SóProvas



Questões de Lei Complementar 587 de 2013 - ingresso nas carreiras das instituições militares de Santa Catarina


ID
953797
Banca
IOBV
Órgão
PM-SC
Ano
2013
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Com base na Lei Complementar Estadual número 587/2013, que dispõe sobre o ingresso nas carreiras das instituições militares de Santa Catarina, aponte a única afirmativa verdadeira:

Alternativas
Comentários
  • Lei 587/2013


    Art. 15. O candidato, ao final aprovado e classificado, deverá preencher o QIS, a fim de ser submetido à investigação social.

    (...)

    § 2º A investigação social do candidato apto no exame de saúde será realizada pela respectiva instituição militar estadual.


  • sobre as demais letras (todos os artigos da LC 587):

    a) ERRADO: 

    Art. 13. O candidato será submetido ao exame de avaliação física para comprovar se possui condicionamento físico mínimo para o serviço militar, conforme regulamentação do Chefe do Poder Executivo.

    b) ERRADO:

    Art. 14. O candidato será submetido ao exame de avaliação psicológica a fim de comprovar se possui perfil para o cargo e serviço militar, conforme regulamentação do Chefe do Poder Executivo.

    d) ERRADO:

    Art. 19 § 4º O ingresso do candidato aprovado e classificado no concurso público dar-se-á por meio de portaria de inclusão no estado efetivo assinada pelo Comandante-Geral da instituição militar e publicada no Diário Oficial do Estado


  • sobre as demais letras (todos os artigos da LC 587):

    a) ERRADO: 

    Art. 13. O candidato será 

    submetido ao exame de avaliação física para comprovar se possui condicionamento 

    físico mínimo para o serviço militar, conforme regulamentação do Chefe do Poder 

    Executivo.

    b) ERRADO:

    Art. 14. O candidato será 

    submetido ao exame de avaliação psicológica a fim de comprovar se possui perfil 

    para o cargo e serviço militar, conforme regulamentação do Chefe do Poder 

    Executivo.

    d) ERRADO:

    Art. 19 § 4º O ingresso do 

    candidato aprovado e classificado no concurso público dar-se-á por meio de 

    portaria de inclusão no estado efetivo assinada pelo Comandante-Geral da 

    instituição militar e publicada no Diário Oficial do Estado.

    o correto seria o que está em negrito.

  • Colegas, seguinte:

    NO EXAME DE SAÚDE -> TER BOA SAÚDE!

    NO TAF -> MINIMA CAPACIDADE FÍSICA!

    NO PSICO -> TER PERFIL! (SE TRAZER PERFIL MINIMO, TA ERRRRRRADO).

    Lembrando que não é comandante, não é chefe do poder legislativo, não é presidente que regulamenta O TAF e O PSICO... é o CHEFE DO PODER EXECUTIVO (no caso governador)!

  • GABARITO: C

    A) O candidato será submetido ao exame de avaliação física para comprovar se possui condicionamento físico mínimo para o serviço militar, conforme regulamentação do Comandante Geral da Polícia Militar de Santa Catarina. 

    Art. 13. O candidato será submetido ao exame de avaliação física para comprovar se possui condicionamento físico mínimo para o serviço militar, conforme regulamentação do Chefe do Poder Executivo.

    B) O candidato será submetido ao exame de avaliação psicológica a fim de comprovar se possui perfil para o cargo e serviço militar, conforme regulamentação do Chefe do Poder Legislativo.

    Art. 14. O candidato será submetido ao exame de avaliação psicológica a fim de comprovar se possui perfil para o cargo e serviço militar, conforme regulamentação do Chefe do Poder Executivo.

    C) O candidato, ao final aprovado e classificado, deverá preencher o QIS, a fim de ser submetido à investigação social, que será realizada pela respectiva instituição militar estadual. CERTO

    Art. 15. O candidato, ao final aprovado e classificado, deverá preencher o QIS, a fim de ser submetido à investigação social.

    D) O ingresso do candidato aprovado e classificado no concurso público dar-se-á por meio de Lei Complementar Estadual assinada pelo Chefe do Poder Executivo, e publicada no Diário Oficial do Estado.

    § 4  O ingresso do candidato aprovado e classificado no concurso público dar-se-á por meio de portaria de inclusão no estado efetivo assinada pelo Comandante-Geral da instituição militar e publicada no Diário Oficial do Estado.

    VERMELHO = ERRADO

    AZUL = CERTO


ID
1100317
Banca
MS CONCURSOS
Órgão
CBM-SC
Ano
2013
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Analise as afirmações e, de acordo com a Emenda Constitucional nº 033, de 13 de junho de 2003, assinale a alternativa correta.

I – Os Conselhos de Justiça funcionarão como órgãos de Primeiro Grau da Justiça Militar, constituídos na forma da lei de organização judiciária, com competência para processar e julgar, nos crimes militares definidos em lei, os militares estaduais. 


II – A Polícia Militar, órgão permanente, força auxiliar, reserva do Exército, organizada com base na hierarquia e na disciplina é subordinada ao Secretário de Estado de Justiça. 

III – A Polícia Militar é comandada por oficial da ativa do último posto da corporação.
 
IV – O Corpo de Bombeiros Militar é comandado por oficial da ativa designado pelo Governador do Estado.
 
V – Os militares estaduais, lotados funcionalmente nas unidades ou órgãos da Polícia Militar, poderão optar pelo Corpo de Bombeiros Militar, de acordo com os prazos e requisitos de qualificação estabelecidos em lei.
 
VI – A efetivação do desmembramento patrimonial da Polícia Militar para o Corpo de Bombeiros Militar se dará na forma de lei.

Alternativas
Comentários
  • II -  A Polícia Militar, órgão permanente, força auxiliar, reserva do Exército, organizada com base na hierarquia e na disciplina é subordinada ao Secretário de Estado de Justiça. ( O termo grifado em VERMELHO está ERRADO.  O CORRETO é : subordinada operacionalmente ao Secretário de Segurança e Informações) 

    IV – O Corpo de Bombeiros Militar é comandado por oficial da ativa designado pelo Governador do Estado. ( O termo grifado em VERMELHO está ERRADO.  O CERTO é : – é comandado por oficial da ativa do último posto da corporação

    As demais estão corretas logo resposta certa D

    •  Os Conselhos de Justiça funcionarão como órgãos de Primeiro Grau da Justiça Militar, constituídos na forma da lei de organização judiciária, com competência para processar e julgar, nos crimes militares definidos em lei, os militares estaduais.
    • A Polícia Militar é comandada por oficial da ativa do último posto da corporação ( ASSIM COMO CBM )
    • Os militares estaduais, lotados funcionalmente nas unidades ou órgãos da Polícia Militar, poderão optar pelo Corpo de Bombeiros Militar, de acordo com os prazos e requisitos de qualificação estabelecidos em lei.
    • A efetivação do desmembramento patrimonial da Polícia Militar para o Corpo de Bombeiros Militar se dará na forma de lei.
    •  A Polícia Militar, órgão permanente, força auxiliar, reserva do Exército, organizada com base na hierarquia e na disciplina é subordinada Operacionalmente (SSI) Secretário de Segurança e Informações) 

ID
1500262
Banca
IOBV
Órgão
PM-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Indique a alternativa em desacordo com a Lei Complementar nº 587/2013 do Estado de Santa Catarina, no que concerne aos requisitos para ingresso nas carreiras das instituições militares.

Alternativas
Comentários
  • Letra (a)


    Art 2º VIII - não ter sido condenado por crime doloso, com sentença condenatória transitada em julgado;

  • Lei Complementar nº 587/2013 do Estado de Santa Catarina, no que concerne aos requisitos para ingresso nas carreiras das instituições militares.

    CAPÍTULO I

    DOS REQUISITOS PARA O INGRESSO NAS INSTITUIÇÕES MILITARES

    DE SANTA CATARINA

    Art. 2º São requisitos para o ingresso nas carreiras das instituições militares:

    VIII - não ter sido condenado por crime doloso, com sentença condenatória transitada em julgado;

    XVII - atestar, por exame toxicológico de larga janela de detecção, que não utiliza droga ilícita;

    XVIII - possuir Carteira Nacional de Habilitação (CNH); 

    XXV - não possuir tatuagem ou pintura em extensas áreas do corpo ou em partes expostas ao público quando do uso de uniformes militares de qualquer modalidade. 

    § 2º São vedadas tatuagens, pinturas ou marcas que representem símbolos ou inscrições alusivas a ideologias contrárias às instituições democráticas ou que incitem à violência ou qualquer forma de preconceito ou discriminação.

  • - não ter sido condenado por crime doloso, com sentença condenatória transitada em julgado;

  • desatualizada

  • LEI COMPLEMENTAR N 587, DE 14 DE JANEIRO DE 2013

    (ADI TJSC  - procedente o pedido, inciso XXV do artigo 2º)

    § 2 São vedadas tatuagens, pinturas ou marcas que representem símbolos ou inscrições alusivas a ideologias contrárias às instituições democráticas ou que incitem à violência ou qualquer forma de preconceito ou discriminação.

  • Questão desatualizada!

    PMSC2019

  • Desatualizada? Em qual parte?

  • Esta desatualizada o item B.

    Na redação antiga dá a entender que qualquer tatuagem é proibida, após ela ser considerada inscontitucional

    a nova redação fala em tatuagens que ofendão à instituiçaõ ou incitem à violência..

  • A questão está desatualizada sim, pois naquela época ainda não tinha a lei que permitia as tatuagens. Entretanto, a questão A também está errada, visto que fala:

    ERRADO: "não ter sido condenado por qualquer crime, com sentença condenatória transitada em julgado."

    CORRETO:"não ter sido condenado por crime DOLOSO, com sentença condenatória transitada em julgado.


ID
1500301
Banca
IOBV
Órgão
PM-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

De acordo com o disposto na Constituição do Estado de Santa Catarina, será transferido diretamente para a reserva o militar:

Alternativas
Comentários
  • Art. 31, da Constituição do Estado de Minas Gerais

    § 5º O militar em atividade que aceitar cargo público civil permanente será transferido para a reserva

  • GABARITO: LETRA A

     

    Art. 31— São militares estaduais os integrantes dos quadros efetivos da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar, que terão as mesmas garantias, deveres e obrigações – estatuto, lei de remuneração, lei de promoção de oficiais e praças e regulamento disciplinar único.

    § 5º — O militar em atividade que aceitar cargo público civil permanente será transferido para a reserva.

  • A. CORRETA!

    B. Art. 142. IV - ao militar são proibidas a sindicalização e a greve;

    C. Art. 142. V - o militar, enquanto em serviço ativo, não pode estar filiado a partidos políticos;

    D. Art. 142. III - o militar da ativa que, de acordo com a lei, tomar posse em cargo, emprego ou função pública civil temporária, não eletiva, ainda que da administração indireta, ressalvada a hipótese prevista no art. 37, inciso XVI, alínea "c", ficará agregado ao respectivo quadro e somente poderá, enquanto permanecer nessa situação, ser promovido por antiguidade, contando-se-lhe o tempo de serviço apenas para aquela promoção e transferência para a reserva, sendo depois de dois anos de afastamento, contínuos ou não, transferido para a reserva, nos termos da lei;  

  • ART. 31

    § 5º — O militar em atividade que aceitar cargo público civil permanente será transferido para a reserva.

    § 6º — O militar da ativa que aceitar cargo, emprego ou função pública temporária, não eletiva, ainda que da administração indireta, ficará agregado ao respectivo quadro e somente poderá, enquanto permanecer nessa situação, ser promovido por antiguidade, contando-se-lhe o tempo de serviço apenas para aquela promoção e transferência para a reserva, sendo depois de dois anos de afastamento, contínuos ou não, transferido para a inatividade.


ID
1700476
Banca
PM-SC
Órgão
PM-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

A Polícia Militar possui dois quadros de acesso: Praças e Oficiais. Com relação as Praças, assinale a opção que mostra a sequência correta do menor para o maior grau hierárquico:

Alternativas

ID
2509207
Banca
IOBV
Órgão
PM-SC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Em relação aos requisitos para ingresso nas instituições Militares de Santa Catarina, regulado pela Lei Complementar nº 587, de 14 de Janeiro de 2013, escolha a alternativa correta:

Alternativas
Comentários
  • LC 587 de 13 Jan de 2013.

    Art. 2º São requisitos para o ingresso nas carreiras das instituições militares:

    I - ter nacionalidade brasileira;

    III - apresentar declaração em que conste se sofreu ou não, no exercício de função pública, penalidades administrativas, conforme legislação aplicável;

    Letra D

  • B tbm nao está errada!

  • A alternativa B está errada.


    Sexo F mínimo 1,60 para M mínimo 1,65

  • ADI que modificou a interpretação do artigo 2º, §3º, da legislação em apreço, conforme abaixo:

    "por maioria de votos, julgar parcilamente procedentes os pedidos iniciais para conferir aos dispositivos impugnados, inciso XXV do artigo 2º da Lei Complementar Estadual n. 587/2013 e inciso XXV do artigo 3º do Decreto Estadual n. 1.479/2013, interpretação conforme à Constituição, permitindo o ingresso nos cargos da carreira militar de candidatos possuidores de tatuagens, pinturas ou marcas, quaisquer que sejam suas extensões e localizações, desde que não representem símbolos ou inscrições alusivas a ideologias contrárias às instituições democráticas e que não incitem à violência ou qualquer forma de preconceito ou discriminação. Vencidos os Exmos. Srs.: Desembargador Newton Trisotto e Desembargador Paulo Roberto Camargo Costa, que votaram pela improcedência da ação. Custas legais".

  • Art. 2 São requisitos para o ingresso nas carreiras das instituições militares:

    {...}

    VII - não ter completado a idade máxima de 30 (trinta) anos até o último dia de inscrição no concurso público (ADI TJSC   - julga procedente o pedido).

    Alguém tem uma explicação para a "C" estar errada?

  • A lei não fala nada em especifico ao Quadros de Oficiais de Saúde (QOS), ou seja, esses não possuem idade máxima exigida. Creio que por serem médicos, quanto mais experientes melhor para a corporação.

    E os Oficiais Capelães, assim que você ingressa na Polícia Militar, o requisito de possuir no máximo 30 anos, para ingressar como Oficial, não existirá mais. Podendo o militar fazer o concurso para Oficial em qualquer idade, enquanto na ativa.

  • Corrigindo meu próprio comentário.

    Art. 105, I, b, Lei 6.118/83 SC

  • A) É requisito para ingresso nas carreiras das instituições militares como requisito mínimo para o Curso de Formação de Oficiais do quadro de Oficiais Policiais Militares curso superior de graduação em qualquer área de conhecimento reconhecido pelo MEC ou por órgão oficial com competência delegada. ERRADO.

    Art. 3º, I - para o Curso de Formação de Oficiais do Quadro de Oficiais Policiais Militares: Bacharelado em Direito; 

    B) É requisito para ingresso nas carreiras das instituições possuir, para candidatas do sexo feminino, altura não inferior a 1,65m (um metro e sessenta e cinco centímetros, além de possuir peso proporcional à altura, por meio do índice de massa corporal. ERRADO.

    Art. 2º, IV – possuir altura não inferior a: a) 1,60 (um metro e sessenta centímetros), para candidatas do sexo feminino; e b) 1,65 (um metro e sessenta e cinco centímetros), para candidatos do sexo masculino; 

    C) Para ingresso nos Quadros de Oficiais de Saúde (QOS) e de Oficiais Capelães, o candidato não poderá ter completado a idade máxima de 30 (trinta) anos até o último dia de inscrição no concurso público. ERRADO.

    Art. 2º, § 1º Para ingresso nos Quadros de Oficiais de Saúde (QOS) e de Oficiais Capelães, o candidato não poderá ter completado a idade máxima de 34 (trinta e quatro) anos até o último dia de inscrição no concurso público. 

    D) É requisito para ingresso nas carreiras das instituições militares ter nacionalidade brasileira, e apresentar declaração em que conste se sofreu ou não, no exercício de função pública alguma penalidade administrativa. CERTO.

    Art. 2º, I - ter nacionalidade brasileira; 

    III - apresentar declaração em que conste se sofreu ou não, no exercício de função pública, penalidades administrativas, conforme legislação aplicável; 

    E) Para o Curso de Formação de Oficiais do Quadro de Oficiais Bombeiros Militares, é requisito, como limite mínimo de escolaridade, o Bacharelado em Direito. ERRADO.

    Art. 3º, II - para o Curso de Formação de Oficiais do Quadro de Oficiais Bombeiros Militares: Bacharelado ou Licenciatura Plena em qualquer área de conhecimento; 


ID
3081445
Banca
INCAB
Órgão
PM-SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Assinale a alternativa correta acerca da Lei Complementar nº 587/2013, a qual dispõe sobre o ingresso nas carreiras das instituições militares do Estado de Santa Catarina.

Alternativas
Comentários
  • Não sei nem qual o erro das outras... GAB: D

  • LETRA A: Art. 20. O concurso público terá validade de até 2 (dois) anos, podendo ser prorrogado uma única vez, por igual período.

    Parágrafo único. O prazo de validade do concurso e as condições de sua realização serão fixados em edital.

    LETRA B: Art. 2  São requisitos para o ingresso nas carreiras das instituições militares:

    VI - ter a idade mínima de 18 (dezoito) anos completos até a data da inclusão;

    LETRA C: Art. 6º O ingresso no estado efetivo para o sexo feminino será, dentre as vagas autorizadas, no mínimo, de 10% (dez por cento) para os Quadros de Oficiais e de 10% (dez por cento) para os Quadros de Praças das respectivas instituições militares. (NR) ( ).

    LETRA D: Art. 2  São requisitos para o ingresso nas carreiras das instituições militares:

    § 2  São vedadas tatuagens, pinturas ou marcas que representem símbolos ou inscrições alusivas a ideologias contrárias às instituições democráticas ou que incitem à violência ou qualquer forma de preconceito ou discriminação.

    LETRA E : Art. 5º O edital de concurso público elaborado pela respectiva instituição militar definirá, dentre as vagas autorizadas, a quantidade para ingresso por certame, garantindo percentual mínimo de 10% (dez por cento) de vagas para o sexo feminino. ( ).

  • Questão desatualizada..

  • desatualizada!

  • Lembre que não foi nada revogado, a questão pede pra responder de acordo com a LC

  • Letra "E" ---> Engraçado, mas a não há diferença semântica entre "PODERÁ DEFINIR" e "DEFINIRÁ" nesse contexto ( todas estão no futuro do presente), uma vez que ele poderá definir 10% ou mais e também definirá 10% ou mais ... Única diferença aqui é gramatical onde o autor da questão criou uma locução verbal ao invés de uma conjugação verbal única... É igual falar: Ele comprará = Ele irá comprar... Em sentindo não muda nada, só fica mais prolixo. Eu sei, cobraram texto de lei, mas a questão foi mal elaborada... Ficar mudando palavrinhas do texto de lei a banca está cobrando atenção (então que não façam o psicológico) e não conhecimento do estudante. É muito mais honroso fazer uma questão fácil e dar essa questão do que tentar fazer essa cagada ai de cima, por isso a banca fechou.

    P.S:. Só de lembrar a repercussão que deu essa prova, já dá até um cansaço. Questões que tinham erro de impressão e continham as repostas das alternativas (provavelmente para algumas pessoas específicas saberem as respostas, pessoas usando celular, aqueles relógios watch, fiscais lembrando os alunos de colocarem título, etc...

  • Para esclarecer a quem interessar: a "D" não está desatualizada, continua em vigor esse texto, não confundir a parte que fala de tatuagens expostas, que foi revogada.

    No tocante a letra "E", o erro não é apenas a substituição de uma palavra, nesse contexto a palavra não tem o mesmo significado. O edital, não pode "calar", sobre a definição de vagas femininas, logo, a expressão "poderá definir" está errada. O edital é obrigado a definir, pois a lei deixou aberto a quantidade de vagas femininas em no mínimo 10%. Sendo assim o edital, quando aberto, "definirá" o percentual a ser aplicado àquele certame.

  • DE ACORDO COM A LEI 587