SóProvas


ID
5552479
Banca
Máxima
Órgão
Câmara de Santa Rita do Sapucaí - MG
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Observe as orações abaixo:

I. “Uma chuva me surpreendeu.”
II. “Sendo tartaruga me libertei da areia”
III. “Pensei em me ver no espelho
IV. “Só que meu lado racional me mostrou os riscos.”

As palavras destacadas são, respectivamente: 

Alternativas
Comentários
  • I. “Uma chuva me surpreendeu.”

    O termo é pronome oblíquo, exercendo função de objeto indireto.

    Uma chuva surpreendeu a mim.

    --------------------

    II. “Sendo tartaruga me libertei da areia”

    O termo é preposição formada pela preposição de + o artigo a.

    ---------------------

    III. “Pensei em me ver no espelho

    O termo é substantivo.

    ----------------------

    IV. “Só que meu lado racional me mostrou os riscos.”

    O termo é artigo.

  • A questão é de morfologia e quer que classifiquemos as palavras destacadas abaixo. Vejamos:

     .

    • I. “Uma chuva me surpreendeu.”

    "Me" é pronome pessoal do caso oblíquo.

    • II. “Sendo tartaruga me libertei da areia”

    "Da" é a contração da preposição "de" com o artigo definido "a" (de + a = da).

    • III. “Pensei em me ver no espelho

    "Espelho" é substantivo.

    • IV. “Só que meu lado racional me mostrou os riscos.”

    "Os" é artigo definido.

     .

    A) Pronome oblíquo – preposição – substantivo – artigo definido;

    Certo.

    Pronomes pessoais: substituem os substantivos, indicando as pessoas do discurso (1ª pessoa: aquele que fala; 2ª pessoa: aquele com quem se fala; 3ª pessoa: aquele de quem se fala).

    Pronomes pessoais do caso reto: exercem a função sintática de sujeito da oração. São eles: eu, tu, ele, nós, vós, eles. Ex.: Eu tenho estudado muito.

    Pronomes pessoais do caso oblíquo: exercem a função sintática de complemento nominal, complemento verbal (objeto direto ou indireto), agente da passiva, adjunto adnominal ou adverbial, sujeito de uma oração reduzida. Podem ser átonos (não antecedidos de preposição): me, te, se, o, a, lhe, nos, vos, os, as, lhes; ou tônicos (precedidos por preposição): mim, comigo, ti, contigo, ele, ela, si, consigo, nós, conosco, vós, convosco, eles, elas. Ex.: Entregou-me a encomenda. (complemento do verbo "entregar")

      .

    Preposição: palavra invariável que une dois termos de uma oração, subordinando um ao outro, de tal modo que o sentido do primeiro (antecedente) é explicado ou completado pelo segundo (consequente). Ex.: Concordo com você.

    As preposições essenciais são: a, ante, após, até, com, contra, de, desde, em, entre, para, pe r, perante, por, sem, sob, sobre, trás.

      .

    Substantivo: palavra que usamos para nomear seres, coisas e ideias. Por ser variável, apresenta flexões em gênero, número e grau. Dividem-se os substantivos em comuns, próprios, concretos, abstratos, simples, compostos, primitivos, derivados, coletivos.

     .

    Artigo: é uma palavra que antepomos aos substantivos para dar aos seres um sentido determinado ou indeterminado. Dividem-se os artigos em definidos e indefinidos.

    Artigos definidos: determinam de forma precisa os substantivos. São eles: o, a, os, as.

    Artigos indefinidos: indeterminam os substantivos, caracterizando-os de forma vaga, imprecisa e generalizada, sem particularizar e individualizar pessoas, objetos ou lugares. São eles: um, uma, uns, umas.

     .

    B) Pronome pessoal reto – preposição – adjetivo – artigo definido;

    Errado.

    Adjetivo: palavra variável em gênero, número e grau que expressa qualidade, característica, defeito, origem, estado do substantivo ou de qualquer palavra substantivada.

     .

    C) Pronome oblíquo – conjunção – verbo – artigo definido;

    Errado.

    Conjunção: palavra invariável que une duas orações ou dois termos semelhantes da mesma oração. As conjunções dividem-se em coordenativas e subordinativas. Ex.1: Tristeza e alegria não moram juntas. (Nesse caso, "e" liga duas palavras da mesma oração e é uma conjunção). Ex.2: Os livros ensinam e divertem. (Nesse caso, "e" liga duas orações e é uma conjunção).

     .

    Verbo: palavra variável que exprime ação, estado, fato ou fenômeno. O verbo é palavra indispensável na organização do período. Dentre as classes de palavras, o verbo é a mais rica em flexões. Com efeito, o verbo reveste diferentes formas para indicar a pessoa do discurso, o número, o tempo, o modo e a voz. Ao conjunto ordenado de flexões ou formas de um verbo dá-se o nome de conjugação. São três os tempos verbais: presente, pretérito (= passado) e futuro. Os modos do verbo são três: indicativo, subjuntivo e imperativo. São formas nominais do verbo: infinitivo, gerúndio e particípio

     .

    D) Pronome possessivo – preposição – substantivo – artigo indefinido.

    Errado.

    Pronomes possessivos: são palavras que, ao indicarem a pessoa gramatical (possuidor), acrescentam a ela a ideia de posse de algo (coisa possuída). O pronome possessivo concorda em pessoa com o possuidor e em gênero e número com a coisa possuída. São eles: meu(s), minha(s), teu(s), tua(s), seu(s), sua(s), nosso(s), nossa(s), vosso(s) e vossa(s).

     .

    Referência: CEGALLA, Domingos Pascoal. Novíssima Gramática da Língua Portuguesa, 48.ª edição, São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2008.

     .

    Gabarito: Letra A

  • GAB-A

    Pronome oblíquo – preposição – substantivo – artigo definido;

    Os pronomes pessoais da língua portuguesa seguem o mesmo padrão: os que desempenham a função de sujeito (eu, tu, ele, nós, vós, eles) são os pessoais do caso reto, e os que normalmente têm a função de complementos verbais (me, mim, comigo, te, ti, contigo, o, os, a, as, lhe, lhes, se, si, consigo, nos, conosco, vos ...

    Em briga de saci qualquer chute é uma voadora.!!!!

  • Se o pronome, substantivo e artigo não fossem tão obvio, eu iria procurar pelo no ovo ao tentar analisar essa preposição DA em negrito, pois acredito que a preposição seja apenas o D, enquanto o A é artigo.

    DA = PREPOSIÇÃO DE + ARTIGO A.

    sem incluir a contração.

    Acredito que o enunciado certo deveria ser: Sendo tartaruga me libertei da areia sem incluir a contração.

    Se eu estiver errado, por favor, me corrijam

    Deixarei a questão salva.

  • Essa é uma questão bem interessante sobre classes gramaticais, na qual a banca destacou certas palavras das frases que apresenta no enunciado e pediu que os candidatos indicassem a opção que apresenta a classificação correta na respectiva ordem.

    Aqui, uma maneira de eliminar logo duas alternativas incorretas era prestar atenção ao exemplo III, em que está destacada a palavra “espelho". Ora, sabemos bem o que é um espelho – uma coisa/objeto que serve para refletir imagens – e sabemos, também, que a classe gramatical que serve para indicar o nome de coisas é o substantivo. Logo, podemos eliminar as opções B e C.

    Voltando agora ao exemplo I, perceba que o pronome “me" exerce a função de objeto direto da forma verbal “surpreendeu". Nesse sentido, os pronomes que são empregados com a função de objeto (direto ou indireto) são os pronomes oblíquos. Essa relação fica ainda mais clara quando trocamos a forma “átona" do pronome (me) pela forma tônica (mim), a qual sempre virá acompanhada de preposição, mesmo quando representar um objeto direto:

     Uma chuva surpreendeu a mim.

    Além disso, descarta-se a opção D pelo fato de que os pronomes possessivos trazem, como o nome já diz, a ideia de posse, e tal relação, em nenhum momento, é estabelecida.

    Na frase II, em “me libertei da areia", esse “da" é claramente uma palavra que está ligando outras duas palavras estabelecendo uma determinada relação entre elas (no caso, tem-se a ideia do movimento de libertar-se da areia). Ao vocábulo que assume essa tarefa de relacionar palavras dá-se o nome de preposição.

    Por fim, em IV temos “os riscos". Aqui, esse “os" está acompanhando o substantivo riscos, determinando a totalidade do seu sentido (não é o caso de conhecer alguns riscos dentre vários, mas de conhecer todos eles). A classe de palavras que possui essa virtude é o artigo definido. No caso do artigo indefinido, ele seria responsável por indicar alguns dentre vários riscos, de maneira inespecífica, imprecisa.

    Levando tudo isso em consideração, temos a seguinte relação: I – pronome oblíquo; II – preposição; III – substantivo; IV – artigo definido. Logo, a opção correta é a letra A.

    Gabarito do professor: Letra A.

  • Questão mal elaborada: "da" preposição "de" mais artigo indefinido "a".
  • PM PB BORAH

  • GABARITO A)

    Pronome oblíquo (ME)

    Preposição (DA)

    Substantivo (ESPELHO)

    Artigo definido (OS)

  • Correção de Redação para concurso

    ✅ Notas de acordo com cada tópico..

    ✅ Detalhamento do que pode ser melhorado em cada parágrafo .

    ✅ Dicas sobre o que deve estudar.

    ↗️Valor de cada redação:

    Uma redação: R$8,00

    Whatsapp para contato

    (21)985748011

    Professora Ana Paula