SóProvas


ID
5275051
Banca
CPCON
Órgão
Prefeitura de Areial - PB
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia a Piada e avalie as proposições que seguem. 


- Pai! O professor baixou a nota da minha redação porque usei “mormente”, em vez de “sobretudo”.

- Bem feito! Eu lhe disse para não sair desprotegido nesse tempo frio!


Fonte: VIANA, Chico. Escrever é sobretudo Comunicar. Piadas Linguísticas. Mundo Texto. Consulta à internet. Acesso em 12/09/2020.


I- O diálogo acima promove uma confusão de sentido sobre os termos “mormente” e “sobretudo”.

II- O humor do texto se estabelece em consequência do uso de duas palavras parônimas.

III- A ambiguidade que causou o efeito humorístico, além do sentido de “mormente”, é observada também, pela polissemia do termo “usar”.


É CORRETO o que se afirma apenas em

Alternativas
Comentários
  • A palavra sobretudo dita pelo filho tem sentido diferente do sobretudo citado pelo pai ( blusa de frio), as duas palavras são homônimos e não para parônimo como se diz a opção 2. Assim já se elimina a alternativa B e D

  • Na minha análise, a alternativa correta é a letra "C"!

  • Existe ambiguidade mas é com a palavra "sobretudo".

    A ambiguidade, também chamada de anfibologia, é a duplicidade de sentidos numa mesma sentença. Pelo fato de reunir mais do que uma interpretação possível, as ambiguidades podem gerar um desentendimento no discurso, motivo pelo qual devem ser evitadas nos discursos formais.

  • Item III - Usar no sentido de vestir?
  • Perdão, mas acho que a polissemia é identificada no item 3 quando a palavra "mormente" veio ao pai no sentido de "manter-se morno".

  • I - CORRETO: confusão de sentido

    II - ERRADO: Homonímia palavras foneticamente iguais que possuem sentidos diferentes.

    III - ERRADO: (verbo USAR) Polissemia uma palavra pode apresentar mais de um significado como nos indicam os dicionários de tal modo que somente o contexto determina seu significado.

    Gabarito da banca A

    Gabarito correto C

  • A alternativa III pode ter deixado as pessoas na dúvida, mas ele diz:

    III) A ambiguidade que causou o efeito humorístico, além do sentido de “mormente”, é observada também, pela polissemia do termo “usar”.

    Ou seja, qual o sentido de mormente? Sobretudo. Logo, basta substituir "sentido de mormente" por "sobretudo".

  • MDS N ENTENDI A III

  • mormente

    advérbio

    1. em primeiro lugar; acima de tudo; sobretudo, principalmente, maiormente.

  • I - Certo: O pai não sabe a diferença entre as duas palavras de sentidos similares gerando confusão;

    II - Errado: parônimas são palavras que têm pronúncia e grafia muito semelhante a outra ou outras, mas que têm significados diferentes, ex: absorção e adsorção;

    III -Certo: polissemia é um fenômeno linguístico caracterizado pela existência de um termo que apresenta mais de um significado. ... Se não forem bem contextualizadas, algumas palavras polissêmicas podem gerar a ambiguidade, que é o duplo sentido do enunciado.

    Alternativa: A

  • A IIi diz "a ambiguidade que causou o efeito humorístico, além do sentido de “mormente”, é observada também, pela polissemia do termo “usar”". É difícil entender o que a banca quis dizer com "além do sentido de mormente". Se a banca se refere a polissemia provocada por expressões homônimas, então a afirmação está correta. Vale lembrar que o verbo usar (utilizar, no sentido que o filho quis expressar, e vestir, no sentido que o pai entendeu) é sim uma palavra homônima, que gera polissemia e, consequentemente, ambiguidade. Acho que a questão, contudo, deveria ser anulada, dada a redação desastrada da alternativa C. Como não é possível entender o que a banca diz, não dá para ter certeza na resposta. E, pelo amor de Deuuuuuuuuuuuussssssssss, custa escrever de um jeito que não gere ambiguidade.

  • O humor do III inciso é sobre a polissemia do termo "usar", no caso "usar o sobretudo", que é um tipo de roupa.

  • Gabarito: A

  • Parônimas são palavras que se assemelham bastante em grafia, algumas até idênticas, como é o caso do utensílio "colher" ("E" aberto /é/) e do verbo "colher" ("E" fechado /ê/), muito utilizado na zona rural.

    Fonte: https://portais.ufma.br/PortalUfma/paginas/noticias/noticia.jsf?id=55647#:~:text=Par%C3%B4nimas%20s%C3%A3o%20palavras%20que%20se,agora%20alguns%20exemplos%20de%20par%C3%B4nimas.

  • Alguém explica porque a I está certa? Pra mim a confusão de sentidos se deu na palavra sobretudo, apenas; e não com o termo mormente.