- ID
- 230431
- Banca
- UFF
- Órgão
- UFF
- Ano
- 2009
- Provas
- Disciplina
- Veterinária
- Assuntos
A inflamação simultânea da glande e da mucosa prepucial é denominada:
A inflamação simultânea da glande e da mucosa prepucial é denominada:
Os ruminantes frequentemente são acometidos por alterações do sistema gastrintestinal. O exame de suco de rúmen é um auxílio diagnóstico importante na rotina e sua avaliação inclui:
Em relação à demodicose canina, é INCORRETA a seguinte afirmativa:
No exame clínico de um bovino, a presença de som metálico na prova de auscultação, com percussão do lado direito do abdômen, ocorre nos casos de:
São drogas contraindicadas para animais gestantes as abaixo relacionadas, EXCETO:
No diagnóstico de diabetes melito em cães, é correto afirmar que:
Em relação à úlcera gástrica em equinos, é INCORRETO afirmar que:
Com relação à poliencefalomacia (PEM), é INCORRETO afirmar que:
São possíveis causas de convulsões em felinos as abaixo relacionadas, EXCETO:
A urolitíase é uma enfermidade frequente em ovinos. Os principais fatores predisponentes são:
Os reflexos espinhais expressam respostas perante a integridade de músculos, de seus nervos periféricos e dos respectivos segmentos da medula. Dentre os reflexos espinhais mais utilizados no exame clínico, é INCORRETO afirmar que o reflexo:
São características do complexo hiperplasia endometrialpiometra as abaixo relacionadas, EXCETO:
O sódio é o íon mais abundante no fluido extracelular, sendo o principal responsável pela manutenção da pressão osmótica. A causa mais comum da hiponatremia é:
Em relação ao botulismo dos bovinos, é INCORRETO afirmar que:
Nos casos de abdome agudo, em equinos, a analgesia é importante porque alivia o desconforto, minimiza as consequências fisiológicas da dor, além de permitir um exame clínico mais detalhado. A classificação da intensidade da dor é fundamental para o estabelecimento do plano terapêutico e auxiliar no diagnóstico da causa primária. Dentre as causas de dor aguda intensa, refratária ou não a medicamentos, pode-se citar:
Em relação à insuficiência cardíaca crônica, é correto afirmar que:
As diarreias neonatais infecciosas em bezerros são responsáveis por altos índices de mortalidade nos rebanhos leiteiros. As causas mais comuns de morte em bezerros diarreicos são:
As bolsas guturais são divertículos caudoventrais da tuba auditiva. A apresentação clínica caracterizada pela distensão indolor da bolsa gutural, com aumento de volume externo na região da parótica, observada principalmente em potros jovens, é denominada:
São antibacterianos indicados para infecções por Gram-negativos os abaixo relacionados, EXCETO:
As anemias são frequentes nas criações de ruminantes, podendo ter como causas perdas sanguíneas, destruição aumentada das hemácias ou produção de hemácias insuficientes. Dentre as principais enfermidades que causam anemia hemolítica, em ruminantes, estão:
São etiologias possíveis do edema pulmonar as abaixo relacionadas, EXCETO:
A modalidade esportiva que o equino desenvolve influencia no tipo de lesão do aparelho locomotor, sendo importante o conhecimento do grau de dificuldade e a sua frequência de exercício, bem como as características específicas de cada esporte. Dessa forma, é INCORRETO afirmar que equinos em treinamento intenso para a prática de provas de tambor e laço são mais predispostos ao desenvolvimento de:
A auscultação cardíaca NÃO permite avaliar:
Os quadros de endotoxemia são frequentes em bovinos e causados principalmente pela liberação de lipopolissacarídeos de membranas externas das bactérias gram negativas. Os efeitos da endotoxemia incluem:
O tétano é uma infecção cosmopolita e todas as espécies são suscetíveis. Em relação a essa afecção, é INCORRETO afirmar:
Sobre a insuficiência renal aguda, é INCORRETA a seguinte afirmativa:
As otites parasitárias nos bovinos têm sido relatadas em várias regiões do Brasil, tanto em animais com orelhas longas como naqueles com orelhas curtas. Os agentes etiológicos dessa enfermidade em bovinos com orelhas longas e curtas são, respectivamente:
Em relação à giardíase crônica, é correta a seguinte afirmativa:
A doença de Cushing é uma síndrome clínica comum em equinos. Dentre os achados clínicos e laboratoriais destacam-se:
São sinais clínicos de uveítes os abaixo relacionados, EXCETO:
Em equinos, o exame do líquido sinovial deveria ser um procedimento de rotina na avaliação das condições artríticas. A análise convencional indicará o grau de sinovite e do distúrbio metabólico na articulação. Em relação às características físicas e laboratoriais do líquido sinovial é correto afirmar que:
No exame da bolsa escrotal, observou-se aumento de volume. O acúmulo de líquido no saco da túnica vaginal é denominado:
Com relação à laminite bovina, é INCORRETO afirmar que:
O agente etiológico da metrite contagiosa equina é:
Constituem drogas de escolha para o combate, em cães e gatos, os agentes indicados abaixo, EXCE TO:
Ao exame clínico, um equino de quatro anos, sexo masculino, apresentou a seguinte sintomatologia: tosse, hipertermia, à auscultação - sons pulmonares diminuídos, à percussão pulmonar - linha de líquido ou consolidação. Optou-se pela realização da toracocentese e, na contagem celular, observou-se aumento de polimorfonucleares. O material obtido foi encaminhado para cultura aeróbica e anaeróbica e o resultado foi negativo. De acordo com os dados fornecidos o(s) diagnóstico(s) provável(is) são:
A anemia infecciosa equina é uma doença retroviral multissistêmica de equídeos que se caracteriza por uma anemia hemolítica imunomediada. De acordo com normas do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA), o animal AIE positivo deverá ter notificação obrigatória e ser sacrificado. Diante do exposto, o exame que deverá ser solicitado, pelo Médico Veterinário, para o diagnóstico e controle da AIE, é:
A acidose ruminal subclínica provoca graves prejuízos em rebanhos de exploração leiteira de alta produção com alimentação rica em concentrado. As consequências dessa enfermidade são variadas e incluem as seguintes afecções: