SóProvas



Questões de Filosofia

  1. Questões de O que é a Filosofia
    1. Questões de Filosofia e Conhecimento
    2. Questões de A Origem da Filosofia
    3. Questões de O Fazer Filosófico
  2. Questões de Filosofia e a Grécia Antiga
    1. Questões de Mito e Filosofia
    2. Questões de Os Pré-Socráticos
    3. Questões de Sócrates e a Maiêutica
    4. Questões de Platão e o Mundo das Ideias
    5. Questões de A Metafísica de Aristóteles
  3. Questões de Conceitos Filosóficos
    1. Questões de Em Busca da Verdade
    2. Questões de Ética e Liberdade
    3. Questões de A Razão e seus Sentidos
    4. Questões de Razão: Inata ou Adquirida?
    5. Questões de Lógica: Nascimento e seus Elementos
    6. Questões de Ontologia e a Natureza do ser
    7. Questões de Filosofia da Cultura
  4. Questões de O Sujeito Moderno
    1. Questões de São Tomás e a Filosofia Medieval
    2. Questões de O Método dos Modernos: Causalidade, Indução, Evidências
    3. Questões de Teorias do Sujeito na Filosofia Moderna
    4. Questões de Linguagem e Pensamento
    5. Questões de Aspectos da Filosofia Contemporânea
    6. Questões de A Consciência e os Limites do Conhecimento
    7. Questões de Pensamento pós-moderno
  5. Questões de A Experiência do Sagrado
    1. Questões de Vontade Divina e Liberdade Humana
    2. Questões de O Conhecimento Humano e o Conhecimento Divino
    3. Questões de Provas da Existência Divina: Ontologia, Cosmologia e Teleologia
  6. Questões de A Política
    1. Questões de Do que Trata a Política?
    2. Questões de A Política Grega (A República de Platão e a Política de Aristóteles)
    3. Questões de Maquiavel e O Príncipe
    4. Questões de Pensamentos Políticos - Karl Marx
    5. Questões de Pensamentos políticos: Liberalismo
    6. Questões de Os Contratualistas (Hobbes, Locke e Rousseau)
    7. Questões de Filosofia Política e o Pensamento de Walter Benjamin
    8. Questões de Estado de Natureza – Estado
    9. Questões de Formas de Governo: Democracia e Representatividade

ID
154717
Banca
FGV
Órgão
Senado Federal
Ano
2008
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

A primeira e mais clara fonte de poder numa organização é a autoridade formal, um tipo de poder legitimado que é respeitado e conhecido por aqueles com quem interage. A legitimidade é uma forma de aprovação social essencial para a estabilidade das relações de poder; ela aparece quando as pessoas reconhecem que alguém tem direito de mandar em alguma área da vida humana e quando aquele que é mandado considera como um dever obedecer. Essa caracterização da legitimidade das relações de poder foi estudada pelo seguinte pensador:

Alternativas
Comentários
  • Max Weber estudou os Três Tipos Puros de Poder Legítimo:
     
    Poder legal ---> em virtude de estatuto. O tipo mais puro é o poder burocrático 

    Poder tradicional  --> em virtude da fé na santidade dos ordenamentos e dos poderes senhoriais desde sempre presentes. O tipo mais puro é a
    dominação patriarcal.
     
    Poder carismático --> mediante a dedicação afectiva à pessoa do senhor e aos seus dons gratuitos (carisma), em especial: capacidades mágicas, revelações ou heroísmo, poder do espírito e do discurso. O eternamente novo, o fora do quotidiano, o nunca acontecido e a sujeição emocional são aqui as fontes da rendição pessoal. Os tipos mais puros são a autoridade do profeta, do herói guerreiro, do grande demagogo.
  • Max Weber desenvolveu um importante trabalho de sociologia política através da sua teoria dos tipos de dominação8 . Dominação é a possibilidade de um determinado grupo se submeter a um determinado mandato. Isso pode acontecer por motivos diversos, como costumes e tradição. Weber define três tipos de dominação que se distinguem pelo caráter da dominação (pessoal ou impessoal) e, principalmente, pela diferença nos fundamentos da legitimidade. São elas: legal, tradicional e carismática.

    • Dominação legal: a obediência está fundamentada na vigência e aceitação da validade intrínseca das normas e seu quadro administrativo é mais bem representado pela burocracia. A ideia principal da dominação legal é que deve existir um estatuto que pode ou criar ou modificar normas, desde que esse processo seja legal e de forma previamente estabelecido. Nessa forma de dominação, o dominado obedece à regra, e não à pessoa em si, independente do pessoal, ele obedece ao dominante que possui tal autoridade devido a uma regra que lhe deu legitimidade para ocupar este posto, ou seja, ele só pode exercer a dominação dentro dos limites pré-estabelecidos. Assim o poder é totalmente impessoal, onde se obedece à regra estatuída e não à administração pessoal. Como exemplo do uso da dominação legal podemos citar o Estado Moderno, o município, uma empresa capitalista privada e qualquer outra organização em que haja uma hierarquia organizada e regulamentada. A forma mais pura de dominação legal é a burocracia9 .
    • Dominação tradicional: Se dá pela crença na santidade de quem dá a ordem e de suas ordenações, sua ordem mais pura se dá pela autoridade patriarcal onde o senhor ordena e os súditos obedecem e na forma administrativa isso se dá pela forma dos servidores. O ordenamento é fixado pela tradição e sua violação seria um afronto à legitimidade da autoridade. Os servidores são totalmente dependentes do senhor e ganham seus cargos seja por privilégios ou concessões feitas pelo senhor, não há um estatuto e o senhor pode agir com livre arbítrio.
    • Dominação carismática: nesta forma de dominação os dominados obedecem a um senhor em virtude do seu carisma ou seja, das qualidades execpcionais que lhe conferem especial poder de mando. A palavra carisma é de inspiração religiosa e, no contexto cristão, lembra os dons conferidos pelo Espírito Santo aos cristãos. A palavra foi reinterpretada em sentido sociológico como dons e carismas do próprio indivíduo e, foi nesta forma que Weber a adotou. Weber considerou o carisma uma força revolucionária na história, pois ele tinha o poder de romper as formas normais de exercício do poder. Por outro lado, a confiança dos dominados no carisma do líder é volúvel e esta forma de dominação tende para a via tradicional ou legal.
  • Max Weber foi o responsável pelo estudo das razões de legitimidade. Segundo esse autor, há três espécies de poder:

    Poder legal: poder encontra legitimidade nas normas e regulamentos. Tipo de poder presente dentro da teoria da burocracia.

    Poder tradicional: poder da tradição, das instituições que perduram no tempo. É o poder que fundamenta, por exemplo, os regimes monárquicos, nos quais o poder é transmitido de forma hereditária.

    Poder Carismático: poder decorrente da admiração pessoal ao líder, dominador. Muito presente nos regimes populistas da América Latina, nos quais os líderes são tidos como indivíduos com capacidades superiores.

    Gabarito: A

  • E eis você aqui, na única questão de Filosofia da FGV aqui no QC!

    Bons estudos!


ID
162490
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Caixa
Ano
2010
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

Acerca da relação entre ética e moral, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Jogo dos sete erros. Palavras que modificam o entendimento:
    Essa foi por eliminação

    b) Durante as Idades Média e Moderna, a ética era considerada uma ciência, portanto, era ensinada como disciplina escolar. Na Idade Contemporânea, a ética assumiu uma nova conotação, desvinculando-se da ciência e da filosofia e sendo vinculada às práticas sociais. ERRADO. A Ética não é desvinclada da ciência e da filosofia.

    c) A simples existência da moral significa a presença explícita de uma ética, entendida como filosofia moral, isto é, uma reflexão que discute, problematiza e interpreta o significado dos valores morais. ERRADO: Uma coisa não tem nada a ver com a outra, tampouco explicita.

    d) A ética não tem por objetivo procurar o fundamento do valor que norteia o comportamento, tendo em vista a historicidade presente nos valores. ERRADA: Presença do NÃO

    e) O conhecimento do dever está desvinculado da à noção de ética, pois este é consequência da percepção, pelo sujeito, de que ele é um ser racional e, portanto, está obrigado a obedecer ao imperativo categórico: a necessidade de se respeitar todos os seres racionais na qualidade de fins em si mesmos. ERRADA: Não há descvinvulação entre dever e ética
  • O discurso da letra "a" está correto, só não entendo que está estabelecendo uma relação entre ética e moral. Questão que induz ao erro, ainda mais em se tratando de CESPE.

  • Dessa forma, conclui-se que, apesar de serem etimologicamente semelhantes, a moral e a ética são distintas, tendo a moral um caráter prático imediato e restrito, visto que corresponde a um conjunto de normas que regem a vida do indivíduo e, conseqüentemente, da sociedade, apontando o que é bom e o que é mal, influenciando os juízos de valores e as opiniões. Em contrapartida, a ética caracteriza-se como uma reflexão filosófica de caráter universalista sobre a moral, a fim de analisar os princípios, as causas, mas, também as conseqüências das ações dos indivíduos para a sociedade.

  • a) Apesar de a ética não mudar tanto quanto a moral, aquela, por ser uma ciência, também sofre pequenas mudanças com o passar do tempo, assim como qualquer campo científico. Lembremos que mesmo quando estudamos a visão da ética formuladas pelos os antigos filósofos gregos, estes discordavam entre si em pontos importantes. ITEM CORRETO.

    b) A ética continua sendo tratada como uma ciência. ITEM INCORRETO.

    c) O enunciado faz uma ligação entre os temas que não existe. Moral e Ética são dois conceitos distintos e que não estão, necessariamente, relacionados entre si. A questão que afirma que a existência da moral, NECESSARIAMENTE, significa a presença EXPLÍCITA de uma ética está errada. Isso não é verdade. ITEM INCORRETO.

    d) Um dos objetivos da ética é justamente procurar o fundamento do valor que norteia o comportamento, já que suas funções estão justamente na investigação e reflexão das questões morais. ITEM INCORRETO.

    e) Não há a desvinculação citada. Lembre-se que a ética está no campo universal. Ou seja, não cabe ao indivíduo declarar o que é ético ou não. Além disso, o ser humano não é um fim em si mesmo, pois é um ser, antes de tudo, social. ITEM INCORRETO.

    Resposta: A

  • A ética é uma ciência que se preocupa em entender os princípios e valores morais da sociedade. No decorrer da história, é fato que muitos filósofos tiveram divergências em pontos importantes a respeito da ética. Esta portanto não é, como qualquer outra ciência, resistente a mudanças.

    Resposta:

    Letra A

  • O entendimento ético discorre filosoficamente, em épocas diferentes e por vários pensadores, dando conceitos e formas de alusão ao termo ética.

  • a) Apesar de a ética não mudar tanto quanto a moral, aquela, por ser uma ciência, também sofre pequenas mudanças com o passar do tempo, assim como qualquer campo científico. Lembremos que mesmo quando estudamos a visão da ética formuladas pelos os antigos filósofos gregos, estes discordavam entre si em pontos importantes. ITEM CORRETO.

    b) A ética continua sendo tratada como uma ciência. ITEM INCORRETO.

    c) O enunciado faz uma ligação entre os temas que não existe. Moral e Ética são dois conceitos distintos e que não estão, necessariamente, relacionados entre si. A questão que afirma que a existência da moral, NECESSARIAMENTE, significa a presença EXPLÍCITA de uma ética está errada. Isso não é verdade. ITEM INCORRETO.

    d) Um dos objetivos da ética é justamente procurar o fundamento do valor que norteia o comportamento, já que suas funções estão justamente na investigação e reflexão das questões morais. ITEM INCORRETO.

    e) Não há a desvinculação citada. Lembre-se que a ética está no campo universal. Ou seja, não cabe ao indivíduo declarar o que é ético ou não. Além disso, o ser humano não é um fim em si mesmo, pois é um ser, antes de tudo, social. ITEM INCORRETO.

    Danuzio Neto | Direção Concursos

  • Por mais que a ética seja uma ciência, tbm sofre mudanças com o passar do tempo, como qualquer outra ciência


ID
162493
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Caixa
Ano
2010
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

A respeito das classificações da ética como campo de estudo, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • a) Na abordagem da ética absoluta, toda ação humana é boa e, consequentemente, um dever, pois se fundamenta em um valor. ERRADO. Não é toda ação humana que pode ser considerada uma ação ética ou dever, se estes valores não forem compartilhados num determinado grupo, razão pela qual ela não é absoluta.

    b) De acordo com a ética formal, não existem valores universais, objetivos, mas estes são convencionais, condicionados ao tempo e ao espaço. ERRADO. É adimitida a existência de valores universais. Segundo o Dicionário Aurélio Buarque de Holanda, ÉTICA é "o estudo dos juízos de apreciação que se referem à conduta humana susceptível de qualificação do ponto de vista do bem e do mal, seja relativamente à determinada sociedade, seja de modo absoluto”.

    c) Segundo a ética empírica, a distinção entre o certo e o errado ocorre por meio da experiência, do resultado do procedimento, da observação sensorial do que de fato ocorre no mundo. OK. CORRETO

    e) Em todas as classificações da ética, ela se torna equivalente à moral porque direciona o comportamento humano para ações consideradas positivas para um grupo socia. ERRADO. Moral e Ética tem conceitos distintos. Não se equivalem, são interdependentes.

    d) Quanto ao aspecto histórico, a ética empírica possui a razão como enfoque para explicar o mundo, na medida em que ela constrói a teoria explicativa e vai ao mundo para ver sua adequação. ERRADO. Se a ética é empírica, ela não tem uma teoria explicativa pré-concebida e vai ao mundo ver a sua adequação, e sim no processo inverso: vai ao mundo e a partir da experiência é capaz de tecer a teoria.

     
  • a) Na abordagem da ética absoluta, toda ação humana é boa e, consequentemente, um dever, pois se fundamenta em um valor.

    Essa é a ética dos valores: Para a filosofia valorativa, o valor moral não se baseia na idéia de dever, mas dá-se o inverso: todo dever encontra fundamento em um valor.

    b) De acordo com a ética formal, não existem valores universais, objetivos, mas estes são convencionais, condicionados ao tempo e ao espaço.

    Comportamento ético relativo baseia-se na premissa de que as normas de conduta dependem da situação. Não existem valores universais, objetivos, mas estes são convencionais, condicionados ao tempo e ao espaço.

    d) Quanto ao aspecto histórico, a ética empírica possui a razão como enfoque para explicar o mundo, na medida em que ela constrói a teoria explicativa e vai ao mundo para ver sua adequação.

    Comportamento ético absoluto baseia-se na premissa de que as normas de conduta são válidas em todas as situações. Seu enfoque para explicar o mundo é a razão constrói a teoria explicativa e vai ao mundo para ver sua adequação

    e) Em todas as classificações da ética, ela se torna equivalente à moral porque direciona o comportamento humano para ações consideradas positivas para um grupo social.

    A moral é um dos aspectos do comportamento humano. A moral equivale-se ao útil.

    Letra C.


ID
162496
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Caixa
Ano
2010
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

A ética profissional e, consequentemente, das organizações é considerada um fator importantíssimo para a sobrevivência tanto das pequenas quanto das grandes empresas. As organizações estão percebendo a importância da ética como instrumento para melhorar sua imagem, o que permitirá o crescimento da relação entre empregados e clientes. A respeito das éticas profissional e empresarial, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Considerando a Ética como o estudo geral do que é bom e mau, temos:

    a) ERRADA: as tarefas do empregador nunca podem estar desvinculadas da visão e missão da empresa;

    b) CORRETA

    c) ERRADA: código de ética não coibe desempenho inadequado da empresa. Serve apenas de guia para bons comportamentos

    d) ERRADA: os preceitos éticos dizem respeito a algo muito mais amplo e abrangente, e não somente ao relacionamento chevia <-> empregado

    e) ERRADA: ?

  • c) Não seria só da empresa com com o público, mas também dos funcionários com relação a missão da empresa com a própria empresa.


  • O item E esta errado, pois apenas o uso consciente, em relação aos recursos naturais, não é bastante para a completa formação do pensamento ético da organização.

  • A letre C, restringe a compreensão somente aos empregado, o que é incoerente. Deve-se facilitar a compreensão para os empregados e acima de tudo aos seus colaboradores.

  • Achei que encontraria uma luz aqui, mas elo visto essa questão foi criada ara ser chutada elo candidato.


ID
191362
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Caixa
Ano
2010
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

Acerca da relação entre ética e moral, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • A) CORRETA. O ULTILITARISMO  é uma doutrina ética que prescreve a ação como forma de buscar o bem estar de todos.
    .
    B) A Ética Reflexiva é um julgamento interno e individual de cada pessoa em uma sociedade.
    Consiste em uma auto avaliação ( de dentro pra fora ) do ser, e não em códigos específicos.
    .
    C) A Ética não equivale a Moral. Uma não é a outra. Ética estuda o comportamento humano, já a Moral é o conjunto de normas, livre e consciente, adotado, que visa organizar as relações da pessoas. O primeiro estuda o comportamento; é uma ciência. O Segundo, atribui valor às ações humanas. *Uma não depende da outra pra existir.
    .
    D) A Ética, como ciência, não é temporal. A Moral varia ao longo do tempo. Atos e fatos, anos atrás, geralmente não são aceitos hoje em dia.
    .
    E) Não. A simples existência da moral não significa necessariamente a presença de Ética. 
  • Otimos comentários, ficou muito simples agora, identificar ETICA X MORAL
  • Simplificando: ÉTICA= é aquilo que se faz em sociedade (normas, conjunto de regras)
    MORAL: É aquilo que se faz quando está sozinho (intrinseco, traduz seu carater)
  •  a) A partir do estudo da ética, pode-se considerar uma visão utilitarista, em que a verdade de uma proposição consiste no fato de que ela é útil, tendo alguma espécie de êxito ou satisfação.(CORRETO)

    b) A ética reflexiva se dedica exclusivamente à reflexão sobre os deveres das pessoas contidos nos códigos específicos dos grupos sociais.(ERRADO) quando falar de comportamento humano e grupos sociais, está falando de moral.

    c) A ética é equivalente à moral porque ambos os preceitos investigam os princípios fundamentais do comportamento humano.(ERRADO), aqui está falando de moral.

    d) A ética é temporal, enquanto a moral é permanente.(ERRADO), aqui é o ocntrário ética=permanente, moral = temporal

    e) A simples existência da moral significa a presença explícita de uma ética, entendida como filosofia moral, isto é, uma reflexão que discute, problematiza e interpreta o significado dos valores morais..(ERRADO), está não sei responder.

    bons estudos e validem minhas estrelinhas!

  • Daiany, o que é moralmente aceito hoje, pode não ser no amanhã!
    Mas a ética permanece!
  • Dayane, letra c o que está errado em dizer que são equivalentes.

    A ética explica, esclarece e investiga determinada realidade elaborando conceitos, provoca uma reflexão a cerca dela
    Moral expressa um conjunto de normas aceitas livres conscientemente, que regula o comportamento individual dos homens, forma juízo valorativo.


  • Justificando o erro da letra e) nem tudo o que é moral é ético, Ex: Ailguns povos indígenas matam seus filhos quando nascem com algum tipo de problema (como cegueira, etc). É uma atitude que não atende aos preceitos éticos mas atende aos preceitos morais em função dos costumes desses povos. Outro exemplo, dentro de um ônibus, você em seu asssento normal(sem ser especial, destiando a idosos, grávidas), com uma destas pessoas em pé ao seu lado. O fato de você não ceder o lugar não seria imoral, pois não existe nenhuma lei que o obrigue a fazer isso, mas não seria ético, Outro exemplo, quando alguém deixa cair algum objeto e você perceber,  caso  você não devolva o objeto não seria ético mas não seria imoral.     

  • Adelino Sousa, você trocou os conceitos! :(

     ÉTICA= ethos (grego) -> caráter, modo de ser. A ética é a ciência que estuda a moral, está ligada a outros ramos específicos que é política e a filosofia, assim como a sociologia e outros ramos da ciência e do direito.
    MORAL: mos ou mores no plural (latim) -> costumes. Está relacionada aos hábitos e costumes de grupos sociais, estes que nós adotamos. (normas, conjunto de regras).

     

  • A alternativa A trata do utilitarismo, que é uma doutrina ética que encara a ação como forma de busca do bem estar. O utilitarismo tem
    fundamento em Aristóteles e na importância que ele dá à ação humana. Esta é a alternativa correta.

     

    A alterativa B trata de códigos de conduta e grupos sociais, e na realidade se refere à moral. A ética reflexiva, por outro lado, diz respeito ao julgamento interno e individual, à auto-avaliação de cada pessoa acerca de sua própria conduta.

     

    Quanto à alternativa C, ela está errada porque a ética e a moral são conceitos diferentes.

     

    A alternativa D diz que a moral é permanente, mas na realidade ela se modifica com o tempo e de acordo com o sistema de valores de cada grupo social.

     

    A alternativa E diz que quando existe moral deve existir necessariamente ética, mas isso não é verdade, pois é perfeitamente possível haver moral e não existir a reflexão sobre a conduta e o sistema de valores adotados.
     

    Prof. Paulo Guimarães

  • COMPLEMENTO: 

    c.  ERRO. Apesar de ambas estarem interligadas a comportamentos, não é possível dizer que elas se equivalem, haja vista, que a ética é o estudo cultural (comunitário) dos comportamentos já a moral está interligada a uma preocupação individual dos comportamentos. Com essas preposições chegamos a conclusão que a ética e a moral se diferenciam e é possível afirmar que a ética é o estudo da moral sobre uma perspectiva comunitária. 

  • e) ERRO. A extistência da ética presume a existência da moral, pois a ética estuda a moral. Já o inverso não é verdadeiro, haja vista que a moral vem do comportamento individual. Já para se falar em ética é necessário o grupal o cultural. Nesse sentido, é possível analisar o comportamento individual sem a existência de uma ética, entretanto, não é possível analisar o comportamento grupal sem considerarmos a presença do individual. 

  • As decisões éticas podem ser guiadas usando uma abordagem normativa, isto é, usando um conjunto de normas e valores explícitos ou implícitos. Diante de um problema, a decisão ética pode ser tomada sob uma abordagem utilitarista, individualista, dos direitos morais e da justiça: 


    a) Utilitarismo: Basicamente, significa tomar a decisão que traga o maior bem para o maior número de pessoas, ou seja, para a coletividade.

     

    - a conduta do indivíduo, diante de determinado fato, dependerá daquela que gerar um maior bem para a sociedade

     

    - o indivíduo está livre para agir conforme sua consciência determina, Q42439

     

    Ex: exemplo a Guerra do Iraque, em que o Presidente dos Estados Unidos, George Bush, poderá afirmar que as suas condutas estão dentro dos melhores padrões éticos, pois a presença de Saddam Hussein causa um mal para a sociedade. 

     

    b) Individualismo: considera que as ações são morais quando promovem os interesses individuais a longo tempo e, em última instância, o maior bem. 

     

    c) Direitos Morais: Os indivíduos têm direitos e liberdades fundamentais, que não podem ser retiradas por uma decisão: livre consentimento, privacidade, liberdade de consciência, liberdade de expressão, direito a tratamento imparcial e justo e direito à vida e segurança. 

     

    d) Justiça: pauta-se estritamente por princípios de justiça, sendo um conceito ético de que as decisões morais são pautadas pela verdade e pela lei, com integridade, equidade, impessoalidade e imparcialidade. 

     

    Fonte:Ética no Serviço Público p/ Policial (2014/2015) da PRF. Teoria e exercícios comentados Prof Daniel Mesquita  Aula 01

  • A questão E parte de uma premissa frágil segundo a qual a moral pode ser instituída sem o contexto de um processo reflexivo sobre os conceitos de certo e errado no contexto universalista.

  • A alternativa A trata do utilitarismo, que é uma doutrina ética que encara a ação como forma de

    busca do bem estar. O utilitarismo tem fundamento em Aristóteles e na importância que ele dá à

    ação humana. Esta é a alternativa correta.

    A alterativa B trata de códigos de conduta e grupos sociais, e na realidade se refere à moral. A

    ética reflexiva, por outro lado, diz respeito ao julgamento interno e individual, à auto-avaliação de

    cada pessoa acerca de sua própria conduta.

    Quanto à alternativa C, ela está errada porque a ética e a moral são conceitos diferentes.

    A alternativa D diz que a moral é permanente, mas na realidade ela se modifica com o tempo e

    de acordo com o sistema de valores de cada grupo social.

    A alternativa E diz que quando existe moral deve existir necessariamente ética, mas isso não é

    verdade, pois é perfeitamente possível haver moral e não existir a reflexão sobre a conduta e o

    sistema de valores adotados.

    Fonte : Estrategia concursos.

  • Letra A

    A partir do estudo da ética, pode-se considerar uma visão utilitarista, em que a verdade de uma proposição consiste no fato de que ela é útil, tendo alguma espécie de êxito ou satisfação.

  • Às vezes você acerta por eliminação...Prazer, eu!