- ID
- 2691109
- Banca
- FCC
- Órgão
- SABESP
- Ano
- 2018
- Provas
-
- FCC - 2018 - SABESP - Analista de Gestão - Administração
- FCC - 2018 - SABESP - Analista de Gestão - Contabilidade
- FCC - 2018 - SABESP - Analista de Gestão - Economia
- FCC - 2018 - SABESP - Analista de Gestão - Psicologia
- FCC - 2018 - SABESP - Analista de Gestão - Publicidade e Propaganda
- FCC - 2018 - SABESP - Analista de Gestão - Relações Públicas
- FCC - 2018 - SABESP - Analista de Gestão - Sistemas
- FCC - 2018 - SABESP - Biólogo
- FCC - 2018 - SABESP - Engenheiro - Ambiental
- FCC - 2018 - SABESP - Engenheiro - Civil
- FCC - 2018 - SABESP - Engenheiro - Elétrica
- FCC - 2018 - SABESP - Engenheiro 01 - Mecânica
- FCC - 2018 - SABESP - Engenheiro 01 - Sanitarista
- FCC - 2018 - SABESP - Engenheiro de Segurança do Trabalho 01
- FCC - 2018 - SABESP - Médico do Trabalho 01
- FCC - 2018 - SABESP - Químico 01
- FCC - 2018 - SABESP - Tecnólogo 01
- Disciplina
- Português
- Assuntos
Atenção: Leia o texto abaixo para responder a questão.
O que há de mais evidente nas atitudes dos brasileiros diante do “preconceito de cor” é a tendência a considerá-lo como algo ultrajante (para quem o sofre) e degradante (para quem o pratique).
Contudo, na situação imperante nos últimos 40 anos (de 1927 até hoje), tem prevalecido uma considerável ambiguidade axiológica. Os valores vinculados à ordem social tradicionalista são antes condenados no plano ideal que repelidos no plano da ação concreta e direta. Daí uma confusa combinação de atitudes e verbalizações ideais que nada têm a ver com as disposições efetivas de atuação social. Tudo se passa como se o “branco” assumisse maior consciência parcial de sua responsabilidade na degradação do “negro” e do “mulato” como pessoa mas, ao mesmo tempo, encontrasse sérias dificuldades em vencer-se a si próprio.
O lado curioso dessa ambígua situação de transição aparece na saída espontânea que se deu a esse drama de consciência. Sem nenhuma espécie de farisaísmo consciente, tende-se a uma acomodação contraditória. O “preconceito de cor” é condenado sem reservas, como se constituísse um mal em si mesmo, mais degradante para quem o pratique do que para quem seja sua vítima. A liberdade de preservar os antigos ajustamentos discriminatórios e preconceituosos, porém, é tida como intocável, desde que se mantenha o decoro e suas manifestações possam ser encobertas ou dissimuladas.
Do ponto de vista e em termos de posição sociocultural do “branco”, o que ganha o centro do palco não é o “preconceito de cor”, mas uma realidade moral reativa, que bem poderia ser designada como o “preconceito de não ter preconceito”.
(Adaptado de: FLORESTAN, Fernandes. O Negro no Mundo dos Brancos. São Paulo: Difel, 1972, pp. 23-25)