-
Fiquei em dúvida entre a A e a B. Gabarito A.
FONTE: RODRIGO RENNÓ.
O movimento da gestão da qualidade foi impulsionado inicialmente no Japão com a influência de técnicos americanos, como Deming e Juran, nos anos 1950 e 1960, após o país ter sua infraestrutura destruída na Segunda Guerra Mundial.
Com a contribuição desses autores, as empresas japonesas largaram o antigo modelo de controle da qualidade por inspeção para um modelo que envolvesse todos os empregados na busca da prevenção de problemas e na busca da qualidade.
Dessa forma os valores da busca da qualidade são incutidos em cada empregado e na execução de cada tarefa e processo. Os elementos mais importantes da gestão pela qualidade são: envolvimento dos empregados, foco no cliente, benchmarking e a evolução contínua.
A Gestão da Qualidade Total (TQM – Total Quality Management, em inglês) demanda que cada funcionário esteja envolvido no processo de busca do aumento da qualidade, e não apenas os empregados que lidam diretamente com os clientes ou na produção dos produto.
Joseph Juran foi um imigrante romeno radicado nos Estados Unidos. Foi, junto com Deming, um dos impulsionadores da revolução da qualidade no Japão no período posterior à Segunda Guerra Mundial.
Sua obra mais conhecida foi o livro Quality Control Handbook que foi publicado em 1951. Consultor e professor, ele foi o criador do Instituto Juran.
Entre os principais impactos de seu trabalho, podemos citar a conhecida “trilogia da qualidade” e a mudança do enfoque da gestão da qualidade -- saindo do plano operacional para o plano estratégico.
No Planejamento teríamos de identificar as necessidades dos clientes; projetar produtos adequados a esses clientes e planejar processos adequados a esses mesmos produtos.
Já no Controle da Qualidade buscaríamos avaliar o desempenho real da qualidade na organização; comparar esse desempenho com as metas e propor medidas corretivas, quando necessário.
Finalmente, no Aperfeiçoamento determinaríamos o que é necessário para melhorar continuamente a qualidade; definir os projetos de melhoria e detalhar os seus responsáveis, além de treinar, motivar e apoiar as equipe.
-
Eu não tinha certeza da resposta desta questão então chutei e acertei porque me lembrei o quanto Juran fez pela Gestão da Qualidade, e por ter sido precursor e criador da American Society
for Quality Control (ASQC), atualmente chamada apenas de ASQ.
. Então se você quer melhorar conhecimentos nesta disciplina estude sobre este autor. Indico o livro Gestão da Qualidade: Teoria e Casos, Paladini et al, 2012
-
Gente, poderiamos marcar qualquer um, exceto Deming, vide que o comando trouxe : "estabelecer metas específicas a serem atingidas". Portanto, era motivo para excluí-lo.
-
hardcore
-
Trilogia Juran para a qualidade
Planejamento: considerar a qualidade desejada e projetar meios para alcançá-la.
Controle de qualidade: diagnosticar erros ou acertos no processo.
Aperfeiçoamento: propor patamares de qualidade cada vez mais altos.
Gestão da qualidade
Organizador: Carlos Henrique Pereira Mello
Pag: 18
-
Prezados, gabarito letra A: Vejamos conceitos:
Juran foi o primeiro a aplicar os conceitos de qualidade à estratégia empresarial, em vez de meramente associá-la à estatística ou aos métodos de controle total da qualidade. Juntamente com Deming, foi um dos principais responsáveis pelo movimento da qualidade no Japão.
Contudo, o Japão era um país quase destruído em decorrência da II Guerra Mundial, assim acolheu e difundiu as ideias de Deming, tornando-se, em pouco tempo, referência em qualidade e tecnologia
OBS: DEMING + JURAN: Pós Segunda Guerra Mundial.
Juran propôs uma trilogia que compõe os pontos fundamentais para a gestão da qualidade: planejamento, controle e melhoria.
Planejamento: é a preparação para encontrar as metas de qualidade em que serão identificados os consumidores e suas necessidades;
Controle: é usado para evitar ou corrigir eventos indesejáveis ou inesperados, conferindo estabilidade e consistência. É o processo de encontro das metas de qualidade estabelecidas durante as operações; e
Melhoria (Aprimoramento): processo de melhoria contínua da qualidade por meio de mudanças planejadas, previstas e controladas.
Bons estudos.
-
Adicionalmente, existem duas vertentes críticas no processo de planejamento
Quais são essas duas vertentes?
E são críticas em qual sentido?
Obs:E no final da questão,o examinador pergunta:Quem é o autor dessa afirmação?(ele estava falando do textão da questão)
Ou seja,essa parte do Adicionalmente..... não tem nada a ver com a pergunta?