Leiamos o fragmento textual:
"O pobre rapaz saíra pela porta fora, e caminhando apressadamente olhava de vez em quando para trás, pois julgava ver ainda enristado contra si o espadim com que o pai o ameaçara."
Cotejemos com as opções de resposta:
a) Há, pelo menos, um vocábulo oxítono, um vocábulo paroxítono e um vocábulo proparoxítono.
Incorreto. Não há proparoxítona alguma no excerto;
b) O primeiro verbo enuncia um fato anterior em relação ao momento em que se fala.
Correto. Do verbo "saíra", que se acha no pretérito mais-que-perfeito, se pode dizer ser o passado do passado, ou seja, expressa uma ação anterior a outra;
c) O enunciado é classificado como período composto.
Correto. O período composto é constituído de duas ou mais orações e a quantidade destas corresponde à de verbos. Há seis na estrutura: saíra, caminhando, olhava, julgava, ver e ameaçara. Logo, por haver seis verbos, pode-se asseverar que existem seis orações e, por conseguinte, existe um período composto — precisamente, está-se diante de um período complexo ou misto, ou seja, formado por dois tipos de oração: subordinada e coordenada;
d) Por apresentar sentido explicativo, o termo “pois” encontra-se precedido de vírgula.
Correto. Via de regra, antepõe-se à conjunção explicativa "pois" uma vírgula ou, quando coordenada conclusiva, é isolada pelo sinal de pontuação. Curiosamente, nessa mesma obra, podem-se encontrar passagens em que essa conjunção não surge alheada por vírgulas: "Levou pois o dia em uma desenvoltura assustadora". Em nossa literatura, desde o mais remoto registro até os clássicos modernos, não é inusual identificar diversas conjunções coordenativas e subordinativas dispensando o uso de sinais de pontuação. Exponho, com especial atenção, cinco exemplos cujo uso da vírgula fora desprezado, dessa vez diante de conjunções coordenativas adversativas:
I - "Dois partidos todavia se formavam em torno das duas." (O Cortiço, de Aluísio de Azevedo);
II - "Eugênio porém não a escutava." (Olhai os Lírios do Campo, de Érico Veríssimo);
III - "E andavam tosquiados (...) rapados todavia por cima das orelhas." (A Carta de Pero Vaz de Caminha);
IV - "Entusiasmava-se porém com tudo que cheirasse a guerra." (O Cortiço, de Aluísio de Azevedo);
V - "O padrinho porém não se dava disso e continuava a querer-lhe sempre muito bem." (Memórias de Um Sargento de Milícias, de Manuel Antônio de Almeida).
Ao que parece, servir-se de vírgula nessas ocorrências é prática vigente nos dias em curso.
Letra A