Gabarito C.
A explicação abaixo esclarece os itens I e III. Segue:
.
.
"No nível mais básico, todos os organismos vivos de compartilham:
- O mesmo material genético (DNA)
- Os mesmos, ou altamente similares, códigos genéticos
- O mesmo processo básico de expressão gênica (transcrição e tradução)
- Os mesmos blocos construtivos moleculares, como amino ácidos.
.
Essas características compartilhadas sugerem que todos os seres vivos são descendentes de um ancestral comum, e que este ancestral teve DNA como seu material genético, usou o código genético e expressou seus genes atraves de transcrição e tradução. Todos os organismos atuais compartilham essas características porque elas foram "herdadas" do ancestral." (herdaram do ancestral a característica a qual ao longo do tempo divergiu ---> Homologia).
Fonte: https://pt.khanacademy.org/science/biology/her/evolution-and-natural-selection/a/lines-of-evidence-for-evolution
.
.
.
Outra explicação pra ilustrar: "A soja, a girafa e os seres humanos possuem muito em comum. As similaridades são mais bem vistas no nível celular e molecular, especialmente no DNA de cada um. Pra começar, eles possuem a mesma base química. Isto é, as moléculas de DNA desses organismos são compostas pelos mesmos ”blocos de construção” ‒ os nucleotídeos, representados pelas famosas letras A, T, C e G. Todos os seres vivos compartilham o mesmo padrão de moléculas de DNA, o que sugere que a vida na Terra deve ter evoluído a partir de um ancestral único."
.
Fonte: https://www.bayerjovens.com.br/pt/colunas/coluna/?materia=qual-a-diferenca-entre-o-dna-humano-da-soja-e-da-girafa