I- O ângulo da tensão da barra de referência é usualmente utilizado como 0° e serve de referência para o ângulo das tensões das demais barras.
OK! todo sistema precisa de uma barra do tipo (V,teta), mas apenas uma, outra função dela é fechar o balanço de potência do sistema.
II- Nas barras de cargas, as potências ativas e reativas injetadas são conhecidas. As barras que possuem geradores síncronos possuem essa característica.
As barras com geração são do tipo referência ou PV, já que os geradores permitem o controle da tensão... mas barra de carga é PQ, sem geração própria.
III- Um sistema com uma barra de referência, uma barra de geração(tensão controlada) e duas barras de carga, possui seis incógnitas, podendo estas ser magnitudes ou ângulos das tensões.
Incógnitas para resolução do método do fluxo: magnitude da tensão nas barras de carga (2) e ângulo nas de carga e na PV (3) = 5. Incógnitas gerais do problema = 4*2 = 8 (4 barras e duas incógnitas, pois em cada barra sempre terei dois valores conhecidos e duas variáveis).
IV- Em um sistema com uma barra de referência e duas barras de carga, as incógnitas são as magnitudes e os ângulos das tensões das duas barras de carga.
Ok, conforme explicado na III.
V- Um sistema com uma barra de referência, duas barras de geração e uma barra de carga, ao ser solucionado através do método de Newton-Raphson, possuirá uma matriz Jacobiana com dimensão 4x4.
Para resolver isso rápido, conte o numero de P e de Q fornecidos e some: duas barras PQ e uma PV, tenho 3 P + 2 Q = 5... Logo, a matriz jacobiana será 5x5.