SóProvas


ID
1136521
Banca
FUNDAÇÃO SOUSÂNDRADE
Órgão
CREA-MA
Ano
2008
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Mesmo a ocupação planejada da Amazônia, baseada nas premissas do desenvolvimento sustentável, pode ser prejudicada por uma das maiores pragas que grassam no nosso País: a corrupção. Uma investigação da organização ambientalista Greenpeace indica que o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) distribuiu terras da Floresta Amazônica para assentados em reforma agrária que depois venderam direitos de exploração da área para grandes madeireiras.

Segundo o jornal britânico The Independent, que divulgou em primeira mão a descoberta, em 2006, o Incra criou 97 “assentamentos de desenvolvimento sustentável em Santarém, no oeste do estado do Pará, em áreas florestais de grande valor para madeireiros”. O jornal informa que “os assentamentos cobrem 2,2 milhões de hectares e foram designados para 33.700 famílias”. Entretanto, os assentados são cartas marcadas, laranjas escolhidos a dedo que estão a serviço dos corruptos. Ao receber as terras, vedem seus direitos de exploração da madeira para grandes madeireiras, as quais obtêm acesso a árvores valiosas.

Além da corrupção, a falta de recursos para patrulhar e proteger as áreas contribuiu com o saque da maior floresta equatorial do planeta. As reservas indígenas são roubadas freqüentemente, à custa, muitas vezes, de massacres de seus proprietários.

Considerando as idéias e a estrutura do texto, bem como as relações de referência nele estabelecidas, julgue as opções a seguir e assinale a CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • "Uma investigação da organização ambientalista Greenpeace indica que o Instituto Nacional de Colonização..."

    ??? Na letra A, o "QUE" não seria uma conjunção integrante, introduzindo uma oração subordinada substantiva objetiva direta?

    Pelos meus cálculos, o "QUE" da antipenúltima linha é esse! Corrijam-me se eu estiver errada.

     

  • raquel você esta certa!!!! ta errada essa questão.

  • Errada a questão. A alternativa 'a' deveria se refereir à "penúltima linha do primeiro parágrafo" para ficar correta. Todas as alternativas estão erradas.

  • Que questão mais doida viu !

  • "uma das maiores pragas que grassam no nosso País: a corrupção"


    antepenúltima linha seria esta. este "que" faz referência a "uma das maiores pragas"


    o "que" ao qual a questão se refere deveria ser o da última linha, assim, a alternativa A estaria correta.

  • rapaz, que loucura! Essa questão não foi anulada?

  • "assentados em reforma agrária que". Na prova original esse pronome relativo aparece na antepenúltima linha do primeiro parágrafo. Infelizmente o QC apenas copiou e colou o texto, e não cuidou este detalhe.

  • Abram a prova em PDF, pois o Qconcursos transcreveu a estrutura dos parágrafos do texto de forma equivocada

  • Apesar do erro de formatação, dá pra responder por exclusão.

    A) GABARITO: "Uma investigação [...] indica que o [...] (Incra) distribuiu terras da Floresta Amazônica para assentados em reforma agrária que depois venderam direitos de exploração da área para grandes madeireiras." - o QUE retoma "assentados em reforma agrária" (quem vendeu direitos? os assentados em reforma agrária)

    B) O sentido e a correção gramatical do texto seriam mantidos caso o termo inicial mesmo fosse substituído por sobretudo. - ERRADO: Muda o sentido. O mesmo está no sentido de ainda, e o sobretudo dá ênfase, seria um sentido de "principalmente".

    C) A correção sintático-gramatical seria mantida se fosse usada uma vírgula em O jornal, informa que “os assentamentos cobrem...” (segundo parágrafo). - ERRADO, não se separa o sujeito do verbo com vírgula quando na ordem direta.

    D) Em “[...]Segundo o jornal britânico “The Independent[...]””, o termo destacado é um numeral, indicando ordem (segundo parágrafo). - ERRADO. Não é numeral, está no sentido de "de acordo com"

    E) No terceiro parágrafo a expressão à custa (muitas vezes) de é uma locução verbal que tem como sujeito “massacres de seus proprietários”. ERRADO - nenhuma dessas palavras é verbo, logo não há como se ter uma locução verbal

    QUALQUER ERRO ME AVISEM!

    gab: A