve-se tomar cuidado com as peças para não haver impactos que provoquem quebras.


ID
1072186
Banca
ESAF
Órgão
MTur
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Sobre índices físicos do solo, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Índice de vazios: é definido como o volume dos poros (Vv) dividido pelo volume ocupado pelas partículas sólidas (Vs) de uma amostra de solo.

    Massa específica aparente seca:  é a masssa específica de um solo seco determinada pelo seu correspondente volume deslocado de água. 

    Massa específica dos grãos: é definida numericamente como o peso dos sólidos (Ps) dividido pelo seu volume (Vs).

    Porosidade: é expressa em percentagem, e é definida como o volume dos poros (Vv) dividido pelo volume total (V) de uma amostra de solo.

    Umidade dos Solos: é definida como a massa da água  contida em uma amostra de solo dividido pela massa de solo seco , sendo expressa em quilogramas de água por quilogramas de solo.

  • Deveria ser anulada , peso é diferente de massa .. Existe a gravidade no meio do caminho entre as duas . 

  • Letra B a correta, a letra A seria: a relação do volume ocupado pelos poros (Vv) / volume ocupado pelos sólidos ou grãos (Vs)

  • a) Índice de vazios de um solo é a relação do volume ocupado pelos poros e o volume ocupado pelo solo. O índice de vazios é a relação entre o Volume de Vazios e o Volume dos Sólidos do solo. 

    A definição da questão corresponde à porosidade. Gabarito: Errada 

    b) Massa específica aparente seca é definida pela relação entre o peso seco do solo e o volume total do solo.

    Correto. 

    c) Massa especifica dos grãos é definida pela relação entre o peso total do solo e o volume total do solo. 

    Relação entre o peso seco e o volume ocupado pelas partículas sólidas do solo. Gabarito: Errada 

    d) Porosidade de um solo é a relação do volume ocupado pelos poros e o volume ocupado pelas partículas sólidas do solo. A porosidade é a relação do volume ocupado pelos poros e o volume ocupado pelo solo. 

    A definição da questão corresponde ao índice de vazios do solo. Gabarito: Errada 

    e) Umidade dos solos é a relação entre o peso seco do solo em porcentagem e peso da água. 

    O teor de umidade é a relação entre o peso da água e o peso seco do solo, em porcentagem.

  • Massa específica é a relação entre quantidade de massa e volume.

    Já peso específico é a relação entre peso e volume.

    As bancas insistem em cometer nesse erro.


ID
1072189
Banca
ESAF
Órgão
MTur
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Sobre mecânica dos solos, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • acredito que deva ter algum erro na questão pois a letra c ao meu ver resta correta.

    Quando há interesse no conhecimento da distribuição granulométrica da porção mais fina dos solos, emprega-se a técnica da sedimentação, que se baseia na Lei de Stokes.


  • A técnica de sedimentação seria para determinar o percentual de pureza do solo arenoso?

  • Sim! questão deveria ser anulada! Complementando a resposta para o melhor aproveitamento da questão:

    I. Os solos possuem 03 fases, sólido, líquido e gasoso. Por isso, as partículas sólidas podem "deslocar" entre o meio vazio (líquido e gasoso = ar).

    II. Para classificar a granulometria da porção fina do solo (silte e argila) deve-se efetuar o ensaio de sedimentação. Observa-se o tempo de queda das partículas finas e se tem uma relação entre velocidade e diâmetro das partículas (Lei de Stokes), podendo assim, classificar por granulometria.

    As questões erradas:

    I. O comportamento das argilas é complexo, justamente pela complexidade das ligações mineralógicas. Não há sentido em dizer "mineralogia perfeita".

    II. O formato dos grãos de areia tem importância no seu comportamento. Podem ser grãos arredondados ou angulares. Estes últimos formam um intertravamento maior entre as partículas de areia, possuindo assim maior resistência mecânica.

    III. O siltes estão mais próximos do comportamento das areias pela sua granulometria. Portanto, eles se desintegram mais rapidamente em presença de água do que as argilas. Obs: As argilas muitas vezes podem absorver água, formam ligações químicas com suas moléculas. Por isso, sendo mais difícil se desintegrarem em sua presença.

  • Tambem tenho certeza que a letra c estaria correta, pois os graos que passam na peneira 200, 0075 mm para ser conhecida sua granulometria usa-se o processo de sedimentação.

  • Sem sombra de dúvidas a letra C, o estudo dos finos é sim complexo, se não fosse assim não dariamos tamanha importâncio no assunto.

  • A resposta correta é a C. O processo de sedimentação é usado para verificação do diâmetro dos finos que não puderam ser apurados pelo ensaio de peneiramento.

  • As letras B e C estão corretas, fiquei até na dúvida na hora de responder pensando ter alguma pegadinha, mas não, as duas estão corretas. Quando se pretende observar os finos, realmente usa-se a Lei de Stokes na técnica de sedimentação. E o solo é sim composto de partículas, água e ar, e essas partículas estão livres para se movimentar entre os vazios.

  • A tecnica de sedimentação não é utilizada somente para solos finos (lembre que areias com diametro de 0,5 mm são considerados areias médias). O que se consiste o ensaio é determinar o o diametro da particula de uma forma indireta atraves da velocidade da sua queda no meio líquido ( podendo usar também neste ensaio areias).


ID
1072192
Banca
ESAF
Órgão
MTur
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: E

    a) Ao contrário. Em solos granulares, a massa específica máxima é maior e o teor de umidade ótima é menor, se comparado a solos de geometria uniforme.
    b) Definição de água adsorvida
    c) Na verdade é a pressão efetiva

  • a) Errado. Contrário, conforme postagem do "Concurseiro Cerrado".

     

    b) Errado. Água adsorvida está ligada a partícula sólida. Água capilar tem relação com a ascensão da água pelos vazios. Água lívre é aquela que as leis da hidráulica podem ser aplicadas.

     

    c) Errado. Pressão efetiva ( = pressão total - poropressão)

     

    d) Errado. Segundo Pinto (2006), o coeficiente de compressibilidade (ac) é definido como a variação linear entre as tensões e os índices de vazios.

     

    A partir do ensaio edométrico, você consegue traçar uma curva no gráfico tensão x índice de vazios (e).

    Quanto maior a tensão, menor será o índice de vazios. Portanto, um gráfico decrescente a cada aumento da tensão (abscissa - x).

    O coeficiente de compressibilidade é a tangênte desse gráfico.

     

    https://www.google.com.br/url?sa=i&rct=j&q=&esrc=s&source=images&cd=&cad=rja&uact=8&ved=0ahUKEwiUn9Hl4sjWAhXIHZAKHTFVAyIQjBwIBA&url=http%3A%2F%2Fs3.amazonaws.com%2Fmagoo%2FABAAAfkgYAF-63.jpg&psig=AFQjCNEUZCpgGRi-SievL0JabFi74gk6-A&ust=1506718553459414

     

    e) OK. A resistência dos solos é função da força normal no plano de deslizamento relativo.

    Força de atrito = coeficiente x força normal (quanto maior força normal, maior tensão cisalhante necessária - veja ensaio de cisalhamento direito)


ID
1072195
Banca
ESAF
Órgão
MTur
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • a)Segundo a relação de Poisson, quando uma barra é tracionada o alongamento axial é acompanhado por uma contração lateral, isto é, a largura da barra torna- se menor e seu comprimento cresce. (Perfeito. Definição exata.)

     b)Se as tensões Tx e Ty forem iguais, haverá tensões de cisalhamento. (Pelo desenho do círculo de Mohr, podemos perceber que, caso as tensões fossem iguais, a tensão de cisalhamento seria nula.)

     c)A soma das tensões normais em planos perpendiculares é uma constante e as tensões de cisalhamento têm a mesma intensidade com os mesmos sinais. (Errado. As tensões de cisalhamento não têm a mesma intensidade.)

     d)Em viga em balanço, a ação da carga aplicada q é equilibrada por um Momento (Errado. O Equilíbrio se dá por odas as reações do apoio e não somente pelo momento.)

     e)A tensão normal é nula nas fibras externas e normalmente atinge o valor máximo no eixo neutro. (Errado. É nula no eixo neutro e máxima nas fibras externas.)

     

    "Calma, calma! Eu estou aqui!"

  • Coeficiente de Poisson

    Mede a deformação transversal (em relação à direção longitudinal de aplicação da carga) de um material homogêneo e isotrópico.

    QÉS!


ID
1072198
Banca
ESAF
Órgão
MTur
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Assinale a opção correta

Alternativas
Comentários
  • a) ao contrário
    b) ...por barras engastadas
    c) Gabarito
    d) este é o método de Cremona. O método de Ritter (ou das seções) é analítico, assim como do equilíbrio dos nós.
    e) 'Nos pórticos, as ligações entre as barras são engastes ou rótulas internas. Isso faz com que sua estrutura trabalhe em conjuntos e NÃO de forma individual como acontece em estruturas de colunas e vigas.' 
    A banca alterou o lugar do "NÃO", invalidando a alternativa.

  • A letra A ficaria correta se fosse "soma" no lugar de "subtração".

  • Referencia da questao: http://pet.ecv.ufsc.br/arquivos/apoio-didatico/ECV5219%20-%20An%C3%A1lise%20Estrutural%20I.pdf


ID
1072201
Banca
ESAF
Órgão
MTur
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • A - Método das Forças (ou dos Esforços ou da Flexibilidade)

    Incógnitas: forças

    Equações: compatibilidade de deslocamentos

    Processo: liberam-se os vínculos excedentes ou hiperestáticos

    Sistema de equações (matricialmente): matriz de flexibilidade da estrutura 

    B - Correta

    C - Para a aplicação do Método das Forças, supõem-se que o material segue a lei de Hooke e que as condições são tais que os pequenos deslocamentos devidos à deformação da estrutura não afetam a ação das forças exteriores e são desprezíveis no cálculo das tensões. Com estas duas restrições, os deslocamentos de um sistema elástico são funções lineares das cargas exteriores. Se as cargas crescem numa certa proporção, todos os deslocamentos crescem na mesma proporção (TIMOSHENKO 1967; POPOV 1978; BEER e JOHNSTON 1982)

    D - Segundo o teorema do Princípio dos Trabalhos Virtuais aplicados aos corpos elásticos, o trabalho virtual das forças externas é igual ao trabalho virtual das forças internas para quaisquer deslocamentos virtuais compatíveis com os vínculos da estrutura.

    E - Na prática, a contribuição de algumas parcelas de deformação pode ser desprezada em relação às outras, dependendo da sua importância relativa. A deformação devido ao cisalhamento pode ser negligenciada para a maioria de vigas e pilares normalmente utilizados na construção civil, porém esta parcela de deformação é importante para estruturas em madeira, estruturas com vãos curtos, em estruturas com cargas elevadas. A parcela de deformação axial pode ser desprezada em peças que não trabalhem fundamentalmente com esforço normal. 


ID
1072204
Banca
ESAF
Órgão
MTur
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Assinale a opção correta sobre os mecanismos preponderantes de deterioração relativos ao concreto e armadura.

Alternativas
Comentários
  • A) expansão (concreto)
    B) expansão por lixiviação (concreto)

    C) Reações deletérias  por "expansão das das superfícies"
    D) É a descrição correta de um agente deteriorante da armadura
    E) estaria certo se a frase parasse no "teor de íon de cloro". Depois adicionou o conceito de lixiviação.

    Não gostei desta questão, parece que um leigo olhou a norma, subtraiu alguns itens e a formulou.

  • Para mim a descrição da A e C estão certas. Não entendi o erro da A, seria porque é uma reação que só afeta o concreto?

  • Pular essa questão porque embaralhou tudo!

  • 4.1 MECANISMOS DE DETERIORAÇÃO DO CONCRETO

    Os principais mecanismos de deterioração do concreto são (NBR 6118/03, item 6.3.2):

    a) lixiviação: por ação de águas puras, carbônicas agressivas ou ácidas que dissolvem e carreiam os compostos hidratados da pasta de cimento;

    b) expansão por ação de águas e solos que contenham ou estejam contaminados com sulfatos, dando origem a reações expansivas e deletérias com a pasta de cimento hidratado;

    c) expansão por ação das reações entre os álcalis do cimento e certos agregados reativos;

    d) reações deletérias superficiais de certos agregados decorrentes de transformações de produtos ferruginosos presentes na sua constituição mineralógica.

  • A) Reações deletérias por ação de águas e solos que contenham ou estejam contaminados com sulfatos, dando origem a reações expansivas e deletérias com a pasta de cimento hidratado. (ERRADO)

    Expansão por sulfato: É a expansão por ação de águas e solos que contenham ou estejam contaminados com sulfatos, dando origem a reações expansivas e deletérias com a pasta de cimento hidratado.(item 6.3.2.2 da NBR 6118/2014)

    B) Lixiviação por ação das reações entre os álcalis do cimento e certos agregados reativos. (ERRADO)

    Reação Álcali-agregado: É a expansão por ação das reações entre os álcalis do concreto e agregados reativos. (item 6.3.2.3 da NBR 6118/2014)

    C) Expansão das superficiais de certos agregados decorrentes de transformações de produtos ferruginosos presentes na sua constituição mineralógica. (ERRADO)

    Reações deletérias superficiais de certos agregados decorrentes de transformações de produtos ferruginosos presentes na sua constituição mineralógica.

    D) Despassivação por carbonatação, ou seja, por ação do gás carbônico da atmosfera. OK!

    Despassivação por carbonatação: É a despassivação por carbonatação, ou seja, por ação do gás carbônico da atmosfera sobre o aço da armadura. (item 6.3.3.1 da NBR 6118/2014)

    E) Despassivação por elevado teor de íon cloro por ação de águas puras, carbônicas agressivas ou ácidas que dissolvem e carreiam os compostos hidratados da pasta de cimento. (ERRADO)

    Lixiviação: É o mecanismo responsável por dissolver e carrear os compostos hidratados da pasta de cimento

    por ação de águas puras, carbônicas agressivas, ácidas e outras. (item 6.3.2.1 da NBR 6118/2014)


ID
1072207
Banca
ESAF
Órgão
MTur
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Assinale a opção correta sobre dimensionamento de estruturas de concreto.

Alternativas
Comentários
  • a) é para barras com imagem-012.jpg > 32 mm
    b) ...diâmetro equivalente do feixe for menor ou igual a 25 mm
    c) Definição de laje cogumelo
    d) gabarito
    e) não devem ser desprezadas*

  • Segundo a NBR 6118:

    17.5.2.1 Generalidades
    Quando o elemento estrutural sob torção puder ser assimilado a um perfil aberto de parede fina,o projeto deve contemplar, além da torção uniforme, também os efeitos da flexo-torção.

  • As lajes nervuradas podem ser apoiadas sobre os capiteis dos pliares


ID
1072210
Banca
ESAF
Órgão
MTur
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Assinale a opção que apresenta a quantidade mínima de tomadas de uso geral (TUG) para uma sala de uma residência de 5 m de largura por 5 m de comprimento e para uma cozinha de 5 m de largura e 7 m de comprimento, respectivamente.

Alternativas
Comentários
  • (5+5+5+5)/ 5 = 4 tug
    (7+7+5+5)/ 3,5 = 7 tug

  • O cálculo está correto. Mas na cozinha, no balcão da pia, recomendam-se dois pontos de uso específico. Assim , 7-2=5 PTUG'S

  • Sala- Para A maior que 6m2 : 1 TUG para cada 5m ou fraçao de perímetro. (100VA por tomada)

    Cozinha- Para Cada 3,5 m ou fração de perímetro, até 3 tomadas de 600 VA, as excedentes atribuir 100VA.

  • AMBIENTE

    I- BANHEIRO: QUANTIDADE: Pelo menos 1 POTÊNCIA: Mín 600VA

    II- COZINHA/COPA/COPAS-COZINHA/ÁREA SERVIÇO/COZINHA-ÁREA/LAVANDERIA/SIMILARES: QUANTIDADE: GERAL: 1 p/ 3,5m Perímetro ACIMA BANCADA PIA: Mínimo 2 Corrente, conjugadas ou separadas POTÊNCIA: Mínimo 600VA até 3 PONTOS Demais 100VA p/ excedentes

    III- VARANDAS: QUANTIDADE: Pelo menos 1 POTÊNCIA: Mínimo 100VA 

    IV- SALAS/DORMITÓRIO: QUANTIDADE: 1 P/ 5m Perímetro POTÊNCIA: Mínimo 100VA 

    V- HALLS SERVIÇO/SALAS/MANUTENÇÃO EQUIPAMENTOS: QUANTIDADE: 1 ponto PONTÊNCIA: 1000VA

    VI- DEMAIS CÔMODOS: 1 PONTO: I- Área ≥ 2,25m² II- Área > 2,25m² ou < 6m² III- P/ cada 5m

    Estou comercializando meus mapas mentais de Engenharia Civil! São materiais feitos com os melhores materiais do Estratégia + lei seca + 29 mil questões resolvidas.

    Tenho sobre diversas matérias como:

    ·        Instalações hidráulicas

    ·        Abastecimento e saneamento

    ·        Concreto pré-moldado

    ·        Empuxo e Contenção de taludes

    ·        Estrutura metálica

    ·        Hidrologia

    ·        Hidráulica

    ·        Instalações elétricas

    ·        Instalações especiais (gás, rede lógica, água quente, Telefone)

    ·        Lei 5.194/1996 (Regula o exercício das profissões de Engenheiro, Arquiteto e Engenheiro-Agrônomo, e dá outras providências)

    ·        Lei 6.496/1977 (Institui a " Anotação de Responsabilidade Técnica ")

    ·        Sistema nacional de viação

    ·        Fundações

    ·        Alvenaria

    ·        Tratamento de água

    ·        Estrutura de madeira

    ·        Segurança e saúde

    ·        Concreto Armado

    ·        Revestimento

    ·        Canteiro de obras

    ·        Cobertura

    ·        Terraplenagem

    ·        Sondagens

    ·        Pavimentação

    ·        Drenagem

    ·        OAE

    ·        Meio ambiente

    ·        Conservação rodoviária

    ·        Obras portuárias

    ·        Impermeabilização

    ·        Característica dos materiais

    ·        Análise orçamentária

    ·        Planejamento e gerenciamento obras

    ·        Ensaios

    ·        Fiscalização

    ·        Sinalização rodoviária

    ·        Ferrovia

    ·        Análise estrutura

    ·        Pisos

    ·        Esquadrias

    ·        Controle tecnológico

    ·        Argamassa

    ·        Lei 8.666/93

    ·        Entre outros

    O preço é camarada, apenas R$20 por matéria.

    Interessados entrem em contato por e-mail:consultoriaconcursos.wesley@gmail.com ou pelo bate-papo do qconcursos.

    Os arquivos estão em PDF, caso haja interesse na compra, eu disponibilizo o programa que realiza a criação e edição. Vc poderá alterar da forma que quiser e até mesmo fazer os seus próprios.

    Dou consultoria de estudo focada no concurso que estão estudando.


ID
1072213
Banca
ESAF
Órgão
MTur
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

As válvulas nas instalações hidráulicas prediais apresentam características e aplicações diversas. Acerca desse assunto, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • As válvulas redutoras de pressão são dispositivos que, instalados nas redes de distribuição de água, reduzem a pressão de entrada a uma pressão de saída estável, independente das variações de vazão e pressão do sistema.

    Válvula Boia é um instrumento para controle e indicação de nível em líquidos por ação da flutuação. A torneira bóia promove o fechamento automático da vazão de água quando a caixa se enche.

    Uma válvula de retenção é um tipo de válvula que permite que os fluidos escoem em uma direção, porém, fecha-se automaticamente para evitar fluxo na direção oposta (contra fluxo).

    Válvulas de gaveta típicas são projetadas para ser totalmente abertas ou fechadas, portanto, normalmente, liberar ou obstaculizar completamente o fluxo.
    válvulas globo são empregadas onde é necessário realizar operações frequentes de abertura e fechamento, como também controles de vazão na graduação. Caracterizadas pela forma globosa do corpo, são válvulas manuais mais apropriadas e muito utilizadas no controle do fluxo quando é necessária a regulagem da vazão ou da pressão de um fluido.

  • A) A válvula redutora de pressão visa reduzir a pressão disponível na rede e, assim, evitar a cavitação da bomba. (não evita, as baixas pressões contribuem para a cavitação)

    B) A válvula bóia é destinada a interromper a saída de água de reservatórios e de caixas de descarga. (não, e do alimentador predial)

    C) A válvula de retenção permite o escoamento da água em um único sentido. (GABARITO. Válvulas de retenção são utilizadas para evitar a retrossifonagem)

    D) A válvula de gaveta é um dispositivo de controle do fluxo de água e deve ser usada somente nas posições totalmente fechada ou parcialmente aberta. (somente totalmente fechada ou totalmente aberta)

    E) A válvula globo, um dispositivo destinado a liberar ou proibir o fluxo de água, deve ser usada sempre totalmente fechada ou totalmente aberta. (é a definição da válvula de fechamento ou de gaveta)

  • Válvula com bóia destinada a interromper a SAÍDA de água nos reservatórios e caixas de descarga quando se atinge o nível operacional máximo previsto.

    é destinada a interromper a ENTRADA de água


ID
1072216
Banca
ESAF
Órgão
MTur
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Com relação à terminologia dos dispositivos usados em instalações prediais de esgoto, é incorreto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • b) a coluna de ventilação é um tubo ventilador vertical que se desenvolve através de um ou mais andares e cuja extremidade SUPERIOR é aberta à atmosfera.

  • Q181535 - que copy & paste hein


ID
1072219
Banca
ESAF
Órgão
MTur
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

O sistema de esgotamento sanitário, que consiste na coleta e no transporte das águas residuárias, desde a origem até o lançamento final, usualmente apresenta a seguinte configuração:

Alternativas
Comentários
  • - Rede Coletora: conjunto de condutos e órgãos acessórios destinado a coleta e remoção dos despejos gerados nas edificações, através dos coletores ou ramais prediais.

     

    - Coletor Tronco: tubulação do sistema coletor que recebe apenas as contribuições de outros coletores.

     

    - Interceptor: canalização que recolhe contribuições de uma série de coletores de modo a evitar que deságüem em uma área a proteger, por exemplo, uma praia, um lago, um rio, etc.

     

    Estação Elevatória de Esgotos (EEE): conjunto de equipamentos, em geral dentro de uma edificação subterrânea, destinado a promover o recalque das vazões dos esgotos coletados a montante.

     

    - Emissário: canalização que deve receber esgoto exclusivamente em sua extremidade de montante, pois se destina apenas ao transporte das vazões reunidas.

     

    Estação de Tratamento de Esgotos (ETE): unidade do sistema destinada a propiciar ao esgoto recolhido de ser devolvido a natureza sem prejuízo ao meio ambiente.

     

    - Corpo Receptor: curso ou massa de água onde é lançado o efluente final do sistema de esgotos.

     

    OBS: a ESAF gosta de repetir essa questão.

     

    fonte: http://www.ceap.br/material/MAT15052014142755.pdf

     

     

     

                                                                                                  Vá e vença, que por vencido não os conheça.

     

  • Como notado na questão, Emissário (que recebe contribuições apenas em sua jusante e serve para tranportar vazões reunidas) pode ser usado tanto antes quanto após a ETE.

     

    Gab: A


ID
1072222
Banca
ESAF
Órgão
MTur
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

A respeito das instalações telefônicas fixas, assinale a opção incorreta.

Alternativas
Comentários
  • c) A concessionária deve orientar o construtor no sentido de que este deve solicitar a vistoria das tubulações tão logo estas estejam em condições de uso

  • Não precisa terminar a instalação dos metais sanitários para solicitar vistoria da tubulação de telefonia...

  • A construtora deverá solicitar a vistoria da tubulação telefônica logo que ela estiver concluída e não somente quando a edificação estiver totalmente terminada.

     

    Pág 344 - A técnica de edificar, Walid Yazigi


ID
1072225
Banca
ESAF
Órgão
MTur
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

A caixa subterrânea tem a finalidade de permitir a passagem do cabo telefônico oriundo da rede externa da concessionária. Com relação à localização da caixa de entrada subterrânea, assinale a opção incorreta.

Alternativas
Comentários
  • A localização da caixa na calçada obedece aos seguintes critérios: 

    Deve ficar paralela ao alinhamento predial, sendo de aproximadamente 2,5 m a distância do 

    alinhamento predial ao centro da caixa; 

    Deve ficar afastada 1 m de outras caixas subterrâneas e de postes; 

    Não deve ser instalada em local de acesso de veículos.

    A caixa pode ser construída tanto do mesmo lado da rua onde fica o poste quanto com poste do outro lado da 

    rua. (Normas TELEBRÁS, Manual de tubulação em Edificações)


  • LETRA D

    Conforme o Manual "Práticas TELEBRAS - Procedimento de Projeto de Tubulações Telefônicas em Edificios" e com o "Práticas TELEBRAS - Projetos de Redes telefônicas em Edificios", referência em instalações de redes telefônicas desde 1978:

     

    3.5 CAIXA DE ENTRADA DO EDIFÍCIO:

    Caixa subterrânea, situada em frente ao edifício, junto ao alinhamento predial, destinada a permitir a entrada do cabo subterrâneo da rede externa da Concessionária.

     

    7.5.2     Se o cabo de entrada do edifício for subterrâneo, os seguintes passos devem ser seguidos na elaboração do projeto:

    7.5.2.1 Locar uma caixa subterrânea para o atendimento do edifício, de dimensões determinadas conforme a Tabela 5 (item 6.6.1), no limite do alinhamento predial. Esta caixa não deve ser localizada em pontos onde transitam veículos (como entradas de garagens, por exemplo) , pois o tampão especificado para a mesma não é dimensionado para suportar o peso de veículos.

     

    De acordo com Manual de Tubulações Telefônicas e Rede Interna em Edificações - Módulo 00.20

     

    Objetivo

    Este módulo define as características da caixa de entrada subterrânea. 

    A caixa subterrânea tem a finalidade de permitir a entrada e facilitar a passagem do cabo 

    telefônico da rede externa. 

    A localização da caixa na calçada obedece aos seguintes critérios: 

    • Deve ficar paralela ao alinhamento predial, sendo de aproximadamente 2,5 m a distância do alinhamento predial ao centro da caixa; 
    • Deve ficar afastada 1 m de outras caixas subterrâneas e de postes; 
    • Não deve ser instalada em local de acesso de veículos. 


ID
1072228
Banca
ESAF
Órgão
MTur
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

As cozinhas podem receber aquecedores de água a gás desde que atendam a determinadas condições. Neste contexto, é incorreto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • As cozinhas podem receber aquecedores da água a gás, desde que atendam as seguintes condições: 
    I - A somatória das capacidades dos equipamentos não exceda a 320 Kcal/min;
    II - O volume não seja inferior a 10 m3 ;
    III - O aquecedor não pode ser instalado acima de fogão;
    IV - A área de ventilação total da cozinha seja no mínimo de 600cm2 obedecendo às condições para a ventilação anterior.
    V - Não estejam conjugados com sala/dormitório.  


ID
1072231
Banca
ESAF
Órgão
MTur
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Nas instalações hidráulicas de água quente, é incorreto afirmar que o aquecedor:

Alternativas
Comentários
  • NBR 7198

    5.1 Aquecedores

    5.1.1 Os aquecedores  devem ser  alimentados pelo reservatório superior de água fria ou por dispositivo de pressurização.

     

    5.1.3 A instalação  dos aquecedores de acumulação deve observar  as seguintes condições:

    b)quando alimentado por gravidade, o aquecedor deve ter o seu nível superior  abaixo  do nível inferior da derivação no reservatório de água fria;

     

    5.4.1 A pressão  estática máxima nos  pontos de utilizaçãonão deve ser superior a 400 kPa.

  • Poderá ser alimentado diretamente pela rede pública ?

  • Os aquecedores podem ser do tipo de baixa ou de alta pressão.

    Os de baixa pressão (pressão atmosférica) distribuem a água quente por gravidade; logo, exigem que os aparelhos de consumo se situem abaixo da sua posição.

    O de alta pressão, ou simplesmente de pressão podem ser instalados abaixo dos aparelhos de consumo, pois a pressão é ditada pela altura estática do reservatório de água fria.

  • Show


ID
1072234
Banca
ESAF
Órgão
MTur
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

O pavimento é uma estrutura construída sobre a superfície obtida pelos serviços de terraplenagem com a função principal de fornecer ao usuário segurança e conforto, que devem ser conseguidos sob o ponto de vista da engenharia, isto é, com a máxima qualidade e o mínimo custo. Neste contexto, é incorreto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • o pavimento deve ser IMPERMEÁVEL para evitar trincas e fissuras, logo letra E é a incorreta

  • Li rápido e errei a questão. =(

  • Horror


ID
1072237
Banca
ESAF
Órgão
MTur
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Os processos de tratamento de esgoto de nível primário têm por objetivo:

Alternativas
Comentários
  • Muitas pessoas marcaram a letra 'd', inclusive eu, mas a remoção de sólidos grosseiros se dá no nível preliminar

  • TRATAMENTO PRELIMINAR: Gradeamento, Caixa de Areia, Caixa de Gordura - remove sólidos grosseiros e areia;

    TRATAMENTO PRIMÁRIO: Decantador Primário, Flotador, Digestor, Secagem - remove sólidos em suspensão sedimentáveis, materiais flutuantes (óleos e graxas) e parte da matéria orgânica em suspensão;

    TRATAMENTO SECUNDÁRIO: Decantador Secundário, Lagoa de estabilização, Lodo Ativado (tanque de aeração), Filtro Biológico;- remove matéria orgânica dissolvida e matéria orgânica em suspensão não removida no tratamento primário;

    TRATAMENTO TERCIÁRIO: Desinfecção, Lagoa de Maturação, Remoção de Inorgânicos - remove poluentes específicos e/ou poluentes não suficientemente removidos no tratamento secundário. Ex: nutrientes ou organismos patogênicos.

  • Remoção de Sólidos Grosseiros -> Preliminar. 

     

    Remoção de  sólidos em suspensão sedimentáveis, materiais flutuantes (óleos e graxas) e parte da matéria orgânica em suspensão -> Primário;

     

    Remoção de matéria orgânica dissolvida e matéria orgânica em suspensão não removida no tratamento primário -> Secundário

     

    Remoção de  Poluentes específicos e/ou poluentes não suficientemente removidos no tratamento secundário. Ex: nutrientes ou organismos patogênicos. -> Terciário

     

    Vá e vença, que por vencido não os conheça!

     

     

     


ID
1072240
Banca
ESAF
Órgão
MTur
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Águas superficiais não tratadas que entram em uma instalação de tratamento de água, em geral, apresentam grau significativo de turbidez causada por minúsculas partículas (coloidais) de argila e silte. Neste contexto, é incorreto afirmar

Alternativas
Comentários
  • d) a coagulação é a alteração química das partículas coloidais para que possam se separar e formar partículas MAIORES (flocos).

  • Acredito que a Questão tenha mais de uma alternativa errada.

    e) Cal usado como agente coagulante? Para mim serve apenas para correção do pH;

  • Antonio Paredes encontrei isso 

    " Algumas águas têm alcalinidade natural insuficiente para reagir com o sulfato de alumínio. Neste caso, adiciona-se cal à água formando o hidróxido de cálcio Ca(OH)2 que irá reagir com o sulfato de alumínio".

    Fonte: http://www.saaeb.com.br/tratamento-agua.htm

  • Muito interessante, Francisco. Valeu pelo seu comentário!

  • A ação do coagulante é efetiva em meios alcalinos, para que ocorra tal situação a cal é adicionada.

  • Gabarito: letra D

    Motivo da alternativa E estar correta:

    Ao adicionar o sal na coagulação (como o sulfato de alumínio) há um aumento do pH, sendo que, para a coagulação, é muito importante a alcalinidade da água, uma vez que um meio ácido pode impedir a formação dos hidróxidos formados quando da adição dos sais de alumínio ou ferro, que são os responsáveis por aglutinar os flocos. Os hidróxidos possuem polaridade em suas moléculas, atraindo as impurezas, que se agregam formando flocos. Normalmente a adição dos coagulantes ocorre juntamente com a adição de agentes alcalinizantes, como o óxido de cálcio - CaO, também conhecido como cal.

    Fonte: Jonas Vale Lara do estratégia concursos


ID
1072243
Banca
ESAF
Órgão
MTur
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Os decantadores funcionam porque a densidade dos sólidos excede à do líquido. A movimentação de uma partícula sólida em um fluido sob a força da gravidade é impulsionada por diversas variáveis. Neste contexto, a variável que não retrata esse processo é:

Alternativas

ID
1072246
Banca
ESAF
Órgão
MTur
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Uma instalação de tratamento de água de 5 L utiliza 2,6 mg de cloro para desinfecção. Se a demanda diária de cloro é de 0,48 mg/L, a produção diária de cloro residual é

Alternativas
Comentários
  • 2,6mg / 5L = 0,52mg/L

    0,52mg/L - 0,48mg/L = 0,04mg/L

ID
1072249
Banca
ESAF
Órgão
MTur
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

O projeto de uma barragem é executado em fases sucessivas, cujos objetivos e metodologia variam não só em função da escala de estudo, mas principalmente em decorrência do progressivo detalhamento que as fases mais decisivas passam a exigir. Neste contexto, é correto afirmar:

Alternativas

ID
1072252
Banca
ESAF
Órgão
MTur
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Como nem sempre as características originais do maciço natural são suficientes para suportar as modificações a serem impostas pela obra de uma barragem, é necessário melhorar ou reforçar essas características. Neste contexto, a respeito do tratamento das fundações em barragens, é incorreto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra E

    O congelamento do solo gera aumento da sua impermeabilização.


ID
1072255
Banca
ESAF
Órgão
MTur
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Os critérios de projeto de uma barragem são necessários para estabelecer uma sequência de trabalho, permitir a programação adequada das investigações e a obtenção dos parâmetros de projeto. Neste contexto, é incorreto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • "Para todas os tipos de barragem de terra, a largura mínima da crista deverá ser de 3,0 m. Se a barragem for utilizada como estrada, a largura mínima será de 6,0 m, como especificado no Capítulo 7.4.4 - Estradas de Acesso." 

    Incorreta Letra C.



  • Alguém sabe de onde tiraram as alternativas restantes?


ID
1072258
Banca
ESAF
Órgão
MTur
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Os escoamentos, em sua grande maioria, podem ser considerados unidimensionais e em regime permanente, simplificando muito as equações de fluxo normalmente utilizadas. Neste contexto, assinale a opção incorreta.

Alternativas
Comentários
  • Para um sistema com movimento relativo a um sistema de referência inercial, a segunda lei de Newton estabelece que a soma de todas as forças externas agindo sobre o sistema é igual à taxa de variação com o tempo da quantidade de movimento linear do sistema, F = dP/dt.

    Tem nada de nulo

             EF (símbolo do somatório + F força)  é a soma de todas as forças externas atuantes sobre o sistema, e são, A(acel) e V (velocidade) respectivamente, a aceleração e a velocidade do centro de massa do sistema, e é r o vetor posição do centro de massa do sistema em relação a um sistema fixo de coordenadas. 

  • Os escoamentos, já que estão em regime permanente, não podem ser considerados com a resultante nula de esforços!

     

     

     

    Calma, calma! Eu estou aqui!


ID
1072264
Banca
ESAF
Órgão
MTur
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Segundo a norma NR 18 Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção, entende-se como instalação sanitária o local destinado ao asseio corporal e/ou ao atendimento das necessidades fisiológicas de excreção. Neste contexto, assinale a opção incorreta.

Alternativas
Comentários
  • O erro da letra 'c' está em: ''não podendo ser de madeira''

    Conforme o item 18.4.2.3 da NBR 18:
    As instalações sanitárias devem ter paredes de material resistente e lavável, podendo ser de madeira;

  • PODEM SIM SER DE MADEIRA. 


ID
1072267
Banca
ESAF
Órgão
MTur
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Segundo a norma NR 18 Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção, nas atividades que exponham os trabalhadores a riscos de asfixia, explosão, intoxicação e doenças do trabalho, devem ser adotadas medidas especiais de proteção. Neste contexto, assinale a opção incorreta.

Alternativas
Comentários
  • E - proibição de uso de oxigênio para ventilação de local confinado
    Nas atividades que exponham os trabalhadores a riscos de asfixia, explosão, intoxicação e doenças do trabalho devem ser adotadas medidas especiais de proteção, a saber: a) treinamento e orientação para os trabalhadores quanto aos riscos a que estão submetidos, a forma de preveni-los e o procedimento a ser adotado em situação de risco; b) nos serviços em que se utilizem produtos químicos, os trabalhadores não poderão realizar suas atividades sem a utilização de EPI adequado; c) a realização de trabalho em recintos confinados deve ser precedida de inspeção prévia e elaboração de ordem de serviço com os procedimentos a serem adotados; d) monitoramento permanente de substância que cause asfixia, explosão e intoxicação no interior de locais confinados realizado por trabalhador qualificado sob supervisão de responsável técnico; e) proibição de uso de oxigênio para ventilação de local confinado; f) ventilação local exaustora eficaz que faça a extração dos contaminantes e ventilação geral que execute a insuflação de ar para o interior do ambiente, garantindo de forma permanente a renovação contínua do ar; g) sinalização com informação clara e permanente durante a realização de trabalhos no interior de espaços confinados; h) uso de cordas ou cabos de segurança e armaduras para amarração que possibilitem meios seguros de resgate; i) acondicionamento adequado de substâncias tóxicas ou inflamáveis utilizadas na aplicação de laminados, pisos, papéis de parede ou similares; j) a cada grupo de 20 (vinte) trabalhadores, dois deles devem ser treinados para resgate; k) manter ao alcance dos trabalhadores ar mandado e/ou equipamento autônomo para resgate; l) no caso de manutenção de tanque, providenciar desgaseificação prévia antes da execução do trabalho. 1

  • A informação retirada do nosso colega Sven AFT foi do livro " A Técnica de Edificar "  Walid Yazigi

  • NR 18
    18.20.1 Nas atividades que exponham os trabalhadores a riscos de asfixia, explosão, intoxicação e doenças do
    trabalho devem ser adotadas medidas especiais de proteção, a saber:

    a) treinamento e orientação para os trabalhadores quanto aos riscos a que estão submetidos, a forma de preveni-los e
    o procedimento a ser adotado em situação de risco;
    b) nos serviços em que se utilizem produtos químicos, os trabalhadores não poderão realizar suas atividades sem a
    utilização de EPI adequado;
    c) a realização de trabalho em recintos confinados deve ser precedida de inspeção prévia e elaboração de ordem de
    serviço com os procedimentos a serem adotados;
    d) monitoramento permanente de substância que cause asfixia, explosão e intoxicação no interior de locais
    confinados realizado por trabalhador qualificado sob supervisão de responsável técnico;
    e) proibição de uso de oxigênio para ventilação de local confinado;
    f) ventilação local exaustora eficaz que faça a extração dos contaminantes e ventilação geral que execute a
    insuflação de ar para o interior do ambiente, garantindo de forma permanente a renovação contínua do ar;
    g) sinalização com informação clara e permanente durante a realização de trabalhos no interior de espaços
    confinados;
    h) uso de cordas ou cabos de segurança e armaduras para amarração que possibilitem meios seguros de resgate;
    i) acondicionamento adequado de substâncias tóxicas ou inflamáveis utilizadas na aplicação de laminados, pisos,
    papéis de parede ou similares;
    j) a cada grupo de 20 (vinte) trabalhadores, dois deles devem ser treinados para resgate;
    k) manter ao alcance dos trabalhadores ar mandado e/ou equipamento autônomo para resgate;
    l) no caso de manutenção de tanque, providenciar desgaseificação prévia antes da execução do trabalho.


ID
1072270
Banca
ESAF
Órgão
MTur
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Segundo a norma NR 18 Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção, a utilização de veículos, a título precário para transporte de passageiros, somente será permitida em vias que não apresentem condições de tráfego para ônibus. Neste contexto, assinale a opção incorreta quanto às condições mínimas de segurança que os veículos devem apresentar.

Alternativas
Comentários
  • - assentos com espuma revestida de 0,45m (quarenta e cinco centímetros) de largura por 0,35m (trinta e cinco centímetros) de profundidade de 0,45m (quarenta e cinco centímetros) de altura com encosto e cinto de segurança tipo 3 (três) ponto.

    Questão decoreba demais


ID
1072273
Banca
ESAF
Órgão
MTur
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

A maioria das patologias observadas em fundações, decorrentes do comportamento do solo, são originadas na etapa de análise e projeto. Neste contexto, assinale a opção que não expressa um possível problema.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra E

    O enunciado da questão menciona patologias "decorrentes do comportamento do solo". A afirmação da letra E, de fato, apresenta um problema na etapa de análise e projeto, porém não está relacionado às características do solo.



ID
1072276
Banca
ESAF
Órgão
MTur
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

A disgregação do concreto é caracterizada pela ruptura do mesmo, especialmente em regiões salientes dos elementos estruturais. Neste contexto, a causa que não retrata essa anomalia é

Alternativas
Comentários
  • Alternativa correta: D

    Na abrasão ocorre a disgregação do concreto por DESGASTAMENTO superficial, que ocorre por atrito. No enunciado da questão é pedido a disgregação do concreto que é caracterizada pela RUPTURA.
  •  

    DISGREGAÇÕES:
    É A RUPTURA DO CONCRETO EM ZONAS SALIENTES DAS PEÇAS, EM GERAL, A DISGREGAÇÃO TEM SUA ORIGEM EM ESFORÇOS INTERNOS. SUAS CAUSAS SÃO EM GERAL A CORROSÃO DAS ARMADURAS, O ÓXIDO DE FERRO SE EXPANDE TENSIONANDO O CONCRETO, CARGAS EXCESSIVAS OU CONGELAMENTO DE ÁGUA ABSORVIDA.
     

  • Disgregação ≠ desagregação

     

    A Abrasão pode ser uma causa da desagregação, não da disgregação, que é caracteriazada por ruptura do concreto, uma parte do concreto se separa do monolito, sem perder suas características , na desagregação ocorre a perda total da unidade entre os elementos do concreto.

  • Disgregação (Desplacamento ou Esfoliação)

  • Nunca vi drenagem provocar disgregação

    Para mim, gabarito seria C


ID
1072279
Banca
ESAF
Órgão
MTur
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Assinale a opção que não corresponde a uma das aplicações de resinas epoxídicas utilizadas em reparos em construções de concreto armado

Alternativas
Comentários
  • Alternativa correta: B

    A questão pede a aplicação de resinas epoxídicas utilizadas em reparos. O "transporte dos esforços aos cabos de protensão" é um dos conceitos da protensão do concreto, adicionando tensões internas no concreto para neutralizar as tensões de tração resultantes do carregamento.

  • "Assinale a opção que não corresponde..."

    b) Transporte dos esforços aos cabos de protensão

     

    Resinas são boas, mas é dar muita confiança à ela para protender ne...


ID
1072282
Banca
ESAF
Órgão
MTur
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Segundo a Portaria n. 67 SEDU/PR Sistema de Qualificação de Empresas de Serviços e Obras, assinale a opção incorreta quanto ao processo de obtenção da qualificação.

Alternativas