SóProvas


ID
3974149
Banca
COPS-UEL
Órgão
Câmara de Porecatu - PR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o texto a seguir e responda à questão.


Ligações perigosas


A distração dos motoristas aumentou muito com a popularização dos smartphones. Infelizmente, esse comportamento coloca a vida das pessoas em perigo, contra o bom senso que deveria haver no trânsito. Segundo o Detran, em 2016 foram registradas 8.330 infrações de motoristas dirigindo e usando o celular em Londrina. É como se a cada dia, em seis meses, 39 motoristas no trânsito londrinense saíssem deliberadamente na rua com o objetivo de ferir alguém. Deliberadamente porque o artigo 252 descreve o uso de celular no trânsito como infração gravíssima. Dessas infrações, 4.763 foram registadas pela CMTU (Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização), ou seja, na área urbana – excetuando as rodovias federais.

O taxista Mário Proença relata que já viu muita gente fazendo uso do celular enquanto dirige e algumas dessas situações quase resultaram em acidente. “O celular distrai a pessoa completamente. O carro faz ziguezague, o motorista não tem atenção”. Ele afirma que a pessoa que age assim é como se estivesse com uma arma na mão. “Todo motorista deveria saber que não pode, mas muitos não estão nem aí”, reclama.

A conduta de todos deve ser impecável no trânsito, mas é cobrada sobretudo de quem trabalha profissionalmente. O motorista de uma empresa de ônibus rodoviário, Adriano Conduta, informa que a empresa realiza cursos mensais. E do alto da cabine do veículo ele observa muitos motoristas utilizando telefone enquanto dirigem. “O povo só se conscientiza quando mexem no bolso dele, mas eu acho que essas pessoas deveriam perder o direito de dirigir”, reivindica.


(Adaptado de OGAWA, V. Ligações perigosas. Folha de Londrina. Londrina, 23 de ago. 2017, Caderno Cidades, p. 1.)

Em relação aos recursos linguístico-semânticos presentes no texto, considere as afirmativas a seguir.


I. As aspas utilizadas ao longo do texto indicam a presença do discurso direto.

II. Em “Todo motorista deveria saber que não pode, mas muitos não estão nem aí”, o conectivo “mas” é utilizado com o sentido de oposição.

III. Em “Ele afirma que a pessoa que age assim”, as partículas grifadas exercem a mesma função.

IV. Em “saíssem deliberadamente na rua com o objetivo de ferir alguém”, o termo sublinhado pode ser substituído por “repentinamente”.


Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • I. As aspas utilizadas ao longo do texto indicam a presença do discurso direto. (correto) - temos a fala de uma pessoa, no caso citado, o taxista. Característica do discurso direto.

    II. Em “Todo motorista deveria saber que não pode, mas muitos não estão nem aí”, o conectivo “mas” é utilizado com o sentido de oposição. (correto) - "mas" é uma conjunção adversativa.

    III. Em “Ele afirma que a pessoa que age assim”, as partículas grifadas exercem a mesma função. (errado) - a primeira aparição do "que" é uma conjunção integrante (não tem função sintática), a segunda aparição é um pronome relativo com função de sujeito.

    IV. Em “saíssem deliberadamente na rua com o objetivo de ferir alguém”, o termo sublinhado pode ser substituído por “repentinamente”. (errado) - "deliberadamente" tem sentido de "algo proposital", "com intenção". Foge da proposta indicada.

    Gabarito letra D!

  • Só analisando a alternativa III já matava a questão . ELE AFIRMA ISSO retorna a um verbo C.I ,a pessoa o qual AGE ASSIM

  • Sobre o item III:

    O primeiro 'que' é uma conjunção integrante e o segundo é pronome relativo.

  • I. V As aspas estão marcando as falas = discurso direto.

    II. V "Mas" é conjunção adversativa, tendo sentido de oposição/adversidade.

    III. F O primeiro "que" é conjunção integrante e o segundo, pronome relativo.

    IV. F Deliberadamente é o mesmo que intencionalmente, e não repentinamente.

    GABARITO A