SóProvas


ID
4074412
Banca
CPCON
Órgão
Prefeitura de Gado Bravo - PB
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto 02

Feridas do esquecimento


Certa vez, tomei conhecimento de um episódio impressionante, que causou um forte impacto sobre a minha vida, especialmente no que diz respeito à importância dos relacionamentos significativos da vida e de como eles se tornam periféricos em nossos dias, sobretudo, por conta do individualismo que tem marcado a nossa geração.

Quando foi receber o prêmio Nobel da Paz, em 1979, Madre Tereza de Calcutá fez menção a uma visita que fizera a um dos mais luxuosos asilos para idosos, na América. A beleza e o luxo deixaram-na impressionada. Contudo, algo a impactou mais ainda: os velhinhos ali colocados pelos próprios filhos tinham no rosto uma profunda expressão de tristeza. Ela, intrigada, indagou a si mesma: “por que tanta tristeza e expressão de dor naquelas pessoas, apesar do conforto material que as rodeava?”

De repente, percebeu que todos eles olhavam para uma grande porta. Curiosa, perguntou à sua acompanhante: “Por que todos olham para a mesma porta? E por que não conseguem sorrir?” A responsável pela visita respondeu-lhe: “Eles olham para aquela porta porque esperam ansiosamente a visita dos filhos, e este semblante triste e distante que trazem no rosto é porque se sentem feridos. Acham que foram esquecidos por seus familiares. Infelizmente, de fato, foram esquecidos pelos seus” [...].

(FERNANDES, Estevam. In: Quando vem a brisa. Rio de Janeiro: Ed. Central, 2009, p. 75).

No enunciado “Ela, intrigada, indagou a si mesma: por que tanta tristeza e expressão de dor naquelas pessoas, apesar do conforto material que as rodeava?”, pode-se afirmar que:


I- Há um discurso indireto livre, introduzido depois dos dois pontos, tendo em vista que se expressam duas vozes: a do narrador e a do personagem.

II- O termo “as” é um artigo definido plural, pois se refere a um elemento presente na situação de enunciação.

III- O termo “intrigada” exerce a função sintática de vocativo, pois vem entre virgulas. Analise as proposições e marque a alternativa adequada.


Está(ão) correta(s) apenas:

Alternativas
Comentários
  • I- Há um discurso indireto livre, introduzido depois dos dois pontos, tendo em vista que se expressam duas vozes: a do narrador e a do personagem. - Verdade! temos a fala do narrador e uma fala da personagem após os dois pontos.

    II- O termo “as” é um artigo definido plural, pois se refere a um elemento presente na situação de enunciação.- Falso! "as" é pronome oblíquo retomando "pessoas".

    III- O termo “intrigada” exerce a função sintática de vocativo, pois vem entre virgulas. Analise as proposições e marque a alternativa adequada. - Falso! "intrigada" é um aposto explicativo, referente a "ela".

    Gabarito letra D!

  • ACHO QUE seria discurso direto se estivesse assim: "Ela, intrigada, indagou a si mesma: por que tanta tristeza e expressão de dor NESTAS pessoas, apesar do conforto material que as RODEIA?”

  • GABARITO LERTA D.

    I- Há um discurso indireto livre, introduzido depois dos dois pontos, tendo em vista que se expressam duas vozes: a do narrador e a do personagem. Certo. A voz de Madre Tereza de Calcutá e a do narrador.

    II- O termo “as” é um artigo definido plural, pois se refere a um elemento presente na situação de enunciação. Errado. “as”, se faz referencia a termo anterior é pronome.

    III- O termo “intrigada” exerce a função sintática de vocativo, pois vem entre virgulas. Errado. "Ela, intrigada, indagou a si mesma:" (intrigada) ,nesse contexto, exerce a função de aposto explicativo, pois está especificando o estado em que Madre Tereza de Calcutá se encontrava.

  • Não entendi pq na afirmativa I é considerado discurso indireto livre e não direto. Já que no discurso indireto livre "Discurso indireto livre: Esse tipo de citação exige muita atenção do leitor, porque a fala do personagem não é destacada pelas aspas, nem introduzida por verbo dicendi ou travessão".

    Alguém mais ????