SóProvas


ID
2102623
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de Teresina - PI
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Achei que estava bem na foto. Magro, olhar vivo, rindo com os amigos na praia. Quase não havia cabelos brancos entre os poucos que sobreviviam. Comparada ao homem de hoje, era a fotografia de um jovem. Tinha 50 anos naquela época, entretanto, idade em que me considerava bem distante da juventude.
Lidar com a inexorabilidade do envelhecimento exige uma habilidade na qual somos inigualáveis: a adaptação. Não há animal capaz de criar soluções diante da adversidade como nós. Da mesma forma que ensaiamos os primeiros passos por imitação, temos que aprender a ser adolescentes, adultos e a ficar cada vez mais velhos.
A adolescência é um fenômeno moderno. Nossos ancestrais passavam da infância à vida adulta sem estágios intermediários. Nas comunidades agrárias, aos 7 anos, os meninos trabalhavam na roça e as meninas já cuidavam dos afazeres domésticos. A figura do adolescente que mora com os pais até os 30 anos surgiu nas sociedades industrializadas após a Segunda Guerra Mundial.
A exaltação da juventude como o período áureo da existência humana é um mito das sociedades ocidentais. Restringir aos jovens a publicidade dos bens de consumo, exaltar a estética, os costumes e os padrões de comportamento característicos dessa faixa etária tem o efeito perverso de insinuar que o declínio começa assim que essa fase se aproxima do fim.
A ideia de envelhecer aflige mulheres e homens modernos. É preciso sabedoria para aceitar que nossos atributos se modificam com o passar dos anos. Que nenhuma cirurgia devolverá aos 60 o rosto que tínhamos aos 18, mas que envelhecer não é sinônimo de decadência física para os que se movimentam, não fumam, comem com parcimônia, exercitam a cognição e continuam atentos às transformações do mundo.
Considerar a vida um vale de lágrimas no qual submergimos ao deixar a juventude é torná-la experiência medíocre. Julgar que os melhores anos foram aqueles dos 15 aos 25 é não levar em conta que a memória é editora autoritária, capaz de suprimir por conta própria as experiências traumáticas e relegar ao esquecimento inseguranças, medos e desilusões afetivas.
Nada mais ofensivo para o velho do que dizer que ele tem "cabeça de jovem". Ainda que maldigamos o envelhecimento, é ele que nos traz a aceitação das ambiguidades, das diferenças, do contraditório e abre espaço para uma diversidade de experiências com as quais nem sonhávamos anteriormente.
(Adaptado de: VARELLA, Drauzio. Disponível em: www.drauziovarella.com.br

Tinha 50 anos naquela época, entretanto, idade em que me considerava bem distante da juventude. (1o parágrafo)

Ainda que maldigamos o envelhecimento, é ele que nos traz a aceitação das ambiguidades... (último parágrafo)

Sem prejuízo da correção e do sentido, os segmentos sublinhados acima podem ser substituídos, correta e respectivamente, por: 

Alternativas
Comentários
  • Conjunções coodenativas adversativas: unem pensamentos ou ideias contrárias, opostas ( mas, porém, contudo, todavia, entretanto, senão que(no sentido de mas), ainda assim, etc).

    Conjunções subordinativas causais: sobordinam ideias em que se exprime uma ação contrária, oposta à ideia principal (que, embora, conquanto, ainda que, posto que, bem que, se bem que, por mais que, por menos que, por pouco que, mesmo que, em que pese, apesar de que, etc).

  • Gabarito letra B.

     

    Conjunção é a palavra invariável que liga duas orações ou dois termos semelhantes de uma mesma oração. De acordo com o tipo de relação que estabelecem, as conjunções podem ser classificadas em coordenativas e subordinativas. No primeiro caso, os elementos ligados pela conjunção podem ser isolados um do outro. Esse isolamento, no entanto, não acarreta perda da unidade de sentido que cada um dos elementos possui. Já no segundo caso, cada um dos elementos ligados pela conjunção depende da existência do outro.

     

    Conjunções Subordinativas Adverbiais CONCESSIVASintroduzem uma oração que expressa ideia contrária à da principal, sem, no entanto, impedir sua realização. São elas: embora, ainda que, apesar de que, se bem que, mesmo que, por mais que, posto que, conquanto.

     

    Conjunções Coordenativas Adversativasligam duas orações ou palavras, expressando ideia de contraste ou compensação. São elas:mas, porém, contudo, todavia, entretanto, no entanto, não obstante.

  • A conjunção ainda que não pode ser substituída por apesar de? pelo fato de que as duas são conjunções concessivas .

     

    alguém me tira essa dúvida pf.

  • GABARITO B 

     

    Esclarecendo a duvida do nosso amigo Tomaz Lima e ajudando de alguma forma nossos amigos tentarei explicar essa questão!

     

    Tomaz, nessa questão, a banca foi sacana pois ocultou o termo "que" da conjunção "apesar de que" por esse motivo tal conjunção seria inadequada na substituição. Espero ter ajudado! 

     

    Com relação as alternativas temos: 

    Entretanto = Adversativa 

    Ainda que = Concessiva 

     

    (a) embora (Concessiva) – Haja vista (Aqui seria causal caso estivesse "haja vista que")

    (b) todavia (Adversativa) – Mesmo que (Concessiva)

    (c) contudo (Adversativa) – Apesar de (Aqui seria concessiva caso estivesse "apesar de que"

    (d) conquanto (Concessiva) – Desde que (Temporal

    (e) porquanto (Causal) – Se bem que (Concessiva

     

  • A assertiva diz "Sem prejuízo da correção e do sentido...", logo, é pra substituir sem alterar os dois. Só pode ser a letra b):

     

    Tinha 50 anos naquela época, entretanto, idade em que me considerava bem distante da juventude.

    Ainda que maldigamos o envelhecimento, é ele que nos traz a aceitação das ambiguidades...

     

    Tinha 50 anos naquela época, todavia, idade em que me considerava bem distante da juventude.

    Mesmo que maldigamos o envelhecimento, é ele que nos traz a aceitação das ambiguidades...

  • Pessoal fiquem espertos, porque há algumas conjunções e locuções conjuntivas que têm mais de uma classificação, como por exemplo a locução "Desde que". Veja:

    Ex. Desde que o samba é samba que é assim (locução conjuntiva temporal)
          Podemos sair desde que você se agasalhe (locução conjuntiva condicional)

  • Orações Coordenadas Sindéticas Adversativas: lembre da eguinha pocoto

    MAS

    ENTRE tanto

    NO entanto
    PO rem
    CO ntudo
    TO davia

  • Interessante identificarmos que a 1ª frase trata-se de uma oração coordenada adversativa (mas, porém, contudo, todavia, entretanto, no entanto, não obstante, só que, senão, mas sim, agora, antes, ainda assim).

    Já a segunda frase é uma oração subordinada concessiva, pois vem seguida de um verbo no modo subjuntivo (maldigamos), exigindo uma conjunção sobordinativa concessiva, que no caso "mesmo que" (apesar de que, embora, malgrado, conquanto, ainda que, posto que, nem que, se bem que, não obstante (segido de verbo no subjuntivo), dentre outras). 

  • CONJUNÇÃO CONCESSIVA= EMBORA, AINDA QUE, MESMO QUE, POSTO QUE, PIOR QUE, POR MAIS QUE, SE BEM QUE, CONQUANTO QUE, DADO QUE, NÕ OBSTANTE, MALGRADO, NEM QUE

  • A locução prepositiva "Apesar de" tem valor concessivo, equivalente ao de "Ainda que". Porém, sua inserção no lugar dessa última requer ajuste na forma verbal, que passaria de "maldigamos" para "maldizermos": Apesar de maldizermos o envelhecimento, é ele que nos traz a aceitação das ambiguidades. 

    FONTE: PROF. ANDREA TECCONCURSO.

  • GAB     B, depende do contexto da frase

     

    I-       ENTRETANTO

     

    ADVERSATIVA       =         IDEIA QUE     CONTRAPÕE, CONTRASTE, OPOSIÇÃO

     

    VIDE    Q673223   Q826460      Q514498       Q826494

     

    MAS =  E   (depende do contexto)

     

    PORÉM

    NÃO OBSTANTE

       

    AINDA ASSIM

     

     A NÃO SER

     

    SÓ   QUE  = ADVERSATIVA

     

     SENÃO (DO CONTRÁRIO)

       MAS        =  QUE

     Ex.:     DIGA ISSO A OUTRA PESSOA, MAS  = QUE NÃO A MIM

                                                                   .......................

     

    Q800016       Q799874

     

     II-      AINDA QUE 

     

    CONCESSIVA      =        IDEIA DE     DE RESSALVA            EMBORA

     

      

     

    CONQUANTO

     

    APESAR DE

     

    A   DESPEITO

     

    POSTO QUE

     

    MESMO QUE

     

    QUE = EMBORA

     

    Q566673

    AINDA QUE e MESMO QUE evidenciam uma ação verbal hipotética no contexto frasal. O uso de EMBORA, apesar de gramaticalmente correto, torna o sentido mais factual.

  • Boa questão!

  • CONCESSIVA: AINDA QUE = HIPÓTESE

    CONCESSIVA: APESAR DE = FATO

     

    "Ainda que maldigamos o envelhecimento, é ele que nos traz a aceitação das ambiguidades" 

    O "Ainda que" nos dá uma ideia de hipótese.  

    Ambas são orações subordinadas adverbiais Concessivas. Mas o enunciado é bem claro: "sem prejuízo da correção e do SENTIDO". Para matermos o sentido de HIPÓTESE não poderíamos utilizar o "APESAR DE".

     

    gabarito: B

  • vamos lá!

    Primeiramente temos que entender o que o examinador quer.

    Ele quer que façamos a troca correta das conjunções ou seja:

    ENTRETANTO= ADVERSATIVA/ TROCAR POR UMA ADVERSATIVA O EMBORA ATÉ TEM VALOR DE CONTRASTE MAS NÃO É ISSO QUE ELE QUER, LOGO DESCARTAMOS A ALTERNATIVA (A)

    CONQUANTO - SEGUE O MESMO RACIOCINIO DO ENTRETANTO POIS TEM VALOR DE CONCESSAO E COMO FOI DITO TEM QUE SER TROCADA POR ADVERSATIVA, LOGO DESCARTAMOS TAMBÉM A ALTERNATIVA (D)

    PORQUANTO- CREIO QUE NEM PRECISA DE COMENTÁRIO.

    E O QUE SOBROU FOI ALTERNATIVA (B) E (C)

    TODAVIA=ADVERSATIVA

    CONTUDO=ADVERSATIVA

    caso eu estiver errado me corrijam.

    Apesar de = Locução prepositiva e não locução conjuntiva ou seja não poderia ser a alternativa C, não obstante, se o verbo estivesse no infinitivo isso sim tornaria a Alternatica (C) correta. 

    MATEI A QUESTÃO PELO MODO VERBAL E PELA LOCUÇÃO PREPOSITIVA. 

     

     

     

    BONS ESTUDOS!!

  • Segundo Fernando Pestana em sua gramatica, Ainda que Mesmo que são locuções conjuntivas concessivas que evidenciam uma ação verbal hipotética no contexto frasal. O uso de embora no lugar dessas conjunções é gramaticalmente correto, mas implica uma sutil diferença de sentido. Ainda que indica uma hipótese, por isso a alternativa C está incorreta. 

  • Adversativas – Ligam duas orações ou palavras expressando ideia de contraste ou compensação.

    São elas : MAS , PORÉM , TODAVIA , CONTUDO , NO ENTANTO , NÃO OBSTANTE.

    Ex1 : Seu discurso foi breve , mas violento ( Ideia de compensação )

    Ex2 : Tentei chegar mas cedo , porém não consegui . ( ideia de contraste /oposição ) 

  • Na alternativa B e C, temos uma conjunção Adversativa na primeira e uma conjunção concessiva na segunda (bem como no texto). O erro da C é que, no segundo caso, deveria ser "apesar de que". Gab B

  • GABARITO LETRA B

    todavia – Mesmo que

  • Tranquila questão, mas lendo , não consegui ver a ideia de adversativa na primeira opção...