O macrófago é uma célula de defesa do organismo e que atua no sistema imunológico.
As principais características dos macrófagos são:
- Célula de formato irregular
- Citoplasma abundante
- Presença de pseudópodes (locomoção e captura de presas ou deglutição de alimentos)
A principal função dos macrófagos é realizar a fagocitose. O macrófago fagocita células danificadas e envelhecidas, restos celulares, agentes estranhos e partículas inertes.
O neutrófilo representa um dos tipos de leucócitos, que também é envolvido na resposta inflamatória e no sistema imunológico. Assim como os macrófagos, os neutrófilos também apresentam capacidade de realizar fagocitose em locais de inflamação. Eles ingerem microrganismos e partículas estranhas. Os neutrófilos são elementos essenciais na fase inicial da resposta inflamatória. Após realizarem a fagocitose, os neutrófilos morrem por apoptose.
Sobre as hemácias e os eusinófilos:
As hemácias são células sanguíneas também conhecidas como glóbulos vermelhos ou eritrócitos. Exercem importante papel na oxigenação dos tecidos, sendo também responsáveis pela cor vermelha do sangue. As hemácias são produzidas (eritropoiese) na medula óssea e, após um período médio de 120 dias, ocorre a sua destruição, que é feita no fígado e baço. Apresentam como função principal o transporte do oxigênio obtido pelo sistema respiratório até as células do corpo.
Eosinófilos são granulócitos (leucócitos que contêm grânulos no citoplasma) derivados das mesmas células progenitoras que monócitos-macrófagos, neutrófilos e basófilos. São um componente do . São células de defesa e são especialmente importantes na defesa contra as infecções parasitárias.
Ambas não realizam fagocitose.
BONS ESTUDOS!