SóProvas



Prova IF-RS - 2015 - IF-RS - Professor - Geografia


ID
1600819
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Na comunidade de Linha Eulália, pertencente ao município de Bento Gonçalves-RS, houve indícios de que o solo esteja em processo de salinização. Por isso, os moradores locais, através do seu representante, solicitaram ao curso de Tecnologia em Horticultura do IFRS-Câmpus Bento Gonçalves apoio técnico para buscar soluções ao problema. Assim, um dos servidores foi designado para realizar o levantamento. Para isso, ele teve que solicitar uma viatura para a Administração, informando a distância a ser percorrida. De posse de uma Carta Topográfica 1:25.000 e, sabendo-se que a distância no mapa entre o Câmpus Bento Gonçalves e a sede da Comunidade Linha Eulália é de 20 cm, qual seria a distância real a ser percorrida e informada por este profissional?


A alternativa CORRETA é:

Alternativas
Comentários
  • 20 cm x 25.000 cm = 500.000 cm
    Sabendo-se que 1 km é igual a 100.000 cm, temos que:
    500.000 ÷ 100.000 = 5 km
    Sabendo-se que 1 km é igual a 1000 m, logo:
    5 km x 1000 m = 5000 m
    Resposta: letra a)

ID
1600822
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

No livro “Por uma outra Globalização: do pensamento único à consciência universal” de Milton Santos (2003), o autor propõe uma globalização de “baixo para cima”. Na defesa da sua reflexão, ele apresenta algumas argumentações, dentre elas: 

I. “A tomada de consciência da situação estrutural de inferioridade dos países subdesenvolvidos em diferentes tempos”. 

II. “Deve-se considerar as formas de desordem da vida social que já se multiplicam em numerosos países e que tendem a aumentar”. 

III. “As potências centrais (EUA, Europa e Japão) com suas disputas pelo mercado mundial tendem a divergir cada vez mais entre si em busca do poder global e, por isso, podem desencadear grandes conflitos armados similares aos da 1ª e 2ª Guerra Mundial”. 

Assinale a alternativa em que toda(s) a(s) afirmativa(s) está(ão) CORRETA(S):  

Alternativas
Comentários
  • Opção III - III. “As potências centrais (EUA, Europa e Japão) com suas disputas pelo mercado mundial tendem a divergir cada vez mais entre si em busca do poder global e, por isso, podem desencadear grandes conflitos armados similares aos da 1ª e 2ª Guerra Mundial”. 

    Acredito que não divergem nos interesses, visto que o objetivo único é o capital (dinheiro). Tendem a convergir.

  • Na verdade as 3 estão certas, o "erro" da III e´que não ten nada a ver com o Milton Santos. Veja: Na defesa da SUA reflexão, ELE apresenta algumas argumentações, DENTRE ELAS: 

  • A I e III estão corretas.

  • A I e III estão corretas.

  • Porque a II está errada?

  • A resposta correta é I e III estão corretas. Corrigido do AVA. Acabei de fazer.


ID
1600825
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Na ocupação da “fronteira” no Brasil – espaço este de intensos conflitos sociais – José de Souza Martins (2009) identifica a denominação desta região de duas formas: uma chamada de “zona pioneira” ou “frente pioneira” (a partir da década de 40) e a outra como “frente de expansão” (a partir da década de 50). Cada termo foi definido por um profissional, sendo o primeiro pelos ________________ e o segundo pelos ________________.

Escolha a alternativa que corresponde corretamente ao preenchimento das lacunas:

Alternativas

ID
1600828
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

No que se refere à formação geomorfológica do Rio Grande do Sul é correto afirmar sobre o Planalto Sul-Rio-Grandense: 

I. Trata-se de uma região com rochas muito recentes: da era do Quaternário.

II. Possui altitudes que variam entre os 400 e 1.000 metros acima do nível do mar. 

III. Planalto Sul-Rio-Grandense, serras de Sudeste ou Escudo são designações utilizadas para essa mesma Unidade Geomorfológica. 

IV. As rochas desse Planalto sofreram muita interferência da erosão. Com isso, apresentam, na sua maioria, morros arredondados. 

 Assinale a alternativa em que todas as afirmativas estão CORRETAS:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: C

    I. Trata-se de uma região com rochas muito recentes: da era do Quaternário.
                                                     as formações rochosas mais antigas do estado. 

     

    II. Possui altitudes que variam entre os 400 e 1.000 metros acima do nível do mar. 
                                                   Em torno de 600 metros.

     

    III. Planalto Sul-Rio-Grandense, serras de Sudeste ou Escudo são designações utilizadas para essa mesma Unidade Geomorfológica. (Correta)
     

    IV. As rochas desse Planalto sofreram muita interferência da erosão. Com isso, apresentam, na sua maioria, morros arredondados. (Correta)


    Fonte:
    Aulas do Me Salva!

  • I O território do Rio Grande do Sul conta variada configuração geológica, apresentando rochas que registram grande parte da história do planeta, com idades que vão de cerca de 2 bilhões a 500 milhões de anos, agrupadas no chamado Escudo Sul-Rio-Grandense, que é a área que possui a maior presença de ocorrências de minerais com importância econômica. Na Depressão Periférica estão depositadas as rochas sedimentares do Carbonífero e Triássico (300-200 milhões de anos), que constituíram os grandes depósitos carboníferos gaúchos. No planalto basáltico, resultado de derrames fissurais de lava ocorridas no Cretáceo, a riqueza mineralógica é mais limitada, com exceção das áreas de presença de gemas como ametistas e ágatas. Na região litorânea estabeleceram-se os sedimentos mais recentes, que formam a Planície Costeira.


ID
1600831
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A desertificação é um processo de degradação de terras, que se tornou um problema em vários países. Das alternativas abaixo relacionadas a esse evento, todas estão corretas, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • O Brasil também apresenta áreas afetadas pela desertificação. De acordo com dados do Ministério do Meio Ambiente, cerca de 13% do território brasileiro é vulnerável à desertificação, pois é formado por áreas semiáridas. O processo de desertificação atinge porções da Região Nordeste, o cerrado tocantinense e o norte de Mato Grosso.


    http://brasilescola.uol.com.br/geografia/desertificacao.htm

  • d-As áreas suscetíveis ao processo de desertificação, no Brasil, localizam-se nos estados do Nordeste, no norte de Minas Gerais e no Sudoeste do Rio Grande do Sul. O erro está em dizer que ocorre desertificação no RS, pois esse fenômeno ocorre em regiões semiáridas, em clima subtropicais é chamado de arenização.


ID
1600834
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

No Brasil, o fenômeno da urbanização teve a sua semente na 1ª Guerra Mundial estimulada com a instalação de inúmeras indústrias financiadas pelos barões do café. Após a 2ª Guerra Mundial, esse processo acelerou-se, intensificando, assim, os fluxos migratórios para as grandes e médias cidades. No que se refere à urbanização brasileira, é CORRETO afirmar:

Alternativas
Comentários
  • O Centro-Oeste vem em segundo lugar como região mais urbanizada.

  • A região Sudeste é ainda a mais urbanizada do Brasil. Em seguida, estão as regiões Centro-Oeste e Sul. Nas regiões Norte e Nordeste, mais de 25% dos habitantes vivem em áreas rurais. Rio de Janeiro (96,7%), Distrito Federal (96,6%) e São Paulo (95,9%) são os estados do país com os maiores graus de urbanização.

    Urbanização no Brasil - EducaBras

    https://www.educabras.com/enem/materia/geografia/.../aulas/urbanizacao_no_brasil

  • Na região Centro-Oeste, o processo de urbanização teve como principal fator a construção de Brasília, em 1960, que atraiu milhares de trabalhadores, a maior parte deles vindos das regiões Norte e Nordeste. Desde o final da década de 1960 e início da década de 1970, o Centro-Oeste tornou-se a segunda região mais urbanizada do país.

     


ID
1600837
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Durante a solicitação de um exercício de coordenadas geográficas pelo professor aos alunos, um dos discentes mais curiosos da turma pergunta se haveria condições de se encontrar o ponto oposto de Latitude 45°S e Longitude 115°W. Diante do questionamento, o professor aproveita a oportunidade e introduz o cálculo do ponto antípoda.
Portanto, a antípoda das coordenadas do ponto informado pelo aluno é:

Alternativas
Comentários
  • Simples e em Resumo:  Latitude (Paralelos) ... Inverte o Hemisfério de Norte para Sul ou Vice-versa e conserva-se os Graus.

    Longitude (Meridianos) ... Inverte o hemisfério de Leste para Oeste ou Vice-versa e deve-se subtrair a longitude inicial de 180 ° Graus.

    Então na questão a resposta correta seria: Lat. 45º N e 180º - 115º = 65º E. Letra E na questão.

    Espero ter ajudado... David Amorim

  • Davi, muito obrigada!!! Eu estava em busca dessa informação. Que Deus o abençoe!


ID
1600840
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Os conflitos geopolíticos pelo domínio do território na região da Palestina entre árabes e israelenses é motivo de uma instabilidade política global pela dimensão militar-cultural que tal movimento tomou naquele espaço geográfico.
Assim, é CORRETO afirmar sobre as guerras árabe-israelenses:

Alternativas
Comentários
  • Palestinos e israelenses travam guerra silenciosa por água


    A água é um dos itens mais importante do conflito no Oriente Médio, mas é também um dos menos abordados.

    Segundo a legislação internacional, Israel tem o compromisso de fornecer incondicionalmente água potável para os palestinos.

    Mas os próprios israelenses vivem em um terreno árido e estão cercados por um deserto. No país só chove alguns meses ao ano.

    "Temos uma escassez crônica de água que está piorando a cada ano. Devido ao fato de vivermos uma seca a cada ano, temos de cortar nossos suprimentos de água anualmente", diz Jacob Kaidar, responsável pelo setor hídrico do Ministério das Relações Exteriores de Israel.


    http://www.bbc.com/portuguese/noticias/030616_palestinabg.shtml

  • Durante a Guerra dos Seis Dias (1967), quando Israel conseguiu ampliar em grande parte suas fronteiras recém-criadas no Oriente Médio, um dos alvos conquistados foram as Colinas de Golã, que abrigam as nascentes do Rio Jordão, responsável por alimentar o Mar Morto e que é amplamente necessário para o país atualmente e também para palestinos e jordanianos. Atualmente, aliás, o acesso às águas subterrâneas por parte da população palestina na região é controlado pelo Estado israelense, o que gera uma elevada discórdia e motiva muitos dos atentados terroristas ocorridos na região em questão.

    O Oriente Médio, aliás, é um dos pontos de maior risco da elevação do número de disputas internacionais pela água. Em primeiro lugar, é preciso ressaltar que, dos quinze países que mais sofrem com a escassez de água, dez estão nessa região. Em segundo lugar, a própria instabilidade político-diplomática existente entre os países locais já eleva qualquer risco existente


ID
1600843
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Na história do pensamento geográfico, surgiu o nome de grandes personalidades oriundas da Escola Alemã e Francesa, que contribuíram para que a Geografia evoluísse e se fortalecesse como Ciência. No livro “O que é Geografia?", de Ruy Moreira (2009), essa trajetória é apresentada. Relacione abaixo os geógrafos com as suas características ou particularidades relatadas nesta obra:  


(1) Elisée Reclus.

(2) Friedrich Ratzel.

(3) Yves Lacoste.

(4) Paul Vidal de La Blache.

(5) Pierre George.


( ) Determinismo Geográfico.

( ) Nova referência para a Geografia, levando em consideração os sistemas econômicosociais.

( ) Homem como natureza, consciente de si mesma.

( ) Possibilismo e visão acadêmica.

( ) Escreveu o livro: “Geografia do Subdesenvolvimento” em 1965. 

A correlação CORRETA, de cima para baixo é:

Alternativas
Comentários
  • Vidal de La Blache:

     foi um dos maiores nomes da Geografia, sendo responsável pelo que se denominou por Possibilismo Geográfico.

  • ajeitando isso aí:

    (1) Elisée Reclus.      ( 2) Determinismo Geográfico.

    (2) Friedrich Ratzel.   (5 ) Nova referência para a Geografia, levando em  consideração os sistemas econômico-sociais.

    (3) Yves Lacoste.      ( 1) Homem como natureza, consciente de si mesma.

    (4) Paul Vidal de La Blache.   (4 ) Possibilismo e visão acadêmica.

    (5) Pierre George.                 (3 ) Escreveu o livro: “Geografia do Subdesenvolvimento” em 1965.


ID
1600846
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A matriz energética brasileira tornou-se motivo de preocupação devido aos processos combinados de industrialização e urbanização que o país obteve, em especial no período de 1940-1980, em que a quantidade de energia consumida aumentou a uma taxa média de 7% ao ano, dobrando a cada dez anos. Com relação aos recursos energéticos é CORRETO afirmar:

Alternativas
Comentários
  • a) A matriz energética mais consumida no Brasil é o petróleo e a eletricidade.

    b) Indústrias energointensivas demandam grande quantidade de energia.

    c) Resposta

    d) Em relação a energia geral, o consumo se dá: 1º indústria e 2º transportes.

    e) A produção e a distribuição de energia elétrica no Brasil são realizadas a partir de dois grandes sistemas integrados: o sistema Sul-Sudeste-Centro-Oeste, que conta com cerca de 70% da capacidade instalada do país, e o sistema Norte-Nordeste, responsável por cerca de 25%. As usinas isoladas contribuem com o restante.


ID
1600849
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Leia a afirmação abaixo e marque a alternativa que se enquadra dentre as teorias de evolução do pensamento geográfico e do seu objeto principal, o espaço geográfico:

“O espaço é formado por um conjunto indissociável, solidário e também contraditório, de sistemas de objetos e sistemas de ações, não considerados isoladamente, mas como quadro único no qual a história se dá. No começo era a natureza selvagem, formada por objetos naturais, que ao longo da história vão sendo substituídos por objetos fabricados, objetos técnicos, mecanizados e, depois, cibernéticos, fazendo com que a natureza artificial tenda a funcionar como uma máquina.”

Alternativas
Comentários
  • SANTOS, Milton. A natureza do espaço: técnica e tempo, razão e emoção. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2002. - (Coleção Milton Santos; 1), p. 63.


ID
1600852
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Em cartografia podemos diferenciar a escala geográfica e a escala cartográfica. Sobre a primeira, é CORRETO afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • na escala geográfica é analisado o espaço como um todo e não apenas um determinado ponto na superfície terrestre. 

    a resposta é a letra 

     d)

    ela é simplesmente um recorte espacial para realizar qualquer análise geográfica, podendo ser local, regional ou mundial.

  • Lembre-se que a ESCALA CARTOGRÁFICA define a relação entre o tamanho dos objetos representado no mapa (ou planta, carta) e o tamanho deles no mundo real. Enquanto a ESCALA GEOGRÁFICA define o tamanho do recorte espacial, a abrangência de determinado fenômeno.

    (A) ela é semelhante à escala cartográfica, porém só é utilizada em plantas de grandes formatos. Sabemos que são coisas distintas. A escala geográfica define a abrangência do fenômeno representado: local, regional, nacional, global, dentre outros. ITEM INCORRETO

    (B) ela é caracterizada por um denominador grande, por exemplo 1:10.000. A escala geográfica não possui um valor de denominador específico, já que ela determina a abrangência do fenômeno representado: local, regional, nacional, global, dentre outros. ITEM INCORRETO

    (C) ela é caracterizada por um denominador pequeno, por exemplo 1: 5.000.000. A escala geográfica não possui um valor de denominador específico, já que ela determina a abrangência do fenômeno representado: local, regional, nacional, global, dentre outros. ITEM INCORRETO

    (D) ela é simplesmente um recorte espacial para realizar qualquer análise geográfica, podendo ser local, regional ou mundial. Exato! A escala geográfica é apenas um recorte espacial que delimita o tamanho do (E) ela é caracterizada por um denominador médio, por exemplo, 1:250.000. A escala geográfica não possui um valor de denominador específico, já que ela determina a abrangência do fenômeno representado: local, regional, nacional, global, dentre outros. ITEM INCORRETO

    Resposta: D


ID
1600855
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Entre as consequências da esfericidade do planeta e da inclinação do eixo terrestre em relação ao plano da órbita, pode-se afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Zona glacial/polar

    Zona Temperada/Subtropical

    Zona Intertropical/equatorial 

  • As respostas das alternativas C e E não sao iguais ??? kkk


ID
1600858
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

As rochas ígneas ou magmáticas são resultado do resfriamento do magma, podendo ser formadas na superfície ou no interior da crosta terrestre. De acordo com o local de sua formação e seus respectivos exemplos, podemos denominar este tipo de rocha de:

Alternativas
Comentários
  • As rochas extrusivas ou vulcânicas formam-se a partir da expulsão do magma devido às erupções vulcânicas, tendo um rápido resfriamento ao atingir a superfície, passando do estado líquido ou gasoso num pequeno intervalo de tempo. Por causa desse mesmo processo, sua estrutura será vítrea, como consequência do pequeno intervalo de tempo que impossibilita a cristalização dos minerais. Exemplos de rochas magmáticas extrusivas são o basalto e a obsidiana.

    As rochas intrusivas ou plutônicas são resultado de um lento resfriamento do magma, originárias de regiões profundas no subsolo, dando origem a cristais. Exemplos de rochas magmáticas são o granito e o diorito.

  • d) extrusivas, como o basalto, e intrusivas, como o granito.

     

     

     

    Ígneas ou Magmáticas – originadas da solidificação e consolidação do magma.

     

     

    . Intrusivas ou Plutônicas: resfriamento lento em grandes profundidades. Rochas bem formadas, visíveis a olho nu. Exemplos: granito e o diorito.

     

     

    . Hipoabissais: resfriamento intermediário consolidado a pequenas profundidades. Exemplos: diabasio, dosidiana, obsidiana e o riolito.

     

     

    . Extrusivas ou Vulcânicas: resfriamento rápido, derramamento de magma na superfície. Exemplo: basalto e a obsidiana.


ID
1600861
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná durante os meses de junho, julho e agosto, sofrem as influências das seguintes massas de ar:

Alternativas
Comentários
  • Opções "b" e "d" iguais.

  • A classificação correta é '' Massa Polar Atlântica'' e não ''Massa Tropical Polar Atlântica''. =)

  • Gabarito (B)

    MACETE...

    Encontram-se na parte superior do mapa do Brasil perto da linha do Equador:

    Massa Equatorial Continental (mEc)

    Massa Equatorial Atlântica (mEa)

    O que sobra encontram-se na parte inferior do mapa do Brasil:

    Massa Polar Atlântica (mPa)

    Massa Tropical Continental (mTc)

    Massa Tropical Atlântica (mTa)

    Bons estudos!


ID
1600864
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Respectivamente, sobre a bacia hidrográfica do rio Paraná e do rio São Francisco, é INCORRETO afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Rio Grande do Sul: Região Hidrográfica do Atlântico Sul e Região Hidrográfica do Uruguai.


    O rio São Francisco tem sua nascente localizada no município de Medeiros, em Minas Gerais.  E, depois de percorrer BA, fazer divisa ao norte com PE e funcionar como divisa natural entre SE e AL, deságua no Oceano Atlântico.

  • Achei estranho o trecho sobre o Velho Chico "tem suas nascentes na região sudeste do país..." como houvesse mais de uma além da da Serra da Canastra, em MG.

  • a)   A bacia hidrográfica que drena extensas áreas da porção oeste do Rio Grande do Sul é a Bacia do Uruguai, conforme pode ser observado no mapa a seguir. O único acerto da questão é quando se refere ao Rio São Francisco, que de fato tem sua nascente na região Sudeste, mais especificamente na Serra da Canastra, em Minas Gerais, e possui a foz no Oceano Atlântico. ITEM INCORRETO.

    b)  Conforme mapa a seguir, ITEM CORRETO.

    c)   ITEM CORRETO.

    d)  São exemplos de usinas hidrelétricas do Nordeste a de Xingó (dos estados de Alagoas e Sergipe) e a de Itaparica, em Pernambuco. ITEM CORRETO.

    e)   ITEM CORRETO.

    Resposta: A

  • a)   A bacia hidrográfica que drena extensas áreas da porção oeste do Rio Grande do Sul é a Bacia do Uruguai. O único acerto da questão é quando se refere ao Rio São Francisco, que de fato tem sua nascente na região Sudeste, mais especificamente na Serra da Canastra, em Minas Gerais, e possui a foz no Oceano Atlântico. ITEM INCORRETO.

    Gabarito letra A.


ID
1600867
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A globalização é um fenômeno multidimensional. Apesar de apresentar uma faceta econômica mais evidente, há também impactos em outras dimensões como a social, política ou cultural. Neste sentido diversas partes do mundo sofrem os efeitos do fluxo de capitais especulativos e produtivos, do fluxo de informações, do fluxo de pessoas, características principais deste fenômeno.
Sobre a globalização e seus impactos é CORRETO afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Capital Produtivo são os recursos intangíveis e tangíveis capazes de gerar riquezas e possibilitar a criação de oportunidades de trabalho e renda para as pessoas de uma comunidade.
    Capital especulativo é o capital destinado a produzir lucros rápidos através de atividades de especulação. Considera-se como atividade especulativa toda compra e venda de commodities, moedas e ativos financeiros realizada apenas com o intuito de lucrar com a diferença de preço entre a compra e a venda. Por exemplo, se eu trabalho em uma empresa cujas ações são negociadas em bolsa de valores e percebo que a empresa está para lançar um produto revolucionário no mercado, posso deduzir que o preço de suas ações deverá subir, motivo pelo qual posso decidir comprar ações agora apenas com o propósito de vende-las mais caro depois. Isto é especular: tentar adivinhar o comportamento de um mercado para comprar algo barato e vende-lo posteriormente mais caro.

  • pq a A está errada?

     

  • Deveria ser anulada, pois sobre a globalização e seus impactos é CORRETO afirmar:

    A - o fluxo de capitais especulativos trabalham com a possibilidade de maximizar lucros em qualquer tempo, não interessando o lugar ou continente em que se encontram nem as características de infraestrutura desses lugares. (correto, existe muito capital especulativo e de forma simples, não se preocupam com infraestrutura, mas com lucro!)

    B - a circulação de capitais produtivos é mais rápida, pois são investimentos de longo prazo que requerem agilidade e certeza na sua aplicação e retorno imediato ao(s) centro(s) de poder econômico, as sedes de empresas multinacionais. (Errado, a circulação é mais rápida, mas não são investimentos de longo prazo!)

    C - a internet, como símbolo de uma revolução técnico-científico, ampliou e democratizou o acesso a dados e informações em todo o mundo, igualando todas as nações para receber os impactos positivos da globalização (correto, pois a internet realmente facilitou o acesso a informação!)

    D - os lugares que formam o espaço geográfico mundial estão conectados a uma rede de fluxos, controlada a partir de poucos centros de poder econômico e político, mas seus efeitos se dão em larga escala em praticamente todas as partes do mundo.(correto e gabarito)

    E - O fluxo de pessoas na era da globalização baseia-se na modernização do transporte aéreo e dos aeroportos no mundo todo, impactando econômica e culturalmente diversos lugares, que incorporam e aceitam os novos preceitos de cultura e consumo sem resistência. (Errado, pois existe resistência - xenofobia )

  • Sobre a letra A, aos atores hegemônicos interessa sim a infraestrutura dos lugares em que dispõe as transnacionais e os fluxos de capitais, sendo classificado como países semi-periféricos, que possui o mínimo de transporte, mão de obra e mercado consumidor, assim as taxas de lucros aumentam por não necessitar um grande investimento no país em que se instala.

  • Corrigindo o colega Gustavo Amorim.

    A - o fluxo de capitais especulativos trabalham com a possibilidade de maximizar lucros em qualquer tempo, não interessando o lugar ou continente em que se encontram nem as características de infraestrutura desses lugares. (errado, pois a infraestrutura dos lugares interessa sim! Visto que as empresas querem lucrar, mas não querem gastar.)

    B - a circulação de capitais produtivos é mais rápida, pois são investimentos de longo prazo que requerem agilidade e certeza na sua aplicação e retorno imediato ao(s) centro(s) de poder econômico, as sedes de empresas multinacionais. (Errado, a circulação é mais rápida, mas não são investimentos de longo prazo!)

    C - a internet, como símbolo de uma revolução técnico-científico, ampliou e democratizou o acesso a dados e informações em todo o mundo, igualando todas as nações para receber os impactos positivos da globalização (errado, pois a internet não "igualou todas as nações")

    D - os lugares que formam o espaço geográfico mundial estão conectados a uma rede de fluxos, controlada a partir de poucos centros de poder econômico e político, mas seus efeitos se dão em larga escala em praticamente todas as partes do mundo.(correto e gabarito)

    E - O fluxo de pessoas na era da globalização baseia-se na modernização do transporte aéreo e dos aeroportos no mundo todo, impactando econômica e culturalmente diversos lugares, que incorporam e aceitam os novos preceitos de cultura e consumo sem resistência. (Errado, pois existe resistência - xenofobia )

  • Fiquei entre A e D, porém consegui montar um mapa com a letra D.


ID
1600870
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A questão do desenvolvimento é cada vez mais debatida nas diversas sociedades e nações, bem como em organismos multilaterais, como a ONU. Entretanto, diversos são os temas e pesquisas em torno desta questão, ressaltando-se na atualidade, uma série de adjetivos que vislumbram novos conceitos e novos paradigmas, como desenvolvimento humano, desenvolvimento agrário ou desenvolvimento sustentável.

Sobre indicadores e índices que buscam balizar políticas públicas de desenvolvimento da população urbana e rural, é CORRETO afirmar:

Alternativas
Comentários
  • IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) é um índice que serve de comparação entre os países, com objetivo de medir o grau de desenvolvimento econômico e a qualidade de vida oferecida à população. O relatório anual de IDH é elaborado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), órgão da ONU.

    Este índice é calculado com base em dados econômicos e sociais. O IDH vai de 0 (nenhum desenvolvimento humano) a 1 (desenvolvimento humano total). Quanto mais próximo de 1, mais desenvolvido é o país. Este índice também é usado para apurar o desenvolvimento de cidades, estados e regiões.

    No cálculo do IDH são computados os seguintes fatores: educação (anos médios de estudos), longevidade (expectativa de vida da população) e Produto Interno Bruto per capita.

  • a)

    O Índice de Desenvolvimento Humano – IDH é calculado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e é baseado em indicadores populacionais como saúde, educação e renda.


ID
1600873
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Entre os fatores que modificam a configuração espacial das atividades agrícolas e da zona rural, podem-se citar as condições socioeconômicas da população, o nível de desenvolvimento tecnológico das propriedades e a estrutura legal. Sobre esses fatores é possível afirmar:

Alternativas

ID
1600876
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

“Se a Geografia deseja interpretar o espaço humano como o fato histórico que ele é, somente a história da sociedade mundial, aliada à da sociedade local, pode servir como fundamento à compreensão da realidade espacial e permitir a sua transformação a serviço do homem. Pois a História não se escreve forado espaço e não há sociedade aespacial. O espaço, ele mesmo é social.” (Santos, 1979). A afirmação supracitada do geógrafo Milton Santos é um marco na teoria da ciência geográfica brasileira, estando associada a determinada corrente de pensamento filosófico. Sobre esta afirmação é possível afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • resposta d " esta vinculada ao movimento denominado geografia crítica, com viés marxista, que surgiu no fim dos anos 1970 e foi responsável pela renovação da associação dos geografos Brasileiros (AGB) 


ID
1600879
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A recuperação da economia mundial, que se inicia em fins dos anos 1930, chega a um impasse com o término da Segunda Guerra Mundial. Ela estava fortemente baseada na expansão de gastos militares e concentrada nos Estados Unidos. Para que se sustentasse,era necessário resolver os diversos problemas deixados pelo fim da hegemonia britânica, que estavam travando a expansão do mercado mundial.

(Fonte: MARTINS, C. E. Globalização, dependência e neoliberalismo na América Latina, 2011, p.5).

A partir do exposto pelo autor, era fundamental, para mudar o cenário em tela:

Alternativas

ID
1600882
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil possuía, em 2010, 84,36% da população brasileira residindo em áreas urbanas. Na região Sudeste, o percentual atinge 92,95%. Para alguns geógrafos, o cenário atual indica que algumas regiões têm passado do período de urbanização para um processo de metropolização do espaço.

Sobre a metropolização e os dilemas de gestão destes espaços, é CORRETO afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Os Estados poderão, mediante lei complementar, instituir regiões metropolitanas, aglomerações urbanas e microrregiões, constituídas por agrupamentos de municípios limítrofes, para integrar a organização, o planejamento e a execução de funções públicas de interesse comum.

  • Tinha marcado item A, mas depois vi que tá mais pra definição de conurbação..

  • Gabarito diz C, mas sinceramente, tanto a alternativa A, quanto a C estão corretas, pois remetem a momentos distintos do mesmo processo, o que torna a questão Anulávél....

    A - O processo de metropolização decorre da expansão da mancha urbana para além dos limites político-administrativos de um município e depende da criação de mecanismos institucionais, como as regiões metropolitanas, para executarem políticas públicas regionais.

    C - Com o avanço da urbanização e da metropolização, os problemas das cidades têm se complexificado e tomado novas escalas de problematização, exigindo dos gestores públicos o uso de mecanismos previstos em lei, como as regiões metropolitanas e as aglomerações urbanas.

  • Questão muito boa e observemos que ela pede os DILEMAS da GESTÃO dos espaços quanto à macrocefalia urbana acarretando problemas sociais.

  • qual o erro da D?
  • VAMOS SOLICITAR O COMENTÁRIO, GALERA


ID
1600885
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

 Sobre a reprodução do padrão espacial, analise as seguintes afirmações: 

I. O sistema capitalista de produção organiza o espaço independente das ocupações históricas, construindo e destruindo segundo a lógica de acumulação. 

II. Embora os lugares se modifiquem qualiquantitativamente ao longo da história, as raízes do povoamento influenciam o que vem em seguida. 

III. As tendências de concentração populacional se repetem historicamente, independente da tentativa de fixar grupos sociais em áreas do interior, como mostra o exemplo brasileiro. 

IV. O modelo de (re)produção espacial está intimamente ligado e dependente da disponibilidade e organização da infraestrutura de transporte, que facilita a circulação de pessoas e mercadorias. 

 Assinale a alternativa em que todas as afirmativas estão CORRETAS:

Alternativas
Comentários
  • O erro na alternativa I reside na frase "independente das ocupações históricas"

  • "As tendências de concentração populacional se repetem historicamente, independente da tentativa de fixar grupos sociais em áreas do interior, como mostra o exemplo brasileiro". Afirmativa igualmente falsa. Se a história não está desvinculada das ações do presente (alternativa I), as ações do presente não estão desvinculadas da história (alternativa III).


ID
1600888
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Em 2014, a escassez da água no sudeste do Brasil e a possibilidade de uma nova crise energética voltou à pauta nacional, diante dos riscos da economia frágil. Sobre o modelo energético brasileiro, assinale a alternativa INCORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito:A

     

    A principal fonte de energia elétrica do Brasil é a energia hidráulica. Ela é bastante utilizada na geração de eletricidade. As usinas hidrelétricas fornecem aproximadamente 90% de energia elétrica em todo o território brasileiro e 10% são utilizadas pelas usinas termelétricas ou nucleares.


ID
1600891
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Geografia

A fotogrametria é um conjunto de técnicas que possibilitam a obtenção de informações quantitativas e fidedignas de fotografias. Já a aerofotogrametria é o conjunto de técnicas que possibilitam a obtenção de informações quantitativas fidedignas de fotografias aéreas.

As aerofotos se distinguem das convencionais em virtude do:

Alternativas

ID
1600894
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Em fevereiro de 2015, a produção industrial nacional recuou 0,9% frente a janeiro, na série livre de influências sazonais, após avançar 0,3% em janeiro último quando interrompera dois meses seguidos de taxas negativas: - 1,2% em novembro e -1,6% em dezembro.

(Fonte: Disponível em:
<http://saladeimprensa.ibge.gov.br/noticias?view=noticia
&id=1&busca=1&idnoticia=2861>. Acesso em: 1 de abril
de 2015.)

Sobre os motivos do contexto em tela, assinale a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Pergunta chata. alternativa B


ID
1600897
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

 “O avanço do conhecimento científico ao longo dos últimos 30 anos mostrou que as regiões polares são tão importantes quanto os trópicos o sistema ambiental – e especificamente para o clima mundial”.

                  (Fonte: GOLDEMBERG, J. Antártica e as Mudanças Globais: um desafio para a humanidade.
                                                                                                                           São Paulo: Blucher, 2011. p. 10.)

Analise as afirmações a seguir a cerca do papel das regiões polares.


I. A circulação atmosférica e oceânica é forçada pelo transporte de energia das regiões que recebem mais raios solares para as duas grandes regiões polares que perdem mais energia para o espaço do que recebem do Sol.


II. Entre os fatores que explicam o baixo aporte de radiação ao longo do ano nas duas regiões polares está a curvatura da Terra e o ângulo de inclinação de seu eixo de rotação de 23,5º em relação ao plano de órbita.


III. O avanço de frentes polares em direção às latitudes subtropicais e tropicais altera regimes de temperatura e precipitação, como a queda da temperatura na Amazônia Equatorial.  


Assinale a alternativa em que toda(s) a(s) afirmativa(s) está(ão) CORRETA(S):  

Alternativas

ID
1600900
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A rigidez que a superfície da Terra apresenta é apenas aparente. Na realidade, a estrutura sólida, sustentáculo das ações humanas, tem uma dinâmica que faz com que ela se modifique permanente. Tal dinâmica não é facilemnte perceptível pelo homem em face da baixa velocidade de movimentação.

(Fonte: ROSS, Jurandyr. Geografia do Brasil. São Paulo:
Edusp, 2011. p. 38.)

Sobre a estrutura interna da Terra, é INCORRETO afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • A superfície da Terra é dividida em aproximadamente 12 segmentos rígidos e composta por oito placas principais e várias menores. Essas placas tectônicas são de dois tipos primários: placas oceânicas e placas continentais. Mesmo que compartilhem de muitas características em comum, há várias diferenças importantes.


    Diferenças no Processo de Formação

    As placas oceânicas são formadas por limites convergentes. Essas áreas, ao longo dos dorsais meso-oceânicos, representam lugares onde a nova crosta oceânica está sendo formada. Quando a lava flui por esses cumes vulcânicos, ela rapidamente resfria, formando rochas magmáticas extrusivas. As placas continentais são formadas principalmente por limites convergentes, áreas onde placas oceânicas são empurradas para baixo de placas continentais e derretem e formam magma. O magma é resfriado por milhões de anos, produzindo rochas magmáticas intrusivas e nova crosta continental.


    Diferenças de Composição

    As placas oceânicas são máficas por natureza, compostas de basalto. Elas contêm alto teor de ferro, magnésio e cálcio, e mais da metade é composta dos minerais olivina e piroxena. Em contrapartida, placas continentais são félsicas por natureza, formadas por granito e compostas principalmente de sódio e alumínio, e ainda os minerais quartzo e feldspato.


    Diferenças de Densidade

    Por causa das altas quantidades de elementos ferromagnéticos, as placas oceânicas são muito mais densas do que as continentais. A densidade média da placa oceânica é de aproximadamente 3200 kg/m³ e da continental, 2700 quilos por metro cúbico. Essa diferença de densidade relativa é o que faz com que uma placa seja empurrada para baixo de outra mais flutuante. Isso também permite que uma placa oceânica mais densa afunde mais no fluído astenosférico, fazendo com que ela fique abaixo do nível do mar. Em contrapartida, a placa mais flutuante fica mais alta, tornando-se terra seca.


    Diferenças de Idade

    A idade das placas oceânicas e das continentais é radicalmente diferente, devido ao processo tectônico. As placas oceânicas são continuamente renovadas pelos limites divergentes e reciclados nas áreas de subdução. Consequentemente, as rochas oceânicas mais antigas têm menos de 200 milhões de anos. As placas continentais levam um longo tempo para serem formadas e são raramente destruídas. Assim, a rocha continental pode ter de 3,8 bilhões a 4 bilhões de anos.


    Tamanho e Espessura

    As placas oceânicas cobrem aproximadamente 71% da superfície terrestre e as placas continentais, 29%. Mesmo que cubram mais muito mais áreas, as placas oceânicas são bem mais finas do que a crosta continental, contendo aproximadamente 8 km de espessura, comparados aos 40 km da continental. Combinando as áreas e espessuras médias, percebe-se que há o dobro de rochas continentais do que de oceânicas.

  • Crosta oceânica não é a mesma coisa que crosta terrestre em diversos fatores

  • É lamentável que o comentário mais curtido em nada acrescente aos colegas.

    O princípio da inércia jurisdicional é analisado sob a ótica do direito processual penal.

    A questão está corretíssima sob a análise do direito administrativo. Os principais doutrinadores dessa matéria (entre eles Carvalho Filho e Di Pietro) defendem que um dos efeitos decorrentes da presunção de legitimidade/veracidade dos atos administrativos é justamente o fato de que o judiciário não pode apreciá-los de ofício.

  • "um dos efeitos". Questão correta.


ID
1600903
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Sobre a vegetação brasileira, pode-se afirmar que:  

I. As paisagens possuem um caráter de herança de processos de atuação antiga, remodelados e modificados por processos de atuação recente.

II. O território brasileiro, devido à sua dimensão territorial, possui um mosaico das principais paisagens das regiões tropicais. 

III. Entre os biomas que compõem a paisagem brasileira podemos mencionar o Pampa, o Cerrado, a Caatinga, a Amazônia, a Mata Atlântica e a Mata de Araucárias.

IV. O Pantanal é um bioma que ocupa a região centro-oeste do Brasil, estendendo-se pelo Paraguai e Bolívia, onde recebe o nome de Chaco.

Assinale a alternativa em que toda(s) a(s) afirmativa(s) está(ão) CORRETA(S).

Alternativas
Comentários
  • Mata das Araucárias não é um bioma, mas integra o bioma da Mata Atlântica.

  • Mata das araucárias é um dos domínios morfoclimáticos. Não é um Bioma.

  • Chaco nao é na Argentina?


ID
1600906
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

 Referente às informações apresentadas pelo Censo Demográfico de 2010, analise as afirmativas a seguir: 

I. A população brasileira continuou crescendo entre 2000 e 2010, predominando nesse período a redução dos níveis de fecundidade e mortalidade. Isso resultou na menores taxas de crescimento médio da população desde a realização do primeiro censo demográfico e no aumento da expectativa de vida da população.

II. As maiores taxas de crescimento populacional foram observadas nas Regiões Norte e Centro-Oeste, onde o processo migratório contribuiu significativamente para essa realidade. Como resultado, essas regiões apresentaram o maior incremento de contigente populacional absoluto.

III. O processo de diminuição do volume da população rural continuou ocorrendo entre 2000 e 2010. Essa redução se deu majoritariamente em função das perdas populacionais rurais para áreas urbanas, o que indica a tendência de aumento da urbanização no Brasil. Das regiões brasileiras, a Região Nordeste é a que concentra a maior parte da população rural do Brasil.

Assinale a alternativa em que toda(s) a(s) afirmativa(s) está(ão) CORRETA(S):  

Alternativas
Comentários
  • II)    ...essas regiões apresentaram o maior incremento de contingente populacional percentual

  • I. A população brasileira continuou crescendo entre 2000 e 2010, predominando nesse período a redução dos níveis de fecundidade e mortalidade. Isso resultou em menores taxas de crescimento médio da população desde a realização do primeiro censo demográfico e no aumento da expectativa de vida da população.

    Apesar dos menores níveis de fecundidade e mortalidade, o Brasil continuou crescendo, embora em ritmo menor que em períodos anteriores. ITEM CORRETO.

    II. As maiores taxas de crescimento populacional foram observadas nas Regiões Norte e Centro-Oeste, onde o processo migratório contribuiu significativamente para essa realidade. Como resultado, essas regiões apresentaram o maior incremento de contingente populacional absoluto.

    Estas regiões, de fato, foram as que obtiveram o maior crescimento proporcional de suas respectivas populações. No entanto, são as regiões com a menor participação proporcional da população brasileira. Ou seja, não foram as regiões com maior incremento de contingente populacional absoluto, mas, tão somente, proporcional (relativo). ITEM INCORRETO.

    III. O processo de diminuição do volume da população rural continuou ocorrendo entre 2000 e 2010. Essa redução se deu majoritariamente em função das perdas populacionais rurais para áreas urbanas, o que indica a tendência de aumento da urbanização no Brasil. Das regiões brasileiras, a Região Nordeste é a que concentra a maior parte da população rural do Brasil. ITEM CORRETO.

    Gabarito: A

  • Atualmente, qual região brasileira abriga o maior contingente da população rural???

  • Errando e aprendendo, pensei que fosse a região do centro-oeste brasileiro. Porém, não é.. EM ORDEM é NORDESTE, NORTE, SUL, CENTRO-OESTE E SUDESTE

  • A Região Nordeste é a que conta com o maior percentual de habitantes vivendo em áreas rurais, 26,88%.