-
No final é indicado que a edição do jornal O Globo com essa reportagem foi publicada no dia 19/02/2016. Porém, dentro da reportagem, ele cita que o estudo foi publicado no dia anterior (ontem) pelo American Journal of Public Health. Ou seja, "ontem" não se refere à data em que o jornal O Globo foi publicado, mas sim à publicação original do estudo pelo veículo de comunicação americano. Pra mim, não há alternativa certa.
Desrespeitosa a maneira como a FGV trata os concurseiros e estudantes de português.
-
ESSA PORR... NUM FOI PUBLICADA NO AMERICAN JORNAL?
QUESTÃO MALDOSA
-
GABARITO: B.
-
Absurda essa questão, não tem alternativa correta.
Ontem diz respeito apenas à data de publicação do estudo. O jornal é de "hoje", a leitura pode estar acontecendo em qualquer dia e as outras alternativas tem menos fundamento ainda.
-
Essas bancas se comportam com tal soberania que nem mesmo a Constituição possui.
Estudo publicado ontem no American Journal of PublicHealth. Em que momento o item C é gabarito???
-
Acertei , mas discordando do gabarito !!!
Escrito ontem - não pode ser , pois a materia diz que foi publicado ontem. Não dá para saber quando foi feito o estudo
Em que a reportagem é lida - Não há como precisar este lapso temporal
Em que o fato foi descoberto - Tampouco dá para saber quando foi descoberto, pois somente nesta reportagem não há menção alguma
Em que se identificou o aumento de vítimas - Essa é a primeira a se eliminar, pois quem identificou esse aumebnto foi o proprio estudo
Só restaria a absurda letra C que não faz sentido algum
Creio que essa era a única forma de se descobrir e acertar a questão . ELIMINANDO ALTERNATIVAS
-
Vamos lá, você está lendo uma matéria no jornal publicado em 19/02/2016:
"Caio castro se diverte na festa ontem"
por óbvio, que estava se referindo à festa de 18/02/2016. O dia anterior à publicação do jornal.
-
Olhe não sou daqueles que discutem com a banca, mas esta questão extrapolou ao comando, porquanto publicar é diferente de escrever. Posso escrever um artigo e deixá-lo para publicar em dia distinto...
-
Ajuda aí gente, só ler o comentário da Camila.
-
questão absurda...não mede nossos estudos...é quase uma adivinhação
o estudo que foi publicado no American Journal of PublicHealth dia 18/02/2016.
não concordo com a questão
-
Alternativa correta: C.
.
.
O jornal é "O Globo", e a edição onde saiu o estudo foi publicada "ONTEM". Lembrem-se que estudos são publicados em algum meio (jornal, revistas, artigos, internet...). O que a questão quer saber é onde e quando o estudo foi pulicado:
.
> onde: no jornal o globo
> quando: ontem
.
Acho que com isso já posso formular questões de provas.
-
Que lascação essa minha...não é possível...
Esse raio de estudo não foi publicado no tal Jornal American Journal of Public Health ?
Gente, como pode um gabarito desse?
-
Extrapolação clara da Forçou o Gabarito mais uma Vez. A letra 'D' poderia até ser o gabarito - em que o fato foi descoberto - se 'fato' fosse considerado 'estudo'.
-
Gab: C
Questão capciosa!
> O estudo foi publicado no American Journal of Public Health, e a notícia informa que foi publicado na data de "ontem", mas ontem em relação a que? não pode ser à data em que o leitor terá acesso ao jornal O globo, pois ele poderá ler a notícia em 2030 e assim a informação ficaria desviada, logo, o ontem se refere ao jornal O globo, estabelecendo-o como paradigma para a localização temporal da noticia.
-
Nem Evanildo Bechara acertaria essa questão. É inacreditável como a FGV escolhe seus gabaritos. Parece um sorteio que ninguém ganha, salvo a banca. Abri a prova, verifiquei a questão e o gabarito. Nada foi alterado. É mesmo alternativa C.
-
A FGV pensa que é Deus. "mil anos é como um dia e um dia é como mil anos". 'as coisas de ontem foram publicadas hoje e as de hoje publicadas ontem ou será ainda futuramente num passado que se passa num presente que ainda vai acontecer numa noite de Sol onde quem brilha mais é a luz da Lua que é apagada pela cintilante treva de Orion.
Quem elabora as questões de português é um cracudo que eu vi uma vez no centro do Rio. Pura psicodélica.
-
Vanildo Cazelli Junior, preste atenção !
O enunciado diz "A identificação da data do termo sublinhado se refere ao momento"
Quer saber a que tempo é escrito o termo ''ONTEM'', ou seja, no momento em que é publicado.
-
pô galera!! não fiquem reclamando da banca..deem seu sangue para vencê-la..
essa questão é obvia..
tudo de bom para todos
-
Eita eu errei q considerei que era mais relevante considerar a data de publicação no American Journal of Public Health, que foi de onde saiu os dados do texto, do que do jornal o Globo, que foi só quem publicou.
-
"Estudo publicado ontem NO American Journal of Public Health", acredito que se a frase estivesse escrita da seguinte forma "Estudo DO American Journal of Public Health publicado ontem" ai poderíamos considerar o O GLOBO como " em que o jornal O Globo foi publicado."
-
"Ontem" tem como referencial "hoje", ou seja o dia de publicação do jornal. Galera, eu também errei... rsrs
-
A meu ver, esta questão trata do referencial em relação ao advérbio ontem. Neste caso, o leitor saberá quando foi publicada a matéria no American Journal of Public Health ao ler a data da publicação do Jornal O Globo, ou seja, 18/02/2016.
Sendo assim, o gabarito C está correto.
Espero ter ajudado... Abraços!
-
Onde cês tão vendo tanta complicação?
Repararam que o trecho completo no texto de referência é "Estudo publicado ONTEM NO AMERICAN JOURNAL OF PUBLIC HEALTH (...)"?
Se a reportagem foi publicada no jornal O GLOBO dia 19/02/2016 o estudo foi publicado no AMERICAN JOURNAL OF PUBLIC HEALTH no dia 18/02/2016! Simples assim!
-
Questão capciosa!
Observe o comando da questão: “A identificação da data do termo sublinhado se refere ao momento...”
Ou seja, para ser possível a identificação da data a qual foi feita a publicação do estudo, é necessário observar a data de publicação na notícia de Cesar BAIME do O Globo.
> O estudo foi publicado no American Journal of Public Health, e a notícia informa que foi publicado na data de "ontem", mas ontem em relação a que? Não pode ser em relação à data em que o leitor terá acesso ao jornal O globo, pois ele poderá ler a notícia em 2030 e assim a informação ficaria desviada, logo, o ontem se refere ao jornal O globo, estabelecendo-o como ponte para a localização temporal da noticia.
-
Para fazer essa, transformem o enunciado da questão em algo mais fácil de entender:
Ex: Como faço para saber a qual data o termo "ontem" está se referindo?
Tenho que usar como base a data em que o jornal O Globo foi publicado.
Se eu disser para vocês "Pessoal, estou publicando esse comentário dia 17/11 e ontem fiz uma questão da FGV."
Claramente o ontem no meu exemplo foi dia 16/11.
-
O comentário do colega Adriano Vilela clareou meu entendimento.
-
Na minha opinião, o que o elaborador quis dizer foi que o termo ONTEM, se relaciona com o momento que o jornal é publicado de uma maneira que o próprio termo, NO MOMENTO DA PUBLICAÇÃO DO JORNAL, remete ao dia em que houve a publicação do estudo, o termos faz uma espécie de ponte entre o hoje (dia da publicação do jornal) e o ontem (dia da publicação do estudo). Mas confesso que essa questão foi EXTREMAMENTE confusa. Apelativa demais!
-
O jornal O GLOBO foi publicado hoje fazendo referência, no entanto, a um estudo publicado ontem pelo jornal American Journal of Public Health. Nada de errado com a questão.
-
Não Consegui realizar o raciocínio sozinha. Precisei da publicação do Breno Marques, que alertou sobre a publicação da da Camila Mussi, que brilhantemente explica a lógica:
Assim:
Estudo publicado ontem ..."
Vamos substituir "ontem" por: "anterior à publicação de o Globo", 19/02/16. Esse ontem precisa de um referencial. Quem traz esse referencial? A data de O Globo. Vejam o comentário da Camila em que ela escreve: "Caio Castro foi à festa ontem". Hoje é 27/11. Para eu que estou entrando hoje, o Caio Castro foi à festa ontem 26/11. Se você entrar aqui amanhã, ele foi à festa hoje... E assim, se o ontem não tiver um referencial, todos os dias serão "ontem" e o Caio Castro nunca vai parar de ir à festa.
Difícil.
-
O dia da publicação do jornal é utilizado como referencial para a identificação do termo ontem. Em outras palavras, o leitor só sabe que "ontem" significa 18/02/2016 em razão da data de publicação do jornal, que ocorreu em 19/02/2016.
-
A FGV ama palavras que exercem funções dêiticas no texto. Elementos dêiticos fazem referência a elementos extralinguísticos, isto é, a elementos para além do texto, inerentes ao contexto discursivo. A palavra ontem tem função exofórica, ou seja, está relacionada com o contexto de colocação temporal fora do texto, no momento de publicação do jornal; É uma mega estratégia de interpretação usada pela banca FGV.
-
Não existe gabarito para essa questão. Não sei como essa questão não foi anulada!
-
Qual a dificuldade?
Gabarito dado na questão...essa é para não zerar
-
Acertei por eliminação mas acho que as alternativas estão todas erradas, vejamos:
A identificação da data do termo sublinhado se refere ao momento - Ontem foi o dia que o estudo foi publicado (não há alternativa), então se refere a isso (na minha opinião). O ontem não pode ser ao dia que o jornal foi publicado.
FGV é f***.
-
“Ahhhhhhhh eu já não sei o que fazer, duro e pé rapado”
-
Questão de lógica bem difícil, requer muita concentração.
Acho que fica melhor entender da seguinte forma: A questão quer saber, na verdade, qual é a REFERÊNCIA utilizada para levar em conta o tempo (ontem) em que a notícia foi publicada pelo jornal americano.
"A identificação da data do termo sublinhado se refere ao momento"
Se pensarmos bem, a única referência que nós podemos nos apegar nesse caso, é apenas a do jornal "O Globo" (19/02/2016). Todas as demais alternativas não tem validade, pois não temos essas informações.
Eu errei essa. Tentando entender o meu erro, essa foi a forma mais plausível que encontrei.
-
“Estudo publicado ontem...” se refere ao momento em que o jornal O Globo foi publicado, ou seja, 19/02/2016, sendo o ontem 18/02/2016."
Afffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffff prestar mais atenção!
-
Pensei numa coisa aqui que talvez seja útil. A lógica é a mesma da Física. O movimento do carro é notado a partir de um referencial, um poste, por exemplo.
Nesse caso, o poste é o jornal. A notícia parou nele, que remete a data da publicação do estudo ao passado (ontem). Ou seja, o movimento acontece a partir de um referencial, o jornal.
-
Agora que eu vim entender a pergunta. o que ele quer saber é como, a partir de que, você consegue saber qual a data de ontem, a única maneira de você saber qual a data de o tem é saber a data de publicação do jornal. Assim...
Garantido letra C.
Espero ter ajudado.
-
Refere-se ao momento em que o jornal globo foi publicado: HOJE.
-
Questao de adivinhação.
-
É SO VER POR QUEM FOI PUBLICADO O ESTUDO, TODA ATENÇÃO NO PORTUGUES É POUCA . !!!!
GABARITO LETRA C !
PMCE 2021
PRA CIMA !!!
-
Como "ontem" se refere a publicação do O Globo, se esta foi feita no dia 19 ?????????????? Que manipulação do espaço-tempo é essa ?
-
Questão maliciosa.
Ela pergunta a que o "ontem" SE REFERE
E não o que foi publicado.
O ontem se refere ao momento em que o jornal o Globo foi publicado.
"O estudo foi publicado ontem em relação ao dia hoje em que o jornal foi publicado"
Sendo assim: item D!
Eu também errei! Kkk percebi isso depois. Parem de querer brigar com a banca, assume e tenta achar onde VOCÊ ERROU.
-
Ok!
O enunciado induz ao erro, visto que sem maldade seria, ao menos, assim:
O termo sublinhado tem como referência o momento
C - em que o jornal O Globo foi publicado.
O ontem tem como referência a data de publicação do O Globo.
Gab:. C
-
Esse gabarito está errado, impossível a ser a letra c
-
O ontem é referente à data que o artigo científico foi publicado um dia antes da PUBLICAÇÃO DO ARTIGO DO JORNAL e NÃO da publicação em si do jornal, como se o jornal tivesse surgido ontem. Sendo que a data não é correta!
-
Eu NÃO entendi essa questão!
Se fosse pelo menos publicação do jornal American Journal of Public Health , dava para entender pelo texto...
-
Questão digna de anulação.