SóProvas



Prova EXATUS - 2012 - DETRAN-RJ - Analista de Identificação Civil


ID
951439
Banca
EXATUS
Órgão
DETRAN-RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Criminalística
Assuntos

Juan Vucetich, (1858-1925) Criminalista argentino nascido em Lessina, Dalmacia às margens do Adriático, território da atual Croácia, criador do sistema datiloscópico, conforme o sistema desenvolvido marque a resposta correta:

Alternativas
Comentários
  • ALT. A


    O local em que a derme e a epiderme se encontram é irregular pois elas se interpenetram formando ondulações denominadas papilas dérmicas.

    As papilas dérmicas são formadas por cristas papilares e sulcos interpapilares (fig. 14), e se formam entre seis e oito semanas antes do nascimento do indivíduo permanecendo imutáveis - ao olhos do perito papiloscópico - por toda a vida, até a putrefação.

    FONTE:http://www.papiloscopia.com.br/estudo_das_papilas.html



    BONS ESTUDOS
    A LUTA CONTINUA
  • os datilograma que possui delta terá uma constituição de três sistemas de linhas devidamente separadas entre si pelas linhas diretrizes... portanto não são todos... letra C errada.

  • Desenho digital é o que olhamos diretamente no nosso dedos enquanto impressão digital é quando imprimimos a impressão deste desenho digital em alguma superfície Ou seja é o reverso do desenho digital. Logo os dois não são sinônimos

  • NÃO CONFUNDAM: 

     

    Uma impressão digital do tipo ARCO não possui DELTA... logo não possui sistema nuclerar, logo, as letras C e D devem ser eliminadas de imediato. 

    A letra B está errada porque o desenho digital é formado pelas papilas digitais diretamente nos nossos dedos, enquanto que impressão digital é a "marca" deixada sobre uma superfíciel, sendo simétrica ao desenho digital porém invertida (espelho do desenho digital). 

     

    bons estudos. 

  • As linhas papilares da face volar (vista palmar) das falanges agrupam-se em três sistemas: basilar, marginal e nuclear ou central, consoante topografia.

  • Gab. A

    Qto a letra C, o que apresenta este tipo de classificação é o Delta e não a impressão digital.

    O Delta é a característica fundamental no sistema de Juan Vucetich, é formado no ponto de encontro dos sistemas basilar, nuclear e marginal, que com a união dos dois ou três sistemas formam-se o Delta.

    A partir do delta, se define o que se convencionou chamar de SISTEMAS PRINCIPAIS DE LINHAS: Nuclear ou central, basal e marginal:

    • O sistema marginal é formado pelas linhas que estão acima do ramo superior das linhas diretrizes que se sobre põe ao núcleo.
    • O sistema basal compreende as linhas abaixo do ramo inferior das linhas diretrizes, ficam na base da impressão digital, isto é, abaixo do núcleo.
    • O sistema nuclear, por fim, engloba as linhas existentes entre os ramos das linhas diretrizes, é representado por linhas colocadas entre as basilar e as marginais.
  • Gab. A

    Datilograma digital: É conhecido também como “Desenho digital”, formado pelo conjunto de cristas e sulcos, os quais projetam desenhos ou arabescos; localizados na 3ª falange dos dedos.

    Impressão digital: É a reprodução digital num suporte qualquer desde que apresente condições favoráveis à sua retenção. A impressão digital é a réplica invertida do desenho digital.

    Papilograma: É a impressão digital que não se pode afirmar se pertence às polpas digitais, das palmas das mãos ou das plantas dos pés.

  • GAB: A

    A (CERTO) O desenho digital é o conjunto de cristas papilares e sulcos interpapilares da falangeta.

    • A dactiloscopia estuda as papilas localizadas na falangeta ou falange distal: formada pelas cristas papilares (linhas pretas); sulcos papilares (linhas brancas)

    B Desenho digital que é sinônimo de impressão digital corresponde ao desenho das cristas papilares.

    • Olhe para o seu dedo, vc está vendo o desenho digital.. agora transfira esse desenho para um anteparo, vc vê uma impressão digital (ex: impressão digital no RG. Por lógica, a impressão digital terá um conformação inversa ao desenho digital)

    C Todo tipo de impressão digital apresenta 3 (três) sistemas de linhas, sendo: sistema basilar, sistema nuclear ou núcleo e sistema marginal.

    • Uma impressão digital do tipo ARCO não possui delta, portanto também não possui sistema nuclear

    D Delta pode ser definido como o ponto de encontro dos três sistemas de linhas, é encontrado em todas as impressões digitais.

    • Uma impressão digital do tipo ARCO não possui delta, portanto também não possui sistema nuclear
  • VARIAS VEZES FOI REFERIDO, INCLUSIVE POR COMENTARISTAS DO QCONCURSOS, QUE OS SISTEMAS BASILARES, NUCLEAR E MARGINAL SÃO ÁREAS. SENDO ASSIM, INDEPENDE SE NA IMPRESSÃO DIGITAL HA UM DELTA DOIS DELTAS OU NENHUM DELTA.

  • Em uma impressão digital do tipo ARCO não há deltas, ou seja, não há o encontro dos três sistemas de linhas, pois não possui o sistema nuclear.


ID
951442
Banca
EXATUS
Órgão
DETRAN-RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Criminalística
Assuntos

Marque a resposta correta:

Os Postulados da Datiloscopia são certos princípios científicos em que se baseia esta ciência. Universalmente são admitidos três postulados: perenidade, imutabilidade e variabilidade, sendo que:


Alternativas
Comentários
  • Requisitos exigidos para uma ferramenta de identificação

    Toda ferramenta de identificação possui alguns requisitos fundamentais, qual sejam:

    Unicidade: todos os indivíduos de todas as raças possuem impressões papilares;

    Perenidade: surgem no 6º mês de vida fetal e só desaparecerem com a putrefação da pele;

    Imutabilidade: o desenho não se altera durante a existência do indivíduo;

    Variabilidade: o desenho papilar varia de pessoa para pessoa.

    FONTE:http://www.papiloscopia.com.br/estudo_das_papilas.html

    BONS ESTUDOS
    A LUTA CONTINUA

  • O gabarito está errado. A opção correta seria a letra B.
  • Realmente está errado o gabarito, pois a letra B é a correta.

    Nenhum desenho digital é idêntico ao outro, inclusive se tratando de uma mesma pessoa. Cada dedo apresenta um desenho diferente.

  • ESTÁ CONSERTADO O GABARITO

  • Fácil !! Por eliminação = GAB: Letra B.

    Pois não existem dedos com a mesma digital, mesmo que sendo de uma mesma pessoa.

  • Temos somente um porém quanto ao gabarito.

    Segundo o princípio da perenidade, as impressões digitais persistem mesmo após a putrefação. É errado alegar que ela persiste ATÉ a putrefação.

  • Gab. B

    PERENIDADE: No 6º mês de vida intra-uterina as impressões digitais já se fazem presentes, conservando-se durante a existência do indivíduo até a putrefação cadavérica.

    • Os arabescos formados pelas cristas papilares na polpa dos dedos, na palma das mãos e na planta dos pés iniciam por volta do TERCEIRO MÊS, e fixam no sexto mês de vida intrauterina, ou antes, conservando-se durante toda a vida e até depois da morte, desde que a pele esteja intacta, sendo destruídos apenas pela putrefação.

    IMUTABILIDADE: Os desenhos digitais jamais se alteram, seja patologicamente ou por vontade do indivíduo. São os mesmos desde o aparecimento até a putrefação pós-morte. Podem ocorrer danificações temporárias causadas por doenças, como lepra ou dermatoses, queimaduras superficiais ou ainda estigmas profissionais. Os desenhos voltam a forma inicial, logo que houver tempo para a recuperação.

    VARIABILIDADE/UNICIDADE: Não existem duas impressões digitais iguais, tendo uma variação de pessoa para pessoa, e de dedo para dedo em uma mesma pessoa.


ID
951445
Banca
EXATUS
Órgão
DETRAN-RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Criminalística
Assuntos

Juan Vucetich, Chefe de estatística da polícia de La Plata, Argentina em 1891, Estudando a “Revue Scientifique” que continha o artigo de Henry de Varigny “Les empreintes digitales daprés Galton” acerca das experiências de Galton sobre impressões papilares o qual sugeria que fossem adotados dez dedos. Entusiasmado pelo assunto Vucetich montou um sistema que denominou “icnofalangometria”. Em 1894 Dr. Francisco Latzina publicou em seu jornal “La Nacion” de Buenos Aires/Argentina, sugerindo que fosse substituído o nome para Dactiloscopia, sendo este novo nome composto por dois elementos gregos: DAKTYLOS = dedos e SKOPÊIN = examinar. Deste podemos afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • ALT. D

     

    O sistema de classificação idealizado por Juan Vucetich consiste em quatro tipos fundamentais a saber:

    Arco: é o datilograma, geralmente adéltico, formado por linhas que atravessam o campo digital, apresentando em sua trajetória formas mais ou menos paralelas e abauladas ou alterações características. É representado pela letra para os polegares e número 1 para os demais dedos.
    Presilha interna: é o datilograma com um delta à direita do observador, apresentando linhas que, partindo da esquerda, curvam-se e voltam ou tendem a voltar ao lado de origem, formando laçadas. É representado pela letra I para os polegares e o número 2 para os demais dedos.
    Presilha externa: é o datilograma com um delta à esquerda do observador, apresentando linhas que, partido da direita, curvam-se e voltam ou tendem a voltar ao lado de origem, formando laçadas. É representado pela letra E para os polegares e o número 3 para os demais dedos.
    Verticilo: é o datilograma com um delta à direita e outro à esquerda do observador, tendo pelo menos uma linha livre e curva à frente de cada delta. É representado pela letra V para os polegares e o número 4 para os demais dedos.

    fonte:
    http://www.papiloscopia.com.br/classifica.html

    BONS ESTUDOS

    A LUTA CONTINUA
  • Letra (D)

     

    Juan Vucetich adotou quatro tipos fundamentais, Arco, Presilha Interna, Presilha Externa e Verticilo. 

  • (A)  Incorreta! O arco não apresenta delta. O verticilo possui 2 deltas.

    (B)  Incorreta, pois o verticilo apresenta 2 deltas.

    (C)  Incorreta, pois as presilhas apresentam 1 delta, podendo ser à esquerda do observador (externa) ou à direita (interna).

    (D)  CORRETA! São os tipos fundamentais!

    Gabarito: D


ID
951448
Banca
EXATUS
Órgão
DETRAN-RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Criminalística
Assuntos

Marque a afirmativa correta:

Alternativas
Comentários
  • Polidactilia: caracteriza-se pela incidência de mais de 5 dedos na mão.

    Síndrome de Nagali: a ausência de impressões digitais.

    fontes:
    http://www.papiloscopia.com.br/especial.html

    http://www.google.com.br/?source=search_app#output=search&sclient=psy-ab&q=como+%C3%A9+chamada+a+ausencia+de+impress%C3%B5es+digitais&oq=como+%C3%A9+chamada+a+ausencia+de+impress%C3%B5es+digitais&gs_l=hp.3...975.9375.0.9671.48.43.0.5.5.2.283.7659.0j40j3.43.0...0.0.0..1c.1.17.psy-ab.KoxLCiO78Zk&pbx=1&bav=on.2,or.r_qf.&bvm=bv.48293060,d.dmg&fp=f95ab0a123ad97e2&biw=1366&bih=643


    bons estudos
    a luta contua
  • A) CORRETA. São os subtipos: duplo, ganchoso, norma e invadida

    B) INCORRETA: São 4 tipos - Circular, Espiral, Ovaidal e Sinuoso

    C)INCORRETA. Como o colega mencionou a polidactilia ocorre quando o individuo tem 5 ou mais dedos 

    D) INCORRETA. Espiral é um subtipo do Verticilo. 

  • Os subtipos estão baseados na disposição das linhas nucleares de cada tipo:

    Arco = Plano, Angular, Bifurcado à direita, Bifurcado à esquerda, Destro apresilhado, Sinistro apresilhado; 

    Presilha interna = normalinvadida;

    Presilha externa = normal, invadida; 

    Verticilo = circular, espiral, ovoidal, sinuoso, duvidoso. 

     

    http://www.papiloscopia.com.br/subtipos.html

  • Questão nível hard pedindo os subtipos de cada tipo fundamental de impressão digital.

         Arco: Plano, Angular, Bifurcado à direita, Bifurcado à esquerda, Destro apresilhado, Sinistro apresilhado; 

         Presilhas interna e externa: normal e invadida (para cada uma);

         Verticilo: circular, espiral, ovoidal, sinuoso e duvidoso (5 subtipos no total). 

         E a POLIdactilia consiste em anomalia a qual o indivíduo apresenta mais dedos na(s) mão(s) do que a normalidade (mais de 5 dedos).

    Gabarito: A

  • Segundo Rabello (1996), há 4 subtipos de presilhas internas e externas: Invadidas, ganchosas, duplas e gêmeas.

    Logo, letra A.

  • Vesticilo

    • (CEOSD)
    • Circular - CR ou 1,
    • espiral - SP ou 2,
    • ovoidal - OV ou 3,
    • sinuoso - SN ou 4,
    • duvidoso - DV ou 5
    • Ex: verticilio sinuoso: 44

    Presilhas (externa e interna)

    • Normal (NR) 1,
    • invadida (VD) 2
    • ex: Presilha externa normal: 31

    Arco

    • Plano (PL) 1,
    • angular (AG) 2,
    • bifurcado a direita (BD),
    • bifurcado a esquerda (BE)
    • Ex: arco angular: 12

    Fonte: http://www.papiloscopia.com.br/laudos.html


ID
951451
Banca
EXATUS
Órgão
DETRAN-RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

No ano de 1882, Alphonse Bertillon lança em Paris/França, o Sistema Antropométrico, que seria o primeiro sistema científico de identificação, baseando-se em elementos antropométricos do homem. Este sistema consistia, marque a opção correta:

Alternativas
Comentários
  • alguém pode comentar essa questão, não entendi.

  • Shirley,a questão está querendo saber como é feito ( no que se baseava) o sistema antropométrico. Correta letra c, media as partes do corpo em (mm), eram anotadas e arquivadas.

  • Trata-se to estudo da antropometria criminal. 

  • A) MÉTODO FLEBOGRÁFICO DE TAMASSIA

    B) não sei

    C) MÉTODO ANTROPOMÉTRICO DE BERTILLON

    D) MÉTODO RADIOGRÁFICO DE LEVINSOHN

  • TRATAVA-SE DO ASSINALAMENTO (MEDIDAS TIRADAS EM mm de varias partes do corpo) numa tentativa de se criar uma forma robusta de identificaco, no caso antropometrica do individuo. Bertilon e mais conehcido pelas fotos sinaleticas usadas ate hoje.

  • A questão avalia os conhecimentos do candidato em antropologia médico-legal.

    Chama-se identificação o processo pelo qual se determina a identidade de uma pessoa ou de uma coisa, ou um conjunto de diligências cuja finalidade é levantar uma identidade. Portanto, identificar uma pessoa é determinar uma individualidade e estabelecer caracteres ou conjunto de qualidades que a fazem diferente de todas as outras e igual apenas a si mesma.

    A) ERRADO. Trata-se do sistema flebográfico de Tamassia, cuja identificação é feita pelos desenhos formados pelas veias das mãos.

    B) ERRADO. Não se trata de um método de identificação.

    C) CERTO. No sistema antropométrico de Bertillon era embasado em dados antropométricos, em descrição e sinais individuais.
    Os dados antropométricos fundamentam-se na fixidez do esqueleto humano, após os 20 anos, inspirando-se nas 11 medidas preconizadas pelo autor do esqueleto, para classificação e arquivamento. No assinalamento descritivo, as fichas eram anotadas com caracteres morfológicos, como altura e largura da fronte, dimensões e forma da boca, dimensões e forma do nariz etc.; com caracteres cromáticos, como a cor dos cabelos, da pele e dos olhos; e com caracteres complementares, denunciando as particularidades de cada pessoa. E, finalmente, os sinais individuais exarando as marcas, cicatrizes, manchas, tatuagens, amputações, anquiloses, deformidades que eram descritas minuciosamente. Todas as anotações dos dados antropométricos eram em milímetros.

    D) ERRADO. Trata-se do sistema radiológico de Levinsohn, cuja identificação é feita na medida dos ossos do carpo por exames de raio X.

    Gabarito do professor: Alternativa C.

  • Bertillon foi quem criou o primeiro sistema antropométrico (sistema de Bertillon), que consistia nas medições:

    - do crânio;

    - da altura em pé;

    - da altura sentado;

    - do tamanho dos pés;

    - do tamanho dos braços e das pernas;

    - entre outras medidas do corpo humano.

    Foi o passo inicial, mas era um método que não preenchia o requisito da Praticidade na identificação, tanto quando a coleta de informações, quando no momento de pesquisar no banco de dados, pois a busca no banco de dados do processo de identificação deve ser algo rápido, fácil e prático, como é a identificação datiloscópica.

  • Os dados antropométricos fundamentam-se na fixidez do esqueleto humano, após os 20 anos, inspirando-se em 11 medidas:

    a) diâmetro anteroposterior da cabeça;

    b) diâmetro transversal da cabeça;

    c) comprimento da orelha direita;

    d) diâmetro bizigomático;

    e) comprimento do pé esquerdo;

    f) comprimento do dedo médio esquerdo;

    g) comprimento do dedo mínimo;

    h) comprimento do antebraço;

    i) estatura;

    j) envergadura (comprimento dos braços abertos);

    l) altura do busto.

    Eram essas as medidas para classificação e arquivamento. 


ID
951454
Banca
EXATUS
Órgão
DETRAN-RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

O sistema Antropométrico de Bertillon apoiava-se em três requisitos, que são:

Alternativas
Comentários
  • Questão aborda conhecimento que poucas pessoas sabem que existe no sistema Antropométrico de Bertillon. Que é a possibilidade de classificação. A classificabilidade.

    Na Bertillonage, as impressões digitais representam um mero elemento de identificação a mais, visto que a chave do sistema é baseada na antropometria. No sistema havia três fichas para classificação que formavam 9 grupos subdivididos em 3 subgrupos resultando 27 categorias.

    Inicialmente, se formavam dois grandes grupos, segundo o sexo e a idade das pessoas. O terceiro grupo formado pela dimensão média da cabeça, oscilando entre 185 mm a 190 mm, que foram classificados em pequenas, médias e grandes.

    A classificação das fichas faz-se mediante as medidas obtidas no assinalamento antropométrico e finalmente repartidas em armários adequados, de modo que, qualquer que seja o número de fichas, o reconhecimento de um reincidente se faz facilmente pela situação ordenada de sua ficha e pela eliminação das demais.


    Fonte: http://www.papiloscopia.com.br/historia.html


  • B Individualidade, Imutabilidade e Classificabilidade. 

     

  • Um estudante que tem como base o livro de Medicina Legal do professor Genival França erraria esta questão. 
    Veja o que o professor França fala sobre sistema de Bertillon ou bertillonagem: 

     

    Mesmo estando em desuso em todos os países do mundo, o sistema de Bertillon ou bertillonagem apresenta grande valor histórico pelo motivo de ter sido a base dos atuais processos científicos da identificação civil ou criminal. As críticas que se lhe fazem prendem-se aos empecilhos práticos de execução, de arquivamento e de classificabilidade; ao fato de não ser classificador, mas excludente, às dificuldades de tomadas das medidas exatas, à indisponibilidade de pessoal técnico competente e ao seu aproveitamento de pessoas apenas em uma determinada faixa etária.

     

    Fonte: Genival Veloso França. 10ª Ed. Página 207. 

  • Bertillon foi quem criou o primeiro sistema antropométrico (sistema de Bertillon), que consistia nas medições:

    - do crânio;

    - da altura em pé;

    - da altura sentado;

    - do tamanho dos pés;

    - do tamanho dos braços e das pernas;

    - entre outras medidas do corpo humano.

    Foi o passo inicial, mas era um método que não preenchia o requisito da Praticidade na identificação, tanto quando a coleta de informações, quando no momento de pesquisar no banco de dados, pois a busca no banco de dados do processo de identificação deve ser algo rápido, fácil e prático, como é a identificação datiloscópica.

  • Os dados antropométricos fundamentam-se na fixidez do esqueleto humano, após os 20 anos, inspirando-se em 11 medidas:

    a) diâmetro anteroposterior da cabeça;

    b) diâmetro transversal da cabeça;

    c) comprimento da orelha direita;

    d) diâmetro bizigomático;

    e) comprimento do pé esquerdo;

    f) comprimento do dedo médio esquerdo;

    g) comprimento do dedo mínimo;

    h) comprimento do antebraço;

    i) estatura;

    j) envergadura (comprimento dos braços abertos);

    l) altura do busto


ID
951457
Banca
EXATUS
Órgão
DETRAN-RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Conforme determina a Lei nº. 7.116 de 29 de Agosto de 1983, que assegura validade nacional às Carteiras de Identidade e regula sua expedição, pode-se afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • AGUARDAR O GABARITO DEFINITIVO, EIS QUE A BANCA ESTÁ DANDO A ALTERNATIVA "C" COMO CORRETA, OCORRE QUE A "B", TRATA-SE DA LITERALIDADE DO ARTIGO DE CITADO DIPLOMA LEGAL, IN VERBIS:

    Art. 6 da Lei 7116/83. A Carteira de Identidade fará prova de todos os dados nela incluídos, dispensando a apresentação dos documentos que lhe deram origem ou que nela tenham sido mencionados.

    bons estudos
    a luta continua
  • sobre a letra D

    ART 4 - § 1º - O Poder Executivo Federal poderá aprovar a inclusão de outros dados opcionais na Carteira de Identidade.


  • Decreto 9. 278/2018

    Informações incluídas a pedido

    Art. 8º Será incluído na Carteira de Identidade, mediante requerimento:

    I - o número do DNI;

    II - o Número de Identificação Social - NIS, o número no Programa de Integração Social - PIS ou o número no Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público - PASEP;

    III - o número do Cartão Nacional de Saúde;

    IV - o número do Título de Eleitor;

    V - o número do documento de identidade profissional expedido por órgão ou entidade legalmente autorizado;

    VI - o número da Carteira de Trabalho e Previdência Social;

    VII - o número da Carteira Nacional de Habilitação;

    VIII - o número do Certificado Militar;

    IX - o tipo sanguíneo e o fator Rh; - Mediante resultado de exame laboratorial;

    X - as condições específicas de saúde cuja divulgação possa contribuir para preservar a saúde ou salvar a vida do titular; e

    XI - o nome social.


ID
951460
Banca
EXATUS
Órgão
DETRAN-RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Documentos necessários para o requerimento da Carteira de Identidade:

Alternativas
Comentários
  • De acordo com a Lei 7.116 de 29 de agosto de 1983 em seu artigo 2º diz: Para a expedição da Carteira de Identidade de que trata esta lei não será exigida do interessado a apresentação de qualquer outro documento, além da Certidão de Nascimento ou de Casamento.

    Bons Estudos!


ID
951463
Banca
EXATUS
Órgão
DETRAN-RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Criminalística

A Carteira de Identidade será expedida como base no processo:

Alternativas
Comentários
  • ALT. D

    Art. 10 Decreto 89250/83. A Carteira de Identidade será expedida com base no processo de identificação datiloscópica.


    BONS ESTUDOS
    A LUTA CONTINUA

ID
951466
Banca
EXATUS
Órgão
DETRAN-RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Conforme prevê o Decreto nº 89.250 de 27 de dezembro de 1983, que regulamenta a Lei nº. 7.116/83 e redação dada pelo Decreto 2.170/97, podemos afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • AGUARDAR GABARITO DEFINITIVO, EIS QUE A ALTERNATIVA 'B', CONSIDERADA CORRETA, ESTÁ EQUIVOCADA, CONSOANTE ARTIGO DESCRITO:


    Art. 2, Decreto 89250/83. A Carteira de Identidade conterá campo destinado ao registro: (Redação dada pelo Decreto nº 2.170, de 1997) 

    I - do número de inscrição no Programa de Integracao Social - PIS ou no Programa de Formacao do Patrimonio do Servidor Público - PASEP; (Incluído pelo Decreto nº 2.170, de 1997)

    II - do número do Cadastro de Pessoas Físicas do Ministério da Fazenda - CPF; (Incluído pelo Decreto nº 2.170, de 1997)

    III - da expressão "Idoso ou maior de sessenta e cinco anos"; (Incluído pelo Decreto nº 2.170, de 1997)

    IV - de uma das expressões "Doador de órgãos e tecidos" ou "Não-doador de órgãos e tecidos". (Incluído pelo Decreto nº 2.170, de 1997)



    BONS ESTUDOS
    A LUTA CONTINUA
  • Caro Munir, não há qualquer erro na questão, apenas houve um equívoco em sua leitura. Como o Sr. mesmo transcreveu o Decreto 89250/83 é bem claro:

    Art 2. A carteira de identidade conterá campo destinado ao registro: 


    (...)

    III- da expressão "idoso ou maior de sessenta e cinco anos"; 

    Já a assertiva B: A carteira de Identidade conterá campo destinado ao registro: da expressão “idoso ou maior de sessenta anos”.


    Avante!
  • Gabarito: A

    conforme: 89.250 de 27 de dezembro de 1983, art. 6.

ID
951469
Banca
EXATUS
Órgão
DETRAN-RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Criminalística
Assuntos

Conforme a Resolução nº 249 de 27 de Agosto de 2007, marque a alternativa correta:

Alternativas
Comentários
  • RESOLUÇÃO No 249  DE  27  DE  AGOSTO  DE  2007.


    Regulamenta o procedimento de coleta e armazenamento de impressão digital nos processos de habilitação ou renovação da Carteira Nacional de Habilitação – CNH.



    Art. 2º O armazenamento das imagens das impressões digitais coletadas deverá ser feito em mídia digital com resolução mínima de 500 dpi ou em meio físico com material de fundo branco ou transparente e com película superior de proteção capaz de evitar rasuras acidentais compreendendo, em ambos os meios, a imagem das impressões digitais dos dez dedos (impressão decadactilar).

  • Art. 2º. O armazenamento das imagens das impressões digitais coletadas deverá ser feito em mídia digital com resolução mínima de 500 dpi ou em meio físico com material de fundo branco ou transparente e com película superior de proteção capaz de evitar rasuras acidentais compreendendo, em ambos os meios, a imagem das impressões digitais dos dez dedos (impressão decadactilar).

    § 1º Das imagens coletadas, a do polegar e a do indicador direito deverão ser incorporadas ao Banco de Imagem do Registro Nacional de Condutores Habilitados – RENACH. 

    § 2º As imagens recebidas serão enviadas ao Departamento de Polícia Federal para inclusão e comparação com as imagens pertencentes à solução AFIS daquele Departamento visando garantir a individualidade do candidato ou condutor com a sua respectiva CNH.


ID
951472
Banca
EXATUS
Órgão
DETRAN-RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Criminalística
Assuntos

A nossa pele é o maior órgão de nosso corpo. Sua espessura varia de 0,5 a 6 mm e funciona como uma capa que protege os órgãos internos. Sendo composta pela Epiderme, Derme e Hipoderme. Assim pode-se afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • GAB-A


    ESTUDO DA PELE


    A pele é o maior órgão de nosso corpo. Sua espessura varia de 0,5 a 6 mm e funciona como uma capa que protege os órgãos internos.

    É composta por:

    Epiderme: camada visível formada por células mortas ou prestes a morrer.

    Derme: fica logo abaixo da epiderme e contém a raiz dos pêlos, terminações nervosas e vasos sangüíneos, além do colágeno, que dá elasticidade à pele.

    Hipoderme: onde ficam as gorduras, as veias e os músculos.

    Fonte: http://www.papiloscopia.com.br/estudo_das_papilas.html

  • Colágeno dá elasticidade ou resistência? Aprendi que quem dá elasticidade é a elastina.

  • Gabarito é passível de anulação, já que o colageno confere resistência e a elastina elasticidade.

    Na letra A, ele informa que o colageno é quem dá elasticidade.

  • Erro da letra D ("As papilas dérmicas contêm terminações nervosas e vasos sanguíneos.")

    Sobre as terminações nervosas. (Sim, possuem)

    "As terminações nervosas encapsuladas estão envolvidas por uma cápsula de tecido conjuntivo. São os corpúsculos de Meissner, os corpúsculos de Pacini, os corpúsculos de Ruffini e os bulbos terminais de Krause.

    Os corpúsculos de Meissner estão nas papilas dérmicas de áreas sem pelos, como os dedos, a palma das mãos e a planta dos pés. São estruturas alongadas, constituídas por axônios envoltos pelas células de Schwann, dispostos em espiral e contidos em uma cápsula de fibroblastos modificados, contínuos ao endoneuro da fibra nervosa."

    (Fonte: https://www.ufrgs.br/auladehisto/pdf/11sisttegumentar.pdf)

    Sobre os vasos sanguíneos. (Não possuem)

    "A derme é subdividida em: papilar, que corresponde às papilas dérmicas e é constituída por tecido conjuntivo frouxo, e reticular, a maior parte da derme, de tecido conjuntivo denso não modelado.

    A derme contém os anexos cutâneos, os vasos sanguíneos e linfáticos, os nervos e as terminações nervosas sensoriais, que podem ser livres ou encapsuladas."

    (Fonte: https://www.ufrgs.br/auladehisto/pdf/11sisttegumentar.pdf)

    Camada Papilar: "Estão presentes nesta camada, fibrilas especiais de colágeno, inserindo-se na membrana basal de um lado, e de outro, penetram profundamente na derme (junção dermo-epidérmica). Estas ajudam na fixação da derme à epiderme, além de facilitar a nutrição das células da epiderme, pelos vasos sanguíneos presentes na camada reticular da derme."

    (Fonte: https://www.infoescola.com/anatomia-humana/derme/)

    Camada Reticular: "Tanto a camada papilar, quanto esta camada em questão possui muitas fibras do sistema elástico, responsáveis, em parte, pela elasticidade da pele. Encontram-se também nessa camada, vasos sanguíneos, nervos, folículos pilosos, glândulas sebáceas e glândulas sudoríparas."

    (Fonte:https://www.infoescola.com/anatomia-humana/derme/)

    • Resumindo, os vasos sanguíneos se encontram presentes na Camada Reticular da derme, entretanto as Papilas Dérmicas se encontram na Camada Papilar da derme.

ID
951475
Banca
EXATUS
Órgão
DETRAN-RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Criminalística
Assuntos

No começo do século XX, Alphonse Bertillon (pai da ciência forense) afirmou e demonstrou que não só as impressões digitais, mas também as impressões palmares (palma da mão) e plantares (sola do pé), são elementos de identificação incontestáveis e que mesmo uma pequena parte destas impressões é suficiente para determinar a identidade do indivíduo, basta que ela apresente certo número de particularidades coincidentes. Referindo-se as impressões plantares, podemos afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • GAB-D

    Podoscopia

    Podoscopia (podo =pé + Skopën =examinar): ciência que trata da identificação humana através das papilas dérmicas plantares (impressões plantares).

    O desenho podoscópico é formado por cristas e sulcos interpapilares, apresentando deltas, pontos característicos e poros, possuindo os requisitos unicidade, perenidade, imutabilidade e variabilidade.

    A podoscopia é utilizada com maior freqüência pelas maternidades, na identificação dos recém-nascidos, e ainda no confronto de impressões podoscópicas encontradas em locais de crime.

    Fonte: http://www.papiloscopia.com.br/estudo_das_papilas.html


ID
951478
Banca
EXATUS
Órgão
DETRAN-RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

A ciência botânica prova que as folhas de uma mesma árvore nunca são idênticas. Duas zebras também nunca terão um padrão de listras iguais. Da mesma forma, é princípio firmado na Datiloscopia, que não existem duas impressões papilares idênticas. Esta afirmação baseia-se em qual dos princípios:

Alternativas
Comentários
  • GAB-B 


    Unicidade: todos os indivíduos de todas as raças possuem impressões papilares;

    Perenidade: surgem no 6º mês de vida fetal e só desaparecerem com a putrefação da pele;

    Imutabilidade: o desenho não se altera durante a existência do indivíduo;

    Variabilidade: o desenho papilar varia de pessoa para pessoa.

    Fonte: http://www.papiloscopia.com.br/estudo_das_papilas.html

  • Para Locard a característica Variedade (OU Variabilidade) associa IMUTABILIDADE E INDIVIDUALIDADE


ID
951481
Banca
EXATUS
Órgão
DETRAN-RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Criminalística
Assuntos

Uma impressão digital nada mais é do que um depósito de materiais orgânicos deixado em uma superfície no instante em que houve o contato dos dedos com a superfície de um objeto. Quanto maior a oleosidade da pele ou o suor das mãos, mais facilmente a impressão digital poderá ser revelada. Nos locais de crimes, as impressões papilares podem ser encontradas sob três aspectos distintos: latentes, visíveis e modeladas:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: C

    As impressões digitais deixadas nos locais de crime podem ser:

    Visíveis= são as impressões es digitais facilmente percebidas a olho nu. Não precisam, para serem visualizadas, tratamento ou desenvolvimento com reagentes

     InvisÌveis ou latente= para serem vistas, requerem um trabalho técnico de preparacão ou desenvolvimento pelo emprego de reagentes como o carbonato de chumbo, o grafite, o alumÌnio em pó, o pó de bronze, o Pongekouk-vermeillion japonês etc

    Moldadas: quando as impressões são encontradas em materiais que permitem a modelagem em baixo relevo (massa de fixar vidro por exemplo), tendo o perito que fotografá-la aplicando à mesma uma luz oblíqua para produzir sombra nos sulcos do molde, revelando assim o desenho formado pelas cristas papilares e ou poderá moldar tal impressão com material apropriado como silicone ou gesso, por exemplo.

  • a)Nas impressões modeladas os pós reveladores irão interagir com a oleosidade deixada pela pele, realizando assim a revelação da impressão digital. Errado: correto seria LATENTES.

     b)Utiliza-se pós reveladores nas impressões papilares visíveis, para serem transportadas para suporte definitivo. Errado: correto seria LATENTES.

     c)O objetivo de revelar uma impressão latente é visualizar o desenho das cristas papilares, que são as linhas do desenho das impressões digitais. Certo. 

     d)O tratamento para tornar visível uma impressão latente é dado o nome de Sistema de Identificação de impressões latentes. O AFIS (Sistema de Identificação de Impressões Digitais) é usado pela PF aqui no Brasil. Trata-se de um banco de dados de impressões papilares. 


ID
951484
Banca
EXATUS
Órgão
DETRAN-RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

São pós reveladores:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Alternativa C

     

    TÉCNICA DO PÓ: Sendo a mais utilizada entre os peritos, a técnica do pó nasceu juntamente com a observação das impressões e sua utilização remota ao séc XIX e continua até  hoje. É usada quando as IPL localizam-se em superfícies que possibilitam o decalque da impressão, ou seja, superfícies lisas, não rugosas e não adsorventes. A técnica do pó está baseada nas características físicas e químicas do pó, do tipo de instrumento aplicador e, principalmente, no cuidado e habilidade de quem executa a atividade – vale lembrar que as cerdas do pincel podem danificar a IPL. Além dos pincéis, a técnica também pode ser realizada com spray de aerossol ou através de um aparato eletrostático.

    Quando a impressão digital é recente, a água é o principal composto no qual as partículas de pó aderem. À medida que o tempo passa, os compostos oleosos, gordurosos ou sebáceos são os mais importantes. Esta interação entre os compostos da impressão e o pó é de caráter elétrico, tipicamente forças de van der Waals e ligações de hidrogênio.

     

    Tipos de Pós:

    Pretos: pó de óxido de ferro; pó de dióxido de manganês, pó negro-de-fumo.

    Brancos: pó óxido de titânio; pó carbonato de chumbo.

     

  • Alternativas A,B e D são técnicas utilizadas a base de pincéis e outros meios

  • Principais agentes reveladores

    Negro de fumo

    • Pó preto fino
    • Superfícies claras
    • Pulveriza por meio de pincel. suor e/ou óleo das cristas papilares

    Carbonato de chumbo

    • Pó branco fino
    • Superfícies transparentes e escuras
    • Pulveriza por meio de pincel. suor e/ou óleo das cristas papilares

    Cianoacrilato

    • vapor super cola
    • Vapor de super cola por alguns minutos para fixação da impressão digital, deixando-a branca.
    • Superfícies não porosas (vidro, lata de refri, envernizados, plásticos
    • Reage com Água/gordurosas

    Ninidrina

    • Spray de ninidrina, mas também há câmaras
    • Superfícies porosas (papel, papelão)
    • Reage com Aminoácidos/proteínas

    Nitrato de prata

    • Material altamente corrosivo. Aplica-se no escuro, espera, e é exposta a luz forte.
    • Superfícies porosas (papel, papelão, madeira)
    • Reage com íons de cloreto do suor (glândulas sudoríparas) -NPC.
    • O cloreto de prata é indissolúvel, após a lavagem do papel, todo o material é removido, exceto o desenho deixado pela mancha de suor.

    Ácido aminofluorocrômico (DFO)

    • Parece com a Ninidrina, mas é mais EFICAZ. Spray de ninidrina, mas também há câmaras
    • Superfícies porosas (papel, papelão, madeira)
    • Reage com Aminoácidos/proteínas

    Cristais de violeta de genciana

    • Imagem púrpura de concentração intensa
    • Superfícies de viscosidade e aderência
    • Reage com Gorduras do suor sebáceo

    Vapores de Iodo

    • Material altamente corrosivo
    • Muito utilizado em papel
    • Reage com Gorduras do suor sebáceo (ácidos graxos)

    Amido Black

    • Mancha preta/azul escura em contato com sangue
    • Sangue
    • Reage com Proteínas presentes no sangue

    Pó magnético

    • Pó fino magnético
    • Danifica bem menos a impressão digital (nenhuma cerda toca na superfície)
    • Pode ser utilizado em Superfícies em geral, muito usado em papel

    O grafite, o talco, a poeira e outros tantos pós extremamente finos, mais uma série de substâncias, podem ser utilizados para revelar impressões latentes, dependendo, porém, da capacidade e conhecimento do perito na arte.

    Fonte: meus resumos


ID
951487
Banca
EXATUS
Órgão
DETRAN-RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

A antropologia Física surge vinculada aos estudos fisio-biológicos do século XVIII e XIX, visando compreender o processo de evolução pelo qual se originaram os humanos modernos, com ênfase nos aspectos biológicos e físicos referentes a este processo. Sua metodologia se centraliza na comparação fóssil-residual além do estudo comparativo de diferentes "tipos humanos". Podemos dizer da antropologia:

Alternativas
Comentários
  • A ANTROPOLOGIA FORENSE é o ramo da medicina que, utilizando-se de conhecimentos da antropologia geral, ocupa-se principalmente com as questões relativas a identidade e identificação (DEL-CAMPO, Eduardo Roberto Alcântara - Medicina Legal I).
  • ALTERNATIVA- A

    Antropologia Forense:
    Estuda a identidade e a identificação do homem. A identificaçãomédico-legal é determinada através de métodos, processos e técnicas de estudo dos seguintescaracteres: idade, sexo, raça, altura, peso, sinais individuais, sinais profissionais, dentes, tatuagens,etc. e a identificação judiciária são feitas através da antropometria, datiloscopia etc.
  • A alternativa "b" não poderia estar certa. Separa, com vírgula, o sujeito do predicado e não respeita a concordância de gênero (O uso... não é aceita?!?!?) Só pra descontrair... ML é dose!

  • Alternativa correta letra A

     

    Antropologia Forense é o ramo da Medicina Legal que estuda questões relativas a IDENTIDADE e IDENTIFICAÇÃO.

  • ANTROPOLOGIA FORENSE: é o ramo da medicina legal que busca estudar a identidade e a identificação medico-legal e judiciária.

     

    A IDENTIFICAÇÃO MÉDICO-LEGAL é determinada através de métodos, processos e técnicas de estudo dos seguintes caracteres: idade, sexo, raça, altura, peso, sinais individuais, sinais profissionais, dentes, tatuagens, etc. e a IDENTIFICAÇÃO JUDICIÁRIA são feitas através da antropometria, datiloscopia etc.

    #Nopassinhodojabuti...

     

  • Cuidado.na.identificacao médico legal não se busca o "peso"....outras questões do QC deram isso como errado..

  • Antropologia forense (estudo do ser humano com interesse jurídico) é a aplicação prática ao Direito de um conjunto de conhecimentos da Antropologia Geral visando principalmente às questões relativas à identidade médico-legal e à identidade judiciária ou policial.

    A identidade é o conjunto de caracteres próprios e exclusivos das pessoas, dos animais, das coisas e dos objetos. É a soma de sinais, marcas e caracteres positivos ou negativos que, no conjunto, individualizam o ser humano ou uma coisa, distinguindo-os dos demais (é exclusivo). Tratando-se do ser humano, é a identidade o conjunto de características pessoais e peculiares que diferencia o indivíduo dos outros e lhe confere situação tempo-espacial específica e status social único.


ID
951490
Banca
EXATUS
Órgão
DETRAN-RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

A biometria é o ramo da ciência que estuda as medidas físicas dos seres vivos. A tecnologia biométrica é usada para a identificação de pessoas através das características únicas de cada indivíduo, como a face, a íris, e a impressão digital. Analise as afirmativas abaixo:

I - A tecnologia AFIS (Sistema Automatizado de Identificação de Impressão Digital) identifica todos os fragmentos de impressões digitais encontradas em locais de crime.

II - Os objetivos da tecnologia AFIS (Sistema Automatizado de Identificação de Impressão Digital) e garantir a segurança dos arquivos de impressão digital.

III - Hoje a tecnologia digital é uma realidade, assim basta uma pequena quantidade de sangue para que o sistema AFIS possa realizar o levantamento do DNA do indivíduo.

IV - A tecnologia AFIS (Sistema Automatizado de Identificação de Impressão Digital) é o método mais preciso e rápido para a identificação de impressão digital.

Assinale a alternativa correta:


Alternativas
Comentários
  • Nos países mais avançados, a informatização no reconhecimento de impressões digitais é uma realidade. Esta tecnologia é chamada de AFIS (Automated Fingerprint Identification System ) Sistema de Identificação Automatizada de Impressões Digitais).
    AFIS é usado para comparar uma impressão digital com impressões previamente arquivadas no banco de dados do sistema. Esta tecnologia melhorou muito no final do século XX quando os processadores e as memórias dos computadores tornaram-se mais eficientes e acessíveis. Nos países que já possuem este sistema, vários crimes do passado estão sendo solucionados com a identificação das impressões digitais arquivadas por falta de suspeitos com os quais pudessem ser confrontadas.
    Um AFIS trabalha tanto com as impressões digitais completas quanto com fragmentos encontrados em locais de crime. Através de algoritmos poderosos, um AFIS compara uma impressão digital, ou até mesmo um fragmento de impressão,com milhões de outras impressões de um banco de dados, detectando uma ou mais impressões similares para serem confrontadas pelo perito.


ID
951493
Banca
EXATUS
Órgão
DETRAN-RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

AFIS (Sistema Automatizado de Identificação de Impressão Digital) é um software que usa o padrão de imagens WSQ (Wavelet Scalar Quantization) que foi desenvolvido pelo FBI:

Alternativas
Comentários
  • AFIS é usado para comparar uma impressão digital com impressões previamente arquivadas no banco de dados do sistema. Então, ela não compara imagem com imagem.

  • AFIS compara templates, que são alguns pontos específicos da impressão digital.

    Na etapa de comparação as informações na saída do detector de minúcias são comparadas com as informações do banco de dados. Daí a importância e a maior justificativa para o uso de templates, pois o volume de informações tratado é muito menor do que seria se fossem comparadas imagens diretamente. Uma imagem de impressão digital adquirida a 600 DPIs, por exemplo, resulta em cerca de 400 mil pontos enquanto as minúcias são, em geral, em número de 100. Existe também a justificativa de espaço de armazenamento necessário. Em um sistema nem sempre é necessário armazenar a imagem da impressão mas apenas os templates resultantes, o que possibilita o uso de um PC na realização da tarefa.

    fonte: http://www.papiloscopia.com.br/monografia.html

  • Empregando a lógica para responder essa questão, só existe duas possíveis respostas certas: ou a letra A ou a letra C.

  • QUESTÃO MAL FORMULADA...


ID
951496
Banca
EXATUS
Órgão
DETRAN-RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

Segundo o Dicionário Aurélio, identificar é reconhecer a natureza de algo. Desta forma podemos dizer que identificar e individualizar. Sobre o Sistema AFIS, podemos afirmar:

Alternativas
Comentários
  • SISTEMA INFORMATIZADO DE IDENTIFICAÇÃO

    O sistema de identificação vigente prestou grande contribuição para a Polícia quando as cidades eram menores e os criminosos conhecidos, o que possibilitava o confronto das impressões colhidas nos locais de crime com as de um suspeito ou até mesmo podiam ser encontradas nos arquivos monodactilares. Hoje a situação demográfica urbana é outra, as cidades cresceram sendo necessário um processo de identificação criminal mais dinâmico e com maior eficiência, que venha a substituir o método manual de pesquisa.

    Com o advento da informática foi possível adquirir uma resposta mais eficiente e satisfatória na elucidação de crimes. Sabe-se que a identificação através das impressões digitais é extremamente eficiente e com o emprego de recursos oferecidos pela informática, sua eficácia torna-se ainda maior.

    Nos países mais avançados, a informatização no reconhecimento de impressões digitais é uma realidade. Esta tecnologia é chamada de AFIS (Automated Fingerprint Identification System ) Sistema de Identificação Automatizada de Impressões Digitais).

    O AFIS é usado para comparar uma impressão digital com impressões previamente arquivadas no banco de dados do sistema. Esta tecnologia melhorou muito no final do século XX quando os processadores e as memórias dos computadores tornaram-se mais eficientes e acessíveis. Nos países que já possuem este sistema, vários crimes do passado estão sendo solucionados com a identificação das impressões digitais arquivadas por falta de suspeitos com os quais pudessem ser confrontadas.

    Fonte: http://www.papiloscopia.com.br/monografia.html

  • AFIS (Sistema Automatizado de Impressões Digitais

    >> sistema de banco de dados de impressões digitais automatizado, que realiza a busca de padrões por semelhantes. É uma pesquisa por confronto(comparação) de uma ID padrão com outra completa ou fragmento(encontrado em local de crime), visando estabelecer a identidade civil ou criminal.

    -usa o padrão de imagens WSQ (Wavelet Scalar Quantization) - desenvolvido pelo FBI

    -Não compara impressão digital com impressão digital

    -Não compara imagem com imagem

    Pq ?  Pq ele cria templates ao invés de imagens, codifica... oq se compara é a codificação..

    -chegou no BR em 1979 em BH e SP

    -É o mais preciso e mais rápido

    -Pode trabalhar com impressão digital completa ou fragmento

    - o sistema identifica as bifurcações, tanto das cristas como dos sulcos papilares e armazena os pontos característicos.

     

    ABIS (Sistema Automatizado de Identificação Biométrica):

    -identificação por meio de impressões digitais, impressões palmares, face e resolução de crimes por fragmentos de impressões papilares

    -capacidade para armazenamento de 55,2 milhões de registros de Pessoas