SóProvas


ID
5586580
Banca
Avança SP
Órgão
Prefeitura de Laranjal Paulista - SP
Ano
2022
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o texto a seguir para responder à questão.


Ansiedade da quarentena tem relação com a falta de controle


Entre todos os sentimentos que o período de distanciamento ou até de quarentena por conta do Novo Coronavírus pode trazer, provavelmente o mais comum é a ansiedade. “Qualquer condição de baixa controlabilidade, de dificuldade de previsão do que está por vir, costuma aumentar o nível de ansiedade. Então, não é surpreendente que muitas pessoas, ou todos nós em algum nível, já estejamos experimentando sentimentos desse tipo”, explica a psicóloga clínica Júlia Daher Fink.


Diferentemente do estereótipo da ansiedade, nem sempre quem é ou está ansioso fica agitado, inquieto, suando frio. A ansiedade constitui um espectro que tem muitos sintomas menos exuberantes, e é importante conhecê-los para saber se você se encontra nessa situação. Assim, poderá tomar atitudes para aliviá-la.


No início da quarentena, pode ser que sua mente fique tomada pelo assunto. Tudo o que você pensa é relacionado a Coronavírus e o dedo coça para ver mais uma notícia sobre o problema, o que o leva a não conseguir trabalhar direito, tampouco realizar uma atividade relaxante, mesmo que não esteja agitado. Isso é dificuldade para se concentrar. “O que a gente sente privadamente não é necessariamente igual àquilo que é manifesto publicamente”, afirma a especialista. Então, você pode estar se sentindo muito ansioso e não deixar transparecer. Ou seja, se sua mente está preocupada, a ansiedade pode estar presente, mesmo que seu corpo aparente tranquilidade.


Segundo Fink, outras manifestações comuns nesse período são medo de contágio pela Covid-19, pensamentos invasivos e pessimistas, insônia e aumento ou redução da ingestão de alimentos. Na origem deles, está novamente a incerteza em relação ao futuro, fruto da falta de controle sobre a situação. Um ponto de vista interessante a se reforçar é que essa falta de controle não é total. É preciso dar valor ao que está ao nosso alcance e colocar em prática as ações que nos devolvem a sensação de controle.


[...]

Reconhecer e mitigar efeitos da ansiedade precocemente são essenciais para qualidade de vida e para prevenir maiores problemas futuros. “Quanto menos controle a gente tem e quanto mais prolongado for esse contexto de restrição da liberdade, além da ansiedade pode entrar em cena um fenômeno chamado ‘desamparo aprendido’, que se parece mais com a depressão”, afirma Fink. É uma condição em que, de tanto ser submetido a um quadro opressivo ou doloroso, o paciente torna-se mais apático e deixa de tomar atitudes para combater esse quadro. Se você identificar sinais de ansiedade, acione sua rede de amigos e familiares para relaxar e, se necessário, procure ajuda especializada.


Adaptado
https://drauziovarella.uol.com.br

“Se você identificar sinais de ansiedade, acione sua rede de amigos e familiares para relaxar [...].” 5º§

A vírgula foi empregada na frase acima para separar:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO - A

    Vírgula obrigatória

    “Se você identificar sinais de ansiedade, acione sua rede de amigos e familiares para relaxar"

    Vírgula Facultativa

    Acione sua rede de amigos e familiares para relaxar se você identificar sinais de ansiedade."

    Acione sua rede de amigos e familiares para relaxar, se você identificar sinais de ansiedade.

    Oração Subordinada Adverbial Condicional Antecipada.

  • GABARITO - A

    Explicação da questão:

    Se você identificar sinais de ansiedade, acione sua rede de amigos e familiares para relaxar"

    Virgula obrigatória!

    O se introduz um oração subordinada. Sendo que a posição da oração subordinada é no final, e neste caso a vírgula é facultativa.

    -------------------------------------------------------------------------------------------------

    Forma direta da frase:

    Acione sua rede de amigos e familiares para relaxar se você identificar sinais de ansiedade.

    Acione sua rede de amigos e familiares para relaxar, se você identificar sinais de ansiedade.

    Virgula facultativa!

    Oração Subordinada Adverbial Condicional Antecipada.

    Vírgula Obrigatória!!!!

    Espero ter contribuido com seu conhecimento, tá bom ?

    Sucesso na sua prova!!! Tmj

  • or.subord.adv.

    • deslocada
    • anteposta
    • intercalada

    "se você identificar sinais de ansiedade,acione sua rede de amigos e familiares para relaxar"

    (virgula obrigatória)

    "acione sua rede de amigos e familiares para relaxar se voce identificar sinais de ansiedade"

    (virgula facultativa porque a oração esta na ordem direta)

    gab.A

  • Pessoal, a questão parece ser complicada, mas é bem simples: “Se você identificar sinais de ansiedade, acione sua rede de amigos e familiares para relaxar [...].”

    A frase em sentido normal, sem haver o deslocamento fica: "Acione sua rede de amigos e familiares para relaxar, se você identificar sinais de ansiedade." - Como já sabemos, é uma Oração subordinada adverbial condicional, pois expressa uma condição.

    Agora se deslocarmos o final para o início, colocando a vírgula obrigatória, teremos: Se você identificar sinais de ansiedade, acione sua rede de amigos e familiares para relaxar = Oração subordinada adverbial condicional antecipada

    GABARITO - LETRA A

  • GAB-A

    oração subordinada adverbial antecipada.

    O LEÃO DA MONTANHA FEZ 22 BARRAS NO TREINO. INSPIRADO EM VOCÊ!!!

  • Gab A!

    A ordem natural seria: Oração principal (sem conjunção) + oração subordinada adverbial (aquela que tem a conjunção).

    Ao inverter isso, é necessário colocar vírgula:

    Se você identificar sinais de ansiedade, (oração subordinada adverbial condicional, conjunção SE)

    acione sua rede de amigos e familiares para relaxar (oração principal)

  • galera, eu entendi a questão. mas existem algumas questões que eu tenho certeza do se ser condicional, mas vou ver no gabarito e é temporal. me ensinaram um macete de substituir por caso/quando sem mudar a flexão verbal e ver qual encaixa. se eu fizesse isso nessa questão, eu acharia que é temporal pq 'quando você identificar' parece mais certo do que 'caso você identificar' pq esse macete diz pra não flexionar o verbo pra 'caso você identifique'.

  • GABARITO = A

    oração subordinada adverbial ( condicional = SE ), deslocada !

    como identificar ? colocando a oração na posição oposta.

    alternativa A - Se você identificar sinais de ansiedade, acione sua rede de amigos e familiares para relaxar. ( como ela está deslocada é necessário o uso da vírgula )

    EX= acione sua rede de amigos e familiares para relaxar se você identificar sinais de ansiedade.

    #pmgo2022#

  • A letra E é sacanagem.

  • Não deixa de ser um termo deslocado - mais genérico ao meu ver. No final de frase (depois da oração principal), a vírgula será facultativa. Se a oração vier deslocada (antecipada como a própria banca mencionou) ou intercalada (no meio da oração), a vírgula torna-se obrigatória em se tratando de oração subordinada adverbial (introduzida por conjunções subordinativas).

    Vale lembrar que a oração adjetiva explicativa exerce a função de aposto, podendo ser separada por vírgula, parênteses ou travessões. Quanto às restritivas, elas exercem a função de adjunto adnominal, pois, como o próprio nome já diz, são adjetivas. Logo, o adjetivo junto ao nome (substantivo) é considerado sintaticamente como adjunto adnominal. Se funcionam como adjunto adnominal é porque estão junto de um nome (substantivo), faz referência, retoma um termo pelo qual estabelece uma relação de sentido. Seguindo essa lógica, a oração exerce essa função de adjunto adnominal ou porque a oração principal está em função substantiva ou pelo fato de estar relacionada ao termo/nome que o pronome relativo retoma.

  • Trata-se de uma oração subordinada adverbial deslocada. Nesse caso, o número de termos não importa, a vírgula será obrigatória