Sobre o mecanismo de lesão nas hepatites medicamentosas, assinale a alternativa que apresenta a droga que se correlaciona com lesão colestática por lesão nos ductos biliares.
Sobre o mecanismo de lesão nas hepatites medicamentosas, assinale a alternativa que apresenta a droga que se correlaciona com lesão colestática por lesão nos ductos biliares.
Os pacientes com anemia falciforme apresentam complicações neurológicas frequentes. Assinale a alternativa que está relacionada com AVC hemorrágico.
Paciente feminina relata ter doença celíaca e sintomas de adinamia associada a palidez. Realizou exames laboratoriais demonstrando hemograma com Hb de 5 g/dl (normal: 13.5–17.5 g/dl) e VCM de 120 fl (normal: 80 a 100 fl). O leucograma demonstrava neutrófilos de 1.0 10³ cel/µl (normal: 4.5 a 11.0 x 10³ cel/ µl), plaquetas de 50.000/µl (normal: 150 a 450 x 10³ µ/l) e contagem normal de reticulócitos. A dosagem sérica de vitamina B12 era de 250 pg/ml (normal: 200 a 835 pg/ml) e a de folato era de 6 ng/ml (normal: 3 a 16 ng/ml). Realizou dosagem sérica de ácido metilmalônico e de homocisteína, segundo a qual ambos estavam elevados. Assinale a alternativa que expressa o diagnóstico hematológico dessa paciente.
Paciente com diagnóstico de câncer de pulmão tipo pequenas células vai ao hospital com quadro de redução de força em membros, predominantemente proximais e bilateralmente, relatando melhora da força após executar contração muscular voluntária por alguns segundos. Conta ainda que não tem conseguido andar adequadamente, e queixa-se de boca seca e constipação. Realizou TAC de crânio, não demonstrando lesão captante de contraste. Fez dosagem sérica de anticorpo VGCC, que se mostrou elevada. Realizou eletromiografia, mostrando potencial de ação muscular aumentado com a repetição de estímulo maior que 10 Hz. Qual é o diagnóstico desse paciente?
Sobre a cardiopatia chagásica, assinale a alternativa que NÃO está relacionada com pior prognóstico.
A Doença de Wilson é uma desordem autossômica recessiva de sobrecarga de cobre. Sobre o seu tratamento, considere as afirmativas abaixo:
1. A penicilamina é um quelante do cobre e age aumentando a sua excreção renal.
2. Os sintomas neurológicos da D. de Wilson podem piorar com o início do tratamento com a penicilamina.
3. O zinco é um quelante do cobre, com a propriedade de aumentar a excreção renal.
4. A terapia combinada de zinco e penicilamina tomadas no mesmo horário demonstrou redução na cupremia maior que a monoterapia.
Assinale a alternativa correta.
Em relação à diarreia associada ao Clostridium difficile (DACF), considere as seguintes afirmativas:
1. Quase todos os antibióticos podem predispor à DACF, incluindo a vancomicina e o metronidazol.
2. Se o paciente estiver colonizado pelo Clostridium, quimioterápicos e preparos intestinais podem presdispor à DACF.
3. O Clostridium difficile é um organismo bastante invasivo. Uma vez que esteja na corrente sanguínea, implanta- se em órgãos extraintestinais e começa a liberar toxinas, gerando assim manifestações a distância.
4. A toxina B do Clostridium difficile não contribui com diarreia ou colite em humanos.
Assinale a alternativa correta.
Assinale a alternativa que apresenta um modulador envolvido na doença de refluxo gastroesofágico que aumenta a pressão do esfíncter esofagiano inferior.
Em relação aos cânceres gástricos, considere as seguintes afirmativas:
1. Componentes como N-nitrosos têm um papel na gênese tumoral gástrica.
2. Entre os fatores genéticos, o tipo sanguíneo A tem aumentado sua incidência em câncer gástrico.
3. Com relação ao diagnóstico precoce do câncer gástrico, sabemos que essa patologia responde muito bem ao uso de antiácidos e, portanto, temos que ter muita parcimônia quanto ao uso desses fármacos.
4. Tumor de Krukenberg é o termo utilizado com relação a tumores primários de ovário apresentando metástase no estômago.
Assinale a alternativa correta.
Assinale a alternativa que apresenta um critério menor do tipo fenômeno vascular nos critérios modificados de Duke para endocardite infecciosa.
Assinale a alternativa que apresenta erupções morbiliformes.
Um homem de 20 anos apresenta-se para avaliação com dor lombar baixa de dois anos de evolução. Ele refere que a dor é predominantemente no final da madrugada e de manhã cedo, com uma rigidez matinal de uma hora na região lombar. De outras queixas, refere que apresenta ocasionalmente dor nos calcanhares. O exame físico não revelou anormalidades, com exceção de um teste de Schober com resultado de 3 cm. Um raio-X de sacroilíacas mostra esclerose e erosões bilaterais. Com relação a esse caso, é correto afirmar:
Uma mulher de 30 anos de idade apresenta-se com queixa de febre e artrite. Há sete dias, iniciou com dor intensa em joelho direito, seguida de dor em punho esquerdo, e febre não mensurada. Ao exame físico, estava com temperatura de 38,5 graus e evidência de artrite de joelho direito. O exame do punho esquerdo mostra edema e rubor sobre a superfície extensora, que se estende fora dos limites da articulação. Havia presença de vesículas hemorrágicas na planta do pé esquerdo. Ela traz exames realizados no posto de saúde, com provas de atividades inflamatórias alteradas, uma ASO (antiestreptolisina O) de 500U (valor normal: até 100U). Não trouxe hemograma. Com relação a esse caso, é correto afirmar:
Sobre a trombólise endovenosa no AVC agudo, considere as seguintes afirmativas:
1. A trombólise endovenosa deve ser primeira escolha de tratamento para qualquer isquemia, independentemente da localização.
2. A trombólise endovenosa deve ser excluída se o paciente estiver sob tratamento antitrombótico.
3. A trombólise endovenosa aumenta o índice de transformação hemorrágica, portanto devem-se excluir fontes cardioembólicas.
4. A trombólise endovenosa é tratamento de escolha mesmo diante de oclusão comprovada do tronco da artéria cerebral média.
Assinale a alternativa correta.
Sobre isquemia e hemorragia cerebral, considere as seguintes afirmativas:
1. Não há achados clínicos específicos para distinção entre AVE hemorrágico ou isquêmico, no entanto sinais transitórios sugerem isquemia.
2. A zona de penumbra é a responsável, nos casos isquêmicos, pela melhora dos déficits.
3. A isquemia, diferente da hemorragia cerebral, é acompanhada de zona de penumbra.
4. Os déficits transitórios não apresentam alteração na neuroimagem se menores que 3 horas.
Assinale a alternativa correta.
Qual das doenças abaixo NÃO apresenta relação com o coração?
Assinale a alternativa que NÃO está relacionada ao supradesnível de segmento ST no eletrocardiograma.
Paciente masculino de 35 anos admitido no PS deambulando com dificuldade, confuso, sem familiares para relatar sobre medicações, drogas ilícitas e doenças prévias. Na avaliação inicial apresentou Glasgow 13, LCR normal, RX de tórax e tomografia de abdômen sem alterações. Sem lesões em pele e sem sinais de emagrecimento. PA 140/80 mmHG, FC 135 bpm, temp. 40,5 ºC, FR 20 ipm. Hemograma e PCR normais.
Dentre as possíveis causas desse quadro, NÃO é compatível com a clínica do paciente:
Paciente de 60 anos com história de insuficiência cardíaca congestiva. Em uso de enalapril 40 mg/dia, bisoprolol 10 mg/dia, espironolactona 25 mg/dia, furosemida 40 mg/dia. Chega ao PS com dispneia intensa, crepitantes até ápice pulmonar, PA 200/110, FC 100 bpm, edema periférico ++/IV, tempo de enchimento ungueal < 2 segundos. Qual das medicações abaixo NÃO apresenta boa opção terapêutica nesse caso clínico?
São causas de eosinofilia, EXCETO:
Em relação às diretrizes da ACLS 2005 sobre reanimação cardiopulmonar em adulto, é correto afirmar:
Paciente de 45 anos chega ao pronto-socorro com hematêmese e melena com 4 horas de duração. Apresenta diagnóstico de cirrose por vírus C com uso regular de espironolactona e furosemida. Na admissão, PA 90/60, FC 88 bpm, Fr 22 ipm. Em relação ao caso, é correto afirmar:
Paciente de 50 anos admitido no pronto-socorro com quadro de confusão mental com 2 dias de evolução associado a temperatura de 37,4 ºC. Na avaliação diagnóstica inicial não demonstrava rigidez de nuca. Exame físico segmentar normal. Realizou TC de crânio que não demonstrou alterações.
Exames laboratoriais: hemograma normal, glicose 80 mg% (N: 74–106 mg/dL), Na+ 140 mEq/l (N: 136–146 mEq/L), K+ 4,5 mEq/l (N: 3.5–5.1 mEq/L), Ca 8,8 mEq/l (N: 8.6–10.0 mg/dL). Líquor com aumento de proteínas e leucócitos.
Em relação ao caso, é correto esperar:
Qual das medicações abaixo NÃO se correlaciona com desenvolvimento de hipoglicemia?
Paciente masculino de 80 anos com diagnóstico de demência, ICC com fibrilação atrial recorrente, usando amiodarona regularmente, constipação com uso intenso de laxativos. Chega em consulta oftalmológica com piora importante de acuidade visual. No exame apresentava xerose conjuntival, placas esbranquiçadas em conjuntivas e ulceração com necrose da córnea. A esposa refere ter observado quedas frequentes quando o paciente se dirigia ao banheiro durante a madrugada nos últimos meses. Em relação ao quadro clínico, é correto afirmar:
Em relação às doenças hemolíticas, é correto afirmar:
Paciente com 18 anos, portador de epilepsia com história de várias crises convulsivas nas últimas 24 h. Início da crise em dedo indicador esquerdo, com acometimento de lábio e posteriormente braço ipsilateral. Relata o uso de fenitoína 300 mg/dia e fenobarbital 100 mg/dia. Chega ao pronto-atendimento com história de paralisia de membro superior esquerdo. Dados vitais: PA 140/100 mmHg, FC 100 bpm e temperatura de 36,7 ºC.
Em relação ao caso, é correto afirmar:
A polirradiculoneuropatia inflamatória desmielinizante aguda apresenta-se geralmente de forma simétrica. O seu diagnóstico pode ser corroborado com os seguintes achados nos exames complementares:
Com relação à esclerose múltipla, é correto afirmar:
Todos os fatores abaixo regulam o balanço interno de potássio, EXCETO:
Paciente masculino de 28 anos se apresenta ao ambulatório de clínica médica com diarreia há 3 meses e emagrecimento de 8 kg. Ao exame apresenta lesões de mucosa oral compatíveis com candidíase, 3 placas violáceas com diâmetro de 2 a 4 cm em membro superior esquerdo e 5 outras lesões com mesmo aspecto em tronco, com suspeita de sarcoma de Kaposi. A respeito do diagnóstico do caso acima, considere as seguintes afirmativas:
1. Cerca de 50% dos indivíduos com infecção primária pelo HIV apresentam exantema retroviral agudo.
2. A viremia na fase do exantema retroviral agudo pode demonstrar milhões de cópias do HIV/ml, índice que permanece elevado por longos períodos (6–12 meses), não se correlacionando com a evolução do exantema.
3. Além da forma clássica e epidêmica em africanos, duas formas oportunistas de sarcoma de Kaposi são descritas historicamente: em pacientes transplantados e HIV positivos.
4. O desenvolvimento do sarcoma de Kaposi no paciente HIV positivo está associado não somente com a infecção retroviral, mas também ao herpes vírus do tipo 8 (HHV-8).
Assinale a alternativa correta.
É causa de alcalose metabólica, de origem renal, responsiva a cloreto:
Um paciente com nefropatia membranosa apresenta-se ao hospital com dor súbita em flanco, deterioração da função renal e hematúria. A principal hipótese diagnóstica é:
Todas as condições descritas abaixo prejudicam a 1-alfa-hidroxilação da vitamina D, EXCETO:
Um paciente submetido à derivação jejunoileal para tratamento de obesidade passa a apresentar cálculos renais de repetição, decorridos nove meses da cirurgia. O distúrbio metabólico associado é, provavelmente:
Em um paciente com necrose tubular aguda, ocasionada por hipotensão grave e persistente, todos os achados abaixo são esperados na urina, EXCETO:
Em relação às diferentes preparações de corticoesteroides, assinale a alternativa correta.
Paciente do sexo feminino, 35 anos, procura o médico com sintomas de irritabilidade, palpitação e cansaço. Ao exame físico, a paciente apresenta taquicardia, pele quente e úmida, retração de pálpebras e bócio doloroso à palpação.
Exames laboratoriais: TSH = 0,01 UI/mL (valor normal = 0,4 a 4,0), T4 livre = 4,2 ng/dl (valor normal = 0,8 a 1,8) e T3 total = 500 ug/dl (valor normal = 80 a 200).
Sobre esse quadro, assinale a alternativa correta.
Com relação ao câncer diferenciado de tireoide, é correto afirmar: