SóProvas


ID
1141060
Banca
FEPESE
Órgão
MPE-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto 1

                                    Óbito do autor

     Algum tempo hesitei se devia abrir estas memórias pelo princípio ou pelo fim, isto é, se poria em primeiro lugar o meu nascimento ou a minha morte. Suposto o uso vulgar seja começar pelo nascimento, duas considerações me levaram a adotar diferente método: a primeira é que eu não sou propriamente um autor defunto, mas um defunto autor, para quem a campa foi outro berço; a segunda é que o escrito ficaria assim mais galante e mais novo. Moisés, que também contou  sua morte, não  a pôs no introito, mas no cabo: diferença radical  entre este livro e o Pentateuco.

      Dito isto, expirei às duas horas da tarde de uma sexta-feira do mês de agosto de 1869, na minha bela chácara de Catumbi. Tinha uns sessenta e quatro anos, rijos e prósperos, era solteiro, possuía  cerca de trezentos contos e fui acompanhado ao cemitério por onze amigos. Onze amigos! Verdade é que não houve cartas nem anúncios.Acresce que chovia - peneirava uma chuvinha miúda, triste e constante, tão constante  e tão triste, que levou um daqueles fiéis  da última  hora  a intercalar esta  engenhosa ideia  no discurso que  proferiu à  beira de minha cova: - "Vós, que o conhecestes, meus  senhores, vós  podeis   dizer comigo que a natureza parece estar chorando a perda irreparável de um dos mais belos caracteres que têm honrado   a  humanidade. Este ar  sombrio, estas  gotas do céu, auqelas  nuvens  escuras que cobrem o azul como um  crepe funéreo, tudo isso é  dor  crua  e má que lhe rói à Natureza as mais íntimas entranhas; tudo isso é um  sublime louvor ao nosso ilustre finado."

      Bom e fiel amigo! Não, não me arrependo das vinte apólices  que lhe deixei. E foi assim que cheguei à cláusula dos meus dias; foi assim que me encaminhei para o undiscovered  country de Hamlet, sem as ânsias nem as dúvidas do moço  príncipe, mas pausado e trôpego como quem se retira tarde do espetáculo. Tarde e aborrecido.[...]

ASSIS, Machado de. [1881] Memórias Póstumas de Brás Cubas. São Paulo: Globo, 2008. p. 9-10

Ainda com base no texto 1, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Curiosidade: Pentateuco é o nome dado por teólogos para definir os 5 primeiros livros da bíblia (Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio). Todos escritos por Moisés.

  • Não concordo com o gabarito, acho que cabe recurso, pois a A e B estão corretas;

    A- "Moisés, que também contou a sua morte, não a pôs no introito, mas no cabo: diferença radical entre este livro e o Pentateuco."

    B-"Acresce que chovia - peneirava uma chuvinha miúda, triste e constante, tão constante e tão triste, que levou um daqueles féis da última hora a intercalar esta engenhosa ideia no discurso que proferiu à beira de minha cova: - “Vós, que o conhecestes, meus senhores, vós podeis dizer comigo que a natureza parece estar chorando a perda irreparável de um dos mais belos caracteres que têm honrado a humanidade. Este ar sombrio, estas gotas do céu, aquelas nuvens escuras que cobrem o azul como um crepe funéreo, tudo isso é a dor crua e má que lhe rói à Natureza as mais íntimas entranhas; tudo isso é um sublime louvor ao nosso ilustre fnado.”

  • Gabarito: letra A (para aqueles que só podem acessar 10 por dia)

  • Também concordo que a letra B esta correta.

  • Essa questão contém duas respostas A e B, deveria ser anulada...

  • muita gente entrou com recurso, mas nunca iremos saber se seria anulada ou não, pois todas as provas desse certame foram anuladas por irregularidades, 13 provas no total.

  • sce que chovia - peneirava uma chuvinha miúda, triste e constante, tão constante e tão triste, que levou um daqueles féis da última hora a intercalar esta engenhosa ideia no discurso que proferiu à beira de minha cova: - “Vós, que o conhecestes, meus senhores, vós podeis dizer comigo que a natureza parece estar chorando a perda irreparável de um dos mais belos caracteres que têm honrado a humanidade. Este ar sombrio, estas gotas do céu, aquelas nuvens escuras que cobrem o azul como um crepe funéreo, tudo isso é a dor crua e má que lhe rói à Natureza as mais íntimas entranhas; tudo isso é um sublime louvor ao nosso ilustre fnado.” ...não da pra entender quem elaborou essa prova e botou essa alternativa como errada

  • Vi nas estatísticas que muitas pessoas marcaram a letra D, mas está incorreto. 

    O erro gritante é quando a questão afirma que a oração é subordinada restritiva, pois ela vem separada por vírgulas, que não é característica da restritiva, mas sim da explicativa. Ao reler podemos perceber o "tom" explicativo da oração, sendo intercalo por vírgulas.
    "Móises, que contou sua morte,.... " no texto há uma explicação que Móises contou sua morte.

    Att

    Altamir 
  • Não entendo como a letra "b" pode estar certa, como alguns amigos afirmam. Não vi, no discurso, o "amigo" agradecendo.

  • A alternativa B parece estar incorreta porque fala em "amigos", o texto fala em "um daqueles féis da última hora", isso quer dizer que não era um dos seus 11 amigos que proferiu o discurso.

  • De forma alguma poderia ser a letra D

    Ela é precedida pelo pronome relativo que, e separados por vígulas, que é uma característica da Oração Sub. Adj. Explicativa.

    Gab Letra A

  • Porque a letra B está errada:

    "Acresce que chovia - peneirava uma chuvinha miúda, triste e constante, tão constante e tão triste, que levou um daqueles féis da última hora a intercalar esta engenhosa ideia no discurso que proferiu à beira de minha cova:"


    Foi a chuva miúda, triste constante que o levou a fazer o discurso!
  • A alternativa (B) não poderia estar certa pois o discurso não foi 'conciliador' ou 'agradecido', foi um discurso em que até a natureza parecia lamentar a morte do finado, valor semântico meu povo!!


  • Pelo que percebi a questão é daquelas que deixam todos com os nervos à flor da pele!!!! eu hein... 

  • Hari Baldo e Vida Dornelles, acho que a letra B está incorreta por quê no texto fica claro (pelo menos pra mim), que já havia um discurso sendo proferido, e que a chuva, tão triste e tão constante, " ...levou um daqueles féis da última hora a intercalar esta engenhosa ideia no discurso que proferiu...". Ou seja, a chuva não foi motivo do discurso, e sim, motivo do excerto do discurso que o autor transcreveu no texto, dá a entender que o discurso foi maior do que a parte citada.

    Espero ter ajudado.

    Bons estudos e muito foco pessoal!

  • A letra B está errada simplesmente pelo uso da palavra sombrio

  • Eu também fiquei em dúvida na letra B, porém, li os comentários e percebi o erro. Quando o enunciado diz: "Segundo o narrador", seria o mesmo que 'infere-se no texto'. Ou seja, em nenhum momento o texto cita que a chuva era sombria e que o amigo estava agradecido. O discurso do amigo, diz respeito à natureza "que parece estar chorando a perda irreparável".

  • A letra "b" está errada porque o discurso do amigo não é "conciliador", ele não faz referência a apaziguar, a pacificar, uma relação, assim também como no discurso ele não faz nenhum agradecimento.

  • Não entendo porque a letra A está correta se como o amigo Orlins citou o Pentateuco é a copilação dos 5 primeiros livros da Bíblia. Pra mim   a letra B estaria correta porque ao final do texto é dito: "tudo isso é um sublime louvor ao nosso ilustre finado", caracterizando sim um discurso conciliador e agradecido.   Espero ter ajudado ou atrapalhado mais um pouquinho...... rsrsrsrsrs.

  • A letra E também poderia esta correta pela forma de repetição onze amigos .

  • Não há como ser a assertiva B- pois o comentário enaltece a figura do defunto, quem ele foi durante a vida.

  • Questão truncada.

    INDIQUEM PARA COMENTÁRIO DO PROFESSOR!!!