SóProvas


ID
3957079
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de São José dos Campos - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

    Faz alguns anos que um grupo de amigos se reúne comigo para ler poesia. Numa dessas reuniões nos deparamos com esta afirmação de Gandhi: “Eu nunca acreditei que a sobrevivência fosse um valor último. A vida, para ser bela, deve estar cercada de vontade, de bondade e de liberdade. Essas são coisas pelas quais vale a pena morrer”. Essas palavras provocaram um silêncio meditativo, até que um dos membros do grupo, que se chama Canoeiros, sugeriu que fizéssemos um exercício espiritual. Um joguinho de “faz de conta”. “Vamos fazer de conta que sabemos que temos apenas um ano a mais de vida. Como é que viveremos sabendo que o tempo é curto?”

    A consciência da morte nos dá uma maravilhosa lucidez. D. Juan, o bruxo do livro de Carlos Castañeda, Viagem a Ixtlan, advertia seu discípulo: “Essa bem pode ser a sua última batalha sobre a terra”. Sim, bem pode ser. Somente os tolos pensam de outra forma. E se ela pode ser a última batalha, que seja uma batalha que valha a pena. E, com isso, nos libertamos de uma infinidade de coisas ptolas e mesquinhas que permitimos se aninhem em nossos pensamentos e coração. Resta então a pergunta: “O que é o essencial?”. Um conhecido meu, ao saber que tinha um câncer no cérebro e que lhe restavam não mais que seis meses de vida, começou uma vida nova. As etiquetas sociais não mais faziam sentido. Passou a receber somente as pessoas que desejava receber, os amigos, com quem podia compartilhar seus sentimentos. Eliot se refere a um tempo em que ficamos livres da compulsão prática – fazer, fazer, fazer. Não havia mais nada a fazer. Era hora de se entregar inteiramente ao deleite da vida: ver os cenários que ele amava, ouvir as músicas que lhe davam prazer, ler os textos antigos que o haviam alimentado.

    O fato é que, sem que o saibamos, todos nós estamos enfermos de morte e é preciso viver a vida com sabedoria para que ela, a vida, não seja estragada pela loucura que nos cerca.

(Rubem Alves. Variações sobre o prazer: Santo Agostinho, Nietzsche, Marx e Babette. São Paulo, Editora Planeta do Brasil, 2011. Adaptado)

Acerca da linguagem empregada no texto, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Assertiva E

    Os conectivos destacados em “é preciso viver a vida com sabedoria para que ela, a vida, não seja estragada pela loucura que nos cerca” estabelecem, respectivamente, relações de instrumento e finalidade.

  • a) Incorreta, colocação pronominal equivocada: verbo principal no particípio, o pronome oblíquo virá depois do auxiliar, a regra do: "atrás ido/ado nada será metido"

    Correto seria: tem-se reunido.

    .

    b) Incorreta, não se usa crase antes de palavra no masculino "um"

    Correto seria: Essas palavras levaram-nos a um silêncio meditativo

    .

    c) Incorreta, no trecho os dois-pontos inicia uma enumeração/ explicação, o que mudaria o sentido ao ser substituída pela vírgula;

    .

    d)Incorreta, mudaria o sentido substituir mesquinha( significando avarento(a)) por auspiciosas ( significando: bondade, generosidade)

    .

    e) GABARITO DA QUESTÃO

  • Os conectivos destacados em “é preciso viver a vida com sabedoria para que ela, a vida, não seja estragada pela loucura que nos cerca” estabelecem, respectivamente, relações de instrumento e finalidade.

    Para mim o com dá uma ideia de modo e não instrumento.

    Viver a vida sabiamente ou de modo sábio.

  • Em Resumo:

    A) Antes de ido, nada será metido; Antes de ado, nada será colocado;

    B) na frente de numeral masculino, crase é pepino;

    C) Contudo, (entretanto, contudo, todavia são conjunções adversativas, mudaria sim o sentido da frase;

    D) mesquinha (avarento); auspiciosas ( bondade e generosidade);

    E) GABARITO DA QUESTÃO.

    É preciso ter disciplina pois haverá dias que não estaremos motivados.

  • entendo que a expressão COM SABEDORIA estabelece sentido de modo e não de instrumento.

  • Então ta ,ne... Não tem como discutir com a banca

  • Minha análise referente as alternativas foram essas:

    a) um grupo de amigos se reúne comigo // um grupo de amigos tem reunido-se comigo.

    Até na hora de pronunciar ficam sem pé nem cabeça.

    b) Essas palavras provocaram um silêncio meditativo. // Essas palavras levaram-nos à um silêncio meditativo”.

    Não tem crase diante de um pronome indefinido.

    c)Era hora de se entregar inteiramente ao deleite da vida: ver os cenários que ele amava, ouvir as músicas que lhe davam prazer, ler os textos antigos que o haviam alimentado”, o sentido mantém-se inalterado com a substituição dos dois-pontos pela vírgula acompanhada de contudo.

    Era hora de se entregar inteiramente ao deleite da vida, contudo ver os cenários que ele amava, ouvir as músicas que lhe davam prazer, ler os textos antigos que o haviam alimentado”, o sentido mantém-se inalterado com a substituição dos dois-pontos pela vírgula acompanhada de contudo.

    Muda o sentido totalmente.

    d) Palavra mesquinha (avarenta) tem um significado que a maioria conhece, mais Auspiciosa é o mesmo que: esperançosa, oportuna, promissora, propícia, próspera, vantajosa.

    Não faz sentido também.

    e)“é preciso viver a vida com sabedoria para que ela, a vida, não seja estragada pela loucura que nos cerca” estabelecem, respectivamente, relações de instrumento e finalidade.

    A palavra com é o instrumento entre "viver a vida e sabedoria" e finalidade é "a própria vida" pois ela é quem deve ser vivida com sabedoria.

    Agora que começamos não podemos parar!

  • ALTERNATIVA E

    Mas acho que "COM" seria relação de MODO não instrumento.

  • Não entendi esse gabarito. Estou c/ a mesma dúvida dos colegas q tb comentaram. Ao meu ver, o "com" expressa relação de modo. Se tiver algum colega q possa nos ajudar, agradeço.

    GABARITO LETRA : E

    BOM ESTUDO A TODOS.

  • Poderia ser um exercicio apenas de COLOCAÇÃO PRONOMIAL

  • GAB. E)

    Os conectivos destacados em “é preciso viver a vida com sabedoria para que ela, a vida, não seja estragada pela loucura que nos cerca” estabelecem, respectivamente, relações de instrumento e finalidade.

  • a) um grupo de amigos se reúne comigo // um grupo de amigos tem reunido-se comigo. Proibido ênclise com verbos no particípio.

    b) Essas palavras provocaram um silêncio meditativo. // Essas palavras levaram-nos à um silêncio meditativo”.

    Não tem crase diante de um pronome indefinido.

    c) Era hora de se entregar inteiramente ao deleite da vida, contudo ver os cenários que ele amavaouvir as músicas que lhe davam prazer, ler os textos antigos que o haviam alimentado”, o sentido mantém-se inalterado com a substituição dos dois-pontos pela vírgula acompanhada de contudo.

    Contudo é uma conjunção coordenada adversativa, trás ideia de ressalva, contraste, muda o sentido do texto.

    D) Palavra mesquinha (avarenta) tem um significado que a maioria conhece, mais Auspiciosa é o mesmo que: esperançosa, oportuna, promissora, propícia, próspera, vantajosa.

    E) GABARITO

  • super concordo com a idéia de que a preposição com, assume respectivamente o sentido de modo na oração. kkk bancas organizadoras são terríveis!
  • DISCORDO.

    “é preciso viver a vida com sabedoria....

    Tem sentido de modo de viver (Advérbio de modo), e não de instrumento.

  • O examinador fumou da boa hein!

  • uma ideia sobre colocação pronominal... PARTICIPIO puxa PROCLISE, ou seja, lembra de PP. E o que sobra, Gerundio e infinitivo, é ENCLISE. Decora 1 mata 2

  • com sabedoria = sabiamente.

    é modo e não instrumento.

  • e) Os conectivos destacados em “é preciso viver a vida com sabedoria para que ela, a vida, não seja estragada pela loucura que nos cerca” estabelecem, respectivamente, relações de instrumento e finalidade. CORRETA

     

    Realmente, o termo "com" expressa ideia de INSTRUMENTO. Note que a sabedoria é o instrumento com o qual é preciso viver a vida.

    Claro que pode gerar um certa dúvida com a ideia de MODO.

    Um dos problemas da língua portuguesa é o fato de que os próprios gramáticos divergem muitas vezes.

     

    Além disso, o termo "com" expressa ideia de FINALIDADE. Trata-se de uma conjunção subordinativa adverbial final.

    Força, Guerreiros e Guerreiras!!!

  • A questão esta mal classificada! Está listada em todas as categorias!! Bagunçado o negócio hein?
  • Faz muito mais sentido ser de modo e não de instrumento.

  • Depois de IDO nada será metido.

    Depois de ADO nada será colocado.

    Créditos: Islaine