SóProvas


ID
2092267
Banca
IESES
Órgão
Potigás - RN
Ano
2012
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Após a leitura das assertivas I a IV, assinale a alternativa correta
I. Diante do princípio da estrita legalidade, o abuso de poder por parte da administração pode ser caracterizado unicamente pelo uso do poder fora dos limites da competência conferida por lei à administração.
II. Os atos administrativos têm como atributo a presunção de legitimidade.
III. Nos contratos celebrados pela administração pública, deverão constar os nomes das partes e os de seus representantes, a finalidade, o ato que autorizou a sua lavratura, o número do processo da licitação, da dispensa ou da inexigibilidade desta, a sujeição dos contratantes às normas da Lei de Licitações e às cláusulas do próprio contrato, devendo, como regra geral prevista em lei, ocorrer a publicação resumida do instrumento de contrato ou de seus aditamentos, na imprensa oficial, sendo esta uma condição indispensável de eficácia do pacto, providência a ser tomada pela Administração até o quinto dia útil do mês seguinte ao da assinatura respectiva.
IV. Segundo autoriza a Constituição Federal, a exploração direta de atividade econômica pelo Estado é possível quando necessária aos imperativos da segurança nacional ou frente a relevante interesse coletivo, conforme definido em lei, cabendo a Lei Complementar regular o funcionamento da empresa pública e da sociedade de economia mista de produção ou comercialização de bens ou de prestação de serviços, as quais se sujeitarão a um regime especial próprio do setor público, quanto aos direitos e obrigações trabalhistas e tributárias.
Considerando as assertivas, responda:

Alternativas
Comentários
  • I) Não é unicamente IV) imunidade recíproca
  • I - O abuso de poder pode ocorrer por a) excesso ou b) desvio;

    II - Atributo intrínseco aos atos administrativos: presunção de legitimidade e veracidade;

    III - Art. 61, Lei 8.666.

    IV - Empresas Públicas e Sociedades de Economia sujeitam-se ao regime jurídico de direito privado, com algumas ressalvas.

  • Gabarito, letra A.

    Quanto ao item I, temos o seguinte:

    O Abuso de Poder pode ser cometido de duas formas:

    por excesso de poder -> vicio de competência -> quando o agente publico excede os limites legais de sua competência, e;

    por desvio de poder -> vício de finalidade -> quando o agente atua com fim diverso do previsto em lei

  • não são verdadeiras, ler rapidamente mata!!!