SóProvas



Prova FGV - 2010 - FIOCRUZ - Tecnologista em Saúde - Desenvolvimento de Insumos Biológicos para a Saúde


ID
1721608
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A Metodologia Científica é o conjunto de etapas ordenadamente dispostas a serem executadas na investigação de um fenômeno. Sobre o tema, analise as afirmativas a seguir.

I. Mudanças revolucionárias em uma área do conhecimento são denominadas quebras de paradigma.
II. Tautologias têm um caráter de circularidade e são afirmativas que não podem ser testadas.
III. Epistemologia é um ramo da filosofia que estuda a origem e a construção do conhecimento.

Assinale:

Alternativas

ID
1721611
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Técnicas em Laboratório

Com base nas Boas Práticas de Laboratório, um estudo é um conjunto de ensaios aplicado a uma ou mais substâncias-teste visando à obtenção de dados sobre suas propriedades e o seu nível de segurança para a saúde humana, vegetal, animal e o meio ambiente. Sobre o tema, analise as afirmativas a seguir.

I. A substância-teste é qualquer espécie química, biológica ou biotecnológica, formulação ou metabólio que esteja sob investigação em um estudo.
II. A substância de referência é qualquer espécie química, biológica ou biotecnológica bem definida, ou mistura, com exceção de substância-teste, usada para estabelecer comparações como base para medidas físicas, químicas ou biológicas conhecidas, não podendo, entretanto, ser o próprio padrão analítico.
III. O sistema-teste pode ser qualquer animal, planta, microorganismo, bem como, outro sistema celular, subcelular, químico ou físico, ou combinação destes, com exceção dos sistemas ecológicos complexos.
IV. Veículo é qualquer agente facilitador da mistura, dispersão ou solubilização da substância-teste ou da substância de referência para aplicação no sistema-teste.
V. O plano de estudo é o documento que define o objetivo do estudo e a maneira como será conduzido, podendo incluir fases conduzidas em unidades operacionais geograficamente diferentes.

Assinale:

Alternativas

ID
1721614
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biomedicina - Análises Clínicas

Os conceitos de Sensibilidade e Especificidade são conceitos importantes na área médica, visto tratarem de medir a eficiência de testes diagnósticos ou vacinas. Suponha que um determinado teste possui valores de sensibilidade = 0,95 e especificidade = 0,99, a partir desta informação pode se concluir que o seu resultado apresentará aproximadamente:

Alternativas

ID
1721617
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A Metodologia Científica é o conjunto de etapas ordenadamente dispostas a serem executadas na investigação de um fenômeno. A Metodologia Científica é constituída pelas etapas de formulação do problema, formulação de hipóteses, coleta dos dados, análise dos dados, conclusões e generalizações. Sobre a elaboração de hipóteses, assinale a afirmativa incorreta.

Alternativas

ID
1721620
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Técnicas em Laboratório

O controle da esterilização é uma etapa crítica na rotina de um laboratório¸ visto que microorganismos podem sobreviver por diferentes falhas ocorridas durante o processo de esterilização. Desta forma, é extremamente importante a utilização de testes físicos, químicos ou biológicos para evitar falhas durante o processo.

I. A monitoração química em autoclaves consiste em verificar os parâmetros de tempo, temperatura e pressão do aparelho.
II. Normalmente os testes biológicos utilizam esporos de Bacillus stearothermophilus (mais recentemente: Geobacillus stearothermophilus) por serem altamente resistentes ao calor úmido e também patogênicos.
III. Os integradores e os emuladores são indicadores químicos de maior confiabilidade, pois usam vários parâmetros simultaneamente.
IV. Os indicadores químicos externos indicam que o vapor entrou em contato com a superfície exposta, enquanto os internos indicam que o vapor penetrou o interior da embalagem.
V. A monitoração por testes biológicos é a mais confiável e também menos dispendiosa.

Assinale:

Alternativas

ID
1721623
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

A Lei de Inovação, Lei 10.973 de 02/12/2004 define as Instituições Científica e Tecnológica (ICT) como órgão ou entidade da administração pública que tenha por missão institucional, dentre outras, executar atividades de pesquisa básica ou aplicada, de caráter científico ou tecnológico. Identifique se são verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmativas em relação às ICTs.

( ) As ICTs podem firmar contratos ou convênios para compartilhar seus laboratórios com microempresas e empresas de pequeno porte em atividades voltadas à inovação tecnológica por prazo determinado e sem remuneração.
( ) O inventor independente que possua um depósito de pedido de patente pode solicitar a ICT a adoção de sua criação visando à elaboração de projeto para o seu desenvolvimento, incubação, utilização e industrialização pelo setor produtivo.
( ) As ICTs podem firmar contratos de transferência de tecnologia e licenciamento de criação por elas desenvolvida somente sem clausula de exclusividade.
( ) A ICT poderá obter o direito de uso ou de exploração de criação protegida.
( ) A ICT deverá dispor de Núcleo de Inovação tecnológica (NIT) próprio ou em associação com outras ICT com a finalidade de gerir sua política de inovação.

Assinale a alternativa que apresenta a seqüência correta, de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • (F) As ICTs podem firmar contratos ou convênios para compartilhar seus laboratórios com microempresas e empresas de pequeno porte em atividades voltadas à inovação tecnológica por prazo determinado e sem remuneração. Art. 4º A ICT pública poderá, mediante contrapartida financeira ou não financeira e por prazo determinado, nos termos de contrato ou convênio: (Redação pela Lei nº 13.243, de 2016). I - compartilhar seus laboratórios, equipamentos, instrumentos, materiais e demais instalações com ICT ou empresas em ações voltadas à inovação tecnológica para consecução das atividades de incubação, sem prejuízo de sua atividade finalística; (Redação pela Lei nº 13.243, de 2016)

    (V) O inventor independente que possua um depósito de pedido de patente pode solicitar a ICT a adoção de sua criação visando à elaboração de projeto para o seu desenvolvimento, incubação, utilização e industrialização pelo setor produtivo. Art. 22. Ao inventor independente que comprove depósito de pedido de patente é facultado solicitar a adoção de sua criação por ICT pública, que decidirá quanto à conveniência e à oportunidade da solicitação e à elaboração de projeto voltado à avaliação da criação para futuro desenvolvimento, incubação, utilização, industrialização e inserção no mercado.

    (F) As ICTs podem firmar contratos de transferência de tecnologia e licenciamento de criação por elas desenvolvida somente sem clausula de exclusividade. Art. 6º É facultado à ICT pública celebrar contrato de transferência de tecnologia e de licenciamento para outorga de direito de uso ou de exploração de criação por ela desenvolvida isoladamente ou por meio de parceria. 

    (V) A ICT poderá obter o direito de uso ou de exploração de criação protegida. Art. 7º A ICT poderá obter o direito de uso ou de exploração de criação protegida.

    (V) A ICT deverá dispor de Núcleo de Inovação tecnológica (NIT) próprio ou em associação com outras ICT com a finalidade de gerir sua política de inovação. Art. 16. Para apoiar a gestão de sua política de inovação, a ICT pública deverá dispor de Núcleo de Inovação Tecnológica, próprio ou em associação com outras ICTs. 


ID
1721626
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Empresarial (Comercial)
Assuntos

A Lei de Propriedade Industrial, 9.279/96, regula direitos e obrigações relativos à propriedade industrial. Em relação a esta Lei podemos afirmar que:

I. A invenção para ser patenteável deve preencher os requisitos de novidade, atividade inventiva e aplicação industrial, e também atender à condição de suficiência descritiva.
II. As técnicas e métodos operatórios, bem como métodos terapêuticos ou de diagnóstico, para aplicação no corpo humano ou animal são considerados invenções.
III. O pedido de patente de invenção terá de se referir a uma única invenção ou a um grupo de invenções inter-relacionadas de maneira a compreenderem um único conceito inventivo.
IV. Não são patenteáveis o todo ou parte dos seres vivos, bem como os microorganismos transgênicos.
Assinale:

Alternativas
Comentários
  • IV - INCOMPLETA/INCORRETA

    Art. 18. Não são patenteáveis: I - o que for contrário à moral, aos bons costumes e à segurança, à ordem e à saúde públicas; Essa proibição é lógica, pois tudo dessa espécie é repelido pelo Ordenamento jurídico; II - as substâncias, matérias, misturas, elementos ou produtos de qualquer espécie, bem como a modificação de suas propriedades físico-químicas e os respectivos processos de obtenção ou modificação, quando resultantes de transformação do núcleo atômico; e Nesse caso, há uma questão de política interna do país em fazer tal proibição; III - o todo ou parte dos seres vivos, exceto os microorganismos transgênicos que atendam aos três requisitos de patenteabilidade - novidade, atividade inventiva e aplicação industrial - previstos no art. 8º e que não sejam mera descoberta

  • I - CORRETO

    Art. 8º É patenteável a invenção que atenda aos requisitos de novidade, atividade inventiva e aplicação industrial. 1 – NOVIDADE: Art. 11. A invenção e o modelo de utilidade são considerados novos quando não compreendidos no estado da técnica. 2 – ATIVIDADE INVENTIVA: Art. 13. A invenção é dotada de atividade inventiva sempre que, para um técnico no assunto, não decorra de maneira evidente ou óbvia do estado da técnica. Art. 14. O modelo de utilidade é dotado de ato inventivo sempre que, para um técnico no assunto, não decorra de maneira comum ou vulgar do estado da técnica. 3 – APLICAÇÃO INDUSTRIAL: Art. 15. A invenção e o modelo de utilidade são considerados suscetíveis de aplicação industrial quando possam ser utilizados ou produzidos em qualquer tipo de indústria.

    II - INCORRETA

    Art. 10. Não se considera invenção nem modelo de utilidade: I - descobertas, teorias científicas e métodos matemáticos; II - concepções puramente abstratas; III - esquemas, planos, princípios ou métodos comerciais, contábeis, financeiros, educativos, publicitários, de sorteio e de fiscalização; IV - as obras literárias, arquitetônicas, artísticas e científicas ou qualquer criação estética; V - programas de computador em si; VI - apresentação de informações; VII - regras de jogo; VIII - técnicas e métodos operatórios ou cirúrgicos, bem como métodos terapêuticos ou de diagnóstico, para aplicação no corpo humano ou animal; e IX - o todo ou parte de seres vivos naturais e materiais biológicos encontrados na natureza, ou ainda que dela isolados, inclusive o genoma ou germoplasma de qualquer ser vivo natural e os processos biológicos naturais

  • Não concordo com o gabarito já que o art. 8º não fala de "e também atender à condição de suficiência descritiva."

    Segue o texto de Lei:

    Art. 8º É patenteável a invenção que atenda aos requisitos de novidade, atividade inventiva e aplicação industrial.

  • Colegas, alguém saberia explicar o fundamento do final da assertiva I, apenas a parte final "e também atender à condição de suficiência descritiva."

  • Carla, suficiência descritiva remete ao relatório que tem que ser protocolado junto ao INPI para a solicitação da patente. Portanto, a assertiva misturou a literalidade do artigo com o conhecimento necessário das etapas (e características) da primeira fase do procedimento administrativo relacionado à concessão de patente.


ID
1721629
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Técnicas em Laboratório

Um aluno de graduação foi contratado como estagiário no setor de pesquisa de uma empresa de biotecnologia para trabalhar no desenvolvimento de imunobiológicos. Na vigência do contrato de trabalho, o estagiário aperfeiçoou um processo de produção de anticorpos monoclonais, o que gerou um depósito de um pedido de patente. O direito patrimonial sobre tal pedido de patente é do:

Alternativas

ID
1721632
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Em engenharia genética, uma das etapas importantes no processo de criação de moléculas de DNA recombinante é a obtenção dos fragmentos de DNA de interesse, esta etapa pode ser realizada com o uso de enzimas de restrição. Em relação a estas enzimas, é correto afirmar que:

I. Estas enzimas são endonucleases das moléculas de DNA que cortam em locais aleatórios.
II. De acordo com a enzima utilizada, podem ser gerados fragmentos de DNA com extremidades coesivas ou cegas.
III. As enzimas que geram fragmentos com extremidade cega são particularmente úteis na clonagem de genes visto que geram fragmentos que apresentam um pequeno número de nucleotídeos em cadeia simples, capazes de hibridizar com uma sequência de bases complementar.
IV. Estas enzimas catalisam a destruição de uma ligação fosfodiéster entre dois nucleotídeos consecutivos ligados a determinadas bases.
V. Qualquer molécula de DNA derivada de vírus, bactérias, insetos ou humanos contém alvos de enzimas de restrição.

Assinale:

Alternativas
Comentários
  • I - As enzimas de restrição reconhecem e cortam sequências específicas do DNA.

    III - As extremidades coesivas são capazes de se ligar por pontes de hidrogênio com outra cadeia simples em que a sequência de bases seja complementar. Ja as extremidades cegas não estabelece pontes de hidrogênio entre si. Sendo assim, a ligação de dois fragmentos na extremidade cega é muito mais difícil que a ligação de dois fragmentos com extremidades coesivas.


ID
1721635
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Técnicas em Laboratório

Os vetores de clonagem molecular devem ser capazes de replicação em uma célula viva de modo a amplificar a informação genética que foi inserida nos mesmos. Também é importante que exista um meio de identificar e recuperar rapidamente a molécula recombinante. Além disso, vários vetores de clonagem estão atualmente em uso adequados para tamanhos diferentes de inserção de DNA ou para usos diferentes do clone. Assinale a sequência abaixo que apresenta os vetores em ordem crescente em relação ao tamanho de inserções.

Alternativas

ID
1721638
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Em relação à Biotecnologia aplicada à área humana, podemos citar a obtenção de vacinas produzidas por engenharia genética, a terapia gênica, e a obtenção de produtos farmacêuticos recombinantes e anticorpos modificados entre outros. Identifique se são verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmativas em relação às vacinas e aos produtos farmacêuticos produzidos por engenharia genética:

( ) A grande desvantagem desta tecnologia é a utilização de vacinas vivas usando vírus ou bactérias atenuadas.
( ) Uma vantagem é a possibilidade de obtenção de antígenos com maior poder de antigenicidade a partir de fusão de genes.
( ) Uma possibilidade gerada por esta tecnologia é a obtenção de vacinas formadas por plasmídios contendo genes que codificam antígenos patogênicos ou tumorais.
( ) Uma das vantagens da produção de produtos farmacêuticos em microorganismos é a produção em grande escala e a facilidade de purificação comparada com a obtenção a partir de fontes naturais (humanos ou animais).
( ) Uma desvantagem na produção de fármacos em sistemas eucariontes é o alto custo de purificação do fármaco.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • Qual o erro da penúltima?


ID
1721641
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Um pesquisador, visando obter um produto farmacêutico recombinante após a clonagem do gene (cDNA) em um vetor de expressão de procarionte, utilizou células bacterianas para expressar o gene. Apesar de ter obtido uma grande quantidade do produto e ter sido economicamente viável o processo de purificação do mesmo, durante os testes in vivo deste fármaco foi detectado que sua função biológica foi menos efetiva do que a desejada. Dentre as alternativas abaixo, a que melhor se adequa para justificar este resultado é:

Alternativas
Comentários
  • Booaaa!


ID
1721644
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Na técnica da reação em cadeia da polimerase (PCR), normalmente usa-se a enzima Taq DNA polimerase obtida do microorganismo termófilo Thermus aquaticus para a maioria das aplicações. Entretanto, em alguns casos específicos o pesquisador prefere utilizar a enzima Pfu DNA polimerase obtida do microorganismo hipertermófilo Pyrococcus furiosus. Dá-se preferência a essa enzima principalmente devido:

Alternativas

ID
1721647
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Técnicas em Laboratório

Um aluno do curso de biologia foi recém contratado como estagiário para trabalhar num laboratório de pesquisa na área farmacêutica. Inicialmente, foi pedido a ele que avaliasse a precisão de diferentes técnicas de dosagem de uma mesma substância. O estagiário realizou a dosagem utilizando quatro diferentes métodos. A média foi calculada a partir dos resultados obtidos de três experimentos independentes para cada método, também foi calculado o desvio padrão e o coeficiente de variação para cada um dos métodos. Estes resultados estão apresentados na tabela abaixo. 
A partir deste resultado, analise as afirmativas a seguir. 

Método          Média(X) (g/mL)             Desvio padrão (δ) (g/mL)          Coeficiente de variação (CV) (%)
    A                       30                                          7,5                                                  25,0
    B                       40                                          21,0                                                52,5
    C                       30                                         12,0                                                 40,0
    D                       50                                         20,0                                                 40,0

I. O método B apresenta a média menos representativa.
II. O método D é o mais preciso por apresentar o maior valor médio.
III. O melhor método testado foi o A visto que apresenta o menor grau de dispersão.
IV. Os métodos C e D apresentam uma precisão equivalente. 

Assinale.

Alternativas

ID
1721650
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A análise das informações contida nos documentos de patente, associada a uma visão de mercado e alinhada com o planejamento estratégico da empresa, visando orientar a tomada de decisões, é uma potente ferramenta de prospecção tecnológica. Sobre a análise de documentos de patente, assinale a afirmativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • Esta questao foi classificada erroneamente em biologia


ID
1721653
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Técnicas em Laboratório

Segundo o manual de Biossegurança, importantes cuidados e procedimentos devem ser seguidos para o descarte dos resíduos gerados em laboratório. No caso de descarte de material biológico, o procedimento que está em desacordo com o Manual é:

Alternativas

ID
1721656
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Técnicas em Laboratório

Utilizando as Noções de Biossegurança em relação ao tipo de rejeito produzido no laboratório e aos cuidados necessários para o seu gerenciamento podemos afirmar que:

I. As soluções alcalinas não precisam ser diluídas e neutralizadas antes de serem despejadas.
II. Rejeitos inflamáveis devem ser colocados em recipientes à prova de fogo.
III. Substâncias químicas tóxicas podem ser despejadas se, antes, forem devidamente diluídas. A torneira deverá permanecer aberta por um longo tempo, de maneira a favorecer o processo de diluição.
IV. Os recipientes coletores devem ser fechados de forma estanque e identificados claramente de acordo com os seus conteúdos.
V. Solventes e rejeitos inflamáveis podem ser estocados em bancadas, armários, prateleira ou sob as pias.

Assinale:

Alternativas

ID
1721659
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Farmácia

Sobre o desenvolvimento de projetos de transposição de escala (scale-up) no desenvolvimento de produtos farmacêuticos, assinale a afirmativa incorreta.

Alternativas

ID
1721662
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Os recentes avanços da Biotecnologia têm permitido a produção dos chamados Anticorpos Monoclonais, que possuem diversas aplicações na área de saúde humana, como componentes em conjuntos e reativos para testes de diagnósticos, uso em transplantes, no tratamento de uma variedade de doenças auto-imunes e também na terapia do câncer. Com relação aos anticorpos monoclonais, assinale a afirmativa incorreta.

Alternativas

ID
1721665
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A pesquisa científica é um conjunto de procedimentos sistemáticos, baseados no raciocínio lógico, que tem por objetivo encontrar soluções para os problemas propostos mediante o emprego de métodos científicos. A pesquisa científica pode ser:

I. quantitativa quando traduz em números as opiniões e as informações para serem classificadas e analisadas.
II. bibliográfica quando recupera o conhecimento científico acumulado sobre um problema.
III. experimental quando está baseada na observação dos fatos tal como ocorrem.
IV. pesquisa pura (básica) quando é voltada para a solução de problemas concretos da vida moderna.
V. qualitativa quando as informações obtidas não podem ser quantificáveis.

Assinale:

Alternativas

ID
1721668
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Analise as afirmativas a seguir.

I. A técnica de DNA recombinante permite localizar, isolar, preparar e estudar pequenos segmentos de DNA, e seus produtos protéicos, derivados de cromossomos muito maiores.
II. O primeiro organismo usado para a expressão heteróloga de proteínas usando a tecnologia do DNA recombinante foi o plasmódium Escherichia coli.
III. Os plasmídeos são moléculas de DNA circular extra cromossomal que podem ser propagados prontamente por um organismo heterólogo permitindo a síntese de uma proteína pela inserção de genes de interesse numa nova combinação de DNA cromossomal ou extra cromossomal de acordo com o vetor de clonagem.

Assinale:

Alternativas
Comentários
  • Alguém sabe o porquê da III ser considerada como errada?

  • A nova combinação, no caso dos plasmídeos, é apenas extra-cromossomal. Demorei a sacar que esse era o erro da afirmação III.


ID
1721671
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Os vetores de clonagem são carreadores de moléculas de DNA. Sobre as características mais comuns nesses vetores, analise as afirmativas a seguir.

I. Ser capaz de se auto-replicar, amplificando o segmento que eles carregam, de forma independente.
II. Carregar genes marcadores de seleção, permitindo a identificação das células que contenham o vetor de expressão (por exemplo, genes que conferem resistência à antibióticos).
III. Conter sequências únicas de reconhecimento por diferentes endonucleases de restrição presentes mais de uma vez no plasmídeo para permitir a inserção do cDNA de interesse.

Assinale:

Alternativas

ID
1721674
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A clonagem de um gene é somente o primeiro passo na tecnologia de DNA recombinante. A produção em ampla escala de uma proteína recombinante é o objetivo principal dos pesquisadores que utilizam essa técnica. Muitos organismos podem ser usados para expressão de proteínas em sistemas heterólogos. Nos sistemas de expressão disponíveis é correto afirmar que podemos expressar proteínas em:

Alternativas

ID
1721677
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A proteína XK14 deve ser expressa e purificada para ensaios funcionais. O cDNA que codifica essa proteína contém uma região de transcrição que sinaliza para secreção. A proteína madura possui pI 7,7 e massa molecular de 19,3 kDa. Sabe-se que a forma ativa dessa proteína é dependente de glicosilação, portanto o sistema de expressão terá papel importante para a manutenção da atividade biológica. Com base nessas informações é mais correto dizer que a proteína ativa:

Alternativas

ID
1721680
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Técnicas em Laboratório

Considerando que a proteína é XK14 é secretada para o meio de cultura e que a expressão máxima é obtida após 70 horas, é correto afirmar que os passos de purificação iniciais serão:

Alternativas

ID
1721683
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Técnicas em Laboratório

Considerando que a proteína de interesse é expressa em levedura Pichia pastoris e que o vetor de expressão usado é pPIC9K, o indutor da expressão é:

Alternativas

ID
1721686
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A cromatografia de afinidade é uma técnica multiuso e pode ser aplicada em diferentes situações. Sobre a técnica, analise as afirmativas a seguir.

I. A técnica pode ser usada na purificação de ácidos nucléicos e proteínas produzidas em sistemas livres de células.
II. A cromatografia de imunoafinidade é baseada no uso de anticorpos para separar um determinado antígeno de uma mistura de proteínas.
III. Usando uma cromatografia de afinidade contendo glutationa-sepharose é possível isolar proteínas fusionadas a GST.

Assinale:

Alternativas

ID
1721692
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A imunodetecção de proteína é uma técnica analítica usada para detectar proteínas específicas de uma determinada amostra de homogenato de tecido. Sobre a imunodetecção de uma proteína, assinale a alternativa que melhor indica os passos corretos.

Alternativas

ID
1721695
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Sobre a técnica ELISA, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas

ID
1721698
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Sobre vacinas, analise as afirmativas a seguir.

I. As vacinas são preparações que, ao serem introduzidas no organismo, desencadeiam uma reação do sistema imunológico, estimulando a formação de anticorpos e tornando este organismo imune ao agente e às doenças por ele provocadas.
II. Vacinas atenuadas são constituídas de microrganismos obtidos pela seleção de cepas naturais e atenuadas por meio de passagens em meios de cultura especiais, em diversos hospedeiros ou por manipulação genética.
III. As vacinas podem ser produzidas a partir de microorganismos vivos atenuados ou mortos, toxinas neutralizadas, ou simplesmente utilizando componentes de cápsula, membrana ou parede do microorganismo.

Assinale:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: E

    Vacinas com vírus atenuado são formuladas a partir de vírus naturalmente pouco patogênicos ou de cepas virais originalmente patogênicas, mas cuja atenuação foi obtida por indução artificial. A maioria das vacinas replicativas com vírus atenuado que estão licenciadas foi obtida pela atenuação proposital da cepa viral por diferentes métodos.

    Os tipos de vacinas replicativas com vírus atenuado são os seguintes: vírus naturalmente atenuado, vírus atenuado por passagens em cultivo celular, vírus atenuado por passagens em ovos embrionados, vírus atenuado por passagens em espécie heteróloga, vírus atenuado por indução de sensibilidade à temperatura, vírus atenuado por deleção de genes e vírus atenuado com marcadores antigênicos.


ID
1721701
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Técnicas em Laboratório

O gene da proteína KLM04 foi inserido no plasmídeo de expressão pGEX-2T, que expressa a proteína recombinante em fusão com a GST (Glutationa-S-Transferase) uma enzima de 25,8 kDa. Essas proteínas de fusão são normalmente produzidas em quantidade apreciável por Escherichia coli e são facilmente purificáveis, por cromatografia em coluna de afinidade. Com bases nestas informações, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
1721704
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

O ensaio de ELISA (Enzyme-linked immunosorbent assay, em inglês) é uma técnica usada principalmente em imunologia para detectar e titular uma molécula de interesse presente tanto na amostra bruta como na pura. Considerando esta informação, escolha a melhor alternativa sobre a realização desta técnica.

Alternativas
Comentários
  • "o ensaio sanduíche (o mais comum da técnica ELISA) usa dois anticorpos reativos diferentes com epitopos diferentes no antígeno cuja concentração deve ser determinada. Uma quatidade fixa de anticorpo é ligada a uma série de suportes sólidos replicados, como tiras plátiscas de microtitulação. Soluções de amostra contendo antígeno a uma concentração desconhecida ou uma série de soluções padrão com concentrações de antígeno conhecidas são acrescentadas às tiras e deixadas para que a ligação ocorra (...)"

    Fonte: Imunologia celular e molecular - Abbas


ID
1721707
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Analise as afirmativas a seguir.

I. Os vetores para expressão em mamíferos contém sequências que facilitam a propagação em bactéria, bem como sequências específicas para permitir a expressão em células eucarióticas.
II. O vetor para expressão em células de mamíferos não precisa de uma origem de replicação para células eucarióticas.
III. O sistema de expressão em células de mamíferos podem ser divididos em dois tipos conhecidos como transiente e estável, que envolve a integração do gene no DNA cromossômico.

Assinale:

Alternativas

ID
1721710
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

O Western blot é uma técnica analítica usada para detectar uma proteína especifica em um extrato de células. A detecção ocorre com o uso de anticorpos específicos para a proteína alvo. Sobre o tema, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Anticorpos primários são produzidos contra um antígeno de interesse e normalmente não são marcados. São independentes da ação do anticorpo secundário.

    Anticorpos secundários são produzidos contra um anticorpo primário, tendo uma relação de dependência. São marcados e auxiliam na identificação e purificação da amostra.


ID
1721713
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Técnicas em Laboratório

A fusão de proteínas com uma cauda de histidina é comumente empregada na tecnologia recombinante para facilitar a produção, a purificação, e a detecção de uma proteína de interesse. O primeiro passo neste processo é a inserção de uma seqüência que codifica de quatro a dez histidinas consecutivas na região N- ou C-terminal do gene da proteína a ser expressa. A proteína então passa a ter um tag de histidina fusionada a ela e esta proteína de fusão pode ser facilmente purificada usando uma cromatografia de afinidade cuja resina é imobilizada com metal.

Com base nessa informação, assinale alternativa correta.

Alternativas

ID
1721716
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

O processo de transformação constitui um evento de alta importância na técnica de manipulação gênica. A transformação natural descrita por Griffith, em 1928, e por Avery e colaboradores, em 1944, é um evento raro. No entanto, em 1970, Mandel e Higa encontraram que E. coli tornou-se marcadamente competente para transformação com DNA exógeno, quando a bactéria foi suspensa em cloreto de cálcio gelado e submetida a um curto choque térmico a 42 ºC. Com base neste texto, analise as afirmativas a seguir.

I. Estes mesmos autores também verificaram que as bactérias crescidas até a fase log eram mais competentes do que aquelas isoladas de outros estágios do crescimento.
II. Para uma boa eficiência de transformação, o procedimento do cloreto de cálcio, usado até hoje, produz uma eficiência que varia de 101 a 10transformantes por micrograma de DNA intacto.
III. O tamanho e a conformação da molécula do DNA afetam o processo de transformação e o DNA linear é mais facilmente incorporado pela célula bacteriana competente.

Assinale:

Alternativas

ID
1721719
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A estrutura composta de polissacarídeos e glicoproteínas que envolve a parede celular de algumas bactérias é chamada de:

Alternativas
Comentários
  • Resposta c

    Com grande presença de água, estas cápsulas ficam ao redor da parede celular. Além de favorecerem a aderência ao substrato, também ajudam as bactérias a resistirem ao processo de fagocitose.

     

  • C

    Há ainda bactérias que apresentam ao redor da parede celular uma estrutura denominada cápsula, formada por proteínas e polissacarídeos, que confere adesão e proteção a esse microorganismo.

    Fonte: http://educacao.globo.com/biologia/assunto/microbiologia/bacterias.html


ID
1721722
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Analise as afirmativas a seguir.

I. A eletroforese em gel é uma técnica de separação de moléculas que envolve a migração de partículas em um determinado gel durante a aplicação de uma diferença de potencial.
II. A eletroforese em gel é utilizada para separar proteínas e moléculas de DNA e RNA.
III. Existem vários tipos de eletroforese em gel para analisar proteínas durante o processo de purificação. Entre elas, estão a eletroforese em gel de poliacrilamida contendo dodecil de sódio sulfatado (SDS-PAGE), a eletroforese em gel de poliacrilamida não desnaturante (Native PAGE) e o gel em duas dimensões.

Assinale:

Alternativas
Comentários
  • I. A eletroforese em gel é uma técnica de separação de moléculas que envolve a migração de partículas em um determinado gel durante a aplicação de uma diferença de potencial.

    II. A eletroforese em gel é utilizada para separar proteínas e moléculas de DNA e RNA.

    III. Existem vários tipos de eletroforese em gel para analisar proteínas durante o processo de purificação. Entre elas, estão a eletroforese em gel de poliacrilamida contendo dodecil de sódio sulfatado (SDS-PAGE), a eletroforese em gel de poliacrilamida não desnaturante (Native PAGE) e o gel em duas dimensões. ERRADA - A eletroforese não é utilizada para purificar proteínas porque afetam sua estrutura e a função.

  • I. A eletroforese em gel é uma técnica de separação de moléculas que envolve a migração de partículas em um determinado gel durante a aplicação de uma diferença de potencial.

    II. A eletroforese em gel é utilizada para separar proteínas e moléculas de DNA e RNA.

    III. Existem vários tipos de eletroforese em gel para analisar proteínas durante o processo de separação. Entre elas, estão a eletroforese em gel de poliacrilamida contendo dodecil de sódio sulfatado (SDS-PAGE), a eletroforese em gel de poliacrilamida não desnaturante (Native PAGE) e o gel em duas dimensões.


ID
1721725
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Eletroporação é uma técnica que permite, por meio de um aumento significativo na condutividade elétrica, a permeabilidade da membrana plasmática da célula com a aplicação de um campo elétrico externo. É normalmente usada em biologia molecular como uma forma de introduzir alguma substância dentro da célula. Sobre o tema, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas

ID
1721728
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Técnicas em Laboratório

Sobre a conjugação do composto fluorescente, Texas Red, a um anticorpo, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas

ID
1721731
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Sobre o ciclo de vida do parasita da malária Plasmodium falciparum, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • a) O ciclo de vida envolve um único hospedeiro. -> Envolve dois hospedeiros, humano e mosquito. 

     b) A fase de multiplicação sexual ocorre no interior dos eritrócitos. -> A fase sexual do Plasmodium ocorre somente no TGI do mosquito. 

     c) Os esquizontes se desenvolvem e amadurecem originando os trofozoítos. -> Esquizontes desenvolvem MEROZOÍTOS.

     d) Os gametócitos machos são chamados de macrogamentas -> microgametas. O gametócito fêmea é o macro.

     e) Os merozoítos são a forma de invasão dos eritrócitos. CORRETO

  • LETRA E

    Complementando a questão:Merozoíto é o nome de um estágio do Plasmodium, causador da malária.

    Ele é o produto da reprodução dos esporozoítos no fígado humano. Esses merozoítos que vão atacar as hemácias e se reproduzirão, provocando a lise do glóbulo vermelho caracterizando os intervalos de febre e calafrio típicos da malária.

    O processo de transformação de Esporozoítos para Merozoítos é chamado de Esquizogonia.

    Hemácias são unidades morfológicas da série vermelha do sangue, também designadas por eritrócitos ou glóbulos vermelhos, que estão presentes no sangue 

    wikipedia.org


ID
1721734
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Dentre as características dos protozoários sarcodíneos não está:

Alternativas
Comentários
  • paramecium e vorticella = protozoários ciliados.

    Sarcodina ou Rizópodes = pseudópodes

  • Certo que o Paramecium é ciliado, mas os sarcodinos tem concha calcária?? Se tiver ainda não ouvi falar rs.


ID
1721737
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Hibridomas representam:

Alternativas
Comentários
  • Os hibridomas são linhagens celulares desenvolvidas artificialmente para produzir um determinado anticorpo em grande quantidade.


ID
1721740
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Técnicas em Laboratório

Anticorpos são ferramentas poderosas em uma série de estudos em biotecnologia. Frequentemente, o pesquisador se depara com o dilema de preparar ou adquirir anticorpos para seus estudos. Nesse caso, o dilema reside na escolha entre anticorpos monoclonais ou anticorpos policlonais. Sobre as características gerais desses anticorpos, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: C) A capacidade de reconhecimento de vários epítopos diferentes por um anticorpo policlonal é uma desvantagem para aqueles casos em que os antígenos podem sofrer pequenas variações estruturais ao longo do tempo. ERRADA - pois essa é uma desvantagem dos anticorpos monoclonais.


ID
1721743
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Técnicas em Laboratório

Proteína A e Proteína G são proteínas de bactérias com grande aplicação em pesquisa básica e largamente utilizadas em experimentos de imunoprecipitação. No entanto, cada uma dessas proteínas possui afinidades diferentes por categorias de anticorpos diferentes e obtidos de diferentes espécies animais. Sobre o uso experimental de tais proteínas em imunologia, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas

ID
1721746
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Técnicas em Laboratório

O meio HAT (H, hipoxantina. A, aminopterina. T, timidina) amplamente usado na preparação de hibridomas tem como racional de seu funcionamento as alternativas a seguir exceto:

Alternativas

ID
1721749
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Técnicas em Laboratório

De forma que os anticorpos possam ser utilizados como ferramentas de detecção de antígenos específicos em métodos de análise em laboratório, se faz necessária a sua conjugação à grupamentos que permitam, através de um sistema acoplado, a sua detecção por métodos normalmente químicos. Em alguns casos, pode-se conjugar o anticorpo monoclonal a uma molécula que possa ser detectada por microscopia de florescência. Esse é o caso do isotiocianato de fluoresceína (FITC). O FITC ligado a imunogloblulina pode ser separado do FITC não ligado por um método cromatográfico. Sobre o tema, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
1721752
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Técnicas em Laboratório

O ibritumomabe é um anticorpo monoclonal utilizado no tratamento do Linfoma não-Hodgkin. Tal anticorpo se liga a um antígeno da superfície de linfócitos B, o CD-20. Após se ligar à célula transformada, o anticorpo dispara uma resposta citotóxica e apoptótica que acaba por matar tais células. Em relação ao protocolo de preparo desse anticorpo é importante destacar que é essencial a presença de uma molécula conjugada chamada de tiuxetana que na verdade é um quelante com alta afinidade pelo radioisótopo.

Alternativas