- ID
- 849856
- Banca
- VUNESP
- Órgão
- SPTrans
- Ano
- 2012
- Provas
- Disciplina
- Design Gráfico
- Assuntos
Entre os principais fatores de unificação do projeto gráfico, pode-se citar:
Entre os principais fatores de unificação do projeto gráfico, pode-se citar:
A respeito do equilíbrio visual, é correto afirmar:
São elementos básicos da linguagem visual, EXCETO
Sobre a relação figura e fundo de uma composição, o que pode tornar uma forma
propriamente ativa? Marque o item CORRETO.
I – Contraste da cor.
II – Contraste entre forma e contra-forma.
III – Tensão figura e fundo.
IV – Inserção e distribuição do espaço.
V – Predominância positiva da figura.
A teoria da Gestalt afirma que os conjuntos possuem leis próprias que regem seus elementos e somente através da percepção da totalidade é que o cérebro pode assimilar e decodificar uma imagem ou conceito. São alguns dos princípios da Gestalt:
A teoria da forma define a eficiência na compreensão, leitura e identificação de uma composição visual como:
Sobre sistemas de composição, assinale a afirmativa correta.
Sobre composição, assinale a afirmativa incorreta.
Elementos básicos da comunicação visual são matrizes primárias para a construção da mensagem visual. A composição de um ou mais elementos básicos para a linguagem visual ajuda o design a cumprir o objetivo da peça gráfica. De acordo com os textos abaixo, marque a alternativa correta.
I. Linha, ponto, contorno, forma e direção são exemplos de elementos básicos da comunicação visual.
II. Direção enquanto elemento básico da comunicação visual tem origem nas formas básicas como quadrado, triângulo e círculo.
III. A proporção entre os elementos básicos da comunicação visual é gerada pela escala. Este elemento básico reflete, também, referências de elementos encontrados na natureza.
De acordo com o processo de design de marcas, leia os textos abaixo e marque a alternativa correta.
Texto I: Frequentemente, um logotipo é justaposto com um símbolo. Formando, assim, uma assinatura visual.
Texto II: A legibilidade do logotipo é obrigatória em várias proporções e em uma amplitude de mídias, seja o logotipo impresso em serigrafia ou em grandes formatos, como o outdoor.
Texto III: Na composição cromática da marca, o designer precisa sintonizar função e percepção psicodinâmica da cor, para gerar, assim, personalidade da marca construída.
Sobre os conceitos de diagramação e técnicas de composição visual no Design Gráfico:
Na composição visual de uma peça gráfica,
Considerando os fundamentos de composição utilizados no planejamento de uma peça gráfica,
Organizar o conteúdo enfatizando alguns dados e preterindo outros ajuda os leitores a localizarem-se no texto, sabendo onde entrar e sair e como selecionar algumas de suas ofertas. Cada nível deve ser indicado por um ou mais sinais aplicados consistentemente ao longo do texto. (LUPTON, Ellen)
Esse texto refere-se ao sistema de:
Sobre os conceitos de diagramação e técnicas de composição visual no Design Gráfico:
Na composição visual de uma peça gráfica,
Considerando os fundamentos de composição utilizados no planejamento de uma peça gráfica,
O desenvolvimento de peças gráficas digitais pressupõe o uso de elementos de composição visual, afirmando-se corretamente que
A respeito das fontes em peças de marketing, pode-se afirmar corretamente que
Considerando os fundamentos do design, o nome do artifício gráfico de colocar dois elementos lado a lado para destacar ou criar contraste, sugerindo uma relação entre tais elementos, é
O tipo de alinhamento de texto mais utilizado por sua formalidade e organização visual de ambas as margens é
Considere as definições abaixo.
I. Evitar elementos (tipo, cor, tamanho, espessura da linha, forma, espaço) similares em uma página.
II. Itens relacionados entre si devem ser agrupados e aproximados uns dos outros para que sejam vistos como um conjunto coeso.
III. Composição baseada no centro geométrico, gera peças mais sóbrias, com movimentos equilibrados, procurando tornar o layout atraente e comunicável.
IV. Composição baseada no centro óptico como referência de distribuição dos elementos da composição; os elementos são hierarquizados para induzir o leitor.
Estas afirmações se referem, respectivamente, a
Considere as afirmações abaixo
I. O desenho de observação é aquele em que se utiliza um modelo real para desenvolver a percepção visual: capacidade de observação de forma, luz e volumes.
II. A criatividade e a imaginação do desenhista se manifestam nas técnicas do desenho de observação.
III. Respeito pela proporção, texturas e materiais, perspectiva, sombras e luz são alguns dos elementos presentes no desenho de observação.
Está correto o que se afirma em
Quando se utilizam cores na composição de projetos gráficos com textos colocados sobre um fundo, é correto afirmar que
Editoração eletrônica é um processo voltado para a produção de peças gráficas e editoriais, tais como jornais, livros, revistas, catálogos, malas diretas e folhetos, por meio de ferramentas computadorizadas. A Editoração Eletrônica pode envolver etapas, sendo duas delas descritas a seguir:
I. Por meio de um software de editoração, é criada uma folha de estilo na qual são inseridos o texto e figuras relacionadas. Essa fase consiste em desenhar previamente a disposição de todos os elementos que integram cada página, ordenar conforme uma orientação pré-determinada como ficariam, depois de montados e impressos, os títulos, os textos, as fotografias e os anúncios, indicando o número de colunas das matérias e outras especificações complementares.
II. Após a criação da folha de estilo, o software de editoração se encarrega de incluir e ajustar automaticamente o texto às especificações definidas . Nessa fase , o material é encaminhado para a oficina, onde toma direções diversas. As fotos e as publicidades que tinham a sua arte final prontas vão para o fotolito, onde, através de processos fotográficos, sofrem redução ou ampliação de acordo com o tamanho indicado. O texto é finalizado, sendo trabalhado e transformado em filme.
As fases I e II são denominadas, respectivamente: