SóProvas


ID
5260666
Banca
IDCAP
Órgão
Prefeitura de Pedrão - BA
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O texto abaixo servirá de base para responder a questão.


A ÁRVORE QUE PENSAVA BASTANTE


(1º§) Houve uma árvore que pensava e ficou conhecida porque pensava muito. E não parava de pensar. Um dia transpuseram-na para a praça no centro da cidade.

(2º§) Fez-lhe bem a deferência e ela ficou satisfeita. Ela se entusiasmou, cresceu, agigantou-se.

(3º§) Aí vieram os homens e podaram seus galhos. A árvore estranhou o fato e corrigiu seu crescimento, pensando estar na direção de seus galhos a causa da insatisfação dos homens.

(4º§) Mas quando ela novamente se agigantou, os homens voltaram e novamente amputaram seus galhos. E continuaram destruindo a árvore que não fazia mal a ninguém.

(5º§) A árvore queria satisfazer os homens por julgá-los seus benfeitores, e parou de crescer. E como ela não crescesse mais, os homens a arrancaram da praça e plantaram outra em seu lugar.

(Oswaldo França Júnior. As laranjas iguais. Rio de janeiro. Nova Fronteira.) (https://brainly.com.br/tarefa/367413630)

https://brainly.com.br/tarefa/367413630 

Analise as informações com (V) verdadeiro ou (F) falso.


I.A palavra "deferência" quer dizer: "atenção às necessidades ou aos assuntos de outrem, preocupação, zelo".

II.O (2º§) inicia com uso de ênclise, o (4º§) inicia com conjunção que tem o mesmo sentido de "porém", "contudo" e "todavia".

III.Na formação do período: "Ela se entusiasmou, cresceu, agigantou-se" há vírgulas separando orações que se coordenam, exemplificando uso de gradação crescente.

IV.O texto é narrativo e exemplifica a arte literária, tem como personagem central um ser vivo irracional, e a função da linguagem predominante é "poética".


Após análise, assinale a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • todas verdadeiras

  • Posso estar extremamente equivocado, mas a árvore não é irracional, pensei que poético derivava de poesia, com métrica e talz... por fim seres inanimados quando possuem fala classificamos o texto como uma fábula...

    Português é aquilo quanto mais eu estudo, maior é a certeza de que nada sei.

  • Achei que não fosse texto narrativo por não ter conter os travessões com as falas, mas devo estar equivocada, devem existir diversos tipos de textos narrativos, preciso estudar mais.

  • Analisando o item IV: O texto é narrativo e exemplifica a arte literária, tem como personagem central um ser vivo irracional, e a função da linguagem predominante é "poética".

    --->texto é narrativo. CORRETO. Texto narrativo é aquele que narra uma história através da sequência de fatos.

    --->Exemplifica a arte literária. CORRETO.arte literária está relacionada com a leitura e análise de textos verbais e, por isso, é considerada como sendo a arte construída pelas palavras.

    ---->Tem como personagem central um ser vivo irracional.CORRETO. "A ÁRVORE QUE PENSAVA BASTANTE".

    ----->A função de linguagem predominante é a poética. CORRETO.

    A função poética apresenta:

    -Palavras usadas em sentido conotativo, ou figurado;

    -Utilização de figuras de linguagem.;

     -A função poética é facilmente encontrada nas artes e, cotidianamente, nos anúncios publicitários.

    -A função poética não apresenta uma finalidade prática, mas sim estética. Isso acontece porque o próprio objeto – a mensagem – torna-se o foco de si mesmo, despertando a reação pelo o que é, e não por aquilo para que serve. 

  • Por que oração coordenada?

    Não é oração intercalada?

  • Acho que o significado de deferência, no sentido do texto, seria o seguinte: atitude de respeito e consideração, ger. em relação a um superior ou a pessoa mais velha; atenção ... e não o apresentado pela banca