SóProvas


ID
5424868
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de São José do Cedro - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

TEXTO 01

O texto seguinte servirá de base para responder à questão.


DIANTE DO MAR

(1º§) Costumo me esconder de mim diante do mar, especialmente quando vou para Portugal à minha procura. Estou sempre em Portugal. Nas ruas de Coimbra. Nas igrejas de Coimbra. Nos cafés de Coimbra. A caminhar por Lisboa, olhando a senhora da rua São Nicolau a cozer suas castanhas.

(2º§) Estou diante do mar, sentado com meu guarda-chuva antigo, exatamente eu que gosto que a chuva caia no meu rosto, na minha roupa, nos meus sapatos que procuram rumos inexistentes. Vejo-me no Bairro Alto, em Lisboa, nas casas de fado.

(3º§) Todas as fadistas cantam de olhos fechados, a melhor maneira de ver todas as coisas. Poemas ao som da guitarra portuguesa, aquela declaração de um amor triste, de lágrimas e desesperos. Depois é a madrugada às margens do rio Tejo, como é a madrugada de Coimbra, às margens do rio Mondego.

(4º§) Vista da ponte de Santa Clara, Coimbra está mergulhada dentro do rio com suas luzes, suas baladas, sua guitarra, o fado de Coimbra que não é fado, é outra coisa que não sei explicar. Depois os amigos, uma noite imensa por viver, as mãos brancas das mulheres, cabelos quase sempre negros, palavras que não precisam ser compreendidas por ninguém. Estou diante do mar, com meu guarda-chuva.

(5º§) É quase certo que adormecerei daqui a pouco! É quase certo que sonharei com setembro!

(6º§) É quase certo que tentarei viver o que me cabe! É quase certo, mas eu não tenho certeza!


FARIAS, Álvaro Alves de. Colunista. Revista Literária. 2013) - Disponível - (http://wwwliteraciaemversoeprosa.blogspot.com.br/

Marque a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Pra ter período tem que haver verbo.

    Resposta D

  • Cuidado. A questão não tem gabarito. Acredito que as alternativas C e D apresentam erro:

    C) O termo "procura" é formado por derivação regressiva ("procurar" perde o r e se torna "procura"); e não por derivação imprópria (em que se acrescenta apenas o artigo, convertendo o verbo em um substantivo - ex.: "procurar" se torna "o procurar", sem alterações na palavra).

    D) Períodos são formados por frases com verbos (orações)

    Salvo melhor juízo, este é meu parecer.

  • CUIDADO

    A questão possui múltiplo gabarito

    Solicita-se julgamento das assertivas abaixo:

    A) O (3º§) inicia com pronome indefinido variável concordando com o artigo definido e com o substantivo fadistas, o predicado é verbal e concorda com o núcleo do sujeito simples.

    Correta. A passagem é iniciada pelo pronominal indefinido feminino plural "todas", anteposto ao verbo nocional "cantam", possuindo a construção posterior natureza adverbial modal. O predicado é verbal.

     "Todas as fadistas cantam de olhos fechados..."

    B) O verbo polissílabo do período exclamativo: "É quase certo que adormecerei daqui a pouco!" - enuncia ideia hipotética do futuro do presente do modo indicativo.

    Correta. A conjugação em forma de futuro do pressente, somada à construção "é quase certo que" enuncia hipótese de ocorrência futura.

    C) A numeração crescente do trecho: "... especialmente quando¹ vou para² Portugal à minha procura³" apresenta: termo adverbial, preposição essencial indicando direção, sentido do "eu" que fala, substantivo formado pela derivação imprópria, concordando em gênero e em número com o termo determinante que o antecede.

    Incorreta. O terceiro termo enumerado, "procura" é forma substantiva derivada regressivamente da forma verbal "procurar". Por derivação regressiva formam-se, basicamente, substantivos derivados de verbos, com a supressão da consoante "r" própria da forma verbal infinitiva.

    A derivação imprópria, que permite a transposição morfológica entre classes variadas, ocorre pela simples aplicação funcional do termo, sem supressão ortográfica ou fonética.

    D) No (1º§) temos três exemplos de períodos simples na sequência: "Nas ruas de Coimbra". "Nas igrejas de Coimbra". "Nos cafés de Coimbra".

    Incorreta. Períodos são construções compostas, de forma coordenada ou subordinada, por orações. Não há nas passagens em tela ocorrência oracional.

    Gabarito da banca na alternativa D

    Gabaritos corretos nas alternativas C e D

  • Para ser período tem que ter verbo

  • D

    A derivação imprópria ou conversão refere-se ao processo de formação de uma nova palavra a partir da mudança de classe gramatical. Por se tratar de alterações semânticas, a Língua Portuguesa utiliza a expressão “imprópria” para especificar esse novo termo. 

    De forma objetiva podemos dizer que a derivação imprópria ocorre quando utilizamos uma mesma palavra em diferentes contextos, pois elas passam a apresentar outros significados.

    Preste atenção nas frases a seguir:

    • João é o aluno mais alto da turma. 

    "Alto" nesse contexto assume o papel de adjetivo, pois atribui uma característica ao sujeito.

    • A professora falava muito alto durante as aulas. 

    Já nessa frase, a palavra "alto" é classificada como , pois modificou o sentido do verbo “falava”. Acompanhada do termo “muito”, expressou a ideia de intensidade.

  • Essa é uma questão que trata de diversos assuntos, de modo que se deve atentar ao que afirmam as alternativas para determinar, entre elas, qual é a incorreta.

    A alternativa A já começa correta ao dizer que ela se inicia com pronome indefinido variável. No caso, “todas" é a forma do pronome indefinido “todo" com as variações de gênero feminino e número plural. Ele também concorda com o artigo definido “as" (que está no feminino e no plural) e com o substantivo “fadistas" (também no feminino e no plural). O predicado é verbal e regido pelo verbo “cantar", o qual concorda com o núcleo do sujeito simples “fadistas" – “Todas as fadistas cantam de olhos fechados (...)".

    Na letra B, há novo acerto, já que a forma verbal “adormecerei" está posta em um contexto no qual o sujeito diz que isso é “quase certo" de acontecer, de modo que confirma-se o caráter hipotético da ação expressa pelo verbo.

    Em C, de fato, “quando" é um termo adverbial de valor temporal, “para" é uma preposição que está indicando a direção e o sentido para onde o “eu" que fala no texto está indo, e “procura" é substantivo formado por derivação imprópria, já que é um substantivo oriundo do verbo “procurar". Além disso, “procura" concorda em gênero (feminino) e número (singular) com o determinante expresso pelo pronome possessivo “minha".

     Por fim, na alternativa D não há sequer um período simples, pois as sequências destacadas trazem apenas adjuntos adverbiais de lugar, não apresentando nenhum desses trechos um verbo. Lembremos que um período simples é aquele composto por uma única oração, ou seja, pela presença de um único verbo. Eis aqui a opção a ser marcada.

    Gabarito do professor: Letra D.