SóProvas


ID
3467944
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de Novo Hamburgo - RS
Ano
2020
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

A gratidão tem o poder de salvar vidas (ou por que você deveria escrever aquela nota de agradecimento)


                                                                      Richard Gunderman. Tradução: Camilo Rocha



    A gratidão pode ser mais benéfica do que costumamos supor. Um estudo recente pediu que pessoas escrevessem uma nota de agradecimento para alguém e depois estimassem o quão surpreso e feliz o recebedor ficaria. Invariavelmente, o impacto foi subestimado. Outro estudo avaliou os benefícios para a saúde de se escrever bilhetes de obrigado. Os pesquisadores descobriram que escrever apenas três notas de obrigado ao longo de três semanas melhorava a satisfação com a vida, aumentava sentimentos de felicidade e reduziria sintomas de depressão.

   Existem múltiplas explicações para os benefícios da gratidão. Uma é o fato de que expressar gratidão encoraja os outros a continuarem sendo generosos, promovendo, assim, um ciclo virtuoso de bondade em relacionamentos. Da mesma maneira, pessoas agradecidas talvez fiquem mais propensas a retribuir com seus próprios atos de bondade. Falando de modo mais amplo, uma comunidade em que as pessoas se sentem agradecidas umas com as outras tem mais chance de ser um lugar agradável para se viver do que uma caracterizada por suspeição e ressentimento mútuos.

   Os efeitos benéficos da gratidão podem ir ainda mais longe. Por exemplo, quando muitas pessoas se sentem bem sobre o que outra pessoa fez por elas, elas sentem um senso de elevação, com um consequente reforço da sua consideração pela humanidade. Alguns se inspiram a tentar se tornar também pessoas melhores, fazendo mais para ajudar a trazer o melhor nos outros e trazendo mais bondade para o mundo à sua volta.

   É claro, atos de bondade também podem fomentar desconforto. Por exemplo, se pessoas sentem que não são merecedoras de bondade ou suspeitam que há algum motivo por trás da bondade, os benefícios da gratidão não se realizarão. Do mesmo modo, receber bondade pode fazer surgir um senso de dívida, deixando nos beneficiários uma sensação de que precisam pagar de volta a bondade recebida. A gratidão pode florescer apenas se as pessoas têm confiança o suficiente em si mesmas e nos outros para permitir que isso aconteça.

   Outro obstáculo para a gratidão é frequentemente chamado de senso de merecimento. Em vez de sentir um benefício como uma virada boa, as pessoas às vezes o veem como um mero pagamento do que lhes é devido, pelo qual ninguém merece nenhum crédito moral. Ainda que seja importante ver que a justiça está sendo feita, deixar de lado oportunidades por sentimentos genuínos e expressões de generosidade também podem produzir uma comunidade mais impessoal e fragmentada.

    Quando Defoe retratou a personagem Robinson Crusoe fazendo da ação de graças uma parte diária de sua vida na ilha, ele estava antecipando descobertas nas ciências sociais e medicina que não apareceriam por centenas de anos. Ele também estava refletindo a sabedoria de tradições religiosas e filosóficas que têm início há milhares de anos. A gratidão é um dos estados mentais mais saudáveis e edificantes, e aqueles que a adotam como hábito estão enriquecendo não apenas suas próprias vidas mas também as vidas daqueles à sua volta.


Adaptado de: https://www.nexojornal.com.br/externo/2018/08/11/Agratid%C3%A3o-tem-o-poder-de-salvar-vidas-ou-por-quevoc%C3%AA-deveria-escrever-aquela-nota-de-agradecimento Acesso em: 04 fev. 2020.

Considerando que a oração em destaque classifica-se como reduzida por não apresentar conectivo e por apresentar um verbo em sua forma nominal, assinale a alternativa que apresenta um desenvolvimento dessa oração com sentido coerente e redação adequada. “Uma é o fato de que expressar gratidão encoraja os outros a continuarem sendo generosos, promovendo assim um ciclo virtuoso de bondade em relacionamentos.”.

Alternativas
Comentários
  • Não suporto os comentários do Arthur feitos em absolutamente todas as questões de português aqui no QC apenas com o intuito de fazer números e muitas vezes redigidos sem cuidado e seriedade alguma. Ainda bem que o bloqueei e os comentários do sujeito não aparecem para mim...

  • LETRA A

    A) Não é oração coordenada. A oração é SUBORDINADA ADVERBIAL CAUSAL.

    Fiquem atentos aos comentários.

  • obrigado pelos avisos sobre o arthur bloqueei ele

  • Entendi usando o porque como uma justificativa...

  • Nossa eu já bloqueei o Arthur há mt tempo. Maluco só quer fazer número de comentário e já fez vários comentários errados, que ele não se dá nem o trabalho de editar quando corrigido.

  • parabéns Arthur Carvalho! são ótimos seus comentários.

  • Famosa frase de traseira de carro!

    Gentileza gera gentileza.

  • GABARITO : A

    INDICA UMA ORAÇÃO EXPLICATIVA.

  • Erro da letra E:

    "A palavra "se" desempenha diversas funções na língua portuguesa: partícula apassivadora, índice de indeterminação do sujeito, pronome, conjunção, palavra integrante, termo expletivo, etc.

    Dentre essas várias funções do "se", a de conjunção é a única que permite o seu emprego em início de sentença. Enquanto conjunção, o "se" indica a idéia de condiçãopossibilidade; por isso, é uma conjunção condicional. É possível, portanto, iniciar uma sentença com uma oração condicional, ou seja, impondo-se uma condição para que um fato ocorra."

    link:

    http://www.nilc.icmc.usp.br/nilc/minigramatica/mini/oseeminiciodesentenca.htm#:~:text=Como%20part%C3%ADcula%20apassivadora%2C%20o%20%22se,apassivadora%20%2D%20em%20in%C3%ADcio%20de%20senten%C3%A7a.

  • Quem é Arthur? Nem vi aqui nos comentários.

  • Tô sofrendo demais!

  • Alguma alma caridosa poderia explicar para mim porque a alternativa E está errada?

  • Bom, sem entender muito o gabarito. Até onde percebi, promover um ciclo virtuoso é consequência de expressar gratidão. Pq então usaríamos o "Porque", visto que este é explicativo?

  • Expressar gratidão - Consequência.

    Bondade nos relacionamentos - Causa.

    Um pouco de semântica ajuda bastante.

  • Para mim, entendi como "visto que" causa.

  • A menos errada é a A.

    Pra mim está claro a ideia de consequência.

    Nenhuma se encaixou.

  • Em 16/02/21 às 16:56, você respondeu a opção E.

    !

    Você errou!Em 09/02/21 às 15:16, você respondeu a opção C.

    !

    Você errou!

  • A frase expressa sentido de consequência da principal (consecutiva). "O fato de faz com que..." Por isso, utiliza-se a conjunção "porque" e não "visto que", que é uma conjunção causal.

  • Já conversei algumas vezes com Arthur pelo whatsapp e tenho certeza que a intenção dele não é prejudicar ninguém, e sim ajudar. Estamos sujeitos sempre a cometer erros.

  • que questão excrota

  • nem entendi esse trem.

  • Em 12/04/21 às 15:59, você respondeu a opção A.

    Você acertou!

    Em 26/11/20 às 16:46, você respondeu a opção A.

    Você acertou!

    Em 28/05/20 às 14:09, você respondeu a opção E.

    Você errou!

    GAB:A

  • Em 06/05/21 às 10:45, você respondeu a opção A, você acertou

  • Eita, não sei gramática ! E agora ? Vamos na raça mesmo.

    Basta observar na frase em destaque um som de CERTEZA (promovendo).

    Agora das alternativas, qual opção expressa uma certeza ?

    b) Visto que promova ? Não, talvez promova;

    c) Desde que promova ? Não, possa ser que promova;

    d) Quando promove ? Não, quando promove, algo bem esporádico;

    e) Se promove ? Piorou.

    Observe a única que expressa de fato uma certeza é a opção (A) Porque Promove...

    Bons Estudos !

  • esse PORQUE é explicativo ou CAUSA ?

    confuso, toda vez erro esse trem.

  • Esse ''porque'' é explicativo! Pode ser causal tbm, mas aí não teria como ser, porque já temos uma opção ''visto que'', que tbm é causal!

  • Segundo Fernando Pestana,

    "É possível muitas vezes definir o que é CAUSA e o que é EXPLICAÇÃO"

    Continua o autor:

    • Na oração subordinada causal, a circunstância de causa precede e gera o fato ou o ocorrido (ou seja, na linha de tempo, 1ª vem a causa, depois a consequência).
    • Na coordenada explicativa, a circunstância não precede nem gera o fato ou o ocorrido.
    • A CONFUNSÃO É GERADA POR CAUSA DO USO DAS CONJUNÇÕES PORQUE, POIS, QUE, PORQUANTO.

    Exemplos Clássicos:

    Choveu aqui, porque a calçada está molhada. (Explicativa; o fato de a calçada estar molhada não provocou a chuva, ou seja, não é a causa da chuva, mas sim a consequência)

    A calçada está molhada, porque choveu. (Causal; é um fato claro que a chuva provocou o molhamento da calçada.)

    Nesses exemplos clássicos, vemos que, no primeiro período, o porque inicia uma ideia de consequência, logo a oração é explicativa. No segundo período, o porque inicia uma ideia de causa, logo a oração é causal.

    Fonte: A gramática para concursos público/ Fernando Pestana. Pag. 694, edição 02.

  • então , ajudem me a entender:

    A porque

    b visto que

    c desde que

    A_B_C - os 3 são conjunções causais, o que faço?

  • https://www.youtube.com/watch?v=apeBCEf9Akk&t=363s

  • acho que deveríamos nos ater aos comentários dos assuntos, não queria redigir isto, mas...

  • A resposta está no verbo. Já que tanto "porque" quanto "visto que" indicam causa.

    Letra A - Porque promovE (verbo no presente do indicativo, indica que a ação ocorre no momento da fala)

    Letra B - Visto que promovA (verno no presente do subjuntivo, indica dúvida)

    Portanto, questão A correta. Considerando que precisamos substituir um verbo no gerúndio (promovendo) que indica uma ação em andamento.

  • Se voltarmos ao texto, a frase anterior diz que se trata de uma explicação: "Existem múltiplas explicações para os benefícios da gratidão. Uma é o fato de que expressar gratidão encoraja os outros a continuarem sendo generosos, promovendo, assim, um ciclo virtuoso de bondade em relacionamentos."

    A única alternativa que expressa explicação é a letra A, com o uso do "porque". 

  • Pede o comentário do Prof aí, galera.

  • O porque junto pode se referir tanto a uma conjunção subordinativa causas como explicativa. No cAso desta questão o porque é causau. Visto que, encorajar outros promove ou Causa um ciclo vicioso.

  • É BEM SIMPLES. ISOLA SÓ AS PARTE REDUZIDA E VER QUAL A RELAÇÃO QUE ELA TEM COM A OUTRA ORAÇÃO. DAÍ VOCÊ SABERÁ QUAL O TIPO DELA

  • Pessoal,vocês leram o texto?Entao usem aqueles conselhos para as suas vidas!Sejam gratos por todos os comentários que o Arthur realizou com excelência.Se o cara está errando,corrijam-no e ponto.Que horror!