SóProvas


ID
5344918
Banca
AOCP
Órgão
MPE-RS
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Oi, Chico!

Clarice Lispector


    Oh, Chico Buarque, pois não é que recebi uma carta de uma cidade do Rio Grande do Sul, Santa Maria, a respeito de você e de mim? É o seguinte: a moça me lê num jornal de Porto Alegre. E, muito jovem, diz que sente grande afinidade comigo, que eu escrevo exatamente como ela sente. Mas que sua maior afinidade comigo vem do fato de eu ter escrito sobre você, Chico. Diz: "Eu, como você, tenho uma inclinação enorme por ele. Achava eu que esta inclinação (que é motivo de troça de meus amigos) era um pouco de infantilismo meu, talvez uma regressão à infância, mas lendo seus bilhetes descobri que não, que a razão é justamente conforme suas palavras: ser ele altamente gostável e possuir candura. Você também tem candura, que se percebe ao ler uma só linha sua." Ela, Chico, não entendeu que você não é meu ídolo; eu não tenho ídolos. Você para mim é um rapaz de ouro, cheio de talento e bondade. Inclusive fico simplesmente feliz em ouvir quinhentas vezes em seguida "A banda", e um dia desse dancei com um de meus filhos. Mas é só, meu caro amigo. [...] Olhe, moça simpática, sua carta é um amor, e tenho certeza de que Chico ia gostar de você, é impossível não. Pois se Chico tem candura, e você acha que também tenho, você, minha amiguinha, é mil vezes mais cândida do que nós. Mando-lhe um beijo e tenho certeza de que Chico lhe manda outro beijo ― não, não desmaie. [...]

(Texto publicado originalmente no Jornal do Brasil, de 23/03/1968 e, posteriormente, no livro Todas as crônicas, de 2018.

Adaptado de: https://cronicabrasileira.org.br/cronicas/15396/oi-chico). Acesso em: 14 ma. 2021.)

Sobre o excerto “Achava eu que esta inclinação (que é motivo de troça de meus amigos) era um pouco de infantilismo meu [...]”, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: (C)

    ___

    (A) ERRADO. Denota um tom mais poético, dando mais ênfase. Usado para fins estilísticos da linguagem

    (B) ERRADO.

    Troça = o que pode ser utilizado para zombar de alguém; zombaria.

    Troço = Qualquer coisa, qualquer objeto; treco, negócio (geralmente se aplica àquilo cujo nome não se sabe, ou não se quer mencionar).

    (C) GABARITO

    (D) ERRADO. Os parênteses indicam a existência de uma oração subordinada adjetiva explicativa. No caso de supressão dos parênteses, ter-se-ia uma oração subordinada adjetiva restritiva. Sempre haverá mudança no sentido quando houver uma oração subordinada adjetiva com ou sem pontuação e estes forem retirados ou suprimidos.

    (E) ERRADO. Está quase tudo correto, mas ela é uma oração subordinada adjetiva explicativa

    Macete da Oração Subordinada Adjetiva (quando há o "que" funcionando como pronome relativo):

    expliCativa --- Com pontuação

    reStritiva ------ Sem pontuação

  • gab: c

    Prefixo e Sufixo são morfemas que se juntam às palavras a fim de formar novas palavras. Ambos são, na verdade, afixos.

    O nome prefixo ou sufixo é dado dependendo do lugar que ocupam na palavra. Ou seja, se estiver antes do radical é prefixo, mas se estiver depois do radical é sufixo.

    Exemplos:

    antipatia (anti = prefixo)

    retroceder (retro = prefixo)

    tolerante (ante = sufixo)

    realismo (ismo = sufixo)

  • A questão requer conhecimento acerca de formação de palavras, valor semântico dos vocábulos e orações e formação de palavras.


    Alternativa (A) incorreta - A ordem inversa dos termos na frase não confere um grau de informalidade, embora haja uma preferência, em textos formais, por exemplo, dissertação, da ordem direta (sujeito + verbo + complemento). Na narrativa lida, a inversão da posição canônica de sujeito e verbo confere um tom mais estilístico, enfático ao texto.


    Alternativa (B) incorreta - Troça # troço. Troça significa zombaria, caçoada. Troço (empregado na linguagem informal) significa qualquer coisa, qualquer objeto, qualquer fato (algo que não se sabe o que é ou não se quer mencionar).


    Alternativa (C) correta - Realmente, o substantivo abstrato “infantilismo" é derivado do adjetivo infantil + o sufixo formador de substantivo abstrato “ismo", assim como os substantivos “charlatanismo" e “civismo". Como processo de formação de palavras, temos, no caso, derivações sufixais.


    Alternativa (D) incorreta - Os parênteses estão isolando uma oração subordinada adjetiva explicativa, mostrando que se trata de uma informação a mais para o enunciatário/leitor, uma informação acessória. Se os parênteses forem retirados, causará mudança sintática e semântica, visto que deixará de ser oração subordinada adjetiva explicativa - uma informação acessória - para ser oração subordinada adjetiva restritiva - informação indispensável.

    Alternativa (E) incorreta - De fato, ela completa o sentido do substantivo “inclinação", porém é oração subordinada adjetiva explicativa, e não restritiva.

    Oração subordinada adjetiva explicativa vem isolada por sinais de pontuação (vírgulas, parênteses ou travessões).

    Oração subordinada adjetiva restritiva não vem isolada por sinais de pontuação.


    Gabarito da Professora: Letra C.

  • a oração Não é restritiva e sim explicativa.

    o aposto que está entre parênteses, pode ser trocado por virgulas.

    a virgula tem que ficar entre o PR e o SUBS.

  • Alternativa A: Posição canônica é o mesmo que ordem direta da oração (sujeito-verbo-objeto). Não traz informalidade, mas encantamento poético. Trata-se da figura de linguagem anacoluto.

    Alternativa B: Troça significa piada. Troço significa qualquer coisa.

    Alternativa C: As três palavras são substantivos formados pelo processo de derivação sufixal.

    Alternativa D: Causaria mudança sintática. O fato de estar isolada torna a oração adjetiva explicativa.

    Alternativa E: O fato de estar isolada torna a oração adjetiva explicativa.