SóProvas


ID
2732548
Banca
Quadrix
Órgão
CRP - 2º Região (PE)
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Quanto às disposições gerais da CF sobre a Administração Pública, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra A

     

    Quanto às disposições gerais da CF sobre a Administração Pública, assinale a alternativa correta.

    a) O texto constitucional admite contratação por tempo determinado para atender necessidade temporária de excepcional interesse público.GABARITO

    b) As entidades da Administração Pública indireta não precisam observar o princípio da impessoalidade.ERRADA

    c) Os vencimentos dos cargos do Legislativo e do Judiciário podem ser superiores aos pagos pelo Poder Executivo, em razão do princípio da separação dos Poderes.ERRADA

    d) Os atos de improbidade administrativa demandam indisponibilidade de bens e ressarcimento ao erário, mas não provocam perda da função pública.

    e) O prazo de validade do concurso público será de três anos, prorrogável uma vez por igual período. ERRADA.

     

    Art. 37. IX - a lei estabelecerá os casos de contratação por tempo determinado para atender a necessidade temporária de excepcional interesse público. LETRA A

     

    Art. 37. A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência e, também, ao seguinte LETRA  B

     

    Art. 37. XII - os vencimentos dos cargos do Poder Legislativo e do Poder Judiciário não poderão ser superiores aos pagos pelo Poder Executivo LETRA C

     

    Art. 37. § 4º - Os atos de improbidade administrativa importarão a suspensão dos direitos políticos, a perda da função pública, a indisponibilidade dos bens e o ressarcimento ao erário, na forma e gradação previstas em lei, sem prejuízo da ação penal cabível. LETRA D

     

    Art. 37. III - o prazo de validade do concurso público será de até dois anos, prorrogável uma vez, por igual período. (Nulidade) LETRA E

     

  • Correta, A

    Isso mesmo, nesse caso a Adm.Pública poderá realizar um PSS. Isso é muito frequente no IBGE.

    B - Errada - Os princípios devem ser observados por TODOS os Órgãos e Entidades da Adm.Pública Direta e Indireta, de todas as Esferas Federativas.

    C - Errada - Os vencimentos dos cargos do Poder Legislativo e do Poder Judiciário não poderão ser superiores aos pagos pelo Poder Executivo.

    D - Errada - 
    Os Atos de Improbidade Administrativa importarão, dentre outras penalidades, a SUSPENSÃO dos direitos políticos e a PERDA da Função Pública.

    E - Errada - Prazo de validade de concursos públicos -> ATÉ 02 anos, podendo ser prorrogado, uma única vez, por igual período.

  • a) O texto constitucional admite contratação por tempo determinado para atender necessidade temporária de excepcional interesse público.

     

    b) As entidades da Administração Pública indireta não precisam observar o princípio da impessoalidade.

     

    c) Os vencimentos dos cargos do Legislativo e do Judiciário podem ser superiores aos pagos pelo Poder Executivo, em razão do princípio da separação dos Poderes.

     

    d) Os atos de improbidade administrativa demandam indisponibilidade de bens e ressarcimento ao erário, mas não provocam perda da função pública.

     

    e) O prazo de validade do concurso público será de três anos, prorrogável uma vez por igual período.

  • Letra A.

    Ex: As pessoas que são contratadas pelo IBGE quando tem censo nacional de 10 em 10 anos, por exemplo.

    #RumoAPF

  • Esta é a redação do art. 37, II, da Carta Magna. Observa-se:

     

    Art. 37. A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência e, também, ao seguinte:

    II - a investidura em cargo ou emprego público depende de aprovação prévia em concurso público de provas ou de provas e títulos, de acordo com a natureza e a complexidade do cargo ou emprego, na forma prevista em lei, ressalvadas as nomeações para cargo em comissão declarado em lei de livre nomeação e exoneração; (BRASIL, Constituição Federal, 1988)

    IX - a lei estabelecerá os casos de contratação por tempo determinado para atender a necessidade temporária de excepcional interesse público.

  • Algumas perguntas são "pulaveis" treinem bastante, para saber...uma hora nosso cérebro decora os conceitos, depois vai aprofundando mais e mais e por fim vamos nos atualizando com as novas leis e notícias veiculadas nas mídias.

  • GABARITO: LETRA A

     

    Art. 37. A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência e, também, ao seguinte:

     

    IX - a lei estabelecerá os casos de contratação por tempo determinado para atender a necessidade temporária de excepcional interesse público;

  • LETRA A - O texto constitucional admite contratação por tempo determinado para atender necessidade temporária de excepcional interesse público.

     

    LETRA B - As entidades da Administração Pública indireta não precisam observar o princípio da impessoalidade.

     

    LETRA C - Os vencimentos dos cargos do Legislativo e do Judiciário podem ser superiores aos pagos pelo Poder Executivo, em razão do princípio da separação dos Poderes.

     

    LETRA D - Os atos de improbidade administrativa demandam indisponibilidade de bens e ressarcimento ao erário, mas não provocam perda da função pública.

     

    LETRA E - O prazo de validade do concurso público será de três anos, prorrogável uma vez por igual período.

  • GAB: A

     

    a) O texto constitucional admite contratação por tempo determinado para atender necessidade temporária de excepcional interesse público. 

    CF 88, art. 37 IX 

     

    b) A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência. CF 88 art. 37.

     

    c) Os vencimentos dos cargos do Legislativo e do Judiciário não podem ser superiores aos pagos pelo Poder Executivo, em razão do princípio da separação dos Poderes. CF 88, art. 37, XII 

     

    d) Os atos de improbidade administrativa importarão a suspensão dos direitos políticos, a perda da função pública, a indisponibilidade dos bens e o ressarcimento ao erário, na forma e gradação previstas em lei, sem prejuízo da ação penal cabível. CF 88, Art. 37 § 4º

     

    e) O prazo de validade do concurso público será de até dois anos, prorrogável uma vez, por igual período. CF 88, art. 37, III.

  • Título III - Da Organização do Estado / Capítulo VII  -Da Administração Pública / Seção I - Disposições Gerais

    Art 37 ao Art 41 ------> OBRIGATÓRIO SABER. LER E RELER MUITAS E MUITAS VEZES. Se estiver no edital de seus concurso é certeza que irá cair ao menos uma questão das principais Bancas: CESPE, FCC E FGV. 

     

     

    ==============================

     

    a) O texto constitucional admite contratação por tempo determinado para atender necessidade temporária de excepcional interesse público. ( CERTA)

    CF - Art 37 -    IX -  a lei estabelecerá os casos de contratação por tempo determinado para atender a necessidade temporária de excepcional interesse público;

     

    b)As entidades da Administração Pública indireta não precisam observar o princípio da impessoalidade. ( ERRADA)

    CF- Art. 37. A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência e, também, ao seguinte:

     

    c)Os vencimentos dos cargos do Legislativo e do Judiciário podem ser superiores aos pagos pelo Poder Executivo, em razão do princípio da separação dos Poderes.( ERRADA)

    CF - ART 37   XII -  os vencimentos dos cargos do Poder Legislativo e do Poder Judiciário não poderão ser superiores aos pagos pelo Poder Executivo;

     

     

    d)Os atos de improbidade administrativa demandam indisponibilidade de bens e ressarcimento ao erário, mas não provocam perda da função pública.( ERRADA)

    CF - ART 37 § 4º Os atos de improbidade administrativa importarão a suspensão dos direitos políticos, a perda da função pública, a indisponibilidade dos bens e o ressarcimento ao erário, na forma e gradação previstas em lei, sem prejuízo da ação penal cabível.

     

    e)O prazo de validade do concurso público será de três anos, prorrogável uma vez por igual período.( ERRADA)

    CF- ART 37 - III -  o prazo de validade do concurso público será de até dois anos, prorrogável uma vez, por igual período;

  • Gabarito A

     

    CONTRATAÇÃO TEMPORÁRIA

    O art. 37, IX da CF dispõe sobre a contratação de agentes temporários:


    IX - a lei estabelecerá os casos de contratação por tempo determinado para atender a necessidade temporária de excepcional interesse público;

     

    Exceção: contratação de agentes públicos temporários constitui exceção à regra do concurso público como meio de ingresso no serviço público.

     

    O STF orienta que a contratação temporária deve observar, cumulativamente, os seguintes requisitos:

    - Os casos excepcionais devem estar previstos em lei;

    - O prazo de contratação deve ser predeterminado;

    - A necessidade deve ser temporária;

    - O interesse público deve ser excepcional; e

    - A necessidade de contratação deve ser indispensável, sendo vedada a contratação para os serviços ordinários permanentes do Estado, e que devam estar sob o espectro das contingências normais da Administração.

     

  • LETRA A CORRETA 

    CF/88

    ART 37 IX - a lei estabelecerá os casos de contratação por tempo determinado para atender a necessidade temporária de excepcional interesse público;

  • a) Art. 37 - IX - correta

    b) Art. 37 - caput 

    c) Art. 37 - XII

    d) Art. 37 - §4º

    e) Art. 37 - III

  • Art. 37. A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência e, também, ao seguinte: (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 19, de 1998)

    IX - a lei estabelecerá os casos de contratação por tempo determinado para atender a necessidade temporária de excepcional interesse público;

  • Gabarito : A
    B  As entidades da Administração Pública indireta precisam observar o princípio da impessoalidade. 

    C  Os vencimentos dos cargos do Legislativo e do Judiciário não podem ser superiores aos pagos pelo Poder Executivo

    D  Os atos de improbidade administrativa demandam indisponibilidade de bens e ressarcimento ao erário,e provocam perda da função pública.

    E  O prazo de validade do concurso público será de dois anos, prorrogável uma vez por igual período.

  • GABARITO: A -> Art. 37 IX CF - a lei estabelecerá os casos de contratação por tempo determinado para atender a necessidade temporária de excepcional interesse público.


    B) Art. 37. A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência.


    C) Art. 37 XII - os vencimentos dos cargos do Poder Legislativo e do Poder Judiciário não poderão ser superiores aos pagos pelo Poder Executivo.


    D) Art 37, XXII § 4º - Os atos de improbidade administrativa importarão a suspensão dos direitos políticos, a perda da função pública, a indisponibilidade dos bens e o ressarcimento ao erário, na forma e gradação previstas em lei, sem prejuízo da ação penal cabível.


    E) III - o prazo de validade do concurso público será de até dois anos, prorrogável uma vez, por igual período.


    "Quem não é visto, não é lembrado"

  • Britney "SPIR"


    Suspensão dos direitos públicos;

    Perda da função pública;

    Indisponibilidade dos bens e,

    Ressarcimento ao erário.


  • Alguém mais foi por eliminação? kk

  • Gab. A)

    servidores temporários atendem necessidades temporárias e excepcionais do interesse público (art. 37, IX, CF)

    vinculo por tempo determinado, contratual sob regime jurídico especial

    não é cargo nem emprego público

    exerce função pública

  • Gabarito Letra A.

  • Acertei de cagada. Vamos lá, me adaptando aos tipos de perguntas dessas maldosas bancas. Rumo a PMBA.

  • O prazo de validade do concurso público será de ATÉ 2 anos, prorrogável uma vez por igual período.

  • B) Os princípios vinculam toda a administração pública.

    C) Na teoria, não serão superiores aos do Executivo.

    D) Provocam perda da função pública.

    E) Até 2 anos, prorrogável por igual período (Ex: Se vale por 11 meses, prorrogável por + 11 meses).

    Fonte: Labuta nossa de cada dia.

  • JUDICIÁRIO - J - 1 TRAÇO

    LEGISLATIVO - L - 2 TRAÇOS

    EXECUTIVO - E - 3 TRAÇOS

    COMO OBSERVARAM O PODER EXECUTIVO RECEBE MAIS!

    ESPERO TER COLABORADO!

    BONS ESTUDOS!!!

  • JUDICIÁRIO - J - 1 TRAÇO

    LEGISLATIVO - L - 2 TRAÇOS

    EXECUTIVO - E - 3 TRAÇOS

    COMO OBSERVARAM O PODER EXECUTIVO RECEBE MAIS!

    ESPERO TER COLABORADO!

    BONS ESTUDOS!!!

  • GABARITO LETRA A 

     

    CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988 

     

    ARTIGO 37. A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência e, também, ao seguinte:  

     

    IX - a lei estabelecerá os casos de contratação por tempo determinado para atender a necessidade temporária de excepcional interesse público;

  • GABARITO: LETRA A

    CAPÍTULO VII

    DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

    Seção I

    DISPOSIÇÕES GERAIS

    Art. 37. A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência e, também, ao seguinte: 

    IX - a lei estabelecerá os casos de contratação por tempo determinado para atender a necessidade temporária de excepcional interesse público;

    FONTE: CF 1988

  • A questão trata sobre as disposições gerais da Constituição Federal de 1988 sobre a Administração Pública.


    Vamos à análise das assertivas:


    A) CORRETO. Realmente, a CF/88 permite a contratação por tempo determinado para atender necessidade temporária de excepcional interesse público no seu art. 37, inciso IX:
    “Art. 37. [...] IX - a lei estabelecerá os casos de contratação por tempo determinado para atender a necessidade temporária de excepcional interesse público".

    B) ERRADO. As entidades da Administração Pública indireta precisam observar o princípio da impessoalidade segundo o caput do art. 37 da CF/88:
    “Art. 37. A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência [...]".

    C) ERRADO. Os vencimentos dos cargos do Legislativo e do Judiciário NÃO podem ser superiores aos pagos pelo Poder Executivo, em razão do princípio da separação dos Poderes segundo o art. 37, inciso XII, da CF/88:
    “Art. 37. [...] XII - os vencimentos dos cargos do Poder Legislativo e do Poder Judiciário não poderão ser superiores aos pagos pelo Poder Executivo".

    D) ERRADO. Os atos de improbidade administrativa demandam indisponibilidade de bens e ressarcimento ao erário e também podem provocar perda da função pública segundo o § 4º do art. 37 da CF/88:
    “Art. 37, § 4º Os atos de improbidade administrativa importarão a suspensão dos direitos políticos, a perda da função pública, a indisponibilidade dos bens e o ressarcimento ao erário, na forma e gradação previstas em lei, sem prejuízo da ação penal cabível".

    E) ERRADO. O prazo de validade do concurso público será de ATÉ DOIS anos, prorrogável uma vez por igual período segundo o art. 37, inciso III, da CF/88:
    “Art. 37. [...] III - o prazo de validade do concurso público será de até dois anos, prorrogável uma vez, por igual período".

    GABARITO DO PROFESSOR: ALTERNATIVA A.
  • Olhei de novo pra ver se a banca é a Quadrix kkk essa foi de graça!