SóProvas



Prova PUC - RJ - 2011 - PUC - RJ - Vestibular - Biologia e Inglês 01


ID
1021486
Banca
PUC - RJ
Órgão
PUC - RJ
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Atualmente um dos principais temas apresentados na mídia é a mudança climática global vinculada ao aumento de gás carbônico atmosférico. E uma das principais maneiras de mitigação deste problema seria o sequestro de carbono pelas plantas especialmente pelas espécies arbóreas. Que processo fisiológico realizado pelas plantas captura o carbono atmosférico?

Alternativas
Comentários
  • Por meio de diversas reações químicas, durante o processo fisiológico da fotossíntese, os vegetais capturam gás carbônico da atmosfera e o mesmo é fixado como carboidrato em moléculas de glicose produzidas. 

    Letra E correta.

ID
1021489
Banca
PUC - RJ
Órgão
PUC - RJ
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

O projeto genoma humano fez uma estimativa do número de genes em um ser humano como sendo em torno de 30.000, sendo que cada gene tem uma extensão média de aproximadamente 5.000 nucleotídeos. No entanto, parte do genoma humano é formada por DNA não-codificador. Sobre o DNA não-codificador, é incorreto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • O DNA não codificante (íntron) é a parte do genoma que não é traduzida em proteínas. Por incrível que pareça a maior parte do genoma humano se constitui de DNA não codificante. No campo da genética existem pesquisadores que não atribuem função alguma aos íntros, chamando-os de DNA-lixo, enquanto outros estudos apontam para uma possível função estrutural, resquício de um passado evolutivo ou mesmo que essas regiões abrigam a diversidade que existe entre as espécies. Geralmente essas regiões do DNA são compostas por sequências nucleotídicas repetidas.

     Letra E correta.

ID
1021495
Banca
PUC - RJ
Órgão
PUC - RJ
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Marque a afirmativa incorreta sobre estruturas celulares.

Alternativas
Comentários
  • Os cloroplastos, vacúolos e parede celular são estruturas que podem estar presentes também em alguns protozoários e algas. Além disso, bactérias e fungos também apresentam parede celular, com a diferença de que a composição química da parede nos fungos é de quitina, nas bactérias compostas de peptidioglicano e nos vegetais de celulose. 

    Letra B correta.
  • Células procariontes também possuem parede celular. 


ID
1021498
Banca
PUC - RJ
Órgão
PUC - RJ
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Ecologia é a ciência que estuda as relações dos seres vivos com o ambiente e entre si. Sobre a ecologia, está incorreto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • O habitat é uma parte do nicho ecológico, o nicho ecológico envolve o modo de vida, a alimentação entre outros fatores.

  • O habitat de um organismo é definido como o local onde este vive, constituindo-se do aspecto físico e de fatores abióticos presentes. Já o nicho ecológico pode ser definido com um conjunto de condições em que o organismo vive no ambiente. Ou seja, o nicho de uma espécie diz muito de como esse grupo vive e explora o ambiente a sua volta. Duas espécies que habitam o mesmo ambiente podem atuar de forma distinta no ambiente, apresentando nichos diversos. 

    Letra A correta.
  • Nicho ecológico é o modo de vida de uma espécie e habitat é o local onde essa espécie vive.


ID
1021504
Banca
PUC - RJ
Órgão
PUC - RJ
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Os fungos são organismos que:

Alternativas
Comentários
  • Os seres que armazenam carboidratos sob a forma de amido são os vegetais. Os fungos são seres que apresentam o glicogênio como reserva de energia. São seres eucariotos, podendo ser unicelulares ou pluricelulares, todos heterotróficos. Ao se associar com raízes de plantas formam as micorrizas e contribuem para a absorção de nutrientes como ferro e fósforo.

     Letra D correta.

ID
1021507
Banca
PUC - RJ
Órgão
PUC - RJ
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A análise de grupos sanguíneos é uma maneira simples de se esclarecer casos de paternidade duvidosa. Esse tipo de teste permite provar, em alguns casos, que deter- minada pessoa não pode ser o pai de uma criança, o que ocorre em apenas uma das situações abaixo:

Alternativas
Comentários
  • Os alelos que determinam a tipagem sanguínea em humanos são IA, IB e i. Indivíduos de sangue A ou B podem ser homozigotos e apresentar apenas um tipo de alelo (IA IA , IB IB ) ou heterozigotos (IAi ou IBi) e apresentar dois tipos de alelos. Indivíduos de sangue AB possuem um alelo IA e outro IB. Já os indivíduos de sangue O, apresentam dois alelos recessivos (ii). Em um caso em que a mãe é de sangue B e o pai de sangue AB, não seria possível ter uma criança de sangue O (ii), afinal o pai não teria o alelo “i” para ser herdado pelo filho. 

    Letra C correta.
  • Mulher do grupo  x Homem do grupo AB  = Criança do grupo ABou (dependendo do genótipo da mulher)

     

                                                                                                  

  • Mulher grupo B (IA IB) x Homem do grupo AB (IA IO) é impossível ter uma criança com tipo sanguíneo O, já que só poderá ser A, AB ou B.


ID
1021510
Banca
PUC - RJ
Órgão
PUC - RJ
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Durante o processo de eutrofização dos ambientes aquá- ticos, podem ocorrer as seguintes etapas:

Alternativas
Comentários
  • A eutrofização é geralmente derivado de ações antrópicas, tendo por base o acúmulo de matéria orgânica em ambientes aquáticos. Essa alta na concentração de nutrientes (principalmente nitratos e fosfatos) em corpos d’água se dá muitas vezes por dejetos de esgoto urbano. O resultado primário desse fato é a proliferação de algas e bactérias decompositoras da matéria orgânica. A explosão populacional desses organismos acarreta em grande consumo do oxigênio dissolvido, o que acaba por diminuir a concentração desse gás no ambiente aquático. Com a baixa do oxigênio, ocorre a morte de outros organismo que habitam o ambiente e a decomposição passa a ser anaeróbica (sem utilizar oxigênio), resultando na produção de gases tóxicos e fétidos.

     Letra A correta.