“Trabalhar com geoinformação significa, antes de mais nada, utilizar computadores como instrumentos de representação de dados espacialmente referenciados. Deste modo, o problema fundamental da Ciência da Geoinformação é o estudo e a implementação de diferentes formas de representação computacional do espaço geográfico.”
(CÂMARA, G.; DAVIS, C.; MONTEIRO, A. M. V. (Ed.). Introdução à ciência da geoinformação. São José dos Campos: INPE, 2001. p. 5. (INPE-8562- PRE/4306)).
A respeito da aplicabilidade do Geoprocessamento e dos Sistemas de Informação Geográfica (SIG) e, considerando a reflexão colocada por Câmara (2001) e seus conhecimentos sobre o assunto, analise as potenciais utilizações expostas nas alternativas a seguir:
I. Um sociólogo pode usar um SIG para entender e quantificar o fenômeno da exclusão social numa grande cidade brasileira.
II. Um ecólogo pode usar o SIG com o objetivo de compreender os remanescentes florestais da Mata Atlântica, através do conceito de fragmento típico de Ecologia da Paisagem.
III. Um geólogo pode usar um SIG para determinar a distribuição de um mineral numa área de prospecção, a partir de um conjunto de amostras de campo.
IV. Um geógrafo pode usar um SIG para entender o padrão de distribuição espacial da população de uma determinada região metropolitana brasileira.
Estão corretas:
Os bancos de dados convencionais, dentro da estrutura de geoprocessamento dos SIG’s, são muito aplicados aos estudos geomorfológicos. Desta correlação existente entre estrutura de dados e análise geomorfológica, é possível afirmar, EXCETO:
São funções básicas executadas por um RADAR:
O desenvolvimento tecnológico das últimas décadas proporcionou avanços rápidos em procedimentos de análise da paisagem, principalmente com o crescimento e a popularização da informática. Os sistemas de informações geográficas (SIG) foram favorecidos de maneira substancial por esse desenvolvimento, pois passaram de procedimentos rudimentares, manuais e analógicos para processos complexos, sofisticados, digitais e semiautomatizados. Acerca dos elementos do SIG, julgue o item a seguir.
O desenvolvimento tecnológico das últimas décadas proporcionou avanços rápidos em procedimentos de análise da paisagem, principalmente com o crescimento e a popularização da informática. Os sistemas de informações geográficas (SIG) foram favorecidos de maneira substancial por esse desenvolvimento, pois passaram de procedimentos rudimentares, manuais e analógicos para processos complexos, sofisticados, digitais e semiautomatizados. Acerca dos elementos do SIG, julgue o item a seguir.
Sobre mapas e cartas geográficos seus elementos e classificações, assinale o que for incorreto:
São técnicas utilizadas para determinar a posição tridimensional relativa aos pontos terrestres:
As informações produzidas a partir de diferentes tipos de sensores tem sido melhor aproveitadas com o emprego de métodos de Processamento Digital de Imagens − PDI. Um destes métodos é a fusão de imagens que combina imagens de diferentes características espectrais e espaciais para sintetizar uma nova imagem. A fusão de imagens de satélites tem por objetivo
Sobre os interpoladores para geração de grades regulares:
Instantaneous Field of View − IFOV é uma propriedade da
Sobre os métodos de classificação digital de imagens em sensoriamento remoto:
Sobre arquivos Vetoriais, considere as afirmações abaixo.
I. preserva relacionamentos topológicos.
II. não perdem qualidade ao serem ampliados.
III. não apresenta eficiência de armazenamento quando comparado a arquivos matriciais.
IV. é indicado para estudo de redes espaciais.
Esta correto o que se afirma APENAS em
Analise as afirmativas a seguir:
I. Ao conjunto de formas variadas da superfície da Terra dá-se o nome de relevo. O relevo assume importância fundamental no processo de ocupação do espaço, fator que inclui as propriedades de suporte ou recurso, cujas formas ou modalidades de apropriação respondem pelo comportamento da paisagem e suas consequências.
II. A leitura e a compreensão do mundo e de suas dinâmicas espaciais foram fortemente desenvolvidas a partir do desenvolvimento dos conhecimentos de cartografia ao longo da história. Atualmente, o trabalho da cartografia conta com diversas tecnologias, como o GPS (global positioning system) e o georreferenciamento. Essas tecnologias possuem importantes aplicações no transporte urbano, na navegação e até mesmo na agricultura, por exemplo.
Marque a alternativa CORRETA:
O Sistema Geodésico Brasileiro utiliza como referencial oficial de planimetria o(s) sistema(s)
Sobre o espalhamento do tipo Rayleigh, assinale a alternativa correta.
É correto afirmar que o método de posicionamento por GPS denominado RTK
Sobre nuvem de pontos obtida por meio de fotogrametria, é correto afirmar que
A transformação por componentes principais é uma técnica utilizada normalmente para
Leia e analise as afirmativas a seguir.
I - Distância angular, medida em graus, de qualquer lugar da superfície terrestre ao Equador.
II - Linhas imaginárias que cortam a Terra de norte à sul e leste à oeste.
III - Calcula a posição de satélites por meio de sinais e determina com exatidão a posição na superfície da Terra.
IV - Círculo máximo que divide a Terra em dois hemisférios.
Sobre o sistema de localização marque de maneira correspondente:
O Google Earth permite obter imagens aéreas do terraço da sua casa, acompanhar com detalhes a trajetória de um furacão, a temível falha geológica de San Andreas, na Califórnia, ou até mesmo passear pelo Grand Canyon. A nova tecnologia levou a Organização Australiana para a Ciência Nuclear e a Tecnologia a pedir ao Google que censurasse as imagens, tal como já fez com fotos aéreas da Casa Branca, na capital americana. O diretor de operações do organismo australiano se mostrou preocupado, não tanto pelas informações disponíveis atualmente, mas sim pelo futuro de uma tecnologia que pode ir longe demais: “Para nós, parece ser importante saber até onde esta tecnologia pode levar”.
Disponível em: www5.estadao.com.br. Acesso em: 28 jul. 2012.
O avanço das técnicas cartográficas trouxe como consequência um maior detalhamento das informações sobre o mundo. A restrição de alguns países ao amplo acesso a essas informações ocorre porque eles