-
GABARITO B: Chamamos isso de especialização. O empregado ficava restrito a uma pequena parte do processo produtivo, de modo que seu treinamento e adaptação à “melhor maneira” (o modo padronizado de se trabalhar) fossem facilitados.
Taylor também buscou aumentar o incentivo ao funcionário. Ele acreditava que a remuneração por hora não trazia nenhum incentivo ao funcionário. Assim, indicou o pagamento por produtividade (pagamento por peça, por exemplo) como essencial para que o funcionário buscasse um maior esforço.7
Fordismo – seguidor de Taylor, Henry Ford tornou os carros produtos de consumo. Ele conseguiu reduzir os preços através da produção em massa de produtos padronizados, com forte mecanização do trabalho.
Portanto, Taylor acreditava que o incentivo material levava a uma maior motivação para o trabalho. Essa foi a base do conceito do “Homo economicus”. Ou seja, a ideia de que a principal motivação de uma pessoa no trabalho seria a remuneração (ou benefícios materiais).8
Entretanto, a Administração Científica pecou por não analisar a organização em todo seu contexto. Ou seja, só analisava seu ambiente interno e seus problemas e as demandas de produção (ou seja, os problemas do “chão de fábrica”). Assim, não captava toda a complexidade em que a administração estava envolvida.
Dessa maneira, dizemos que é uma teoria de sistema fechado (dentro de uma lógica que não vê as inter-relações e influências entre as demais organizações).9 Seria como analisar uma empresa no vácuo, sem imaginar a resposta dos seus concorrentes ao lançamento de um produto, por exemplo.
7 Chiavenato, Introdução à Teoria Geral da Administração, 2011.
8 Schemerhorn Jr., 2008.
9 Sobral e Peci, 2008.
-
A justificativa da única que é F é a seguinte:
As organizações hoje são consideradas SISTEMAS ABERTOS, visto que nesse tipo de sistema, há uma interação dual com o ambiente (onde a organização influencia e é influenciada). Além disso, um sistema aberto possui capacidade de crescimento, adaptação ao ambiente e até auto-reprodução sob certas condições ambientais. Por fim, o sistema aberto compete com outros sistemas, o que não ocorre com sistemas fechados.
FONTE: Anotações pessoais.
-
(v) - Aministração científica: foco nas tarefas. A Administração Científica buscou, então, a melhoria da eficiência e da produtividade. Ele passou a estudar então a “melhor maneira” de se fazer as tarefas.
(v) - Taylor acreditava que o incentivo material levava a uma maior motivação para o trabalho. Essa foi a base do conceito do “Homo economicus”. Ou seja, a ideia de que a principal motivação de uma pessoa no trabalho seria a remuneração (ou benefícios materiais).
(v) - Com esse aparecimento da noção de que a produtividade está ligada ao relacionamento entre as pessoas e ao funcionamento dos grupos dentro de uma empresa, nasceu essa nova teoria. O conceito que se firmou então foi o de homem social.
(f) - a Teoria dos Sistemas acolheu o conceito no qual as organizações são sistemas abertos, ou seja, que trocam continuamente energia (ou matéria-prima, informações etc.) com o meio ambiente
(v) - Justificativa acima.
-
Gabarito letra B
Somente essa questão está errada, o correto seria sistemas abertos.
As organizações ainda são consideradas sistemas fechados.