SóProvas



Prova FGV - 2013 - SEDUC-SP - Professor - Biologia


ID
1903267
Banca
FGV
Órgão
SEDUC-SP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Em 1973 o biólogo russo Theodosius Dobzhansky publicou um artigo cujo título é: “Nada em Biologia faz sentido exceto à luz da evolução”. O autor utiliza a palavra evolução no sentido de teoria evolutiva.

A esse respeito, analise as afirmativas a seguir.

I. A origem das variações das características morfológicas, fisiológicas e comportamentais dos seres vivos na natureza, é compreendida por meio da teoria evolutiva, sem a qual não poderia ser explicada.

II. Apenas a teoria evolutiva permite a percepção das interações entre os seres vivos, assim como o mecanismo que origina essas interações.

III. Sem a teoria evolutiva, poderiam ser observados muitos fatos interessantes ou curiosos, mas dessas observações não emergiria nenhuma imagem da natureza com significado.

Assinale:

Alternativas

ID
1903279
Banca
FGV
Órgão
SEDUC-SP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A partir da metade do século XIX, o crescimento exponencial da população humana se correlaciona com o crescimento, também exponencial, da produção e consumo de petróleo no mundo.

A esse respeito, analise as afirmativas a seguir.

I. A atual produção mundial de alimentos só é possível com o uso de grandes quantidades de fertilizantes e defensivos agrícolas.

II. O uso de derivados de petróleo na produção de alimentos não é uma estratégia sustentável, o que estabelece um limite ao crescimento da população humana.

III. Fertilizantes nitrogenados e a maioria dos pesticidas utilizados na agroindústria são derivados da indústria petroquímica.

Assinale:

Alternativas
Comentários
  • Existem outras tecnologias nos dias atuais que permitem grande produção de alimentos não tão dependentes de defensivos agrícolas e fertilizantes, como rotação de culturas, fixação biológica de nitrogênio, controle biológico de pragas, OGM etc... Esse item não é correto. Creio que o examinador só pensou em soja e milho como alimentos. As frutíferas, hortaliças etc... em muitos lugares são cultivadas com agricultura orgânica e agroecologia.

  • I. A atual produção mundial de alimentos só é possível com o uso de grandes quantidades de fertilizantes e defensivos agrícolas.ERRADA

    a agroecologia permite a produção sustentável de alimentos


ID
1903282
Banca
FGV
Órgão
SEDUC-SP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Uma das propostas mais modernas da taxionomia considera uma categoria acima de reino, denominada domínio. Assim, essa proposta agrupa os seres vivos em três domínios: Eubactérias, Arquea e Eucarya.

Comparando esse sistema com o sistema de cinco reinos notaͲ se que, na nova proposta,

I. o reino Monera foi dividido em dois domínios.

II. o domínio Eucarya inclui os reinos Protistas, Plantas, Fungos e Animais, da proposta anterior.

III. o reino Protista desapareceu e alguns de seus constituintes foram unidos a Fungos, outros a Plantas e outros a Animais.

Assinale:

Alternativas
Comentários
  • O Reino Monera foi dividido entre os Domínios: Archea e Eubacterya. Enquanto o restante dos outros Reinos estão contidos no Domínio Eucarya (Eucariontes)


ID
1903291
Banca
FGV
Órgão
SEDUC-SP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Alterações ao nível molecular do ADN, como as mutações e a permuta gênica, podem alterar a sequência de nucleotídeos do ADN e, portanto, alterar a expressão dos genes. Mais recentemente foram descobertas as alterações epigenéticas do ADN, que interferem na estrutura do DNA sem alterar a sequência de nucleotídeos, mas que alteram a expressão dos genes.

Com relação ao texto acima, foram feitas as afirmativas a seguir.

I. Basicamente, a diferenciação celular consiste na inativação diferencial dos genes. Uma vez ocorrido esse processo, as células descendentes dessa célula diferenciada mantêm sempre o mesmo padrão de inativação.

II. A metilação do ADN, um processo que inativa a expressão dos genes, pode ser induzida pelo ambiente e em determinadas circunstâncias é hereditária.

III. A mutação é um processo que altera ao acaso o ADN, introduz variabilidade genética nova nos seres vivos, aumentando a variabilidade genética dos indivíduos.

As afirmativas que descrevem os processos epigenéticos são:

Alternativas
Comentários
  • O enunciado pede para marcar quais afirmativas descrevem o processo epigenético. Como a afirmação I descreve o processo de diferenciação celular e a afirmação  III o processo de mutação, o gabarito correto deveria ser a letra b - somente a afirmativa II.

     

  • Somente a Afirmativa II, está correto

    I está errado

    III não é sobre epigenética

  • As alternativas I estão II incorretas:

    A diferenciação celular está associada com a ativação de genes.

    Metilação e acetilação tornam a cromatina mais acessível aos mecanismos de transcrição.

    A alternativa III estaria correta se o enunciado não tivesse restringido as alterações genéticas para o âmbito da epigenética.

    Gabarito completamente questionável!


ID
1903294
Banca
FGV
Órgão
SEDUC-SP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A Introgressão genética é a passagem ou fluxo de genes de uma espécie para outra diferente. Essa transferência ocorre normalmente na natureza e também pode ser realizada por cientistas, que introduzem genes, os chamados transgenes, de uma espécie em outra, criando organismos transgênicos. Há muitas críticas à criação de plantas transgênicas.

Com relação à produção de plantas transgênicas, são feitas as afirmativas a seguir.

I. Na área dos cultivos de algodão transgênico e suas adjacências houve diminuição na população e na diversidade de insetos em geral.

II. Em áreas de cultivo de algumas plantas transgênicas foram registradas transferências de vários transgenes de resistência a herbicidas para espécies de plantas daninhas.

III. Não foi observada a transferência de genes das plantas transgênicas para plantas de outras espécies.

Assinale:

Alternativas
Comentários
  • se apenas as afirmativas I e II estiverem corretas.

    Introgressão, também conhecida como " introgressiva", em  (especialmente de plantas), é o movimento de um  (fluxo de genes) de uma  para o acervo genético de uma outra através de repetidos  entre um híbrido e sua original geração . Ou seja, envolve um processo recursivo de alteração genética. A introgressão intencional é um curso a longo prazo, podendo levar a muitas gerações de híbridos antes do retrocruzamento finalmente ocorrer. 

    Introgressão é uma importante fonte de variação genética em populações naturais e das principais causas de  . Ele pode ter efeitos importantes sobre a dinâmica das zonas híbridas, especiação e . Há evidências de que introgressão é um fenômeno onipresente nas plantas, nos animais, e mesmo em seres humanos, onde cujo processo pode ter introduzido o  . 

  • Essas características estão relacionadas com a variabilidade genética natural e preexistente das espécies (Borém, 1999). Portanto, em uma população de plantas daninhas (espécie) podemos ter indivíduos sensíveis, tolerantes e resistentes, no caso dos resistentes é os que formaram a totalidade da população no caso do uso continuo do mesmo ingrediente ativo. Vargas et al (2007) em estudo com Buva (Conyza bonariensis) apresentaram que o biótipo sensível dessa espécie é controlado pelo glifosato e pelos demais herbicidas avaliados e que o biótipo resistente apresenta-se, altamente suscetível aos herbicidas com mecanismo de ação distinto do glifosato, igualmente ao biótipo sensível. Entretanto, o biótipo resistente mostra baixa resposta ao herbicida glifosato, mesmo se este for empregado em doses elevadas, evidenciando que esse apresenta resistência a esse produto. No Brasil, já foi confirmado quatro espécies de plantas daninhas resistentes a glifosato que são o azevém (Lolium multiflorum) confirmado em 2003, as buvas (Conyza bonariensis e Conyza canadensis) em 2005 e o capim-amargoso (Digitaria insularis) em 2008 (Weed Science, 2009). Essa preocupação quando da introdução de soja transgênica no Brasil, se confirmou como sendo um problema. No inicio, a soja transgênica foi comercializada para ser utilizada em áreas onde as plantas daninhas eram realmente um grande problema e com a redução desse, após alguns anos, se voltaria com a soja convencional. Porém isso não ocorreu em função da facilidade de manejo de plantas daninhas com essa soja. Os agricultores seguiram usando cultivares transgênicas e conseqüentemente o uso massivo do glifosato, possibilitou a seleção de populações de plantas daninhas resistentes. Para Borém (1999) a resistência de plantas daninhas a herbicidas, já registradas em diferentes países, provenientes da seleção de tipos preexistentes na população nativa (não de escape gênico), tem sido contornada com a adoção de técnicas adequadas de manejo que 13 incluem rotação de princípio ativo do herbicida, rotação de culturas, mistura de herbicidas com diferentes mecanismos de ação, controle cultural e cultivo mecânico, dentre outros. CONCLUSÕES A agricultura passou por vários estágios de desenvolvimento agrícola que impactaram de forma negativa o meio ambiente. Hoje se esta no limiar de mais um processo evolutivo da agricultura, a chamada era biotecnológica. Ainda não se tem o conhecimento de quais serão seus impactos sobre o meio ambiente, se positivos ou não. No caso da soja transgênica os impactos ainda não foram totalmente avaliados, porém alguns, já estão mais evidentes como o escape gênico, onde a possibilidade de ocorrer é pequeno, especialmente no Brasil. Porém, quanto ao desenvolvimento de plantas daninhas resistentes ao glifosato, inúmeras ocorrências já foram registradas, provavelmente em função do uso massivo de glifosato e não do escape gênico


ID
1903297
Banca
FGV
Órgão
SEDUC-SP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Drosófilas de asas normais e corpo escuro foram cruzadas com outras de asas curvas e corpo cinzento. Os descendentes, todos de asas normais e corpo escuro, foram cruzados entre si resultando em drosófilas de asas normais e corpo escuro e drosófilas de asas curvas e corpo cinzento, na proporção de 3:1.

Assinale a alternativa que melhor explica esses resultados.

Alternativas
Comentários
  • Os genes para comprimento de asa e para cor do corpo estão ligados e muito próximos.


ID
1903306
Banca
FGV
Órgão
SEDUC-SP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Um medicamento chegará mais rápido à região abdominal se for

Alternativas
Comentários
  • gabarito: D

    absorvido através dos pulmões, porque rapidamente atinge as veias pulmonares chegando ao lado esquerdo do coração.

  • Excelente questão.

    Letra D


ID
1903336
Banca
FGV
Órgão
SEDUC-SP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

É muito grande a similaridade genética entre o homem e os grandes macacos (Pongo: Orangotango, Pan: Chimpanzé, Gorilla: Gorila e Hylobates: Gibões).

Essa grande similaridade reforça a hipótese criada por Charles Darwin da descendência comum.

Assinale a alternativa que indica a ordem decrescente da similaridade gênica dos gêneros de primatas, em relação ao homem.

Alternativas
Comentários
  • Pan > Gorilla > Pongo > Hylobates


ID
1903339
Banca
FGV
Órgão
SEDUC-SP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Desde a publicação do livro “A Origem das Espécies” de Charles Darwin, em 1859, as evidências da evolução só têm aumentado. As mais recentes devem-se ao desenvolvimento das técnicas moleculares, como o sequenciamento do ADN.

A esse respeito são feitas as citações a seguir.

I. Alguns genes presentes nos mamíferos são compartilhados por genes homólogos presentes nas bactérias e nas plantas.

II. O número de pares de bases nitrogenadas aumenta linearmente na direção: protozoários → anfíbios →mamíferos.

III. O Homo Sapiens compartilha alguns de seus genes com espécies vegetais.

Assinale:

Alternativas
Comentários
  • Resposta correta alternativa c).

    Acredito que o o erro da assertiva II esteja na palavra "linearmente", pois o aumento no número de pares de bases embora ocorra no sentido indicado não é linear.

     

      Bom estudo a todos(as)

     

    Força, foco e fé!

  • Gabarito C.

    A explicação abaixo esclarece os itens I e III. Segue:

    .

    .

    "No nível mais básico, todos os organismos vivos de compartilham:

    - O mesmo material genético (DNA)

    - Os mesmos, ou altamente similares, códigos genéticos

    - O mesmo processo básico de expressão gênica (transcrição e tradução)

    - Os mesmos blocos construtivos moleculares, como amino ácidos.

    .

    Essas características compartilhadas sugerem que todos os seres vivos são descendentes de um ancestral comum, e que este ancestral teve DNA como seu material genético, usou o código genético e expressou seus genes atraves de transcrição e tradução. Todos os organismos atuais compartilham essas características porque elas foram "herdadas" do ancestral." (herdaram do ancestral a característica a qual ao longo do tempo divergiu ---> Homologia).

    Fonte: https://pt.khanacademy.org/science/biology/her/evolution-and-natural-selection/a/lines-of-evidence-for-evolution

    .

    .

    .

    Outra explicação pra ilustrar: "A soja, a girafa e os seres humanos possuem muito em comum. As similaridades são mais bem vistas no nível celular e molecular, especialmente no DNA de cada um. Pra começar, eles possuem a mesma base química. Isto é, as moléculas de DNA desses organismos são compostas pelos mesmos ”blocos de construção” ‒ os nucleotídeos, representados pelas famosas letras A, T, C e G. Todos os seres vivos compartilham o mesmo padrão de moléculas de DNA, o que sugere que a vida na Terra deve ter evoluído a partir de um ancestral único."

    .

    Fonte: https://www.bayerjovens.com.br/pt/colunas/coluna/?materia=qual-a-diferenca-entre-o-dna-humano-da-soja-e-da-girafa

  • II está incorreta com base no paradoxo do valor C, quer dizer, não é porque algumas linhagens são mais complexas que terão necessariamente maior quantidade de DNA.

ID
1903342
Banca
FGV
Órgão
SEDUC-SP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

É muito comum entre a população leiga a crença no determinismo genético, isto é, que basicamente os genes determinam o fenótipo. Hoje a expressão “Está no ADN” aparece muito na mídia.

Com relação à ação gênica, analise as afirmativas a seguir.

I. Um único segmento de ADN pode dar origem a diversas proteínas diferentes, pelo processo de editoração. Portanto, um gene pode originar muitos fenótipos diferentes.

II. Os genes, em sua maioria, têm penetrância completa e expressividade constante.

III. A expressão fenotípica dos genes pode variar em função do ambiente.

Assinale:

Alternativas
Comentários
  • se apenas as afirmativas I e III estiverem corretas.

  • Porque a frase II está incorreta?

  • II está incorreta porque dizer que a maioria dos genes tem penetrância completa e expressividade constante é basicamente concordar com o determinismo genético. se não há determinismo genético é justamente porque o mesmo alelo pode ter um leque de expressividades a depender do ambiente e outros fatores.

ID
1903345
Banca
FGV
Órgão
SEDUC-SP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Dentre os métodos anticoncepcionais disponíveis, o preservativo de borracha ou “camisinha” é o mais recomendado nas relações sexuais, porque

Alternativas
Comentários
  • Ano: 2013

    Banca: FUMARC

    Órgão: CBM-MG

    Prova: Soldado Bombeiro Militar

    Doenças sexualmente transmissíveis, conhecidas popularmente por DST, são patologias antigamente conhecidas como doenças venéreas. São doenças infecciosas que se transmitem, essencialmente (porém não de forma exclusiva), pelo contato sexual. O uso de preservativo (camisinha) tem sido considerado como a medida mais eficiente para prevenir a contaminação e impedir sua disseminação. Das DST listadas a seguir, a única que NÃO pode ser veiculada pelo sangue é a...

     

    Lamentável estas questões rs.


ID
1903351
Banca
FGV
Órgão
SEDUC-SP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Durante uma espermatogênese na espécie humana ocorreu uma não disjunção que resultou na formação de dois tipos de espermatozoides: um tipo com 22 cromossomos (21 + Y) e outro tipo com 24 cromossomos (23 + X).

Considerando que um óvulo normal tenha sido fecundado pelo espermatozoide 23 + X, espera-se como resultado

Alternativas

ID
1903354
Banca
FGV
Órgão
SEDUC-SP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

O microscópio óptico é o instrumento mais utilizado na observação de células e algumas de suas estruturas.

Assinale a alternativa que só apresenta células e elementos celulares perceptíveis na microscopia óptica.

Alternativas
Comentários
  • A membrana plasática nao é visível ao mmicroscópio óptico.

  • Membrana plasmática e vírus só são visíveis na microscopia eletrônica que tem um aumento MUITO maior que a microscopia ótica!