SóProvas



Prova INEP - 2006 - ENEM - Exame Nacional do Ensino Médio - prova amarela


ID
521548
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2006
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Com base em projeções realizadas por especialistas, prevê-se, para o fim do século XXI, aumento de temperatura média, no planeta, entre 1,4 ºC e 5,8 ºC. Como conseqüência desse aquecimento, possivelmente o clima será mais quente e mais úmido bem como ocorrerão mais enchentes em algumas áreas e secas crônicas em outras. O aquecimento também provocará o desaparecimento de algumas geleiras, o que acarretará o aumento do nível dos oceanos e a inundação de certas áreas litorâneas. As mudanças climáticas previstas para o fim do século XXI

Alternativas
Comentários
  • Como as projeções indicam, com o aumento da temperatura, o clima será mais quente e mais úmido. Isso porque, aumentando-se a temperatura, aumenta-se a evaporação de água, o que provocará mais chuvas e enchentes em determinadas áreas. Além disso, haverá o derretimento de geleiras e aumento do nível do mar. Todas essas consequências são alterações diretas no ciclo da água, com mudanças no estado físico. Letra B correta. 
  • Questão meio tendenciosa, mas por eliminação é letra b

     

  • Comentário da professora:

    Como as projeções indicam, com o aumento da temperatura, o clima será mais quente e mais úmido. Isso porque, aumentando-se a temperatura, aumenta-se a evaporação de água, o que provocará mais chuvas e enchentes em determinadas áreas. Além disso, haverá o derretimento de geleiras e aumento do nível do mar. Todas essas consequências são alterações diretas no ciclo da água, com mudanças no estado físico. Letra B correta. 

  • Os estados físicos da matéria correspondem às formas pela qual a matéria pode se apresentar na natureza.

    Esses estados são definidos de acordo com a pressão, temperatura e sobretudo, pelas forças que atuam nas moléculas. A matéria, constituída de pequenas partículas (átomos e moléculas), corresponde a tudo aquilo que possui massa e que ocupa determinado lugar no espaço. Podendo se apresentar em três estados: sólidolíquido gasoso.

    "O aquecimento também provocará o desaparecimento de algumas geleiras, o que acarretará o aumento do nível dos oceanos e a inundação de certas áreas litorâneas."

    • => Água do estado sólido (gelo) -> líquido (aumento do nível dos oceanos).

ID
521551
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2006
Provas
Disciplina
Física

A Terra é cercada pelo vácuo espacial e, assim, ela só perde energia ao irradiá-la para o espaço. O aquecimento global que se verifica hoje decorre de pequeno desequilíbrio energético, de cerca de 0,3%, entre a energia que a Terra recebe do Sol e a energia irradiada a cada segundo, algo em torno de 1 W/m². Isso significa que a Terra acumula, anualmente, cerca de 1,6 × 1022 J. Considere que a energia necessária para transformar 1 kg de gelo a 0 ºC em água líquida seja igual a 3,2 × 105 J. Se toda a energia acumulada anualmente fosse usada para derreter o gelo nos pólos (a 0 ºC), a quantidade de gelo derretida anualmente, em trilhões de toneladas, estaria entre

Alternativas
Comentários
  • Se a Terra acumula 1,6 x 1022 J de energia por ano, e a energia necessária para derreter 1 Kg de água é 3,2 x 105 J, poderíamos derreter (1,6 x 1022)/(3,2 x 105) = 5 x 1016 Kg de gelo em um ano. Isso equivale a 5 x 1013 toneladas, ou seja, 50 trilhões de toneladas.Parte inferior do formulário


  • 3,2x10a quinta_______ 1Kg

    1,6x10²² _____________ x

    3,2x10a quintax = 1,6x10²²

    x = 1,6x10²² / 3,2x10a quinta

    x = 0,5x10a decima setima isso equivale a 50 trilhoes de tonelados. Esse valor está entre a Letra B


ID
521554
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2006
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Chuva ácida é o termo utilizado para designar precipitações com valores de pH inferiores a 5,6. As principais substâncias que contribuem para esse processo são os óxidos de nitrogênio e de enxofre provenientes da queima de combustíveis fósseis e, também, de fontes naturais. Os problemas causados pela chuva ácida ultrapassam fronteiras políticas regionais e nacionais. A amplitude geográfica dos efeitos da chuva ácida está relacionada principalmente com

Alternativas
Comentários
  • Atualmente, a chuva ácida é um dos principais problemas ambientas nos países industrializados. Ela é formada a partir de uma grande concentração de poluentes químicos, que são despejados na atmosfera diariamente.  Estes poluentes, originados principalmente da queima de combustíveis fósseis, formam nuvens, neblinas e até mesmo neve.
    A chuva ácida é composta por diversos ácidos como, por exemplo, o óxido de nitrogênio e os dióxidos de enxofre, que são resultantes da queima de combustíveis fósseis (carvão, óleo diesel, gasolina entre outros). Quando caem em forma de chuva ou neve, estes ácidos provocam danos no solo, plantas, construções históricas, animais marinhos e terrestres etc. Este tipo de chuva pode até mesmo provocar o descontrole de ecossistemas, ao exterminar determinados tipos de animais e vegetais. Poluindo rios (lençóis freáticos) e fontes de água (rede hidrográfica), a chuva pode também prejudicar diretamente a saúde do ser humano, causando doenças pulmonares, por exemplo. Desse modo, a resposta correta está na opção A, onde relaciona a causa da chuva ácida aos óxidos de nitrogênio e enxofre, enquanto que as demais opções apenas relacionam erroneamente as consequências da chuva ácida como causadoras da mesma.
  • Está correta a alternativa (A):

    O enunciado nos informa as principais substâncias que causam a chuva ácida (nitrogênio e enxôfre), liberados em grande quantidade pela queima de combustíveis fósseis que é tão difundida nos veículos modernos. O que é imprescindível notar: as substâncias em questão, como bem se sabe, são liberadas em estado GASOSO, portanto não só há a possibilidade, mas a CERTEZA de que eles irão se mover - se será muito ou pouco, dependerá diretamente da circulação atmosférica a partir do local da emissão dos poluentes. Em igual proporção, a quantidade de fontes emissoras desses gases participa na causa das chuvas ácidas - são muito mais frequentes no Centro de São Paulo que no coração da Amazônia, que não chega a ter um terço do número de veículos poluentes, em comparação.

    Leia mais em Brainly.com.br - https://brainly.com.br/tarefa/6901236#readmore

  • A) a circulação atmosférica e a quantidade de fontes emissoras de óxidos de nitrogênio e de enxofre.

    A chuva ácida se espalha pelo aumento de fontes emissoras de gases poluentes e pela ação dos ventos.

  • A chuva ácida é um fenômeno causado pela poluição da atmosfera. Ela pode acarretar muitos problemas para plantas, animais, solo, água, construções e também para pessoas. Diferentemente do CO2, os óxidos de enxofre (SO2 e SO3) e de nitrogênio (N2O, NO e NO2) presentes na atmosfera formam ácidos fortes, aumentando a acidez da água da chuva. O mecanismo da atmosfera faz com que as chuvas ultrapassem as fronteiras da região emissora de poluição, não respeitando limites políticos regionais e nacionais. A abrangência e a intensidade do fenômeno têm estreita relação com a quantidade de fontes emissoras de óxidos de nitrogênio e de enxofre.


ID
521557
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2006
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

As florestas tropicais úmidas contribuem muito para a manutenção da vida no planeta, por meio do chamado seqüestro de carbono atmosférico. Resultados de observações sucessivas, nas últimas décadas, indicam que a floresta amazônica é capaz de absorver até 300 milhões de toneladas de carbono por ano. Conclui-se, portanto, que as florestas exercem importante papel no controle

Alternativas
Comentários
  • De acordo com dados fornecidos pelo enunciado da questão, as florestas tropicais úmidas, como por exemplo, a Floresta Amazônica, são responsáveis pelo sequestro de até 300 milhões de toneladas de carbono da atmosfera por ano. Dessa forma essas áreas verdes tem papel fundamental no controle do efeito estufa uma vez que absorve enormes quantidades de carbono (gás estufa) da atmosfera, contribuindo, assim para a redução dos efeitos desse fenômeno. Letra D correta.
  • Bem que o enem poderia volar a fazer questoes assim rs mas fica dificil a cada ano

  • Comentário da professora:

    De acordo com dados fornecidos pelo enunciado da questão, as florestas tropicais úmidas, como por exemplo, a Floresta Amazônica, são responsáveis pelo sequestro de até 300 milhões de toneladas de carbono da atmosfera por ano. Dessa forma essas áreas verdes tem papel fundamental no controle do efeito estufa uma vez que absorve enormes quantidades de carbono (gás estufa) da atmosfera, contribuindo, assim para a redução dos efeitos desse fenômeno. Letra D correta.

  • Galera, pq não pode ser C?

  • Juliana, o erro está ao dizer que o dióxido de carbono está contido nos gases do grupo dos clorofluorcarbonos. A sigla CFC é usada para se referir aos clorofluorcarbonetos, que, como o próprio nome indica, são compostos que possuem os átomos de cloro e flúor ligados a cadeias carbônicas, em geral, pequenas, como ao metano e ao etano. Portanto, eles fazem parte do grupo funcional dos haletos orgânicos.

    O Co2 é inorgânico.


ID
521560
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2006
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Em certas localidades ao longo do rio Amazonas, são encontradas populações de determinada espécie de lagarto que se reproduzem por partenogênese. Essas populações são constituídas, exclusivamente, por fêmeas que procriam sem machos, gerando apenas fêmeas. Isso se deve a mutações que ocorrem ao acaso nas populações bissexuais. Avalie as afirmações seguintes, relativas a esse processo de reprodução.
I Na partenogênese, as fêmeas dão origem apenas a fêmeas, enquanto, nas populações bissexuadas, cerca de 50% dos filhotes são fêmeas.
II Se uma população bissexuada se mistura com uma que se reproduz por partenogênese, esta última desaparece.
III Na partenogênese, um número x de fêmeas é capaz de produzir o dobro do número de descendentes de uma população bissexuada de x indivíduos, uma vez que, nesta, só a fêmea põe ovos.
É correto o que se afirma

Alternativas
Comentários
  • A partenogênese é uma forma de reprodução assexuada.  Nesses casos, fêmeas de algumas espécies dão origem a embriões sem a participação de um parceiro sexual.  Esse fenômeno acontece naturalmente em alguns seres invertebrados, como pulgas d’água, abelhas, escorpiões e determinados vertebrados como lagartos e salamandras. Na afirmação I, é correto dizer que apenas em alguns casos de partenogênese sejam originados apenas fêmeas. Além disso, em populações bissexuais, espera-se que 50% dos filhotes sejam fêmeas e 50% sejam machos. A afirmação II é incorreta, pois a população que se reproduz por partenogênese não desaparecia pelo fato de se misturar com uma população bissexual. A afirmação III está correta se considerarmos que numa população em que ocorra a partenogênese todos os indivíduos ovulam, já em populações bissexuais apenas metade da população ovula.  Letra C correta.
  • ESSA QUESTÃO DEVE ESTAR ERRADA, UMA VEZ QUE NA PARTENOGENESE DA ABELHA A ABELHA RAINHA PRODUZ ZANGÃO QUANDO NÃO HÁ FECUNDAÇÃO.E QUANDO HA FECUNDAÇÃO PRODUZ ABELHAS OPERARIAS.

  • Questões desse tipo nem caem mais no novo modelo adotado, desde 2009, pelo ENEM 

  • Resolução:https://www.youtube.com/watch?v=NtxDjahbqdA

  • Vamos lá seus ciscadores de questões... 
    Prontos para entender essa questão cabulosa? Então booooora lá!!! 
    Olhou a questão e bateu o desespero? 
    É... o ENEM tá ficando cada vez mais difícil, mas dá nada não... 
    A gente mata no peito e chuta pro gol...

     

    A afirmação II está incorreta porque, nesse caso, o encontro de duas populações não levaria nenhuma à extinção, uma vez que a reprodução por partenogênese é uma importante possibilidade para a perpetuação da espécie na ausência de machos, sendo uma característica vantajosa.

     

    Logo, portanto, enfim,,, o gabarito éééé: 

     

     

    apenas em I e III.

     

     

    Errou? Acertou? 
    Tem algum macete para resolver mais rápido?
    Curti aqui e me fala... 

     

    E lembre-se sempre: ''Tente uma, duas, três vezes e se possível tente a quarta, a quinta e quantas vezes for necessário. Só não desista nas primeiras tentativas, a persistencia é a amiga da conquista. Se você quer chegar onde a maioria não chega, faça o que a maioria não faz."  - Bill Gates.

     

     

     

  • Obrigado por esses comentarios, me ajudaram bastante.

  • Gabarito do professor:

    A partenogênese é uma forma de reprodução assexuada. Nesses casos, fêmeas de algumas espécies dão origem a embriões sem a participação de um parceiro sexual. Esse fenômeno acontece naturalmente em alguns seres invertebrados, como pulgas d’água, abelhas, escorpiões e determinados vertebrados como lagartos e salamandras. Na afirmação I, é correto dizer que apenas em alguns casos de partenogênese sejam originados apenas fêmeas. Além disso, em populações bissexuais, espera-se que 50% dos filhotes sejam fêmeas e 50% sejam machos. A afirmação II é incorreta, pois a população que se reproduz por partenogênese não desaparecia pelo fato de se misturar com uma população bissexual. A afirmação III está correta se considerarmos que numa população em que ocorra a partenogênese todos os indivíduos ovulam, já em populações bissexuais apenas metade da população ovula. Letra C correta.

  • Muito mau formulada a questão, afirma umas paradas que se encaixam apenas de forma genérica.


ID
521569
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2006
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A ocupação predatória associada à expansão da fronteira agropecuária e acelerada pelo plantio da soja tem deflagrado, com a perda da cobertura vegetal, a diminuição da biodiversidade, a erosão do solo, a escassez e a contaminação dos recursos hídricos no bioma cerrado. Segundo ambientalistas, o cerrado brasileiro corre o risco de se transformar em um deserto. A respeito desse assunto, analise as afirmações abaixo.
I Considerando-se que, em 2006, restem apenas 25% da cobertura vegetal original do cerrado e que, desse percentual, 3% sejam derrubados a cada ano, estima-se que, em 2030, o cerrado brasileiro se transformará em deserto.

II Sabe-se que a eventual extinção do bioma cerrado, dada a pobreza que o caracteriza, não causará impacto sistêmico no conjunto dos biomas brasileiros.

III A substituição de agrotóxicos por bioinseticidas reduz a contaminação dos recursos hídricos no bioma cerrado.
É correto o que se afirma

Alternativas
Comentários
  • Os principais impactos que assolam o bioma do Cerrado são a ocupação predatória (expansão da fronteira agropecuária), perda da cobertura vegetal e consequente perda de biodiversidade, erosão do solo, escassez e contaminação hídrica e do solo. A afirmação I não pode ser considerada correta, pois não é possível determinar a desertificação completa do bioma, afinal vários fatores são envolvidos nesse processo. A afirmação II é incorreta, pois a possível extinção do bioma Cerrado causaria sim grandes impactos sistêmicos no conjunto de biomas brasileiros. A afirmação III está correta, pois o uso de agrotóxicos nas plantações presentes em áreas desse bioma é o grande responsável pela contaminação hídrica e do solo. Logo, sua substituição por bioinseticidas (controle biológico de pragas) diminuiria tal impacto. Letra B correta.
     
  • Comentário da professora:

    Os principais impactos que assolam o bioma do Cerrado são a ocupação predatória (expansão da fronteira agropecuária), perda da cobertura vegetal e consequente perda de biodiversidade, erosão do solo, escassez e contaminação hídrica e do solo. A afirmação I não pode ser considerada correta, pois não é possível determinar a desertificação completa do bioma, afinal vários fatores são envolvidos nesse processo. A afirmação II é incorreta, pois a possível extinção do bioma Cerrado causaria sim grandes impactos sistêmicos no conjunto de biomas brasileiros. A afirmação III está correta, pois o uso de agrotóxicos nas plantações presentes em áreas desse bioma é o grande responsável pela contaminação hídrica e do solo. Logo, sua substituição por bioinseticidas (controle biológico de pragas) diminuiria tal impacto. Letra B correta.

     

  • Na verdade, o item I queria que você fizesse uma progressão aritmética para saber se derrubando 3% a cada ano (por 24 anos) você acabaria com o cerrado, o que não é verdade. Ainda sobraria.

    O ENEM gosta de interdisciplinaridade.

  • Achei que 3% de cerrado já era deserto mas já entendi agora.

  • Bioinseticidas → controle de insetos pragas a partir da aplicação racional de vírus, bactérias, fungos etc.

    Ex.: bactéria Bacillus thuringiensis para controle das lagartas-do-cartucho em plantações de soja, milho e algodão.

    Fonte: https://www.gov.br/pt-br/noticias/meio-ambiente-e-clima/2021/02/novo-bioinseticida-combate-pragas-nas-lavouras-de-soja-milho-e-algodao

    Gabarito : (B)

  • Era só ver que a II é a mais absurda e então ficaria entre duas alternativas pois eliminaria todas Que não tem II.


ID
521581
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2006
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A situação atual das bacias hidrográficas de São Paulo tem sido alvo de preocupações ambientais: a demanda hídrica é maior que a oferta de água e ocorre excesso de poluição industrial e residencial. Um dos casos mais graves de poluição da água é o da bacia do alto Tietê, onde se localiza a região metropolitana de São Paulo. Os rios Tietê e Pinheiros estão muito poluídos, o que compromete o uso da água pela população. Avalie se as ações apresentadas abaixo são adequadas para se reduzir a poluição desses rios.
I Investir em mecanismos de reciclagem da água utilizada nos processos industriais.
II Investir em obras que viabilizem a transposição de águas de mananciais adjacentes para os rios poluídos.
III Implementar obras de saneamento básico e construir estações de tratamento de esgotos.
É adequado o que se propõe

Alternativas
Comentários
  • A afirmação I é uma ação adequada para reduzir a poluição desses rios uma vez que se houver a reciclagem da água utilizada nos processos industriais, menos substâncias poluidoras chegariam aos rios. A afirmação II é incorreta porque a transposição de águas de mananciais adjacentes (águas limpas) para os rios poluídos não resolveria o problema da poluição da água. Já a afirmação III é correta, pois obras de saneamento e estações de tratamento de esgoto são ações assertivas no sentido de reduzir a poluição nas águas dos rios urbanos. Letra C correta. 
  • Comentário da professora Ellen Andrade:

    A afirmação I é uma ação adequada para reduzir a poluição desses rios uma vez que se houver a reciclagem da água utilizada nos processos industriais, menos substâncias poluidoras chegariam aos rios. A afirmação II é incorreta porque a transposição de águas de mananciais adjacentes (águas limpas) para os rios poluídos não resolveria o problema da poluição da água. Já a afirmação III é correta, pois obras de saneamento e estações de tratamento de esgoto são ações assertivas no sentido de reduzir a poluição nas águas dos rios urbanos. Letra C correta. 


ID
521587
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2006
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Na região sul da Bahia, o cacau tem sido cultivado por meio de diferentes sistemas. Em um deles, o convencional, a primeira etapa de preparação do solo corresponde à retirada da mata e à queimada dos tocos e das raízes. Em seguida, para o plantio da quantidade máxima de cacau na área, os pés de cacau são plantados próximos uns dos outros. No cultivo pelo sistema chamado cabruca, os pés de cacau são abrigados entre as plantas de maior porte, em espaço aberto criado pela derrubada apenas das plantas de pequeno porte. Os cacaueiros dessa região têm sido atacados e devastados pelo fungo chamado vassoura-de-bruxa, que se reproduz em ambiente quente e úmido por meio de esporos que se espalham no meio aéreo. As condições ambientais em que os pés de cacau são plantados e as condições de vida do fungo vassoura-de- bruxa, mencionadas acima, permitem supor-se que sejam mais intensamente atacados por esse fungo os cacaueiros plantados por meio do sistema

Alternativas
Comentários
  • No sistema convencional de plantio, os pés de cacau são plantados bem próximos uns aos outros para que a quantidade máxima seja plantada em determinada área. Já no sistema cabruca, os pés de cacau são plantados entre plantas de maior porte, ficando mais distantes entre si. Logo, como o fungo vassoura-de-bruxa é disseminado por esporos, que são levados pelo vento, a proximidade física entre os pés de cacau facilita a propagação da doença. Portanto, no sistema convencional é esperado que mais pés de cacau sejam contaminados. Letra B correta.
  • Comentário da professora:

    No sistema convencional de plantio, os pés de cacau são plantados bem próximos uns aos outros para que a quantidade máxima seja plantada em determinada área. Já no sistema cabruca, os pés de cacau são plantados entre plantas de maior porte, ficando mais distantes entre si. Logo, como o fungo vassoura-de-bruxa é disseminado por esporos, que são levados pelo vento, a proximidade física entre os pés de cacau facilita a propagação da doença. Portanto, no sistema convencional é esperado que mais pés de cacau sejam contaminados. Letra B correta.


ID
521605
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2006
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Para se obter 1,5 kg do dióxido de urânio puro, matéria- prima para a produção de combustível nuclear, é necessário extrair-se e tratar-se 1,0 tonelada de minério. Assim, o rendimento (dado em % em massa) do tratamento do minério até chegar ao dióxido de urânio puro é de

Alternativas
Comentários
  • O enunciado diz que para se obter 1,5 kg do dióxido de urânio puro (correspondente a 1,5 x 10³ g) necessita-se de 1 tonelada de minério (correspondente a 1 x 106 g), sendo este representante de 100 %, ou seja:
    1 x 106 g ---------  100%
    1,5 x 10³ g -------   x
    X = 1,5 x 10³ . 100 / 1 x 106 .:      x = 0,15% - Opção B
  • Resposta do professor mal explicada.. Eis um método mais prático:
    1000 kg --------------100% 
    1,5----------- x 
    1000/1,5 = 100/x 
    x = 100.15/1000 = 0,15% 

     

  • o seu é mais prático, mas o do professor não esta mal feita, ele só colocou em notação para gramas.

    ''O enunciado diz que para se obter 1,5 kg do dióxido de urânio puro (correspondente a 1,5 x 10³ g) necessita-se de 1 tonelada de minério (correspondente a 1 x 106 g), sendo este representante de 100 %, ou seja:

    1 x 106 g --------- 100%

    1,5 x 10³ g -------  x

    X = 1,5 x 10³ . 100 / 1 x 106 .:     x = 0,15% - Opção B''

  • (1,5 kg / 1000 kg) x 100 =

    0,15%

    Gabarito : (B)

  • 1 tonelada = 1000 kg.

    1000 kg — 100%

    1,5 kg —— x %

    x = 100 • 1,5 / 1000

    x = 0,15%


ID
521608
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2006
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

O funcionamento de uma usina nucleoelétrica típica baseia-se na liberação de energia resultante da divisão do núcleo de urânio em núcleos de menor massa, processo conhecido como fissão nuclear. Nesse processo, utiliza-se uma mistura de diferentes átomos de urânio, de forma a proporcionar uma concentração de apenas 4% de material físsil. Em bombas atômicas, são utilizadas concentrações acima de 20% de urânio físsil, cuja obtenção é trabalhosa, pois, na natureza, predomina o urânio não-físsil. Em grande parte do armamento nuclear hoje existente, utiliza-se, então, como alternativa, o plutônio, material físsil produzido por reações nucleares no interior do reator das usinas nucleoelétricas. Considerando-se essas informações, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Questão um tanto capciosa, pois o texto está confuso e a informação relevante está um pouco escondida no final do texto. Com efeito, no texto está dito que o Plutônio, material físsil usado em bombas atômicas, pode ser produzido em usinas nucleoelétricas. 


    Assim sendo, a opção c está correta.


  • "Em grande parte do armamento nuclear hoje existente, utiliza-se, então, como alternativa, o plutônio, material físsil produzido por reações nucleares no interior do reator das usinas nucleoelétricas"

    Letra C


ID
521620
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2006
Provas
Disciplina
Física

Não é nova a idéia de se extrair energia dos oceanos aproveitando-se a diferença das marés alta e baixa. Em 1967, os franceses instalaram a primeira usina “maré-motriz”, construindo uma barragem equipada de 24 turbinas, aproveitando-se a potência máxima instalada de 240 MW, suficiente para a demanda de uma cidade com 200 mil habitantes. Aproximadamente 10% da potência total instalada são demandados pelo consumo residencial. Nessa cidade francesa, aos domingos, quando parcela dos setores industrial e comercial pára, a demanda diminui 40%. Assim, a produção de energia correspondente à demanda aos domingos será atingida mantendo-se
I todas as turbinas em funcionamento, com 60% da capacidade máxima de produção de cada uma delas.
II a metade das turbinas funcionando em capacidade máxima e o restante, com 20% da capacidade máxima.
III quatorze turbinas funcionando em capacidade máxima, uma com 40% da capacidade máxima e as demais desligadas.
Está correta a situação descrita

Alternativas
Comentários
  • Demanda normal 240

    Demanda aos domingos 240 - 40% * 240 = 240 - (0,4 * 240) = 144MW são necessários para abastecer a cidade. O que é equivalente a 60% da capacidade máxima da usina.

     

    São 24 Turbnas que geram 240MW no total, logo cada turbina em 100% de funcionamento gera 24MW. 

    I todas as turbinas em funcionamento, com 60% da capacidade máxima de produção de cada uma delas. 

    R: Se são necessários 60% da força total, essa possibilidade atende ao solicitado.

    II a metade das turbinas funcionando em capacidade máxima e o restante, com 20% da capacidade máxima. 

    R: (12turbinas * 10MW) + (12turbninas * 2MW) = 144MW, 144 = 60%, logo atende ao solicitado.

    III quatorze turbinas funcionando em capacidade máxima, uma com 40% da capacidade máxima e as demais desligadas. 

    (14turninas * 10) + (1turbina * 4MW) = 144MW, logo atende ao solicitado.

     

    GABARITO LETRA E, todas as alternativas atendem.

     

  • Todas as questões tem comentários dos professores menos essa, que estranho !!!!

    Mas a Resolução é igualmente a exposta pelo Strange a questão é mais matemática que física.


ID
521623
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2006
Provas
Disciplina
Geografia

Em certas regiões litorâneas, o sal é obtido da água do mar pelo processo de cristalização por evaporação. Para o desenvolvimento dessa atividade, é mais adequado um local

Alternativas
Comentários
  • Para que a evaporação da água do mar possa ser mais efetiva, com a consequente cristalização do sal, as condições ideais são: 1) local plano para fazer “piscinas” rasas e largas, aumentando o contato da superfície da água com o ar; 2) maior frequência e velocidade de ventos, para acelerar a evaporação, pois o vento ajuda a “arrastar” as moléculas do estado líquido para o gasoso; e 3) menor incidência de chuvas, pois, quando as chuvas acontecem, o sal se dissolve novamente na água, atrasando o processo de cristalização.

    http://www.conteudoseducar.com.br/conteudos/arquivos/4018.pdf

  • O litoral brasileiro possui locais onde a produção de sal é uma importante atividade econômica, que gera riquezas e empregos a uma grande quantidade de pessoas e depende de condições naturais bastante específicas. O enunciado procura a condição locacional mais adequada. 
    A) Alta pluviosidade ou muita chuva e pouco vento são condições que  atrapalhariam significativamente a produção de sal.   
    B) São as condições perfeitas. Plano para decantar a água do mar em grandes tanques, onde o vento ajuda consideravelmente na evaporação e pouca pluviosidade para manter o sal livre de umidade. Alternativa correta.
    C) A ausência do vento retarda a evaporação diminuindo a produtividade.

    D) Montanhoso praticamente impede a evaporação e decantação da água do mar em tanques de grande porte próximos ao mar.
    E) Montanhoso dificulta a construção de grandes tanques e pouco vento não favorece a evaporação.



    Gabarito do professor: B
  • Eu sabia da técnica, mas acertei fazendo analogia ao Estado em que moro, que é o RN(o Estado responsável por mais de 90% da produção de sal do Brasil.) aqui venta tanto que até de madrugada venta muito, não para de ventar...Como tem que ser feito em um local plano já que aqui não tem montanhas, me restava a alternativa B e C hahahaha daí fica fácil quando a gente sabe que no Nordeste existem áreas de baixa pluviosidade. Por isso, letra B

  • O sal de cozinha é extraído da água do mar por evaporação. A água do mar é represada em grandes tanques, de pequena profundidade, construídos na areia, chamados de salinas. Sob a ação do sol e dos ventos a água do mar represada nas salinas sofre evaporação e o sal de cozinha e outros componentes sólidos vão se depositando no fundo dos tanques.

  • O litoral brasileiro possui locais onde a produção de sal é uma importante atividade econômica, que gera riquezas e empregos a uma grande quantidade de pessoas e depende de condições naturais bastante específicas. O enunciado procura a condição locacional mais adequada. 

    A) Alta pluviosidade ou muita chuva e pouco vento são condições que  atrapalhariam significativamente a produção de sal.   

    B) São as condições perfeitas. Plano para decantar a água do mar em grandes tanques, onde o vento ajuda consideravelmente na evaporação e pouca pluviosidade para manter o sal livre de umidade. Alternativa correta.

    C) A ausência do vento retarda a evaporação diminuindo a produtividade.

    D) Montanhoso praticamente impede a evaporação e decantação da água do mar em tanques de grande porte próximos ao mar.

    E) Montanhoso dificulta a construção de grandes tanques e pouco vento não favorece a evaporação.

    Gabarito do professor: B