SóProvas


ID
5215774
Banca
IESES
Órgão
CRB 14º Região - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Observe o enunciado apresentado a seguir e assinale a alternativa INCORRETA. 

O pobre rapaz saíra pela porta fora, e caminhando apressadamente olhava de vez em quando para trás, pois julgava ver ainda enristado contra si o espadim com que o pai o ameaçara. 
(Manuel Antônio de Almeida. “Memórias de um Sargento de Milícias”. 1998, p.125.)

Alternativas
Comentários
  • Leiamos o fragmento textual:

    "O pobre rapaz saíra pela porta fora, e caminhando apressadamente olhava de vez em quando para trás, pois julgava ver ainda enristado contra si o espadim com que o pai o ameaçara."

    Cotejemos com as opções de resposta:

    a) Há, pelo menos, um vocábulo oxítono, um vocábulo paroxítono e um vocábulo proparoxítono.

    Incorreto. Não há proparoxítona alguma no excerto;

    b) O primeiro verbo enuncia um fato anterior em relação ao momento em que se fala.

    Correto. Do verbo "saíra", que se acha no pretérito mais-que-perfeito, se pode dizer ser o passado do passado, ou seja, expressa uma ação anterior a outra;

    c) O enunciado é classificado como período composto.

    Correto. O período composto é constituído de duas ou mais orações e a quantidade destas corresponde à de verbos. Há seis na estrutura: saíra, caminhando, olhava, julgava, ver e ameaçara. Logo, por haver seis verbos, pode-se asseverar que existem seis orações e, por conseguinte, existe um período composto — precisamente, está-se diante de um período complexo ou misto, ou seja, formado por dois tipos de oração: subordinada e coordenada;

    d) Por apresentar sentido explicativo, o termo “pois” encontra-se precedido de vírgula.

    Correto. Via de regra, antepõe-se à conjunção explicativa "pois" uma vírgula ou, quando coordenada conclusiva, é isolada pelo sinal de pontuação. Curiosamente, nessa mesma obra, podem-se encontrar passagens em que essa conjunção não surge alheada por vírgulas: "Levou pois o dia em uma desenvoltura assustadora". Em nossa literatura, desde o mais remoto registro até os clássicos modernos, não é inusual identificar diversas conjunções coordenativas e subordinativas dispensando o uso de sinais de pontuação. Exponho, com especial atenção, cinco exemplos cujo uso da vírgula fora desprezado, dessa vez diante de conjunções coordenativas adversativas:

    I - "Dois partidos todavia se formavam em torno das duas." (O Cortiço, de Aluísio de Azevedo);

    II - "Eugênio porém não a escutava." (Olhai os Lírios do Campo, de Érico Veríssimo);

    III - "E andavam tosquiados (...) rapados todavia por cima das orelhas." (A Carta de Pero Vaz de Caminha);

    IV - "Entusiasmava-se porém com tudo que cheirasse a guerra." (O Cortiço, de Aluísio de Azevedo);

    V - "O padrinho porém não se dava disso e continuava a querer-lhe sempre muito bem." (Memórias de Um Sargento de Milícias, de Manuel Antônio de Almeida).

    Ao que parece, servir-se de vírgula nessas ocorrências é prática vigente nos dias em curso.

    Letra A

  • Todas as proparoxítonas são acentuadas...

  • Assertiva A INCORRETA

    Há, pelo menos, um vocábulo oxítono, um vocábulo paroxítono e um vocábulo proparoxítono.

  • Proparoxítonas:

    *Antepenúltima sílaba é tônica (+ forte).

    *Todas são acentuadas.

    Ex:

    -Acento agudo:

    => Proparoxítonas que apresentam na sílaba tônica as vogais abertas grafadas: a/e/i/o/u começando c/ ditongo oral/vogal aberta.

    Ex: árabe/cáustico/Cleópatra/esquálido/exército/hidráulico/líquido/míope/músico/plástico/público/rústico/tétrico/último/prosélito.

  • Em um monte de comentário Sr. Shelking cita passagens de livros. Fico aqui pensando a quantidade de livro que esse maluco deve ler ou ter lido... O cara desenterra cada coisa que nunca ia imaginar.

  • Tem que saber o básico.

  • Facilita tua vida guerreiro. Basta procurar uma proparoxítona (Todas são acentuadas), logo a alternativa A que é a incorreta pois não tem proparoxítona na frase.

  • Facilita tua vida guerreiro. Basta procurar uma proparoxítona (Todas são acentuadas), logo a alternativa A que é a incorreta pois não tem proparoxítona na frase.

  • Feijão com arroz: procure a proparoxítona, saiba diferenciá-la de uma paroxítona terminada em ditongo crescente e seja feliz.

  • Me mó ria ,, paroxítona terminada em ditongo crescente.

  • Oxe !! mas MI-LÍ-CI-AS não é proparoxítona ?