SóProvas


ID
1786399
Banca
VUNESP
Órgão
Câmara Municipal de Descalvado - SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

               Padeiros tiram férias e deixam Paris sem baguetes

     A tentativa da França de fazer uma reforma no mercado de trabalho gerou algumas consequências inesperadas neste verão: está mais difícil conseguir uma baguete decente em Paris.

      Pela primeira vez em 50 anos, os padeiros, considerados um serviço semipúblico na França, não têm mais as férias de verão reguladas pela prefeitura de Paris e podem tirar quanto tempo de folga quiserem em julho e agosto.

      Anteriormente, os padeiros eram informados pela prefeitura sobre as semanas em que estavam autorizados a folgar, sistema que assegurava que cada área da cidade tivesse uma padaria aberta no verão.

     Estima-se que atualmente 75% das padarias estejam fechadas em comparação com o habitual, que era a metade desse número.

       Os padeiros, porém, ainda são instruídos pela prefeitura sobre o dia da semana em que podem tirar folga, de modo que todos os estabelecimentos não fechem juntos.

       Desde que a escassez de comida ajudou a alimentar a Revolução Francesa, em 1789, os padeiros tiveram de declarar seu tempo de folga e, somente em 1986, o preço do pão deixou de ser fixado pelo governo.

               (Financial Times. Publicado pela Folha de S.Paulo em 28.08.2015. Adaptado)

Considere o trecho reescrito.

As férias de verão dos padeiros parisienses não são mais predeterminadas pela prefeitura, _________ eles podem, _________ desejarem, folgar o tempo que quiserem em julho e agosto, ________ , devido a essa nova situação, se estime que atualmente 75% das padarias estejam fechadas em relação ao habitual.

Para que haja coerência entre as ideias desse trecho, as lacunas devem ser preenchidas, correta e respectivamente, com:

Alternativas
Comentários
  • As férias de verão dos padeiros parisienses não são mais predeterminadas pela prefeitura, PORTANTO eles podem, SE desejarem, folgar o tempo que quiserem em julho e agosto, AINDA QUE, devido a essa nova situação, se estime que atualmente 75% das padarias estejam fechadas em relação ao habitual.

  • Portanto: conclusão.

    Se: condição.

    Ainda que: concessão.

  • marcos,

    "Se", não seria integrante? Pois está ligando uma oração a outra e a 1ª oração não está ficando incompleta, afinal, esta é a função do termo integrante, ligar uma oração a outra. É o que está acontecendo alí na questão. Ou estou errado?
  • Pablo, as conjunções integrantes não têm sentido, apenas, como o próprio nome induz, integram a oração principal. Aquele "se" da questão tem sim um sentido, pois ele indica uma hipótese e poderia ser substituído pela conjunção "caso", logo se trata de uma oração subordinada adverbial condicional.

  • Exemplo de SE como conjunção integrante:


    "Não sei se ele voltará"


    Não sei o quê? Apenas liga as orações, e no caso da questão o "se" apresenta um ideia de condição.

    GABARITO: C

     

     

  • Na primeira opção dá ideia de CONCLUSÂO, a opção  

    d) CAUSA (Verbo no indicativo)/EXPLICAÇÃO(Na maioria das vezes VERBO no IMPERATIVO indicando FUTURO).

    e) ADVERSATIVA.

     

    Na segunda opção : Desejarem : é uma CONDIÇÃO, uma hipótese.

    b) Mesmo que (CONCESSIVA) 

     

    Na terceira opção: Concessivo (OPOSIÇÃO)

    A) já que  : CAUSAL

     

     

    Alternativa (D) é a correta.

     

  • Como diz o grande Fernando Pestana "Decorem as conjunções".

  • Isso que dá não ler direito, achei que a primeira fosse Adversativa.
  • Pra mim não tem lógica. Porque a primeiro espaço tem que ser, necessariamente um conectivo conclusivo, e não concessivo?? 
    No video, o professor somente cita que teria que ser conclusivo, mas não explica o por quê?

     

  • CONCORDO COM VC João sem nexo algum 

  • Ler o texto ajuda a resolver essa questão.

  • A questão fala em "considere o trecho reescrito", logo é necessário ler o trecho do texto para responder com coerência.

     

    "Pela primeira vez em 50 anos, os padeiros, considerados um serviço semipúblico na França, não têm mais as férias de verão reguladas pela prefeitura de Paris e podem tirar quanto tempo de folga quiserem em julho e agosto."

    Não têm mais férias reguladas pela prefeitura. Conclusão: podem tirar folga quando quiserem em julho e agosto.

     

    Portanto: Conjunção que, utilizada para iniciar uma oração, inclui uma conclusão de uma ideia ou de um raciocínio explicitado na oração anterior.

    Caso desejem, podem tirar folga em julho e agosto.

     

    Se: conjunções condicionais: introduzem uma oração que indica a hipótese ou a condição para ocorrência da principal. São elas: se, caso, contanto que, salvo se, a não ser que, desde que, a menos que, sem que, etc.
     

    A folga será admitida ainda que "atualmente 75% das padarias estejam fechadas em comparação com o habitual, que era a metade desse número." 

     

    Ainda que: Conjunções Concessivas: introduzem uma oração que expressa ideia contrária à da principal, sem, no entanto, impedir sua realização. São elas: embora, ainda que, apesar de que, se bem que, mesmo que, por mais que, posto que, conquanto, etc.
        

     

    _________________________________

    Fonte: https://www.dicio.com.br

    http://www.soportugues.com.br

  • Tb gostaria de saber o erro das outras alternativas!

     

  • Parabéns! Você acertou!

  • Conclusiva = às vezes ela é entre vírgulas.

  • Comecei errando pensei que o primeiro seria adversativa

  • 1º se as férias não são predeterminadas pela prefeitura, então os padeiros podem tirar férias quando quiserem. Há relação de conclusão, então devemos preencher a lacuna com um conectivo conclusivo: portanto.

    2º preenchida por conectivo conclusivo: SE desejarem. O conectivo conclusivo “Caso” não serviria, pois mudaria a forma do verbo: Caso desejem.

    3º O verbo “estime”, no subjuntivo. - uma relação de concessão: ainda que

    Gabarito letra C.