SóProvas



Prova UNICENTRO - 2019 - UNICENTRO - Vestibular - Sociologia


ID
4206706
Banca
UNICENTRO
Órgão
UNICENTRO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

No século XIX, a Sociologia começou a ser observada como ciência. Nesse período, o mundo tornava-se cada vez mais integrado, e isso começava a gerar uma consciência nas pessoas sobre o mundo e de que ele estava em transformação.

Sobre as mudanças implantadas pela Idade Moderna e o surgimento da Sociologia, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • o erro da letra D está no fato de o foco da sociologia ser o homem na sociedade, ou seja, o estudo das internações de indivíduos em uma sociedade coletiva! Daniel Oliveira - rumo ao CFO 2022

ID
4206709
Banca
UNICENTRO
Órgão
UNICENTRO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

A Revolução Industrial gerou profundas transformações na Europa nos séculos XVIII e XIX. A principal mudança foi a introdução do trabalho assalariado e o uso de máquinas em substituição ao trabalho artesanal. No século XIX, surgiu a Sociologia como ciência.

A relação a entre o surgimento da Sociologia e a Revolução Industrial está corretamente indicada em

Alternativas
Comentários
  • Revolução Industrial

    ·        Transformações econômicas, sociais e políticas do mundo social e do proletariado.

    ·        Início: Europa.

    ·        Séculos XVIII e XIX.

    Principais Mudanças:

    ·        Trabalho assalariado.

    ·        Uso de máquinas.

    ·        Substituição ao trabalho artesanal.

    População:

    ·        Êxodo rural.

    ·        Concentração da população nos centros urbanos por causa do trabalho na indústria.

  • Ciência que surge na virada do século XIX para o XX, fruto das mudanças que a Europa sofreu com as revoluções burguesas e o Iluminismo.

    Busca estudar uma sociedade que mudava drasticamente com a Revolução Industrial e suas consequências, como a nova divisão social do trabalho, o êxodo rural, o deslocamento da economia do campo para a cidade.


ID
4206712
Banca
UNICENTRO
Órgão
UNICENTRO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

O pai da Sociologia, o francês Auguste Comte, defendia a existência da razão e da Ciência como sendo fundamentais para a vida humana e pregava uma atitude voltada para o conhecimento concreto e objetivo da realidade. Comte sustentou um posicionamento científico para o pensamento filosófico, apontando para a necessidade absoluta do uso da Razão como ponto de partida para toda e qualquer área do conhecimento. (O PAI, 2019).

Tendo como base o texto apresentado e os conhecimentos sobre Sociologia, é correto afirmar que a escola defendida por Comte era

Alternativas
Comentários
  • ·        Denominou a sociologia como Física Social.

    ·        Sociologia como uma ciência da observação e análise dos fenômenos sociais.

    ·        Utilizou o POSITIVISMO para tentar entender as transformações sociais.

    ·        Defendia a existência da razão e da ciência como sendo fundamentais para a vida humana.

    ·        Necessidade absoluta do uso da razão como ponto de partida de qualquer área do conhecimento.


ID
4206715
Banca
UNICENTRO
Órgão
UNICENTRO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Karl Marx, ao pensar sobre a sociedade no sentido de compreendê-la, utilizou termos como materialismo dialético, infraestrutura, superestrutura, mais-valia, proletário e alienação. Acredita-se que o seu propósito era compreender a sociedade e transformar seu modo de ser, principalmente devido às questões de desigualdades sociais existentes na época.

Sendo assim, para Marx

Alternativas

ID
4206718
Banca
UNICENTRO
Órgão
UNICENTRO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

O modo de produção pode ser entendido como a maneira que a sociedade tem se organizado no decorrer da história em torno de sua produção de bens e que são necessários para a sobrevivência do ser humano. Entretanto o lucro do burguês possibilita o seu enriquecimento e, ao proletário, o empobrecimento. Essa dinâmica está pautada no capitalismo, no qual o propósito é o lucro.
As duas formas principais pelas quais é possível extrair o lucro são

Alternativas
Comentários
  • Mais valia absoluta: Aumenta-se a jornada de trabalho do trabalhador sem que haja um aumento proporcional do seu salário.

    Mais valia relativa: Aumenta-se a produtividade do trabalhador, por meio da troca do maquinário ou da reorganização interna da empresa, de modo que o trabalhador produza mais em menos tempo e não tenha seu salário aumentado.


ID
4206721
Banca
UNICENTRO
Órgão
UNICENTRO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Émile Durkheim viveu no período da Revolução Industrial, do Iluminismo, da Revolução Francesa e do Positivismo e ainda em um contexto de intelectuais, em que as ideias de Marx, Weber, Comte, Montesquieu, Hengel, dentre outros, produziam diversas teorias e discussões a respeito da sociedade. Nesse cenário e considerando-se a base da Sociologia, dever-se-ia manter a “saúde” do corpo social e incentivar transformações políticas, como outros pensadores defendiam.

Condizente com uma visão positivista da ciência, Durkheim defendia

Alternativas
Comentários
  • Emile defende a neutralidade e a imparcialidade.

  • O cientista social deve agir com neutralidade e a imparcialidade, se afastar do senso comum.

    sociologia deve prezar pelo rigor para consolidar-se enquanto ciência. Assim sendo, é necessário desfazer-se do conhecimento de  e da tradição para poder entender cientificamente as estruturas sociais que ordenam o mundo humano.

    Dessa maneira, o método científico e o afastamento do senso comum, da opinião e da tradição são essenciais para a consolidação da sociologia. Para que tal distanciamento seja possível, o sociólogo deve afastar-se o tanto quanto puder da sociedade em que ele está estabelecendo o seu estudo de campo. Somente assim é possível que o  obtido pelo sociólogo seja cientificamente comprovável e confiável.

    Afastando-se do seu campo de análise por questões metodológicas, o cientista social deve-se colocar a observar os fatos sociais que moldam uma sociedade. Os fatos sociais são maiores que os indivíduos, que as consciências individuais e que as ações humanas. Eles são exteriores aos indivíduos, coercitivos, porque moldam as ações individuais e independentes. Também tendem a repetir-se mesmo quando comparamos sociedades diferentes.

    Um fato social que Durkheim toma como exemplo é a coesão social, que mesmo de forma diferente, repete-se em diferentes sociedades. Temos, com isso, formas de coesão que formam diferentes tipos de solidariedade em sociedades pré-capitalistas e pós-capitalistas.

    As sociedades pré-capitalistas são menores e de maior facilidade de controle. Há também um maior contato entre os membros desse tipo sociedade, o que leva ao desenvolvimento de uma forma de solidariedade mecânica, que junta as pessoas em prol de um objetivo comum, pois a noção de comunidade garante uma maior união dos indivíduos.

    As sociedades  da era pós-industrial tendem a comportarem-se como organismos, já que a população não é coesa por inteiro, mas é formada por vários núcleos de indivíduos que estabelecem vínculos solidários entre si. É como se a sociedade capitalista mais complexa fosse composta de diversos mecanismos internos. O conjunto desses mecanismos coesos constitui a chamada solidariedade orgânica.

    Fonte: https://mundoeducacao.uol.com.br/sociologia/emile-durkheim.htm


ID
4206724
Banca
UNICENTRO
Órgão
UNICENTRO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

A Sociologia deve ter como finalidade não apenas explicar a sociedade, como também encontrar remédios para as patologias da vida social. Para Durkheim, a sociedade é um organismo e, como tal, apresenta tanto estado normal como patológico. Os fatos normais são aqueles que não estão além dos limites dos acontecimentos e que são gerais de uma sociedade, ou seja, são os valores e as condutas sociais que são aceitas pela população.

Considerando-se as informações apresentadas e os conhecimentos sobre o tema, o raciocínio de Durkheim pode ser assim sintetizado:

Alternativas
Comentários
  • simples e preciso!

  • O sociológo Émile Durkheim compara a sociedade a um organismo vivo, já que são necessárias as participações de todas pequenas peças, para que se tenha uma perfeita harmonia social.

  • para que se tenha um perfeito funcionamento é necessário a participação de todas as peças para uma perfeita harmonia


ID
4206727
Banca
UNICENTRO
Órgão
UNICENTRO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

O Capitalismo teve um avanço como modo de produção dominante na Europa Ocidental, o qual foi desestruturando com velocidade e profundidade variadas, tanto os fundamentos da vida material como as crenças e os princípios morais, religiosos, jurídicos e filosóficos em que se sustentava o antigo sistema. A dinâmica capitalista e as novas forças sociais provocaram o enfraquecimento ou o desaparecimento dos estamentos e das instituições feudais. Na metade do século XVIII, a primeira Revolução Industrial e o surgimento do proletariado provocaram uma pressão política e a intensificação da urbanização.

Nesse contexto, pode-se entender que a Revolução Industrial foi responsável pela introdução 

Alternativas
Comentários
  • transformações está relacionado à mudanças, independe de boas ou de ruins.

  • de transformações econômicas, sociais, políticas e dramáticas do mundo social e do proletariado. D


ID
4206730
Banca
UNICENTRO
Órgão
UNICENTRO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

O pensamento positivista de Augusto Comte tornou-se fundamental no debate político brasileiro no século XIX, pois o regime republicano foi instalado sob sua base teórica. A doutrina acabou moldando-se ao país, sendo aceita por um grupo reduzido de estudiosos, entretanto se a valorização da educação na Europa era destinada aos pobres, no Brasil a classe beneficiada foi a elite.

Dentre as numerosas influências do positivismo no Brasil, pode se destacar

Alternativas
Comentários
  • Amor por princípio e a Ordem por base; o Progresso por fim.

    A corrente positivista influenciou muito o Brasil, Augusto Comte com essa frase tenta repassar : ''cada coisa em seu devido lugar conduziria para a perfeita orientação ética da vida social''

    LETRA A

    APMBB

  • Principais influências do POSITIVISMO NO BRASIL séc XIX: Proclamação da Republica, branqueamento social, aderido por algumas escolas militares a questão da "HIERARQUIA" pregada por Comte e há uma SECULARIZAÇÃO "passagem de um governo religioso para um regime leigo".


ID
4206733
Banca
UNICENTRO
Órgão
UNICENTRO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Assentados em favelas ou comunidades carentes populosas, muitas são obrigadas a trabalhar no mercado informal, em que estão sujeitos à exploração e têm que competir com moradores locais pelas poucas oportunidades de geração de renda disponível. No decorrer da história, a vida nas cidades já tem raízes na antiguidade, mas das cidades antigas às atuais, elas diferem muito.

A urbanização mudou o mundo de forma tão profunda e intensa em virtude de que as cidades

Alternativas

ID
4206736
Banca
UNICENTRO
Órgão
UNICENTRO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

As sociedade existentes tentam ser entendidas pelo chamado fatos sociais, devendo ser levado em conta as perspectivas institucional e industrial e o fundamento da criação que as sustentam. O ser humano, muitas vezes, se comporta de forma contraria ao pensamento de coletividade, rompendo com a base cultural.

Sendo assim, o fato social pode ser entendido como

Alternativas
Comentários
  • fato social é o instrumento social e cultural que determina a maneira de agir, pensar e sentir na vida de um indivíduo.

    Esta definição foi formulada por um dos fundadores da sociologia, o francês Émile Durkheim (1858-1917).

    Para Durkheim, o fato social é o conjunto de regras e tradições que estão no centro de uma sociedade. Assim, o fato social obriga o ser humano a se adaptar às regras sociais.

    Por isso o Fato social pode ser entendido como um grande pilar de uma sociedade, reforçado pelas interações entre humanos.

  • Qual o erro da letra e?


ID
4206739
Banca
UNICENTRO
Órgão
UNICENTRO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Sociologia

A crise da modernidade pode ser entendida nela mesma como um processo de passagem para a pós-modernidade, em um momento em que a sociedade tem buscado afastar-se do radicalismo, entretanto defende os motes modernos.
Para efeito de entendimento, surgiram diversos pensamentos na vida do homem moderno, entre esses se tem o Niilismo, que pode ser definido como

Alternativas
Comentários
  • questão meio bizarra, não entendi muito bem

  • ''O Niilismo vem do termo latim “nihil” que significa “nada”. Trata-se de uma ideologia que consegue atingir as diversas classes do mundo contemporâneo. É uma corrente filosófica que acredita no vazio e o seu conceito é fundamentado na subjetividade do viver.''

    Por conta desse significado, a alternativa C não poderia ser considerada correta?


ID
4206742
Banca
UNICENTRO
Órgão
UNICENTRO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

A diversidade cultural existente no mundo faz com que os hábitos e costumes de alguns povos sejam entendidos como estranhos e exóticos. No geral, a cultura é pensada como algo individual em que as pessoas inventaram, modificaram e acrescentam na medida de sua criatividade e poder.Comumente fala-se em alta cultura, baixa cultura, cultura popular, entre outras.

No contexto apresentado, cultura erudita aquela que é 

Alternativas
Comentários
  • cultura erudita pode ser definida como uma produção artística elaborada por e para as pessoas da elite social. Sob o pressuposto de ser um produto voltado ao público intelectual, só tinha acesso a esse bem cultural aqueles que tinham maior poder aquisitivo


ID
4206745
Banca
UNICENTRO
Órgão
UNICENTRO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

As discussões sobre cultura são intensas, entretanto encontram-se relações de culturas no etnocentrismo, no relativismo e no multiculturalismo.

O multiculturalismo postula-se como

Alternativas

ID
4206748
Banca
UNICENTRO
Órgão
UNICENTRO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Para Émille Durkheim, a Sociologia deveria abster-se de estudar as individualidades dos sujeitos e se preocupar com os estudos generalistas acerca dos fatos sociais, pois estes são os que moldam as ações sociais, tais como a moral, o estado e os costumes.

Segundo Durkheim, os fatos sociais possuem três características, que são

Alternativas
Comentários
  • Segundo Durkheim, o fato social está na percepção do indivíduo. Por isso, o comportamento do ser humano será condicionado por realidades sociais que limitam as atitudes aceitas pela sociedade.

    O fato social deve atender a três características: a generalidade, a exterioridade e a coercitividade.

    fonte:https://www.todamateria.com.br/o-que-e-fato-social/

  • Coerção social é intimamente ligado ao fato social de Emile Durkheim, este que analisou o coletivo e acreditou veementemente estarmos presos aos fatos sociais. A Coerção social é uma característica que impõe aos indivíduos regras e valores sociais, obrigando-os, através de constrangimento, a conformação.

    A única alternativa que cita sobre é a letra A.

    LETRA A

  • generalidade, coercitividade e exterioridade