- ID
- 3007312
- Banca
- Marinha
- Órgão
- Quadro Técnico
- Ano
- 2019
- Provas
- Disciplina
- Biologia
- Assuntos
Qual é a técnica de microscopia adequada para contagem de células vivas de nanoplâncton?
Assinale a opção que NÃO apresenta uma estratégia adotada por organismos planctônicos para se manter em suspensão na coluna de água dos oceanos.
Leia o texto a seguir.
Espécie oceânica, epipelágica, de distribuição circumglobal, mais abundante em águas equatoriais e tropicais. Mais frequente em águas com temperatura entre 18 e 31° C; distribuição vertical condicionada pela temperatura, sendo mais abundante dentro ou acima da termoclina. Importante recurso pesqueiro, no Brasil ocorre em toda a costa, capturada principalmente com espinhel pelágico.
Qual espécie é descrita no texto.
Algumas espécies exóticas têm tanta facilidade de invadir e dominar novos habitats e deslocar as espécies nativas devido:
Segundo a Sociedade Brasileira de Engenharia Naval, um dos métodos utilizados para a troca de água de lastro em alto-mar é:
Para os estudos sobre as comunidades de ilhas foi desenvolvido o modelo:
A bioincrustação ocasiona uma série de problemas em estruturas antrópicas. No caso da bioincrustação na navegação, os efeitos negativos para essa atividade reduzem:
Analise as afirmativas abaixo em relação aos aspectos físico-químicos e biológicos do ambiente de praias arenosas, e a seguir assinale a opção correta.
I- As correntes costeiras longitudinais (deriva litorânea) atuam no transporte de sedimentos para a linha da costa, e as correntes de retorno atuam levando sedimentos para a antepraia, e em direção ao mar.
II- O gradiente de permeabilidade é proporcional à porosidade do sedimento em uma praia arenosa.
III- A fauna de praias refletivas apresenta adaptações como rápido enterramento ou deslocamento, e boa atividade natatória, minimizam a perda de água, otimizam as trocas gasosas e obtenção de alimentos.
Qual é o paradigma estabelecido por Thorson em 1950 a respeito do desenvolvimento pelágico de invertebrados bentônicos?
Correlacione os grupos de crustáceos com suas características morfológicas e assinale a opção correta.
1) Phyllocarida
2) Hoplocarida
3) Euphausiacea
4) Decapoda
( ) Carapaça muito desenvolvida, cobrindo as brânquias (formando câmara branquial); 3 pares de maxilípedes, 5 de pereiópodes (os anteriores podem ser quelados), e 5 de pleópodes (reduzidos ou perdidos em alguns grupos).
( ) Carapaça cobrindo cabeça e parte do tronco; toracópodes 1 a 5 subquelatos (o 2º muito desenvolvido), toracópodes 6 a 8 birremes; pleópodes birremes e com brânquias nos exopoditos; 1 par de urópodes birremes, télson muito desenvolvido.
( ) Carapaça ampla e comprimida lateralmente (aspecto bivalve), rostro articulado e móvel sobre a cabeça; toracópodes tipo filópodes; pleópodes: 1-4 birremes e 5-6 unirremes; urópodes ausentes.
( ) Carapaça cefalotorácica, mas não cobre as brânquias; sem maxilípedes; pereiópodes birremes, 5 pares de pleópodes e 1 de urópode; comum a presença de fotóforos no abdômem.
Leia o texto a seguir.
Organismos bentônicos marinhos do infralitoral e de fundos inconsolidados, geralmente enterrados no substrato; depositívoros. Endoesqueleto que forma carapaça rígida. Carapaça apresenta fendas ou aberturas chamadas lúnulas. Espinhos móvies e curtos, utilizados na locomoção. Pés ambulacrais na superfície oral, utilizados para conduzir alimentos à boca. Petaloides e poros genitais na superfície aboral.
Esse texto se refere a:
Que elementos devem ser adicionados a uma amostra de DNA purificado em tampão quando se deseja criar novas cópias (amplificar) em um termociclador por meio da técnica de PCR?
Quais gêneros de microalga e microcrustáceo são comumente utilizados como alimento em cultivos de organismos marinhos?
Leia o texto a seguir. Espécie originária do Índo-Pacífico com status de invasora para o Brasil. Introduzida provavelmente através de água de lastro. Pode explorar habitats diversos, desde a zona entre-marés até 30 metros de profundidade. No Indo-Pacífico ocorre em habitats variados como recifes de coral, manguezais e costões rochosos. No Brasil tem sido registrada em baías e estuários, em substratos não-consolidados, embaixo de pedras, associados a colônias de briozoários e a algas. Apresenta pouca aceitação como recurso alimentar entre a comunidade ribeirinha, e nenhum valor para o comércio de frutos do mar. Espécie de reprodução e crescimento rápido. Provável impacto ecológico por competição por habitat e alimento, com potencial para reduzir e afetar populações de espécies nativas de interesse comercial (Callinectes spp).
O texto acima descreve qual espécie exótica?
Qual é o conceito de ticoplâncton?
Como são denominadas as larvas planctônicas com baixo potencial de dispersão, dependentes de reservas internas e usualmente de curta duração?
Considerando os organismos de fundos inconsolidados, sobre padrão típico para essa comunidade na plataforma continental, assinale a opção correta.
Qual é o instrumento adequado para se retirar uma alíquota de volume conhecido de uma amostra de plâncton?
Nos estudos de morfologia funcional de peixes ósseos, qual estrutura é responsável pela flutuação e pelo posicionamento desses peixes na coluna d'água?
Organismos pelágicos que vivem dentro de uma estreita faixa de temperatura e salinidade e cuja presença indica uma determinada massa d'água com essas características podem ser utilizados como:
Sobre diversidade biológica, assinale a opção correta.
Em costões rochosos há claros padrões de distribuição vertical dos organismos (zonação), a partir do supralitoral até áreas permanentemente encobertas do infralitoral. Sobre a zonação assinale a opção correta.
Nos trabalhos de curadoria de uma coleção científica, são atividades indispensáveis para manter um acervo em boas condições de preservação, EXCETO:
Qual é o efeito da alça microbiana na teia trófica marinha?
Em que tipo de estudo genético as sequências de 16S rRNA e outros genes são utilizadas?
A margem continental do tipo Atlântico (ou passiva) corresponde:
Em que estações do ano ocorrem o fenômeno de aumento da abundância do fitoplâncton que dispara uma cascata de transferência trófica nas regiões temperadas de média latitude?
Leia o texto a seguir.
Poluente marinho que, dependendo da magnitude, pode levar à eliminação de toda a comunidade local, necessitando de longo período para recuperação. Além disso, invertebrados e peixes sobreviventes podem incorporar hidrocarbonetos por meio de absorção pela coluna d'água, da água intersticial ou por ingestão de partículas, sendo incorporados a tecidos ricos em lipídios (gônadas e fígado).
A poluição descrita no texto é ocasionada por:
Dos processos relativos a bioincrustação, sobre epibiose é correto afirmar que:
Qual é o padrão de distribuição dos organismos planctônicos no ambiente marinho?