SóProvas



Questões de Análise de Balanços Públicos


ID
812635
Banca
AOCP
Órgão
TCE-PA
Ano
2012
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

A análise e a verificação do Balanço Orçamentário têm como objetivo preparar os indicadores que servirão de suporte para a avaliação da gestão orçamentária. Sobre a análise do Balanço Orçamentário, é INCORRETO afirmar que

Alternativas
Comentários
  • O candidato precisa ter um bom conhecimento dos conceitos de Balanços Públicos, afinal decorar cada índice é um pouco complicado.

    Os índices contábeis estão expressos no MCASP.

     

    O erro está na C, pois a descrição é ref. o "Quociente do Resultado Orçamentário".

    O "quociente de execução da despesa" é despesa executada e dotação atualizada.

     

    GABARITO: C


ID
812638
Banca
AOCP
Órgão
TCE-PA
Ano
2012
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

No que se refere à análise e à verificação do Balanço Financeiro, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO:D

     

    -> Uma das formas de cálculo para apurar o resultado financeiro do ente público em um determinando exercício é:

    saldo em espécie para o exercício seguinte menos o saldo DO EXERCÍCIO ANTERIOR.

     

    -> A outra fórma de calcular é: ingressos - dispêndios.


ID
812644
Banca
AOCP
Órgão
TCE-PA
Ano
2012
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

No que se refere à análise da Demonstração das Variações Patrimoniais, analise as assertivas e assinale alternativa que aponta as corretas.

I. O quociente do resultado das Variações Patrimoniais é resultante da relação entre o total das variações patrimoniais aumentativas e o total das variações patrimoniais diminutivas.
II. Deve-se avaliar o resultado patrimonial que é afetado tanto por fatos orçamentários quanto extraorçamentários, observando os itens mais relevantes que interferiram no superávit ou déficit patrimonial.
III. A avaliação da gestão, a partir da Demonstração das Variações Patrimoniais, visa apurar o quanto e de que forma a administração influenciou nas alterações patrimoniais quantitativas e qualitativas do setor público.
IV. O resultado patrimonial é um importante indicador de gestão fiscal pelo fato de ser o principal item que influencia na evolução do patrimônio de um período.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: E

     

    P. 336, MCASP:

    A Demonstração das Variações Patrimoniais (DVP)20 evidenciará as alterações verificadas no patrimônio, resultantes ou independentes da execução orçamentária, e indicará o resultado patrimonial do exercício.
    O resultado patrimonial do período é apurado pelo confronto entre as variações patrimoniais quantitativas aumentativas e diminutivas.

    O resultado patrimonial não é um indicador de desempenho, mas um medidor do quanto o serviço público ofertado promoveu alterações quantitativas dos elementos patrimoniais.
    A DVP permite a análise das alterações dos elementos patrimoniais e do desempenho da administração pública.
     

  • Pois bem, fiquei em dúvida quanto aos itens II e III na seguinte parte grifada por mim:

     

    II. Deve-se avaliar o resultado patrimonial que é afetado tanto por fatos orçamentários quanto extraorçamentários, observando os itens mais relevantes que interferiram no superávit ou déficit patrimonial.

    III. A avaliação da gestão, a partir da Demonstração das Variações Patrimoniais, visa apurar o quanto e de que forma a administração influenciou nas alterações patrimoniais quantitativas e qualitativas do setor público

     

    Caso alguém possa elucidar melhor a questão, manda mensagem, por favor.

     

    Aproveito para apelar ao QC por comentários de professores nas questões de contabilidade, os alunos que aqui estudam precisam desse apoio!


ID
855703
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCU
Ano
2011
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

Julgue os itens consecutivos, referentes à análise das demonstrações contábeis do setor público.


No caso do pagamento de despesa de restos a pagar com inscrição cancelada, o pagamento que vier a ser reclamado poderá ser atendido à conta de dotação destinada a despesas de exercícios anteriores.

Alternativas
Comentários
  • Conforme o Decreto nº 93.872/86:

    Art . 69. Após o cancelamento da inscrição da despesa como Restos a Pagar, o pagamento que vier a ser reclamado poderá ser atendido à conta de dotação destinada a despesas de exercícios anteriores.
  • CERTO - É o que disciplina também o artigo 37 da Lei 4320/64
    Art. 37. As despesas de exercícios encerrados(DEA), para as quais o orçamento respectivo consignava crédito próprio, com saldo suficiente para atendê-las, que não se tenham processado na época própria, bem como os Restos a Pagar com prescrição interrompida(CANCELADOS) e os compromissos reconhecidos após o encerramento do exercício correspondente poderão ser pagos à conta de dotação específica consignada no orçamento, discriminada por elementos, obedecida, sempre que possível, a ordem cronológica.
  • "Art . 69. Após o cancelamento da inscrição da despesa como Restos a Pagar, o pagamento que vier a ser reclamado poderá ser atendido à conta de dotação destinada a despesas de exercícios anteriores.

  • GAB: CERTO

    Complementando!

    Fonte: Gilmar Possati - Estratégia

    O caso exposto na questão (Restos a pagar com prescrição interrompida) está compreendido nas hipóteses que ensejam o pagamento a título de despesas de exercícios anteriores.  

    PRA NÃO ESQUECER!!

    O § 2º do Art. 22 do Decreto n. 93.872/86 explica as hipóteses que ensejam o pagamento a título de despesas de exercícios anteriores, definindo que: 

    Despesas que não se tenham processado na época própria são aquelas cujo empenho tenha sido considerado insubsistente e anulado no encerramento do exercício correspondente, mas que, dentro do prazo estabelecido, o credor tenha cumprido sua obrigação. 

    Restos a pagar com prescrição interrompida correspondem à despesa cuja inscrição como restos a pagar tenha sido cancelada, mas ainda vigente o direito do credor. 

    Compromissos reconhecidos após o encerramento do exercício são obrigações decorrentes de lei, em que o direito do credor somente foi reconhecido após o encerramento do exercício. 

    A doutrina destaca, ainda, outra hipótese a ensejar o pagamento a título de despesas de exercícios anteriores, qual seja: 

    Quando o valor inscrito em restos a pagar for menor que o valor real a ser pago. A diferença deve ser empenhada como despesa de exercícios anteriores. 

    ========

    Leitura da lei!!

    As Despesas de Exercícios Anteriores (DEA) estão previstas no art. 37, da Lei n. 4.320/64, assim como no art. 22 do Decreto n. 93.872/1986: 

    Lei n. 4.320/64, Art. 37As despesas de exercícios encerrados, para as quais o orçamento respectivo consignava crédito próprio, com saldo suficiente para atendê-las, que não se tenham processado na época própria, bem como os Restos a Pagar com prescrição interrompida e os compromissos reconhecidos após o encerramento do exercício correspondente, poderão ser pagas à conta de dotação específica consignada no orçamento, discriminada por elemento, obedecida, sempre que possível, a ordem cronológica. 

    Decreto n. 93.872/86, Art. 22. As despesas de exercícios encerrados, para as quais o orçamento respectivo consignava crédito próprio com saldo suficiente para atendê-las, que não se tenham processado na época própria, bem como os Restos a Pagar com prescrição interrompida, e os compromissos reconhecidos após o encerramento do exercício correspondente, poderão ser pagos à conta de dotação destinada a atender despesas de exercícios anteriores, respeitada a categoria econômica própria. 


ID
855709
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCU
Ano
2011
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

Julgue os itens consecutivos, referentes à análise das demonstrações contábeis do setor público.


As despesas que se revistam de simples transitoriedade e, em algum momento, constituíram receitas extraorçamentárias podem ser tratadas como despesas extraorçamentárias.

Alternativas
Comentários
  • Certo. Poder, pode. Na verdade, essa é a definição de despesa extraorçamentária adotada pela doutrina segundo o critério de forma de ingresso. São as despesas não consignadas no orçamento ou nas leis de créditos adicionais. Correspoendem à devolução de recursos transitórios que foram obtidos como receitas extraorçamentárias, ou seja, pertecem a terceiros e não aos órgãos públicos, como as restituições de cauções, pagamentos de restos a pagar, resgate de operações de crédito por antecipação de receita, etc.
  • CERTO.

    As receitas orçamentárias são os créditos que financiarão as despesas orçamentárias constantes no orçamento. As receitas orçamentárias são aquelas que o ente público tem o domínio sobre elas, em regra, são efetivas, pois alteram a situação patrimonial do ente. Enquanto as receitas extraorçamentárias são ingressos de recursos de terceiros e o ente público funciona apenas como um depositário. Desta forma, posteriormente o ente público deverá devolver este recurso que não é seu, assim, para anular os efeitos de uma receita "indevida" deve-se realizar uma despesa com a mesma classificação, ou seja, extraorçamentária. Além disso, entende-se por despesas extraorçamentárias aquelas em que não estavam previstas no orçamento.
  • Esta é uma daquelas questões chatíssimas da CESPE, que acaba prejudicando aqueles que sabem. Na minha opinião, questão horrível, muito mal elaborada, pois "as despesas que se revistam de simples transitoriedade e, em algum momento, constituíram receitas extraorçamentárias DEVEM ser tratadas como despesas extraorçamentárias".

ID
958183
Banca
CEPERJ
Órgão
SEFAZ-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

O resultado da relação entre a Receita Realizada e a Previsão Atualizada da Receita, indicando a existência de excesso ou falta de arrecadação para a cobertura de despesas, representa o quociente de:

Alternativas

ID
969862
Banca
FUNCAB
Órgão
IPEM-RO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

O Manual de ContabilidadeAplicada ao Setor Público publicado pela Secretaria do Tesouro Nacional,parte V,que trata das demonstrações contábeis aplicadas ao setor público, propõe alguns procedimentos relativos a análises por quocientes para o Balanço Orçamentário.Segundo o referido manual, o Quociente do Resultado Orçamentário:

Alternativas
Comentários
  • a) Resposta letra a.

    QUOCIENTE DO RESULTADO ORÇAMENTÁRIO

    É resultante da relação entre a Receita Realizada e a Despesa Empenhada, indicando a existência de superávit ou déficit

     Considera-se do exercício a receita nele arrecada. Considera-se do exercício a despesa nele legalmente empenhada. 

    b) quociente de execuçao de receita é resultante da relação entre a Receita Realizada e a Previsão Atualizada da Receita, indicando a existência de excesso ou falta de arrecadação para a cobertura de despesas.

    c) é resultante da relação entre a Previsão Inicial da Receita e a Dotação Inicial da Despesa, indicando se há equilíbrio entre a previsão e a fixação constante na LOA. (quociente do equilíbrio orçamentário)

    d) quociente de desempenho da arrecadação é resultante da relação entre a Receita Realizada e a Previsão Inicial da Receita, indicando a existência de excesso ou falta de arrecadação para administração dos indicadores fiscais

    e)   Quociente de utilização do superávit financeiro é resultante da relação entre os Créditos Adicionais abertos por meio de superavit financeiro e o total superavit do financeiro apurado no exercício anterior, indicando a parcela do financeiro utilizada para abertura de créditos adicionais 


ID
1104610
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CADE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

relativos à administração financeira.

Sob a ótica da administração financeira, o retorno do investimento é compensado pelo risco efetivo da operação; assim, um investidor espera receber taxas mais altas de retorno em investimentos com maior risco.

Alternativas
Comentários
  • RELAÇÃO RISCOS X RETORNO

    Há uma relação diretamente proporcional entre risco e retorno.

    * Investimento de risco elevado  tende a gerar maior retorno  financeiro, assim como investimentos de baixo risco geram  normalmente menor retorno financeiro.

    Gab: Certo :D

  • Não concordo com o trecho que diz que o retorno é compensado pelo risco efetivo. Não há compensação, caso ocorresse, não haveria razão para se investir.

  • Questão de Economia Aplicada... Bem, em sintese, quanto maior o risco, maior a necessidade de altas taxas de retornos... Por exemplo, a escolha do investidor entre investir no Brasil ou investir nos EUA... Se investir nos EUA terá certeza que não irá perder, apesar de receber retornos baixos, enquanto que no Brasil, para atrair investimentos, precisa de retornos mais altos, visto sua instabilidade político-institucional.!!!

  • Observei algo muito sutil, que para mim não faz sentido, e por isso me fez marcar errado. A assertiva diz: "... o retorno do investimento é compensado pelo risco efetivo da operação..." Não seria "o risco efetivo da operação é compensado pelo RETORNO DO INVESTIMENTO". Que lógica é essa do CESPE?

  • Acho que a maioria entende a questão risco x retorno ...

    Mas marquei errado por achar impróprio o termo risco efetivo com a expectativa de "receber taxas mais altas de retorno em investimentos"

    Não seria adequado risco previsto (ex antes), ao invés de risco efetivo (a posteriori)?

    Alguém sabe esclarecer? Obg


ID
1267216
Banca
FCC
Órgão
TCE-GO
Ano
2009
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

Considere a análise vertical (AV) e a análise horizontal (AH) das receitas orçamentárias, referentes a X1 e X2, extraídas do Balanço Financeiro de uma determinada prefeitura:

                                                            AV (%)              AV (%)              AH (%)
            Descrição                                   X1                     X2                       X2
      Receita Orçamentária                       100,0                 100,0                  130,00
Receita Tributária                                   26,0                   30,8                    153,85
Receita de Contribuições                        5,0                     5,4                      140,00
Receita Patrimonial                                 7,5                     3,8                      66,67
Receita de Serviços                               10,0                    10,8                   140,00
Transferências Correntes                       30,0                    25,0                   108,33
Outras Receitas Correntes                     1,5                      2,7                     233,33
Receitas de Capital                               20,0                     21,5                  140,00

Com base nessas informações, é correto afirmar que

Alternativas

ID
1398577
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

Com relação à administração financeira, julgue o item seguinte.

A decisão pela execução de um projeto considerado como viável e auspicioso depende de que o seu valor presente líquido tenha remuneração superior ao custo de oportunidade. Nesse sentido, é correto afirmar que, quanto maior a taxa de desconto, menor será o valor presente dos fluxos futuros de caixa.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: CERTO.

     

    Auspicioso, Definição: Que dá esperança de bons efeitos; em que há boas consequências ou bons resultados; próspero: o desfecho da campanha foi auspicioso.De bom presságio; que tende a ser promissor: dias auspiciosos.

     

    Fonte: https://www.dicio.com.br/auspicioso/

     

  • CORRETO. É preciso que o valor presente líquido tenha remuneração superior ao custo de oportunidade. E como vimos, quanto mais aumentarmos a taxa, menor será o valor atual dos fluxos futuros

  • A taxa de desconto é o percentual de quanto você deixa de ganhar ao aplicar um valor. Ou seja, quanto maior a taxa, menor seu lucro. Com isso, é correto afirmar que, quanto maior a taxa de desconto, menor será o valor presente dos fluxos futuros de caixa.

    Gab.: Certo


ID
1466680
Banca
FUNRIO
Órgão
UFRB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

Na análise da Demonstração das Variações Patrimoniais de determinado órgão público é possível identificar

Alternativas
Comentários
  • Se você tiver gravado a estrutura dos balanços na mente fica muito fácil. Veja no MCASP as figuras dos balanços e nunca mais vai esquecer.


    A) Errado: previsto no Balanço orçamentário.

    B) Errado:previsto no Balanço orçamentário.

    C) Errado: previsto no Balanço orçamentário.

    D) Certo: Semelhante a DRE no setor privado.

    E) Errado: previsto no balanço financeiro.


    Fonte: MCASP

    Balanço orçamentário página 305.

    Balanço Financeiro página 315.

    http://www.tesouro.fazenda.gov.br/documents/10180/367031/CPU_MCASP_6edicao/05eea5ef-a99c-4f65-a042-077379e59deb


    Fé em DEUS! Vamos chegar lá!

  • Eu colocaria a D, mas não seria no momento do Lançamento que ela ocorre?


ID
1522690
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2011
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

A análise das demonstrações contábeis engloba o Balanço Orçamentário, o Balanço Financeiro, a Demonstração das Variações Patrimoniais, o Balanço Patrimonial, a Demonstração dos Fluxos de Caixa, a Demonstração do Resultado Econômico e a Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido. Com relação à Demonstração do Resultado Econômico, a análise da consistência tem como um dos objetivos

Alternativas
Comentários
  • NBCASP - (16.6 - DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS)

     

    "A Demonstração do Resultado Econômico deve ser elaborada considerando sua interligação com o sistema de custos e apresentar na forma dedutiva, pelo menos, a seguinte estrutura:
    (a) receita econômica dos serviços prestados e dos bens ou dos produtos fornecidos;
    (b) custos e despesas identificados com a execução da ação pública; e
    (c) resultado econômico apurado.
    A receita econômica é o valor apurado a partir de benefícios gerados à sociedade pela ação pública, obtido por meio da multiplicação da quantidade de serviços prestados, bens ou produtos fornecidos, pelo custo de oportunidade."

  • Questão desatualizada.


ID
1548535
Banca
IESES
Órgão
SEPLAG-MG
Ano
2013
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

É um controle adotado pelo administrador financeiro que tem como objetivo básico, a projeção das entradas e saídas de recursos financeiros para determinado período, visando prognosticar a necessidade de captar empréstimos ou aplicar excedentes de caixa nas operações mais rentáveis para a empresa.

Alternativas
Comentários
  • Gab D

    Fluxo de caixa é um tipo de controle da movimentação financeira em um determinado período de tempo, considerando entradas e saídas de dinheiro a partir de registros detalhados. Em uma visão diária, semanal ou mensal, ele já oferece instrumentos de verificação e análise para seus negócios.


ID
1639435
Banca
FGV
Órgão
TCM-SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

Quadro I – Saldos antes da apuração do resultado patrimonial do exercício encerrado em 31/12/20x4, da prefeitura municipal de Novo Mar.


                             Descrição                                                               Saldo (milhares)

Transferências recebidas                                                                          32.800,00

Pessoal e encargos                                                                                   21.300,00

Imobilizado                                                                                                16.300,00

Impostos, taxas e contribuições de melhoria                                            14.380,00

Empréstimos e financiamentos - LP                                                            9.350,00

Uso de bens, serviços e consumo de capital fixo                                        8.750,00

Intangível                                                                                                     4.500,00

Benefícios previdenciários e assistenciais                                                   4.100,00

Ativo realizável a longo prazo                                                                      3.120,00

Contribuições                                                                                               3.100,00

Patrimônio social                                                                                          2.000,00

Investimentos                                                                                               1.950,00 

Obrigações trabalhistas, previdenciárias e assistenciais a pagar                 1.820,00

Créditos de curto prazo                                                                                 1.560,00

Exploração e venda de bens e serviços                                                        1.300,00

Estoques                                                                                                        1.120,00

Caixa e equivalentes de caixa                                                                           910,00

Variações patrimoniais diminutivas financeiras                                                 910,00

Transferências concedidas                                                                                890,00

Fornecedores a pagar                                                                                       840,00

Desvalorização e perdas com Ativos                                                                 780,00

Provisões de longo prazo                                                                                  750,00

VPD pagas antecipadamente                                                                            380,00

Variações patrimoniais aumentativas financeiras                                              230,00

De acordo com o Quadro I, o índice de liquidez geral ao final do exercício de 20x4 na prefeitura municipal de Novo Mar era de:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B


    Liquidez Geral = AC + ARLP / PC + PNC

    AC+ARLP = 7.090 
    Ativo realizável a longo prazo  3.120,00 
    Créditos de curto prazo  1.560,00 
    Estoques  1.120,00 
    Caixa e equivalentes de caixa  910,00 
    VPD pagas antecipadamente  380,00 
     
    PC+PNC = 12.760
    Empréstimos e financiamentos - LP  9.350,00 
    Obrigações trabalhistas, previdenciárias e assistenciais a pagar  1.820,00 
    Fornecedores a pagar  840,00 
    Provisões de longo prazo  750,00 
     

    LG=7.090/12.760= 55,56% 


  • O que é VPD pagas antecipadamente? 

  • Variações patrimoniais diminutivas (VPD) pagas antecipadamente São os pagamentos de variações patrimoniais diminutivas VPD antecipadas, cujos benefícios ou prestação de serviço à entidade ocorrerão dentro dos doze meses seguintes à data de publicação das demonstrações contábeis.

    http://www3.tesouro.gov.br/contabilidade_governamental/download/pcasp_manual_anexos.pdf

  • Obrigada Ana Mota!

  • VPDs pagas antecipadamente (nomenclatura utilizada na contabilidade pública) são como as despesas antecipadas da contabilidade geral.

  • Fórmula: LG = AC + ARLP / PC + PNC

    AC+ARLP = 7.090,00 
    Ativo realizável a longo prazo  3.120,00 (ARLP)
    Créditos de curto prazo  1.560,00 (AC)
    Estoques  1.120,00 (AC)
    Caixa e equivalentes de caixa  910,00 (AC) 
    VPD pagas antecipadamente  380,00 (AC)
      
    PC+PNC = 12.760,00
    Empréstimos e financiamentos - LP  9.350,00 (PNC)
    Obrigações trabalhistas, previdenciárias e assistenciais a pagar  1.820,00 (PC) 
    Fornecedores a pagar  840,00 (PC)
    Provisões de longo prazo  750,00 (PNC)

    LG=7.090,00/12.760,00= 0,5556 x 100% = 55,56% 

     

    Logo, alternativa B.

  • O Índice de Liquidez Geral leva em consideração tanto os itens de curto prazo quanto os de longo. Assim, ele confronta os Ativos Circulante e Realizável a Longo Prazo com os Passivos Circulante e Não Circulante.

    São itens de ativo e passivo entre as contas elencadas:

    Caixa e equivalentes de caixa               910,00
    Créditos de curto prazo                       1.560,00
    VPD pagas antecipadamente                380,00
    Estoques                                             1.120,00
    Ativo realizável a longo prazo             3.120,00
    Total (AC + ARLP)                             7.090,00

    Fornecedores a pagar                                                                               840,00
    Obrigações trabalhistas, previdenciárias e assistenciais a pagar          1.820,00
    Empréstimos e financiamentos - LP                                                       9.350,00
    Provisões de longo prazo                                                                          750,00
    Total (PC + PÑC)                                                                                 12.760,00 

    Liquidez Geral = AC + ARLP / PC + PÑC  =  7.090,00 / 12.760,00= 0,5556
    Gabarito: B
  • O cuidado que se deve ter é que VPD paga antecipadamente, muitas vezes, é liquida na foram de prestação de um serviço. Tem livro que não conta com essa parcela do ativo no cálculo da liquidez, já que você não consegue pagar obrigações com os serviços a que tem direito (não receberá dinheiro, e sim serviço).


ID
1947472
Banca
SEPROD
Órgão
Câmara de Estância - SE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

A contabilidade aplicada ao setor público passa por profundas mudanças que estão exigindo um grande esforço dos profissionais com ela envolvidos para que seus relatórios e demonstrações contenham informações úteis para a gestão patrimonial e a tomada de decisão por parte dos gestores públicos, o que é o objetivo principal das Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público (NBCASP) e da Secretaria do Tesouro Nacional (STN).


(MAUSS, Cezar Volnei. Análise de Demonstrações Contábeis e Governamentais. Instrumento de Suporte à Gestão Pública. 1ª ed.2012. Editora Atlas. São Paulo.)

Com as alterações estruturais propostas pela contabilidade, é possível realizar uma série de análises técnicas e gerenciais que possibilitam um diagnóstico bastante amplo e preciso da situação econômica e financeira das entidades públicas, abrangendo alguns aspectos.


Os aspectos envolvidos nas alterações estruturais são quanto a:


I. Liquidez.


II. Estrutura de endividamento.


III. Resultados obtidos pelos gestores.


IV. Precisão dos dados contábeis.


Marque APENAS a série com os dados corretos.



Alternativas

ID
2376172
Banca
UFMT
Órgão
UFMT
Ano
2014
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

A Administração Financeira e Orçamentária utiliza métricas para analisar o desempenho e os resultados obtidos por uma organização. Dentre as métricas, têm-se os índices de liquidez. A respeito do Índice de Liquidez Imediata (ILI), assinale a afirmativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: A

    Liquidez IMEDIATA - Medida que compara as obrigações com vencimento de curto prazo com o que a empresa possui em caixa ou em títulos conversíveis em dinheiro.

    A liquidez imediata analisa a capacidade para pagar, para avaliar o índice de liquidez da entidade , basta somar o disponível e dividir pelo Passivo Circulante

    Liquidez imediata = DISPONÍVEL (caixa+banco+aplicações financeiras curto prazo) / PASSIVO CIRCULANTE


ID
2522482
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-PE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

      Determinada companhia concessionária de serviço público de energia elétrica reapresentou os relatórios contábil-financeiros relativos ao exercício findo em 2015. Nos relatórios reapresentados, que passaram a exprimir apropriadamente o modelo de negócio de distribuição de energia elétrica, foram feitas apenas duas alterações.

      Em primeiro lugar, o ativo financeiro indenizável da concessão, anteriormente classificado no grupo caixa ou equivalentes de caixa, passou a compor o grupo não circulante, mensurado a valor justo. Com isso, foi feito também o respectivo ajuste do valor justo do período, o qual passou a integrar o grupo de receitas operacionais, deixando de ser classificado como resultado financeiro.

A partir das informações apresentadas nessa situação hipotética e considerando que a referida companhia está sujeita à legislação societária, composta pela Lei n.º 6.404/1976 e suas alterações posteriores bem como por legislação complementar, julgue o item a seguir, relativo aos indicadores econômico-financeiros dessa companhia.


Considerando-se o exercício de 2014 como o índice-base, não foram alterados, na reapresentação dos relatórios contábil-financeiros, os números-índices do balanço patrimonial do exercício findo em 2015.

Alternativas
Comentários
  • Houve alteração nos valores do balanço de 2015: o grupo “Caixa ou Equivalente de Caixa” diminuiu e o grupo não circulante aumentou. Assim, considerando 2014 como índice-base, houve alteração nos números-índices do balanço de 2015, quando da análise horizontal.

    Luciano Rosa, Estratégia Concursos

     

    Gabarito: Errado.

  • Segundo o enunciado as demonstrações contábeis foram reapresentadas com duas alterações:

    Caixa ou Equivalente de Caixa (Ativo Circulante) → ANC – Realizável a Longo Prazo

    Receita Financeira → Receita Operacional

    Neste sentido, como houve alteração de um item do Ativo Circulante para o Não Circulante, alguns números-índices do Balanço Patrimonial serão afetados.

    Assim, incorreta a afirmativa.

    Gabarito: E

     

    http://www.igorcintra.com.br/correcoes-de-provas/tce-pe-comentarios/

  • Isso é uma questão de certo ou errado, ou uma redação ?

  • Gabarito: Errado.

    Comentário:

    Sem adentrar nos motivos que desencadearam as alterações realizadas, o que você precisa saber, apenas, é que a banca está falando de análise horizontal, tendo eleito 2014 como ano base. Assim, fica claro que o fato de ter havido duas alterações na reapresentação das demonstrações contábeis de 2015 (uma no balanço patrimonial e outra na demonstração do resultado) certamente modificou os números-índices do balanço patrimonial do exercício findo em 2015.

    Nota: houve duas mudanças, a primeira fez diminuir o ativo circulante e aumentar o ativo não circulante da empresa; a segunda, por sua vez, resultou em um aumento das receitas operacionais em detrimento das receitas financeiras.

  • Se migrou valores do AC para ANC, certamente, os índices de balanço, em especial, os referentes a LIQUIDEZ (imediata, seca, corrente, geral) alteraram, dentre outros.

    Bons estudos.

  • Valeu, samir.


ID
2528869
Banca
Quadrix
Órgão
TERRACAP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

A partir das seguintes relações: a – gasto unitário previsto = dotação prevista/meta programada; e b – gasto unitário real = despesa realizada/meta atingida, é correto afirmar que a ação será considerada

Alternativas
Comentários
  • Gabarito da banca: D

    Ao meu ver, sem gabarito ou a C ser a (mais) correta.

    Isso porque as alternativas D e E basicamente dizem a mesma coisa. Dizer que a dotação prevista/meta programada e a despesa realizada/meta atingida é maior que 1 é equivalente a afirmar que a "despesa realizada for menor que a dotação prevista".

    Já a alternativa C fala de eficácia, o que significa dizer que as metas programadas foram atingidas, embora não especifique exatamente em que tempo e custo isso ocorreu.

    Bons estudos!


ID
2584327
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
MPE-AL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

Com respeito à análise dos coeficientes do Balanço Orçamentário relacione a coluna da esquerda com a coluna da direita.


1ª coluna

1. Quociente de Equilíbrio Orçamentário

2. Quociente de Execução da Receita

3. Quociente de Desempenho de Arrecadação

4. Quociente do Resultado Orçamentário

5. Quociente Financeiro Real da Execução Orçamentária


2ª coluna

( ) Resultante da relação entre a receita realizada e a previsão inicial da receita.

( ) Resultante da relação entre a receita realizada e a despesa empenhada.

( ) Resultante da relação entre a previsão inicial da receita e a dotação inicial da despesa.

( ) Resultante da relação entre a receita realizada e a despesa paga.

( ) Resultante da relação entre a receita realizada e a previsão atualizada de receita.


Assinale a opção que mostra a sequência correta, de cima para baixo.

Alternativas

ID
3503254
Banca
CETRO
Órgão
Prefeitura de São Paulo - SP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

Quanto aos quocientes apresentados na primeira coluna, que são utilizados como instrumento de análise do Balanço Orçamentário, correlacione as colunas e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.


1. O Quociente do Resultado Orçamentário.

2. O Quociente Financeiro Real da Execução Orçamentária.

3. O Quociente de Desempenho da Arrecadação.

4. O Quociente de Execução da Despesa.

5. O Quociente de Execução da Receita.

6. O Quociente do Equilíbrio Orçamentário.


( ) É resultante da relação entre a Receita Realizada e a Previsão Atualizada da Receita, indicando a existência de excesso ou a falta de arrecadação para a cobertura de despesas.

( ) É resultante da relação entre a Receita Realizada e a Previsão Inicial da Receita, indicando a existência de excesso ou a falta de arrecadação para a administração dos indicadores fiscais.

( ) É resultante da relação entre a Previsão Inicial da Receita e a Dotação Inicial da Despesa, indicando se há equilíbrio entre a previsão e a fixação constante na LOA.

( ) É resultante da relação entre a Receita Realizada e a Despesa Empenhada, indicando a existência de superávit ou déficit.

( ) É resultante da relação entre a Despesa Executada e a Dotação Atualizada, cuja discrepância pode ser ocasionada por ineficiência no processo planejamentoexecução ou a uma economia de despesa orçamentária.

( ) É resultante da relação entre a Receita Realizada e a Despesa Paga, indicando o quanto a receita orçamentária arrecadada representa em relação à despesa orçamentária paga.

Alternativas
Comentários
  • 1. O Quociente do Resultado Orçamentário.

    2. O Quociente Financeiro Real da Execução Orçamentária.

    3. O Quociente de Desempenho da Arrecadação.

    4. O Quociente de Execução da Despesa.

    5. O Quociente de Execução da Receita.

    6. O Quociente do Equilíbrio Orçamentário.

    (5) É resultante da relação entre a Receita Realizada e a Previsão Atualizada da Receita, indicando a existência de excesso ou a falta de arrecadação para a cobertura de despesas.

    (3) É resultante da relação entre a Receita Realizada e a Previsão Inicial da Receita, indicando a existência de excesso ou a falta de arrecadação para a administração dos indicadores fiscais.

    (6) É resultante da relação entre a Previsão Inicial da Receita e a Dotação Inicial da Despesa, indicando se há equilíbrio entre a previsão e a fixação constante na LOA.

    (1) É resultante da relação entre a Receita Realizada e a Despesa Empenhada, indicando a existência de superávit ou déficit.

    (4) É resultante da relação entre a Despesa Executada e a Dotação Atualizada, cuja discrepância pode ser ocasionada por ineficiência no processo planejamentoexecução ou a uma economia de despesa orçamentária.

    (2) É resultante da relação entre a Receita Realizada e a Despesa Paga, indicando o quanto a receita orçamentária arrecadada representa em relação à despesa orçamentária paga.


ID
3649282
Banca
Instituto Consulplan
Órgão
Prefeitura de Suzano - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

Um órgão ente público apresentou as seguintes informações sobre o estoque de caixas de toner hp 1020: quantidade de caixas itens no estoque em 31/12/2017 – 1.250 caixas; compras durante o ano de 2018 – 6.500 caixas; e, quantidade de caixas itens no estoque em 31/12/2018 – 1.750 caixas. Considerando que não houve perdas e todas as unidades foram utilizadas, qual foi o giro de estoque das caixas de toner hp 1020 durante o ano de 2018?

Alternativas
Comentários
  • GIRO DE ESTOQUE = TOTAL DE SAÍDAS / VOLUME MÉDIO DE ESTOQUE.

    GE = 6000 / (1250+1750)/2 = 4

  • VENDAS = EI + COMPRAS - EF = 1250 + 6500 - 1750 = 6000

    EM = EI + EF / 2 = (1250 + 1750) / 2 = 1500

    GE = VENDAS / EM = 6000 / 1500 = 4

  • – Rotação de Estoque (RE)

    As fórmulas são as seguintes:

    Rotação de Estoque: RE= Custo das Mercadorias Vendidas/Estoque Médio

    onde

    Estoque médio = (Estoque inicial + Estoque final)/2

    CMV = estoque inicial + compras - estoque final

    Daí:

    CMV = 6.000

    Estoque Médio = 1.500

    Calculando, temos:

    Rotação de Estoque = 6.000/1.500 = 4

    Isto significa que a empresa renovou seu estoque de mercadorias 4 vezes durante o ano, ou seja, comprou e vendeu o equivalente ao seu estoque médio 4 vezes. 

    (C)


ID
5672764
Banca
FAURGS
Órgão
SES-RS
Ano
2022
Provas
Disciplina
Não definido
Assuntos

Sobre as entidades do setor público, considere as afirmações a seguir e assinale-as com V (verdadeiro) ou F (falso).


( ) O objetivo principal de todas as entidades do setor público é prestar serviços à sociedade, em vez de obter lucros e gerar retorno financeiro aos investidores.

( ) O desempenho de tais entidades pode ser totalmente avaliado por meio da análise da situação patrimonial, do desempenho e dos fluxos de caixa.

( ) Os Relatórios Contábeis de Propósito Geral das Entidades do Setor Público (RCPGs) fornecem informações aos seus usuários para subsidiar os processos decisórios e a prestação de contas e responsabilização (accountability).

( ) Os usuários dos RCPGs das entidades do setor público precisam de informações para subsidiar as avaliações como, por exemplo, a eficiência e eficácia do serviço prestado.


A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é

Alternativas