SóProvas


ID
3110383
Banca
IF-PE
Órgão
IF-PE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o TEXTO 1 para responder à questão.

TEXTO 1

Políticas Públicas para a Educação Profissional e Tecnológica

   A Educação Profissional e Tecnológica, em termos universais, e, no Brasil, em particular, reveste-se cada vez mais de importância como elemento estratégico para a construção da cidadania e para uma melhor inserção de jovens e trabalhadores na sociedade contemporânea, plena de grandes transformações e marcadamente tecnológica.
  Suas dimensões, quer em termos conceituais, quer em suas práticas, são amplas e complexas, não se restringindo portanto a uma compreensão linear, que apenas treina o cidadão para a empregabilidade, e nem a uma visão reducionista, que objetiva simplesmente preparar o trabalhador para executar tarefas instrumentais.
   No entanto, a questão fundamental da Educação Profissional e Tecnológica envolve necessariamente o estreito vínculo com o contexto maior da educação, circunscrita aos caminhos históricos percorridos por nossa sociedade.
  Estamos diante de processos que encerram no seu âmago as tensas relações entre o trabalho, o emprego, a escola e a profissão. Tais relações resultam de intrincada rede de determinações, mediações e conflitos entre diferentes esferas da sociedade: econômica, social, política e cultural.

BRASIL. MEC. SEMTEC. Propostas de Políticas Públicas para Educação Profissional e Tecnológica. Brasília:
MEC/SEMTEC, 2003. Adaptado.

Além dos pronomes e conjunções, outros elementos também contribuem para a progressão textual e para a construção do sentido do texto. A pontuação e a sintaxe de regência são fundamentais nessa construção.

Observe o uso de tais aspectos no TEXTO 1 e analise as afirmações a seguir, assinalando a que estiver CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA D

    ? Em ?Estamos diante de processos que encerram no seu âmago as tensas relações entre o trabalho, o emprego, a escola e a profissão?, a ausência de vírgula depois da palavra ?processos? está justificada, porque a oração iniciada por pronome relativo é restritiva.

    ? Temos o pronome relativo "que" retomando o substantivo "processos" e dando início a uma oração subordinada adjetiva restritiva (sem pontuação), logo a alternativa está correta.

    ? Planejamento Completo nos estudos grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost2

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! Hoje você acha cansativo, mas mais tarde receberá a recompensa por todo esse tempo que passou estudando.

       

  • Em “Estamos diante de processos que encerram no seu âmago as tensas relações entre o trabalho, o emprego, a escola e a profissão”, a ausência de vírgula depois da palavra “processos” está justificada, porque a oração iniciada por pronome relativo é restritiva.

  • GABARITO: LETRA D

    “Estamos diante de processos que encerram no seu âmago as tensas relações entre o trabalho, o emprego, a escola e a profissão”, temos o pronome relativo "que" (pode ser substituído pelo termo "os quais") retomando o substantivo "processos" e dando início a uma oração subordinada adjetiva restritiva.

  • Pronome Relativo

    Que sem pontuação -> Or sub adjetiva RESTRITIVA

    Que com pontuação -> Or sub adjetiva EXPLICATIVA

  • A. A vírgula deve ser usada antes das conjunções ADVERSATIVAS (mas, porém, contudo, todavia, entretanto, no entanto) e CONCLUSIVAS (logo, portanto, por isso, por conseguinte, então). O portanto está no meio de duas orações primera virgula se justica pelo o que já foi dito e a segunda por que foi dito em seguida (... meio de duas... vigula antes e depois). NÃO PREJUDICARIA E O MODO CORRETO DE USAR AS VIRGULAS NESTA CONJUÇÃO CONCLUSSIVA. Obser. : *virgula em portanto No início da segunda oração do período, depois de ponto (ex: . Portanto,) *No início da segunda oração do período, depois de vírgula (ex: 1° oração... a casa, 2° oração portanto...) *No meio da segunda oração, entre vírgulas. (ex: 1° oração Ele trabalha o dia todo. 2° oração Não tem, portanto, condições de liderar o time.)

    B. o uso dos dois pontos está ali para explicar ou exlcarcer o substantivo referido (: ( ) ou - seria a mesma coisa, e pegando o embalo a virgula também poderia susbtituir os dois pontos partenteses e travessões).

    C. Nem presciso dizer altera completamente 

    E. Temos 2 orações identificamos isso ao achar os suj e os verbos, e não se separa 2 períodos por ponto e virgula.