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Questões de Metologia e Métodos em Design


ID
991231
Banca
IFPI
Órgão
IF-PI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

A criação publicitária é um processo de confecção de peças e campanhas que trabalha basicamente com dois tipos de informações:

Alternativas

ID
1222546
Banca
FUNIVERSA
Órgão
IFB
Ano
2012
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

A criatividade é, por definição, uma criação funcional. Uma criação modesta, especialmente combinatória e efetiva. O bom design não tem outra ideologia senão a eficácia.
Rodolfo Fuentes. A prática do design gráfico: uma metodologia criativa. São Paulo: Rosari, 2006. 

No cotidiano da profissão do programador/comunicador visual, a palavra modesta refere-se .

Alternativas

ID
1334698
Banca
FMP Concursos
Órgão
PROCEMPA
Ano
2012
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Conjunto de informações, documento, coleta de dados passados para o desenvolvimento de um trabalho. Peça fundamental para a elaboração de uma proposta de projeto. Elemento chave para o planejamento das etapas da pesquisa de acordo com as necessidades do cliente. Essas características se referem a(o)

Alternativas
Comentários
  • A: Briefing

  • Briefing é o ato de dar informaçôes e instrucoes referente a elaboracao de algum trabalho de acordo com as necessidades do cliente.

  • excelente!


ID
1396201
Banca
FGV
Órgão
PROCEMPA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Sobre a metodologia projetual, analise as afirmativas a seguir.

I. Ela funciona como um guia com etapas gerais a serem cumpridas.

II. Ela contempla, exclusivamente, o aspecto criativo.

III. Ela atende a complexidade crescente das variáveis em um projeto.

Assinale:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra B

    Questão fácil de responder, pois dá para fazer uma análise lógica e, por eliminação, responder corretamente, com segurança. Explico: ainda que tivéssemos dúvida quanto a 1a afirmação (I. Ela funciona como um guia com etapas gerais a serem cumpridas), ao lermos a 2a (II. Ela contempla, exclusivamente, o aspecto criativo) já poderíamos eliminar ela das opções corretas, pois ela é absurda. Assim, as opções "A", "C", "D" e "E" já ficam imediatamente erradas, sobrando apenas a letra "B", que é o gabarito ;-D


ID
1396285
Banca
FGV
Órgão
PROCEMPA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

As opções a seguir apresentam técnicas que podem ser utilizadas para melhor conhecer a experiência de usuários reais relacionada a um dado produto interativo, à exceção de uma. Assinale-a.

Alternativas
Comentários
  • Avaliação Heurística é feita apenas por especialistas das mais diversas áreas do conhecimento (daí ser denominada heurística), não tendo participação de usuários. Todas as demais opções podem/devem ter participação dos usuários reais.


ID
1523155
Banca
IADES
Órgão
CFA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Dentro do processo metodológico do qual o designer gráfico se atribui para projetar tem-se o briefing. Assinale a alternativa incorreta sobre o briefing.

Alternativas
Comentários
  • Segundo Rabaça & Barbosa, no Dicionário Essencial de Comunicação:

     

    Briefing - Fornecimento de instruções e diretrizes aos responsáveis pela execução de um determinado trabalho pelo cliente ou pela chefia de uma agência de propaganda, jornal etc.

     

    Mais questões sobre briefing:

     

    Q16468
    Q543678
    Q788298
    Q197786
    Q306510
    Q592646
    Q132179
    Q507716
    Q96444

  • GAB: D


ID
1736152
Banca
Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ
Órgão
Câmara Municipal do Rio de Janeiro
Ano
2015
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Saber pensar de maneira criativa não deve ser mistério. No processo de criação, uma fase corresponde ao momento em que as informações básicas sobre o projeto devem ser reunidas. É nesta etapa que as instruções e diretrizes são fornecidas aos responsáveis pela realização de um determinado trabalho de diagramação. Essa fase é denominada:

Alternativas
Comentários
  • ato de dar informações e instruções concisas e objetivas sobre missão ou tarefa a ser executada (p.ex., uma operação militar, um trabalho publicitário ou jornalístico).

    Fonte: google

  • Workflow seria todo o processo, por exemplo: planejamento, projeto, impressão, acabamento

  • letra b

    O fluxo de controle ou workflow, permite a sincronização do processo de execução de atividades, ou seja, sua interação se dá por meio de conexões entre responsáveis e ações, com isso possibilita a sincronização do processo de execução de atividades. O termo Gerenciamento de Workflow (Workflow Management) refere-se a ideias, métodos, técnicas e software usados para apoiar processos de negócios estruturados.

    Briefing é um conjunto de informações ou uma coleta de dados passados em uma reunião para o desenvolvimento de um trabalho ou documento.

    Merchandise significa mercadoria (substantivo) ou também pode ser um verbo que indica o ato de fazer negócio, ou seja, comprar e vender alguma coisa.


ID
1742440
Banca
FGV
Órgão
DPE-RO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

O técnico gráfico recebe como incumbência a criação e o desenvolvimento de templates para um website. O software que tem sua concepção especificamente projetada para executar tal tarefa é o Adobe:

Alternativas

ID
1893967
Banca
FGV
Órgão
IBGE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Para a produção de um website responsivo com grande quantidade de textos e imagens, as técnicas mais eficientes se baseiam na aplicação de:

Alternativas
Comentários
  • Grades (divs e outros elementos) fluidas e proporcionais, distribuindo o conteúdo de acordo com o tamanho da tela.

    Imagens de tamanho relativo para que não fiquem nem muito pequenas e ilegíveis, e nem muito grandes e ultrapassem o tamanho da tela.

    Media queries, que permitem o uso de diferentes regras de estilo para cada tamanho de tela. 


ID
2154988
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Sobre o Design Responsivo para websites, é INCORRETO afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Não cria versões diferentes, apenas adequa os elementos ao suporte.

ID
2195941
Banca
FUNIVERSA
Órgão
IF-AP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

O surgimento do livro como suporte físico das ideias, junto com a necessidade de comunicação em massa através de sinais, adquire maior impulso no Ocidente em meados do século XV, quando Johannes Gutenberg combina seus conhecimentos de metalurgia com a sua prensa de fazer vinho para gerar as primeiras páginas impressas com tipos móveis metálicos em série que se conhece.
Rodolfo Fuentes. A prática do design gráfico: uma metodologia criativa. Ed. Rosari, 2006.
Com base nessa informação, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • A questão não deixou claro uma só alternativa correta.

    A letra C a meu ver pode ser entendida como correta porque de fato existem algumas regras para o uso das fontas. Acontece que cabe ao designer decidir se as segue ou não.

    Questão mal elaborada

  • Talvez a questão se atentou mais ao processo histórico da tipografia ao invés da técnica para sua utilização.

    Nesse caso alternativa (e). correta.

  • A - Errado: O processo chinês era similar ao do Gutemberg, portanto não era artesanal. A diferença é que os tipos eram feitos em madeira, assim tinha menor durabilidade que os tipos fundidos do Alemão.

    B - Errado: Basta pensar em hierarquias textuais: bold, italic, underline...

    C - Errado: Não existem regras, exemplo: o trabalho de David Carson ou de Eduardo Recife.

    D - Errado: Eu escreveria "What the fuck" utilizando a fonte Clarendon.

    E - Certo.


    Mas concordo que a questão é muito mal elaborada.

  • Não existem regras, existem recomendações.


ID
2195956
Banca
FUNIVERSA
Órgão
IF-AP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Texto para responder à questão.

Antes de enviar qualquer arte-final de um trabalho gráfico à gráfica ou serviço de pré-impressão, é preciso certificar-se de que está cumprindo com os pontos básicos da lista técnica de verificação do documento, da paginação, das cores, dos bitmaps e da entrega.

Rodolfo Fuentes. A prática do design gráfico: uma metodologia criativa. Ed. Rosari, 2006.

A respeito da lista técnica de verificação das cores, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
2228905
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

O design gráfico tradicional baseia-se em princípios fundamentais que sustentam e articulam a criação e a produção de design. No que se refere a esse assunto, julgue o item a seguir.


A interatividade é um princípio diferencial em web design.

Alternativas

ID
2228911
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

O design gráfico tradicional baseia-se em princípios fundamentais que sustentam e articulam a criação e a produção de design. No que se refere a esse assunto, julgue o item a seguir.


UI design é o planejamento visual e interativo baseado na experiência e nas preferências do usuário.

Alternativas
Comentários
  • Errado. UX design é o planejamento visual e interativo baseado na experiência e nas preferências do usuário.

     

    http://designculture.com.br/o-que-e-ui-design-e-ux-design

  • UI design (design de interfaces) é o meio pela qual uma pessoa interage ou controla um dispositivo.

ID
2630608
Banca
FAURGS
Órgão
HCPA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Em relação a métodos de projetos e avaliação para design digital, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas

ID
2647234
Banca
Marinha
Órgão
CAP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Para confeccionarmos um cartaz, qual o primeiro passo do Processo Gráfico que deve ser adotado?

Alternativas

ID
2818648
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

No processo de design de marcas, é importante observar a visão e a missão do anunciante para desenvolvimento do símbolo gráfico que representará a instituição em artefatos impressos e digitais. Em relação à topologia das marcas, marque a alternativa que caracterize a estrutura de um monograma.

Alternativas

ID
2818684
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

A técnica surrealista que explora o acaso na produção de palavras ou imagens na página impressa de um layout é conhecida como:

Alternativas
Comentários
  • Cadavre exquis (traduzindo do francê: Cadáver esquisito, cadáver delicioso, é um jogo coletivo surrealista inventado por volta de  na França.) que subvertia o discurso literário convencional. O cadáver esquisito tinha como propósito colocar na mesma frase palavras inusitadas e utilizar da seguinte estrutura frásica: artigo, substantivo, adjetivo e verbo. Fonte: Wikipedia


ID
3064504
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
UFAL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Um projeto gráfico resulta da interação de três elementos básicos. Selecione a alternativa com os elementos que compõem os alicerces do Design.

Alternativas

ID
3154588
Banca
VUNESP
Órgão
UNIFAI
Ano
2019
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Com relação à metodologia visual aplicada ao processo de composição de cores de uma peça gráfica, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: A.

    Em colorimetria, matiz é uma das três propriedades da cor que nos permite classificar e distinguir uma cor de outra através de termos como vermelho, verde, azul, etc. As outras duas propriedades são a saturação e a luminosidade podendo esta última ser entendida ainda como reflectância ou transmitância. Matiz também é uma das três dimensões em alguns modelos de cor junto com saturação e luminosidade às quais, às vezes, se junta uma outra dimensão, para emular um outro atributo, a transparência.

    Já na teoria das cores, matiz se refere à cor "pura", sem adição de branco ou preto. No círculo de cores desta teoria, o matiz é um elemento posicionado no círculo mais externo cuja cor se torna mais branco na medida em que se aproxima do centro. O matiz também permanece inalterado ao se adicionar sua cor complementar (ou oposta), quando então o matiz se esmaece até se tornar gradualmente cinza.

    Fonte: Wikipedia.org


ID
3209530
Banca
FGV
Órgão
SEE-PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Quanto à atividade do programador visual assinale a afirmativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Só não marquei B) por causa do para no lugar do pela. De resto não vejo erro, alguém consegue explicar melhor?


ID
3209617
Banca
FGV
Órgão
SEE-PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Projetos de programação visual devem seguir uma metodologia de forma a garantir sua eficiência e de forma geral estão divididas em 3 fases: Problematização, Concepção e Especificação.

A fase de Problematização consiste de levantamento

Alternativas

ID
3390046
Banca
FCC
Órgão
METRÔ-SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Considere o texto abaixo.

Processo esquematizado e apoiado em etapas distintas, com o objetivo de aperfeiçoar e auxiliar o profissional no desenvolvimento ou concepção de soluções para um determinado problema através de um artefato (seja um produto ou um serviço), oferecendo um suporte de métodos, técnicas ou ferramentas.

Para a área de design esta é a definição da

Alternativas

ID
4997233
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

O design instrucional tem sido compreendido como aquele que planeja o ensino-aprendizagem, incluindo atividades, estratégias, sistemas de avaliação, métodos e materiais instrucionais. Com referência a esse assunto, julgue o item subsecutivo.


No modelo de design instrucional contextualizado, nas fases de análise, planejamento e produção a situação didática se dá separadamente da concepção de curso a ser implementado.

Alternativas

ID
4997236
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

O design instrucional tem sido compreendido como aquele que planeja o ensino-aprendizagem, incluindo atividades, estratégias, sistemas de avaliação, métodos e materiais instrucionais. Com referência a esse assunto, julgue o item subsecutivo.


Planejar, preparar, projetar, produzir e publicar textos, imagens, gráficos, sons e movimentos, simulações, atividades e tarefas ancorados em suportes virtuais são atividades específicas do design instrucional na educação online.

Alternativas

ID
4997239
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

O design instrucional tem sido compreendido como aquele que planeja o ensino-aprendizagem, incluindo atividades, estratégias, sistemas de avaliação, métodos e materiais instrucionais. Com referência a esse assunto, julgue o item subsecutivo.


As tecnologias da informação e comunicação (TICs), muito presentes na educação atual, representam poderosos recursos de apoio à aprendizagem, mas não interferem na forma de definição do design instrucional.

Alternativas

ID
4997368
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Considerando os mapas conceituais e o design instrucional, julgue o item que se segue.


Mapas conceituais podem ser empregados como importante recurso para focalizar a atenção do planejador de currículo. A utilização desses mapas em sala de aula é bastante diversificada, possuindo como única limitação a sua aplicação em avaliações.

Alternativas

ID
4997371
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Considerando os mapas conceituais e o design instrucional, julgue o item que se segue.


A instrução programada, largamente utilizada em meados dos anos 50 do século passado, pode ser caracterizada como design instrucional, cuja ideia central é coibir o erro.

Alternativas

ID
4997374
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Considerando os mapas conceituais e o design instrucional, julgue o item que se segue.


O conceito de modelagem desenvolvido por Skinner, no qual se chega a comportamentos complexos por meio de aproximações sucessivas, aliado ao conceito de máquinas de aprendizagem, também desenvolvido pelo teórico, foi determinante para o desenvolvimento dos mapas conceituais.

Alternativas
Comentários
  • Alguém poderia explicar porque o item é o errado?


ID
4997377
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Considerando os mapas conceituais e o design instrucional, julgue o item que se segue.


Mapa conceitual é uma forma de organização de conteúdos que deve conter sequência na colocação dos conceitos, temporalidade ou direcionalidade e hierarquia organizacional.

Alternativas

ID
4997380
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Considerando os mapas conceituais e o design instrucional, julgue o item que se segue.


Em mapas conceituais, empregam-se figuras geométricas como retângulos, triângulos e círculos. O uso de figuras pode estar vinculado a determinadas regras, tais como o uso de elipses para os conceitos gerais e abrangentes e o uso de retângulos para conceitos mais específicos.

Alternativas

ID
5315989
Banca
SELECON
Órgão
EMGEPRON
Ano
2021
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Nos projetos produtivos em design gráfico, uma etapa é muito importante, relacionada ao retorno de investimentos, considerando que muitas vezes membros da equipe não disponibilizam tempo suficiente para compreender as necessidades dos clientes em relação ao projeto que será desenvolvido. É uma atividade que tem como objetivo compreender o problema, dando aos web designers e usuários. a mesma visão do que deve ser construído. Trata-se do processo de compreensão e identificação das necessidades que o cliente espera ser solucionado pelo sistema que será desenvolvido, definindo o que o produto final vai realizar. Associada aos requisitos, essa etapa é denominada:

Alternativas

ID
5425036
Banca
UFMT
Órgão
UFMT
Ano
2021
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Na programação visual gráfica, o designer, para poder comunicar e definir a linha criativa, deve seguir uma metodologia que lhe permita ordenar o pensamento para, posteriormente, defender a proposta. A respeito da ordem das etapas de uma linha criativa, numere a coluna da direita de acordo com a da esquerda.

1. 1ª Etapa ( ) Pré-teste e pesquisa
2. 2ª Etapa ( ) Definir o público-alvo
3. 3ª Etapa ( ) Plano de ação
4. 4ª Etapa ( ) Criação do conceito
5. 5ª Etapa ( ) Definir o objetivo
6. 6ª Etapa ( ) Especificar objetivos, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e com prazo definido
7. 7ª Etapa ( ) Diagnóstico: analise a situação

Assinale a sequência correta.

Alternativas