SóProvas


ID
1546522
Banca
FCC
Órgão
MANAUSPREV
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

            Numa definição solta, a floresta tropical é um tapete multicolorido, estruturado e vivo, extremamente rico. Uma colônia extravagante de organismos que saíram do oceano há 400 milhões de anos e vieram para a terra. Dentro das folhas ainda existem condições semelhantes às da primordial vida marinha. Funciona assim como um mar suspenso, que contém uma miríade de células vivas, muito elaborado e adaptado. Em temperatura ambiente, usando mecanismos bioquímicos de complexidade quase inacessível, processam-se átomos e moléculas, determinando e regulando fluxos de substâncias e energias.
            A mítica floresta amazônica vai muito além de um museu geográfico de espécies ameaçadas e representa muito mais do que um simples depósito de carbono. Evoluída nos últimos 50 milhões de anos, a floresta amazônica é o maior parque tecnológico que a Terra já conheceu, porque cada organismo seu, entre trilhões, é uma maravilha de miniaturização e automação. Qualquer apelo que se faça pela valorização da floresta precisa recuperar esse valor intrínseco.
            Cada nova iniciativa em defesa da floresta tem trilhado os mesmos caminhos e pressionado as mesmas teclas. Neste comportamento, identificamos o que Einstein definiu como a própria insanidade: “fazer a mesma coisa, de novo, esperando resultados diferentes".
            Análises abrangentes mostram numerosas oportunidades para a harmonização dos interesses da sociedade contem- porânea com uma Amazônia viva e vigorosa. Para chegarmos lá, é preciso compenetração, modéstia, dedicação e compromisso com a vida. Com os recursos tecnológicos disponíveis, podemos agregar inteligência à ocupação, otimizando um novo uso do solo, que abra espaço para a reconstrução ecológica da floresta. Podemos também revelar muitos outros segredos ainda bem guardados da resiliente biologia tropical e, com isso, ir muito além de compreender seus mecanismos.
            A maioria dos problemas atuais podem se resolver por meio dos diversos princípios que guiam o funcionamento da natureza. Uma lista curta desses princípios, arrolados pela escritora Janine Benyus, constata que a natureza é propelida pela luz solar; utiliza somente a energia de que necessita; recicla todas as coisas; aposta na diversidade; demanda conhecimento local; limita os excessos internamente; e aproveita o poder dos limites.

                                                  Adaptado de: NOBRE, Antônio Donato. O Futuro Climático da Amazônia.
                                                                                                                       Disponível em: www.ccst.inpe.br)


Considerando o contexto, afirma-se corretamente:

Alternativas
Comentários
  • A) Concessão = contraste ( embora ,apesar que , posto que , não obstante ) , não percebemos essa relação entre as orações.

    B ) GABARITO ( quem é semelhante é semelhante á )
    C) Cada uma das novas tem
    D) A fim de que cheguemos lá
    E) A própria insanidade foi definida por Einstein 
    SUAR NO TREINO PARA NÃO SANGRAR NA LUTA!
  • Na letra B, compara-se a condição dentro das folhas com a condição da vida marinha. Pelo contexto, pode-se ter "a condição" ou "as condições". Assim, é correto tanto assim "existem condições semelhantes às [a + as condições] da primordial vida marinha", como assim "existem condições semelhantes à [a + a condição] da primordial vida marinha".

  • Segundo  o Gramático Napoleão Mendes de Almeida, quando o sujeito é a locução CADA UM(A), o verbo fica na 3ª PESSOA DO SINGULAR, PORTANTO, a alternativa C está errada. A FCC necessita de mais atenção em suas correções. 

    Fé, Foco e Força
  • Envolve crase e concordãncia. Linda questão.

     

  • Pode haver crase antes de "da" ???????????? Seria por estar subentendida a palavra condição???????

  • Eu acho essa b errada. Pois a palavra subentendida é "condições". Logo, a frase não pode ficar: condições semelhantes à (condições) da primordial vida marinha. Palavra no plural com "a" sozinho JAMAIS terá crase, pois representa a preposição a sozinha.

  • Concordo com a Anita Concurseira, esse "às" poderia ser substituído por "a" e não "à", na minha concepção. Pois faz alusão a "condições" e não a "condição". Vamos indicar para comentário do professor, galera! 

  • Gente, cadê o professor???? tem que responder e explicando bem essa questao...nao concordo com o gabarito.

  • a mesma questão esta comentada em : Q505672

     

    bons estudos.

  • No segmento "O elemento sublinhado no segmento condições semelhantes às da primordial vida marinha (1° parágrafo) pode ser substituído por "à", sem prejuízo da correção", não está implícito semelhantes às condições da primordial vida marinha? Nesse raciocínio não poderia empregar-se a crase antes de palavra no plural. Alguém poderia me explicar? Obrigado. 

  • Roberto, não tem plural depois da crase

     

    condições semelhantes à da primordial vida marinha. 

  • essa me pegou 

  • Caso de Crase com "de":

     

    1) quando tiver valor de "aquela". Essa regra se aplica a questão.

     

    2) quando subentender palavras. EX: Sua vida era idêntica à do outro rapaz. (vida está subentendida)

  • Eliane, muito obrigado! Não sabia dessa função do uso da crase.

  • GABARITO: B O elemento sublinhado no segmento condições semelhantes às da primordial vida marinha (1° parágrafo) pode ser substituído por "à", sem prejuízo da correção. Pode e, nesse caso, concordará com o sentido do texto, com uma elipse da palavra "CONDIÇÃO", esta no singular.