SóProvas


ID
5259745
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de São João do Oeste - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

TEXTO 01

O texto abaixo servirá de base para responder a questão.

COMUNICAÇÃO: AFINAL, PARA QUE SERVE ISSO?

(1o§) A comunicação e a educação estão intimamente ligadas. A comunicação é a forma de expressar o que se quer dizer, com um determinado conhecimento, para alguém que quer compreender a mensagem a ser dita. Já a educação, por meio de um processo de formação, torna o indivíduo apto a organizar as ideias e, a partir daí, comunicar-se de forma eficiente.

(2o§) Nós só vamos nos comunicar bem se organizarmos nossas ideias de forma clara e direta, com um aprendizado que nos dê conhecimento sobre o que queremos expressar, utilizando uma linguagem adequada. No caso específico da radiodifusão comunitária, o papel do rádio e a defesa do direito à transmissão por radiofrequência têm uma importância central para o avanço das identidades populares.

(3o§) Este veículo sempre teve o potencial para cumprir este papel, sendo por diversas vezes instrumentalizado por governos. E mesmo sob estes controles, o que se verificou foi a manifestação da cultura popular, ainda que emaranhada com o chamado populismo.

(4o§) São protagonistas da comunicação social aqueles que exercem o direito de se comunicar. Partindo da lógica da relação emissor-receptor, observamos que os comunicadores comunitários ocupam o papel de encurtar a distância no processo comunicacional.

(5o§) Esta capacidade atua em todas as esferas da vida. A rádio e a produção integrada de audiovisual de baixo custo potencializam os empreendimentos econômicos da região sob cobertura da emissora comunitária. Muitas vezes, uma iniciativa de economia dentro da mais plena informalidade, mas com muitos frequentadores de uma região metropolitana periférica, ganha legitimação quando anunciada em uma rádio comunitária. hha.pddf) ebresearch.files.wordpress.com/2009/07/cartilha.pdf)

http://webresearch.files.wordpress.com/2009/07/cartilha.pdf

Analise as assertivas com (V) verdadeiro ou (F) falso.

(__)O primeiro período do (1o§) é simples, o sujeito é composto e o predicado é nominal.

(__)No (1o§), há um termo que faz relação de sentido com: "interiormente", "intrinsecamente".

(__)No (2o§), dentre seus termos constitutivos, identificamos: sujeito simples representado por pronome pessoal do caso reto; uso de próclise; antônimo de "mal"; elementos coesivo conjuntivo com ideia condicional; verbo conjugado no presente do modo subjuntivo.

(__)Na numeração crescente do trecho do (2o§): "E mesmo sob1 estes controles, o que se verificou2 foi a manifestação da cultura popular, ainda que3 emaranhada com o chamado populismo". Comprovamos palavra e expressões coesivas conjuntivas.

(__)Na expressão "torna o indivíduo apto a organizar", a preposição é imposta pela regência nominal.

Após análise, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA dos itens acima:

Alternativas
Comentários
  • Torna o indivíduo apto a organizar : regência verbal e não nominal , portanto falsa, então alternativa " a "

  • Acertei essa questão mas queria que alguém explicasse esse item pra saber se pensei certo. Ficarei grato

    "(__)Na numeração crescente do trecho do (2o§): "E mesmo sob1 estes controles, o que se verificou2 foi a manifestação da cultura popular, ainda que3 emaranhada com o chamado populismo". Comprovamos palavra e expressões coesivas conjuntivas."

    "

  • o verbo não está no futuro do subjuntivo? acho que esse gabarito não está correto

  • E o erro do item 4?

    Locuções conjuntivas são expressões formadas por duas ou mais palavras que têm função de conjunção. locuções conjuntivas é formada por advérbios, preposições e particípios seguidos da conjunção “que”.

    A expressão "ainda que" é uma locução conjucional constituida pelo advérbio ainda e a conjução que. A epressão introduz orações subordinadas adverbiais concessivas, exprimindo oposição ou restrição ao que é dito na frase subordinante.

    Então poderia dizer que essa frase possue expressões coesivas conjuntivas?

    Se alguém souber me explicar o erro desse item, agradeço enviar um direct. :)

  • "E mesmo sob estes controles, o que se verificou foi a manifestação da cultura popular, ainda que emaranhada com o chamado populismo". coesivas concessiva. Pelo uso das expressões "mesmo sob"(mesmo que) e "ainda que"(embora).

    * Embora, ainda que, mesmo que – Tais conectivos estabelecem relação de concessão e contradição, admitindo argumentos contrários, contudo, com autonomia para vencê-los.

    Exemplo: Ainda que não simpatizasse com algumas pessoas ali presentes, compareceu à festa.

  • Esta questão mobiliza uma série de conhecimentos e requer uma leitura bastante atenta do texto associado. Após a leitura, o candidato deve preencher as lacunas das afirmações abaixo com V (verdadeiro) e F (falso). A alternativa que contiver a sequência correta será a verdadeira. Porém, chamo a atenção para uma divergência de interpretação entre o professor e a banca, pois eles consideram falsa uma afirmativa que é verdadeira. Analisemos caso por caso.

     

    I) (V) O primeiro período do (1o§) é simples, o sujeito é composto e o predicado é nominal.

    Esta afirmação é verdadeira. O primeiro período do primeiro parágrafo (A comunicação e a educação estão intimamente ligadas) é um período simples. Períodos simples são os enunciados de sentido completo construídos com uma oração absoluta, isto é, com apenas um verbo. O único verbo na oração em questão é estar (estão – 3ª pessoa do plural do presente do indicativo).

     

    Quanto ao predicado, ele é, de fato, nominal, pois seu núcleo (ligadas) é um adjetivo. Predicados nominais são aqueles que têm um substantivo ou adjetivo como núcleo. Exemplo: Cláudia está contente. Aqui, Cláudia é o sujeito, estar é o verbo e contente (adjetivo), o predicado nominal.

     

    II) (V) No (1o§), há um termo que faz relação de sentido com: "interiormente", "intrinsecamente".

     

    Esta afirmação é verdadeira. Na primeira frase do primeiro parágrafo (A comunicação e a educação estão intimamente ligadas) temos a presença do advérbio intimamente, que é sinônimo de interiormente e de intrinsecamente.

     

    III (V) No (2o§), dentre seus termos constitutivos, identificamos: sujeito simples representado por pronome pessoal do caso reto; uso de próclise; antônimo de "mal"; elementos coesivo conjuntivo com ideia condicional; verbo conjugado no presente do modo subjuntivo.

     

    Esta afirmação é verdadeira. Vamos analisar um trecho do primeiro período dom segundo parágrafo:

    Nós (sujeito simples, formado apenas por um núcleo) (...)

    (...) só vamos nos (próclise – pronome posicionado antes do verbo) (...)

    (...) comunicar bem (antônimo de mal) (...)

    (...) se (conectivo na condicional) (...)

    (...) organizarmos (verbo conjugado no futuro do subjuntivo, expressando uma incerteza).

     

    IV (V) Na numeração crescente do trecho do (2º§): "E mesmo sob¹ estes controles, o que se verificou² foi a manifestação da cultura popular, ainda que³ emaranhada com o chamado populismo". Comprovamos palavra e expressões coesivas conjuntivas.

    Esta afirmação, de acordo com a banca, é falsa, mas temos uma divergência de interpretação aqui. Isso porque a afirmativa diz que existem expressões coesivas conjuntivas no trecho em questão do segundo parágrafo.

     

    Mas o que são as expressões coesivas conjuntivas?

     

    Também chamadas de locuções conjuntivas, essas expressões representam a junção de duas ou mais palavras que, juntas, possuem a função sintática de conjunção. A maior parte dessas locuções é formada por advérbios, preposições e particípios seguidos da conjunção que e servem exatamente para auxiliar na coesão.

     

    Exemplos: já que, ainda que, posto que, visto que, ainda que, por mais que, sem que, uma vez que.

     

    E por que o professor acha que a resposta oficial da banca não é correta? Porque o trecho em questão dom segundo parágrafo possui uma locução conjuntiva (“ainda que"), portanto, há um elemento para considerar a afirmativa como verdadeira.

     

    V (V) Na expressão "torna o indivíduo apto a organizar", a preposição é imposta pela regência nominal.

    Esta expressão é verdadeira. O adjetivo apto é regido pela preposição a.

     

    Resumindo, para a banca a sequência correta é: V –V –V – F – V (letra A).

    Para o professor, a sequência correta é: V – V – V – V – V (letra B).

     

    Gabarito da Banca: Letra A.


    Gabarito do Professor: Letra B.