SóProvas


ID
2871598
Banca
FCM
Órgão
IFN-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Considerando as teorias e as abordagens da administração, preencha corretamente as lacunas do texto a seguir:

____________ pretende ser uma síntese da teoria clássica e da teoria das relações humanas, inspirando-se na abordagem de Max Weber e, até certo ponto, nos trabalhos de Karl Marx.

____________ é marcada pelas ideias da filosofia pragmática de John Dewey e da Psicologia Dinâmica de Kurt Lewin, sendo Elton Mayo o fundador da escola.

____________ é também conhecida como Escola Operacional ou escola do processo Administrativo e caracteriza-se por uma forte ênfase nos aspectos práticos da Administração, pelo pragmatismo e só tem valor quando operacionalizada na prática.


A sequência que preenche corretamente as lacunas do texto é:

Alternativas
Comentários
  • A análise das organizações, sob o ponto de vista estruturalista, foi realizada dentro
    de uma abordagem múltipla e globalizante, envolvendo estudos acerca dos seguintes
    aspectos:
    • Organizações formais, sob o ponto de vista formal e informal, numa alusão às teorias
    Clássica e Relações Humanas, inspirando-se, também, na teoria da Burocracia, de Weber.





    Recompensas e sanções materiais e sociais, que deveriam ser consideradas no com·
    portamento das pessoas.
    Diferentes enfoques da organização, segundo uma abordagem múltipla, considerando
    o modelo racional (de sistema fechado, com ênfase no planejamento e controle) e o
    modelo natural (de sistema aberto, interdependente com o ambiente, de incerteza e
    imprevisibilidade).
    Diferentes tipos de organizações, como as de serviços, exército, igrejas, partidos po·
    líticos, universidades, hospitais, prisões, etc.
    Diferentes níveis hierárquicos, considerando o nível institucional (estratégico, que se
    relaciona com o ambiente externo), gerencial (intermediário, responsável pela inte·
    gração dos dois níveis) e técnico (nível operacional, onde as tarefas são executadas,
    seguindo os planos desenvolvidos no nível gerencial).
    Análise intra e interorganizacional, olhando para as relações internas e externas das
    organizações, inclusive com outras, que podem afetar os fenômenos que ocorrem
    dentro delas.

  • TEORIA ESTRUTURALISTA

    Ø Muito influenciada pela teoria burocrática.

    Ø É uma teoria “semi-aberta” que começa a abrir a organização pensando nos ambientes externos.

    Ø Envolve a organização formal e informal.

    Ø Introduz a pessoa no estudo da organização.


  • ______________________________________________________________________________________________________________

    Abordagem clássica      Tarefas e estruturas     Prescritiva e Normativa  Homem Econômico

    Relações Humanas       Pessoas               Prescritiva e normativa   Homem Social

    Teoria Neoclássica       Tarefas, estrutura, pessoas  Prescritiva Normativa  Homem Organizacional

    Teoria da Burocracia     Estrutura               Explicativa e Descritiva  Homem Organizacional

    Teoria estruturalista      Estrutura, pessoas e ambiente  Explicativa e Descritiva Homem Organizacional

    Teoria Comportamental   Pessoas e ambiente       Explicativa e descritiva    Homem Administrativo

    Teoria do sistemas      Sistemas e ambiente       Explicativa e descritiva    Homem Funcional

    Teoria contingencial     Ambiente, tecnologia, pessoas... Explicativa e descritiva Homem Complexo

  • GABARITO: "A".

    COMPLEMENTANDO:

    Ao final da década de 1950, a Teoria das Relações Humanas - experiência tipicamente democrática e americana - entrou em declínio. Essa primeira tentativa sistemática de introdução das ciências do comportamento na teoria administrativa, por meio de uma filosofia humanística a respeito da participação do homem na organização, gerou uma profunda reviravolta na Administração. Se, de um lado, combateu a Teoria Clássica, por outro lado não proporcionou bases adequadas de uma nova teoria que a pudesse substituir. A oposição entre a Teoria Clássica e a Teoria das Relações Humanas criou um impasse na Administração que a Teoria da Burocracia não teve condições de ultrapassar. A Teoria Estruturalista significa um desdobramento da Teoria da Burocracia e uma leve aproximação à Teoria das Relações Humanas. Representa uma visão crítica da organização formal.

    (CHIAVENATO, 2009)

  • ✎ A Teoria Estruturalista que surgiu por volta da década de 50 como um desdobramento de autores que tentaram conciliar as teses propostas pela Teoria Clássica e pela Teoria das Relações Humanas. Inspirando-se na abordagem de Max Weber, pela primeira vez, começou-se a olhar para fora e atravessar as fronteiras da organização, passando a reconhecer a interdependência da mesma com o ambiente. Ou seja, uma organização é um sistema aberto que se relaciona com o ambiente externo e com outras organizações.

    ✎ A abordagem neoclássica nada mais é do que a redenção da Teoria Clássica devidamente atualizada e redimensionada aos problemas administrativos atuais e ao tamanho das organizações de hoje. A Teoria Neoclássica surgiu da necessidade de se utilizarem os conceitos válidos e relevantes da Teoria Clássica, expurgando-os dos exageros e distorções típicos de qualquer teoria pioneira e condensando-os com outros conceitos igualmente válidos e relevantes oferecidos por outras teorias administrativas ao longo das três últimas décadas. A Teoria Neoclássica pode ser identificada através de algumas características marcantes: a ênfase na parte prática da Administração, a reafirmação relativa (e não absoluta) dos postulados clássicos, a ênfase nos primeiros clássicos de Administração, a ênfase nos resultados e objetivos e, sobretudo, o ecletismo aberto e receptivo.

    ✎ A Teoria das Relações Humanas, ou Escola das Relações Humanas, é um conjunto de teorias administrativas que ganharam força com a Grande Depressão criada na quebra da bolsa de valores de Nova Iorque, em 1929. Essas teorias criam novas perspectivas para a administração, visto que busca conhecer as atividades e sentimentos dos trabalhadores e estudar a formação de grupos. Até então, o trabalhador era tratado pela Teoria Clássica de forma muito mecânica. Com os novos estudos o foco mudou e do Homo economicus o trabalhador passou a ser visto como Homo social. A partir daqui começa-se a pensar na participação dos funcionários na tomada de decisões e na disponibilização das informações para eles. Experiência de Hawthorne. A Escola das Relações Humanas surgiu efetivamente com a Experiência de Hawthorne, realizada em uma fábrica no bairro que dá nome a pesquisa, em Chicago, EUA. O médico e sociólogo australiano Elton Mayo, fez testes na linha de produção, na busca por variáveis que influenciassem, positiva ou negativamente, na produção. Mayo fez estudos sobre a influência da luminosidade, do trabalho em grupo, da qualidade do ambiente e descreveu-as afirmando que o cuidado com os aspectos sociais era favorável aos empresários.

  • Teoria estruturalista --> Tantas teorias que sempre paro o estudo e crio alguma coisa para fazer ligação.

    E essa teoria nada mais é a teoria do bate tudo no liquidificador e vai sair estruturado. O cara acoplou ideia de Taylor da teoria clássica com a teoria das relações humanas de Mayo, jogou ainda ideias do tio Weber... e o que eu nunca tinha visto, só nessa questão, que ainda jogou temperos do tio MARX.

    -->Importante que antes dessa teoria a galera não olhava pra fora das empresas, a partir daí começou entender sim que os fatores externos influenciam demais dentro de uma empresa. Veio o nome EMPRESAS ABERTAS.

  • Teoria Estruturalista: pretende ser uma síntese da teoria clássica e da teoria das relações humanas, inspirando-se na abordagem de Max Weber e, até certo ponto, nos trabalhos de Karl Marx.

    Teoria das Relações Humanas: é marcada pelas ideias da filosofia pragmática de John Dewey e da Psicologia Dinâmica de Kurt Lewin, sendo Elton Mayo o fundador da escola.

    Teoria Neoclássica: é também conhecida como Escola Operacional ou escola do processo Administrativo e caracteriza-se por uma forte ênfase nos aspectos práticos da Administração, pelo pragmatismo e só tem valor quando operacionalizada na prática.