SóProvas


ID
5192944
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de São José do Cedro - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

TEXTO 
O texto abaixo servirá de base para responder a questão.


A ESCRITA ATRAVESSA O TEMPO

(1º§) Podemos saber hoje o que se escreveu há milhares de anos, há cinquenta anos, há quatro anos, há dois anos, ontem, e até o que você escreveu há alguns minutos atrás. Enfim, tudo se sabe de uma civilização, de uma cultura por conta da escrita no curso do tempo!

(2º§) Se você guardar as folhas de papel em que escreveu, seus netos, futuramente, poderão saber o que você escreveu hoje! Nessa visão, a escrita se perpetua no tempo, atravessando dias, semanas, meses, anos e séculos!

(3º§) Já a fala, que possibilita emitir uma mensagem mais rápida, não fica registrada, portanto, essa vai mesmo com o vento! Não é mesmo?

(4º§) Sabemos com certeza o que os gregos, por exemplo, escreveram 500 anos antes de Cristo, mas tudo que sabemos sobre o que os gregos falavam entre eles, no dia a dia, são apenas suposições. O vento levou as palavras faladas, mas deixou os registros gráficos!

(FARACO, Carlos Alberto e TEZZA, Cristóvão. Oficina de texto. Petrópolis: Vozes, 2003, p.11.) - (Adaptado)

Analise as informações com o código V(Verdadeiro) ou F(Falso).

(__)No período: "O vento levou as palavras faladas, mas deixou os registros gráficos!", temos a primeira oração escrita com os termos essenciais dispostos na ordem direta; objeto direto representado pela expressão: "as palavras faladas".

(__)Os numerais cardinais do (1º§) concordam com o substantivo "anos".

(__)O verbo: "poderão" concorda com o sujeito simples: "seus netos".

(__)A série: "você"; "até"; "fala"; "tempo"; "séculos"; "gráficos" - temos, respectivamente: dissílabos oxítonos; dissílabos paroxítonos; trissílabos proparoxítonos.

(__)O texto está escrito com exemplo de pontuação interrogativa e exemplos de pontuação exclamativa.

Em seguida, marque a alternativa que contém a sequência CORRETA das informações acima.

Alternativas
Comentários
  • está faltando o texto!

  • QC se superando cada vez mais. Se não falta grifar o solicitado, falta texto! Assim fica difícil.

  • Gente, há a opção de notificar erro!

  • sem texto é difícil responder as questões. tem que fazer por eliminação e se não der vai no chute mesmo

  • PMCE2021

  • A série: "você"; "até"; "fala"; "tempo"; "séculos"; "gráficos" - temos, respectivamente:

    VOCÊ e ATÉ - dissílabos oxítonos;

    FALA e TEMPO - dissílabos paroxítonos

    SÉCULOS e GRÁFICOS - trissílabos proparoxítonos.

  • Sabendo o item 3 você mata a questão...

  • Gente, o quarto item ficou muito ruim, não? Ou eu que estou viajando? Como eu deveria saber que era pra analisar as duplas das palavras? Só porque as classificações estão no plural (dissílabos...; trissílabos...)?

    Ademais:

    (V) No período: "O vento levou as palavras faladas, mas deixou os registros gráficos!", temos a primeira oração escrita com os termos essenciais dispostos na ordem direta; objeto direto representado pela expressão: "as palavras faladas".

    R: Levar: verbo bitransitivo. Quem leva, leva algo a alguém. "Palavras faladas" servindo como seu complemento (algo) e, portanto, é objeto direto.

    (V) Os numerais cardinais do (1º§) concordam com o substantivo "anos".

    R: Autoexplicativa.

    (V) O verbo: "poderão" concorda com o sujeito simples: "seus netos".

    R: Autoexplicativa.

    (V) A série: "você"; "até"; "fala"; "tempo"; "séculos"; "gráficos" - temos, respectivamente: dissílabos oxítonos; dissílabos paroxítonos; trissílabos proparoxítonos.

    R: Pegando gancho na resposta do colega Luiz Alberto Rio de Janeiro, a análise deve ser feita com a dupla de palavras. Sendo assim:

    VOCÊ e ATÉ - dissílabos oxítonos;

    FALA e TEMPO - dissílabos paroxítonos

    SÉCULOS e GRÁFICOS - trissílabos proparoxítonos.

    (V) O texto está escrito com exemplo de pontuação interrogativa e exemplos de pontuação exclamativa.

    R: Ao fim de cada frase, temos os símbolos ou de exclamação ou de interrogação.

    Espero ter ajudado.

    Erros, avisem-me, por favor!

    Bora, time!

  • Pode ser um detalhe, mas na minha opinião é o substantivo "anos" que concorda com os numerais cardinais.

    milhares de anos <-> um ano

  • Galera, há oito semanas, comecei utilizar os MAPAS MENTAIS PARA CARREIRAS POLICIAIS, e o resultado está sendo imediato, pois nosso cérebro tem mais facilidade em associar padrões, figuras e cores.

    Estou mais organizado e compreendendo grandes quantidades de informações;

    Retendo pelo menos 85% de tudo que estudo;

    E realmente aumentou minha capacidade de memorização e concentração;

     Obs.: Alguns mapas mentais estão gratuitos o que já permite entender essa metodologia.

    Super método de aprovação para carreiras policiais, instagram: @veia.policial

    “FAÇA DIFERENTE”

    SEREMOS APROVADOS EM 2021!

  • Errei por achar que o sujeito estava sendo separado do verbo pela virgula. No entanto, a virgula está isolando o advérbio ""FUTURAMENTE"".

    Se minha análise estiver errada, corrija-me!

  • Gabarito A

  • jurava que "até" era monossílabo.
  • Esse é mais um exemplo de questão que aborda diversos assuntos e que deve ser resolvida somente depois de averiguar se as assertivas presentes no enunciado são verdadeiras ou falsas. Assim, devemos analisa-las!

    A primeira afirmativa é verdadeira, pois realmente os termos estão na ordem direta (sujeito -> verbo -> objetos), sendo “o vento" o sujeito, “levou" o verbo e “as palavras faladas" o objeto direto.

    A segunda assertiva também é correta, já que os numerais cardinais (que são aqueles que representam a quantidade das coisas), de fato, concordam com o substantivo “anos" nos trechos “(...) há cinquenta anos, há quatro anos, há dois anos (...)".

     A terceira afirmação trata do seguinte trecho do segundo parágrafo: “(...) seus netos, futuramente, poderão saber o que você escreveu hoje (...)", em que se percebe que há ali clara concordância entre “seus netos", sujeito da oração, e “poderão", verbo auxiliar da locução “poderão saber". Mais um enunciado verdadeiro.

    Na penúltima assertiva, “você" e “até" têm duas sílabas (vo-cê / a-té), ou seja, são dissílabos, e também são oxítonos, haja vista as sílabas tônicas (marcadas pelo acento circunflexo no “e" em “você" e pelo agudo também no “e" em “até") serem as últimas; “fala" e “tempo" também são dissílabos (fa-la / tem-po), no entanto, suas sílabas tônicas são as penúltimas (fala / tempo), o que as classifica como paroxítonas; por fim, “séculos" e “gráficos" possuem três sílabas (sé-cu-los / grá-fi-cos), sendo assim trissílabos, e suas sílabas tônicas são as antepenúltimas, o que as classifica como proparoxítonas. Leve-se em consideração, também que, no caso dessas últimas, a pontuação é indispensável na sílaba tônica. Também aqui há uma afirmação verdadeira.

    Por fim, é verdade que o texto está escrito com exemplo (no singular) de pontuação interrogativa (ao fim do terceiro parágrafo) e com exemplos diversos de pontuação exclamativa (fins do primeiro e segundo parágrafos, respectivamente / fim do primeiro período do terceiro parágrafo / fim do quarto parágrafo). Também aqui o enunciado está correto, o que significa que todas as afirmações são verdadeiras e que, sendo assim, a opção a ser marcada é a letra A.

    Gabarito do Professor: Letra A.