SóProvas


ID
3222715
Banca
FCC
Órgão
SEDU-ES
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Gramáticos e linguistas

        Um linguista moderno sente-se tentado a desprezar um tanto seus antecessores, e sorrirá ao ler um gramático científico do século XIX. Entretanto, é à gramática tradicional que devemos esse enorme trabalho de análise que ainda serve de base às investigações modernas. A definição das partes da frase (sujeito, verbo, complemento etc.) e de suas relações, os quadros da flexão (declinação, conjugação etc.), a descrição dos diferentes gêneros de proposições (principais e subordinadas, discurso direto e indireto etc.), e muitas outras coisas dessa ordem, resultados alcançados pelo trabalho várias vezes centenário de um espírito lógico e analítico, são como pilares sobre os quais se assentará o edifício da linguística enquanto houver homens que dela se ocupem.

(Adaptado de: AUERBACH, Erich. Introdução aos estudos literários. Trad. de José Paulo Paes. São Paulo: Cosac Naify, 2015) 

Analisando algumas operações de construção do texto, é correto afirmar que o segmento

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A - (A questão requer um pouco de atenção)

    (A) sorrirá ao ler um gramático científico traz sublinhada uma forma verbal em que ao aspecto temporal, equivalente ao gerúndio, soma-se um aspecto causal. "sorrirá quando lê um gramático" expressando tempo. Mas também pode exprimir causa "sorrirá PORQUE lê um gramático".

    (B) sente-se tentado a desprezar um tanto seus antecessores, transposto para a voz passiva, terá como forma verbal a expressão terá sido tentado a desprezar. ⇢ desprezar ISSO, o termo "um tanto seus antecessores" é objeto direto. Contudo, a forma verbal "desprezar" estar no infinito, tendo que reescrever o verbo SER no infinitivo pessoal (3o pessoa plural) "serem eles". O correto é "seus antecessores serem desprezados"

    (C) trabalho várias vezes centenário deve ser entendido como trabalho a permanecer por inúmeros séculos. ⇢ centenário é 100 anos, ou seja, (um século).

    (D) são como pilares sobre os quais se assentará o edifício da linguística acolhe, como forma alternativa para o que vem sublinhado, colunas em cujas se firmará. ⇢ depois de cujas não deve ser empregado o "se".

    (E) enquanto houver homens que dela se ocupem deve ser analisado como uma proposição que expressa, rigorosamente, um valor condicional. introduz uma conjunção TEMPORAL.

  • Acho que o Arthur Carvalho está dormindo, pra não ter comentado essa!

  • já venho logo procurando o comentário do Arthur Carvalho hahaha'

  • Fiquei em dúvida entre A e E, mas descartei a última pois não enxerguei um valor RIGOROSAMENTE condicional. Penso que o valor é majoritariamente temporal e, de certa forma, condicional.

  • As questões praticamente pararam de ser comentadas pelos professores...incrível!

  • Só lembrar da propaganda

    Ao persistirem os sintomas o médico deverá ser consultado = quando persistirem os sintomas (temporal)

    A persistirem os sintomas o médico deverá ser consultado = se persistirem os sintomas (condicional)

  • Essa eu tinha extrema certeza da A... AO+ infinitivo temporal, fora que , a causa para sorrir será lendo!

    De resto, sabia pohaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa nenhuma

  • Demoro quase 5 minutos, em média, para analisar e responder questões da FCC, por muitas vezes se mostram complexas.

  • Mal escrita as alternativas.. Entendi nada

  • Arthurrrrr cadê vc meu filho?

  • GABARITO LETRA A

    Basta substituir o verbo pela sua forma no gerundio.

    "Sorrira ao ler um gramatico cientifico".

    "Sorrira lendo um gramatico cientifico"

    Quando ele sorriu?

    quando leu o gramatico cientifico TEMPO - ENQUANTO ESTAVA LENDO

    Qual foi o motivo/causa de ele ter sorrido?

    Sorriu, em razao de ler o gramatico - CAUSA - GOSTOU DO QUE LEU E PORTANTO SORRIU

  • Questão, além de mal elaborada, complexa. Quando for assim, eu uso como tática a eliminatória. Já risquei as 3 últimas e fiquei entre a A e B. Errei de bobeira porque achei que era CONSEQUÊNCIA e não causa. Mas depois vi que, embora os termos estivessem invertidos, primeiro leu e depois sorriu... Logo, o ler é consequência mesmo. Boa.

    Abraços e Deus abençoe sempre o estudo de vocês.

  • Mortais,

    "...SorriRÁ ao ler um gramático científico"

    traz sublinhada uma forma verbal em que ao aspecto temporal, equivalente ao gerúndio, soma-se um aspecto causal.

    -> ao ler... ( quaNDO ler - ideia temporal )

    -> NDO (gerúNDiO)

    -> Aspecto causal (o fato de/ faz com que): O fato de ler um gramático científico FARÁ COM QUE ele SORRIA lá na frente.... item a.

    Mortais, fé na missão!

    Senhoras e senhores, rumo à nomeação.

  • Assertiva A

    sorrirá ao ler um gramático científico traz sublinhada uma forma verbal em que ao aspecto temporal, equivalente ao gerúndio, soma-se um aspecto causal.

  • Não entendi isso de "equivalente ao gerúndio", alguém me explica, por favor :)

  • Questão osso de entender viu, cansei...

  • "O único lugar onde o sucesso vem antes do trabalho é no dicionário."

  • GAB. A

    AO+ infinitivo= temporal ---> (A) sorrirá ao ler um gramático científico traz sublinhada uma forma verbal em que ao aspecto temporal. CORRETO!

    POR+ infinitivo= causal;

    PARA+ infinitivo= finalidade;

    A+ infinitivo= condição;

    PORTANTO= conclusão.

    Força!

  • Errei a letra A porque não me atentei a "soma-se a um aspecto causal" isso fez toda a diferença! A assertiva não está dizendo que a expressão tem valor causal e sim que é adicionada a um fator de causa.

    "e sorrirá ao ler um gramático científico" tem sentido de consequência que está somada a uma causa "Um linguista moderno sente-se tentado a desprezar um tanto seus antecessores" ligada pela conjunção aditiva "e".

    Gabarito letra A!

  • (A) - sorrirá ao ler um gramático científico traz sublinhada uma forma verbal em que ao aspecto temporal, equivalente ao gerúndio, soma-se um aspecto causal.

    Essa é tipo de questão que se aprende errando! Ou seja, errei!

    Vamos por partes:

    Ao aspecto temporal "ao ler" equivale a gerúndio?

    R= Sim, ao ler = lendo

    "Ao Ler" soma-se um aspecto causal?

    R= Sim, Sorrirá (consequência), Um gramático científico (causa). Logo sorrirá todo aquele que ler um gramático científico. Sorrirá visto que (conjunção causal) leu um gramático científico.

    Errei não erro mais!

    Espero ter ajudado.

  • - sorrirá ao ler um gramático científico traz sublinhada uma forma verbal em que ao aspecto temporal, equivalente ao gerúndio, soma-se um aspecto causal.

     

    Certa: A oração "ao ler" é subordinada adverbial temporal, correspondendo a "Quando lê". Mas possui também um viés causal, tendo em vista que cabe a leitura de que o linguista moderna sorri PORQUE lê o trabalho de um gramático científico do século XIX. 

     

    -  sente-se tentado a desprezar um tanto seus antecessores, transposto para a voz passiva, terá como forma verbal a expressão terá sido tentado a desprezar.

     

    Errada: O termo "seus antecessores", que desempenha a função de objeto direto da voz ativa, deve ser transformado em sujeito da voz passiva. Além disso, como a forma verbal "desprezar" está no infinitivo, a reescrita em passiva analítica deve ser efetuada com o verbo SER no infinitivo: "seus antecessores serem desprezados". 

     

    - trabalho várias vezes centenário deve ser entendido como trabalho a permanecer por inúmeros séculos.

     

    Errada: Trabalho centenário significa que o trabalho foi realizado há mais de cem anos, e não há inúmeros séculos. 

     

    D - são como pilares sobre os quais se assentará o edifício da linguística acolhe, como forma alternativa para o que vem sublinhado, colunas em cujas se firmará.

     

    ErradaDepois dos pronomes relativos CUJO, CUJA, CUJOS, CUJAS, sempre deve ser empregado um substantivo. A ausência de substantivo após CUJAS formaliza erro crasso. 

     

     enquanto houver homens que dela se ocupem deve ser analisado como uma proposição que expressa, rigorosamente, um valor condicional.

     

    Errada: A conjunção "enquanto" estabelece relação temporal, com viés durativo. Ou seja, enquanto durar a existência de homens que se ocupem da linguística. 

     

    Assim sendo, A RESPOSTA É A LETRA A.

  • GABARITO: A

    sorrirá ao ler um gramático científico traz sublinhada uma forma verbal em que ao aspecto temporal (sorrirá QUANDO ler ...) equivalente ao gerúndio, soma-se um aspecto causal (O FATO DE ler um gramático científico [causa] FEZ COM QUE sorrisse [consequência]).

  • Tive que ir para o TEC para ver o comentário de um professor...

    Enfim, Profº Rosenthal fez um ótimo comentário lá. E o melhor, lá (até hj) só 400 pessoas resolveram, aqui mais de 2500.